Ovelheiro gaúcho

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Nebulosa
Membro Veterano
Registado: terça set 14, 2004 12:01 am

sábado nov 06, 2004 12:31 am

O Ovelheiro Gaúcho foi desenvolvido no Rio Grande do Sul (8)) sem qualquer planejamento, ao acaso, pela necessidade do peão gaúcho de ter um cão que o ajudasse no árduo trabalho nas fazendas da região. O cão precisa estar adequado ao difícil estilo de vida desses trabalhadores, vivendo em condições precárias, comendo sobras da comida do peão, misturada com sabugo de milho.

Imigrantes europeus, criadores de ovelhas, chegaram à região sul, no final do século XIX e trouxeram consigo cães da raça Collie para ajudá-los no trabalho de pastoreio nas novas terras. Esses Collies foram sendo cruzados naturalmente com os cães nativos, já mais habituados à região, dando origem a cães mestiços mais rústicos e mais resistentes às condições locais. Com a importação na década de 1950 de "Merinos" (raça de carneiros da Austrália), chegaram também cães Border Collie, que foram sendo cruzados com esses mestiços de Collie já existentes.

A desvalorização no preço da lã fez com que muitos criadores trocassem seu rebanho de ovelhas por gado, o que fez com que alguns criadores preferissem cães um pouco maiores, com uma maior porcentagem de Collie, já que esses são maiores que os Border Collies e, por conseguinte mais adequados para trabalhar com bois que são maiores e mais pesados que os carneiros.

Segundo a criadora Maria Ignez Carvalho Ferreira, nas estâncias do Sul do Brasil quem possui os cães não é o fazendeiro e sim o peão, que trabalha como bóia-fria, fazendo biscates. Para o peão que tem uma boa matilha, trabalho nunca é um problema, por isso diz-se que "é a matilha que fornece o peão para as fazendas".

Graças aos esforços de criadores do sul, principalmente o Sr. Milton José Rodrigues de Almeida Filho, responsável pelo stud book da raça, a CBKC passou a reconhecer o Ovelheiro em 20/04/2000, data em que os padrões foram estabelecidos e aprovados.

Esse cão é um excelente pastor, ele faz todo o serviço da apartação, de condução e de aglutinação do rebanho. Criadores que trabalham com rebanho de ovelhas (ovinos) geralmente preferem aqueles cães um pouco menores, que se assemelham um pouco mais com o Border Collie. Já aqueles que trabalham com bovinos, preferem os maiores, aqueles que se assemelham mais aos Collies e uma das preocupações é a de ir selecionando aqueles com maxilar mais forte, para enfrentar melhor o trabalho com os bois.

O Ovelheiro Gaúcho é um cão alegre, inteligente, muito protetor e que adora agradar seu dono. Ele é de fácil adaptação, resistente, ágil e aprende os comandos com grande facilidade, sem ser agressivo com o rebanho. É dócil e amigável com as pessoas do seu convívio.

A pelagem é macia, de comprimento médio e com pouco subpêlo.

A cor pode ser qualquer uma.

Na aparência geral o Ovelheiro Gaúcho é um cão de porte médio, de expressão doce e inteligente. A cabeça é proporcional ao corpo e vista por cima assemelha-se a um triângulo lembrando um pouco seus antecessores, o Collie e o Border Collie. As orelhas são preferencialmente eretas, mas podem ser também em botão, tulipa ou ainda semi-eretas. A cauda é portada alta, podendo enrolar na extremidade e com pelagem longa na face inferior.

Imagem
Imagem

Acredito que poucos conheçam esta raça, eu mesma fiquei sabendo dela a pouco tempo atras :p
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

sábado nov 06, 2004 11:09 am

Eu tambem não conhecia, obrigada por postar a info. Na fotografía parece mesmo um collie.

Alicia
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

sábado nov 06, 2004 2:49 pm

Pena é não ser raça recxonhecida pelo FCI. Apesar de não trazer nada de novo á canicultura mundial acabaria por ser interessante haver um cão-pastor brasileiro (apropriado à paisagem característica) ou um argentino-brasileiro.

p.s. O meu pai, que é gaúcho (de uma cidade giríssima chamada Montenegro), pasou aqui em frente ao computador viu as fotos e disse: "olha o Jabiriti!". Parece que uma tia dele tinha um destes cães e que são animais fantásticos!
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo nov 07, 2004 1:30 pm

O maior problema que há é surgirem raças a torto e a direito. Há tempo aqui esteve um caso de um individuo brasileiro que para mais era juiz que em 6 ou 7 anos tinha desenvolvido uma nova raça...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
aligra
Membro Veterano

domingo nov 07, 2004 2:19 pm

ladyxzeus Escreveu: Pena é não ser raça recxonhecida pelo FCI. Apesar de não trazer nada de novo á canicultura mundial acabaria por ser interessante haver um cão-pastor brasileiro (apropriado à paisagem característica) ou um argentino-brasileiro.
A única raza argentina reconhecida, que eu saiba, é o dogo argentino, criado para a caza ao jabalí, mas isto de o cão "argentino-brasileiro" fez-me lembrar do cão cimarrón (cimarrão seria em português, acho eu), que é o nome pelo qual se conhece o cão de campo, companheiro do gaúcho nas tarefas de cuidado do gado nas pampas argentinas, uruguaias e do sul do Brasil, território que tem características muito semelhantes.

Este cão é "neto" dos cães trazidos pelos conquistadores espanhois e portugueses, acho que eram alanos, não me lembro bem, o que sabe disto é o pedro_adr, que em tempos pus cá um tópico sobre um dos cães de guerra dos conquistadores, o Becerrillo
http//arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=12595&highlight=becerrillo

Os tais cães de guerra, abandonados ou fugidos, deram orígem a matilhas selvagens que assolavam os campos caçando ao gado e que foram quase exterminados pelos ganadeiros, mas os que foram domesticados revelaram-se cães muitíssimo fieis ao dono, fortes e úteis para o trabalho nas pampas.

O maior problema que há é surgirem raças a torto e a direito
Pois é, cá vos apresento mais uma :p
Criadores uruguayos deram-se ao trabalho de homogeneizar a raça que, como é obvio, não tinha muita uniformidade, e o Perro Cimarrón foi aceite pelo Kennel Clube de Uruguay como a primeira raça típicamente uruguaia. Ainda não foi reconhecida pelo FCI.

Fica aquí um link dum criador desta raça
http//www.cimarrones.com.uy/

Ora bem, não sei se será porque é tão perto da minha terra, mas eu acho que faz sentido recuperar esta raça que faz parte da nossa história latinoamericana, de facto não é uma mistura de duas raças reconhecidas, mas um cão que surgiu quase naturalmente com base em adaptações ao medio onde foi inserido, penso eu de que... roll

Alicia
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

segunda nov 08, 2004 3:30 am

Obrigado pelo site, Aligra
já conhecia a raça, de que gosto particularmente, mas não conhecia este site.
Tambem penso que faz todo o sentido recuperar esta raça, mas tambem reconheço que hoje em dia aparecem várias raças que não passam de puras invenções.
Nebulosa
Membro Veterano

segunda nov 08, 2004 9:04 pm

Aqui na fronteira temos um problema, sempre da brigas, a cimarron foi criado na fronteira, mas os argentinos literalmente roubaram nosso cão, os gaúchos que criaram, logo só existe gaúchos no rio grande do sul onde eu moro no sul do Brasil.
Esse ovelheiro gaúcho como o nome diz é tipicamente do Brasil, criado por gaúchos assim como outras raças denominada argentinas, o dogo argentino também, na verdade a argentina não tem uma raça criada por ela, ela simplesmente "roubou" e cadastrou esses caes como sendo deles, já que da muita confusão entre argentina e Rio Grande do Sul.
Esse cão é do BRASIL não cometam o erro de dizer que é da argentina ou que tem um pelo na argentina se não eles vão acabar roubando outro cão de nós.
A guerra que vcs comentam em que os caes cimarrons apareciam também foi uma guerra tipicamente do sul, um guerra que foi feita para ter igualdade nos preços do charque e outros produtos, pois somos no Brasil des de que o RS foi conhecido, uma terra farta em gado e boa para criar animais, essa guerra foi do RS(rio grande do sul) contra o Brasil, para eles pararem de roubar daqui, os argentinos tentaramse meter nela mas foram ameaçados pelos gaúchos, que avizaram que se eles se metecem iam levar bala também. (acho que foi essaa historia mas foi nessa guerra)
O maior problema que há é surgirem raças a torto e a direito. Há tempo aqui esteve um caso de um individuo brasileiro que para mais era juiz que em 6 ou 7 anos tinha desenvolvido uma nova raça...
em menos de 3 anos eu consigo também criar uma nova raça como aquele juiz, ele simplesmente juntou duas raças diferentes para formar uma, isso aí até mesmo uma criança de 4 aninhos consegue fazer, não considero aquilo uma nova raça,nem a FCB concidera.
Foi mais por ser um juiz que ele apareceu como "o criador de uma nova raça".
ladyxzeus
Membro Veterano
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

terça nov 09, 2004 2:40 pm

Nebulosa: quando eu falei em cão "argentino-brasileiro" foi únicamente porque o clima paisagístico é igual no sul do Brasil (Santa Catarina e RS) e no norte da Argentina. A pampa é partilhada pelos dois países. Quando fiz esta sugestão lembrei-me imediatamente que seria quase impossível porque, por norma, todo o brasileiro implica com argentino e vice-versa. :p
Gaúchos era o nome dado aos "pastores" (chamemos assim) das zonas sulistas do Brasil. Zonas essas que quase passaram para as mãos dos espanhóis. Foi uma sorte você não ser agora um argentino! Na data da criação da "raça" não sei se a fronteira entre os dois países ainda estava mal definida (só sei a história do Brasil até à independência e também ouvi falar da "guerra dos canudos" mas acho que não tem nada a haver... :oops: ). Se tal acontecer podemos considerar um cão com dupla-nacionalidade. Se isso não acontece o cão é mesmo brasileiro, emborea pense que existirá algo análogo criado pelos "gaúchos argentinos". Hoje em dia Gaúcho é o habitante do Rio Grande do Sul, habitante esse que tem umas características muito próprias (como por exemplo, como já foi aqui demonstrado, o amor a tudo o que é seu e uma devoção à sua terra). Da próxima vez que for ao Brasil procurarei um cão desses, para ver se é igual à foto. :)
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

terça nov 09, 2004 3:04 pm

Eu só tenho a agradecer a informação, pois seria bem capaz de julgar que esta imagem era uma Collie. :)
Nebulosa
Membro Veterano

terça nov 09, 2004 11:55 pm

ladyxzeus Escreveu: Nebulosa: quando eu falei em cão "argentino-brasileiro" foi únicamente porque o clima paisagístico é igual no sul do Brasil (Santa Catarina e RS) e no norte da Argentina. A pampa é partilhada pelos dois países. Quando fiz esta sugestão lembrei-me imediatamente que seria quase impossível porque, por norma, todo o brasileiro implica com argentino e vice-versa. :p
Gaúchos era o nome dado aos "pastores" (chamemos assim) das zonas sulistas do Brasil. Zonas essas que quase passaram para as mãos dos espanhóis. Foi uma sorte você não ser agora um argentino! Na data da criação da "raça" não sei se a fronteira entre os dois países ainda estava mal definida (só sei a história do Brasil até à independência e também ouvi falar da "guerra dos canudos" mas acho que não tem nada a haver... :oops: ). Se tal acontecer podemos considerar um cão com dupla-nacionalidade. Se isso não acontece o cão é mesmo brasileiro, emborea pense que existirá algo análogo criado pelos "gaúchos argentinos". Hoje em dia Gaúcho é o habitante do Rio Grande do Sul, habitante esse que tem umas características muito próprias (como por exemplo, como já foi aqui demonstrado, o amor a tudo o que é seu e uma devoção à sua terra). Da próxima vez que for ao Brasil procurarei um cão desses, para ver se é igual à foto. :)
A discução que temos com os argentinos ocorre em 2 ocasioes, raças de caes e futebol, essa terra sempre foi nossa, nem sequer ouve disputa por ela pois nos tempos antigos ela era praticamente desconhecida e não tinha nada que eles queriam como o ouro.
como aqui é muito comum ver argentinos e uruguaios digamos que existe uma mistura de povos, a lingua portuguesa que falamos não é pura, ela tem muitas diferenças inclusive existem algumas dificuldades quando vamos falar com o pessoal do norte pois existem palavras que nós falamos e que eles não falam, tanto que até mesmo criaram um dicionario de gauches, e essa é uma maneira fácil de se comunicar com os pessoal que fica perto das fronteiras, pois todomundo acaba se entendendo, além de falar muito rápido devido ao ventinho denominado minuano frio que chega a sentir nos ossos
Agora que me lembrei, outra bronca que temos com eles é que quando nós vamos no país deles nós não sujamos nada e quando eles vem pra cá são uns porcãos.
existem outras raças caninas que só são reconhecida aqui, tava venmdo umas fotos de uma exposicão e tinha um Veadeiro Pampeano, eu não conhecia só fiquei conhecendo depois
Imagem
Imagem
da uma olhada no link que diz DOG SHOW DE PRIMAVERA que lá aparece no domingo um deles com uma foto melhor
http://www.kcrgs.com.br/home.htm
também tem outra raça chamada de buldogue brasileiro, outra hora mostro fotos deles pra vcs verem.
ladyxzeus
Membro Veterano

quinta nov 11, 2004 1:44 pm

Continuo a achar que as raças de cães existentes do RS devem existir em "análogo" na Argentina, por pior que isso seja para qualquer gaúcho que se preze. ;)

p.s. Eu lembro-me de ver esse dicionário de "porto-alegrês". É tri! :D
aligra
Membro Veterano

quinta nov 11, 2004 3:01 pm

Eu pensei várias respostas para dar ao Nebulosa, mas como estou a mudar-me para regiôes mais arejadas e com moderadores à serio, julgo que não vale a pena.

Fiquem bem.

Alicia
ladyxzeus
Membro Veterano

quinta nov 11, 2004 6:35 pm

Aligra, não ficou ofendida com uma "implicância inter-nacionalidades", pois não? É só uma picardia saudável, sempre houve. ;)
E, pelamordedeus, não se vá embora deste fórum, porque ficamos todos muito desfalcados sem as suas intervenções!
aligra
Membro Veterano

quinta nov 11, 2004 6:43 pm

ladyxzeus Escreveu: Aligra, não ficou ofendida com uma "implicância inter-nacionalidades", pois não?
Não é "inter" porque deste lado não há ninguem a implicar.

Alicia
ladyxzeus
Membro Veterano

quinta nov 11, 2004 8:03 pm

aligra: não vale a pena ofender-se à conta disto. E também não vale a pena os gaúchos (e, em geral, todos os brasileiros deste fórum)se ofenderem com aquilo que escreverei a seguir:
Por norma, todo o brasileiro implica "à brava" com argentino. Não é de propósito, até deve ser genético (o meu pai também implica com a Argentina e tem amigos argentinos). Nestas coisas acho mesmo que não vale a pena ficarmos ofendidos uns com os outros que não leva a lado nenhum. ;)

E agora deixemos de falar destes assuntos e voltemos aos cães: entre todas as raças "inventadas" no Brasil e que não são reconhecidas penso que apenas o Ovelheiro Gaúcho o deveria ser. Isto porque a sua funcionalidade depende do meio paisagístico em que se insere e da sua utilização. As outras raças penso que não trazem nada de novo, não vos parece?
Responder

Voltar para “Cães”