Caros amantes e donos do DOGO ARGENTINO, quantas vezes vamos na rua a passear o nosso cão e nos abordam perguntando a raça, o que mais se houve é : " ...é um Pitbull não é?...", por um lado é bom que esta raça não seja muito conhecida mas por outro lado, só o corte de orelhas leva as pessoas a pensar que se trata de um Pitbull. É uma situação aceitável quando isto acontece 1 ou 2 vezes, mas há quase 2 anos que possua o Urkhan e apenas 2 vezes houves em que as pessoas sabiam de que raça se tratava. É pena que o Dogo Argentino passe pela maior parte das vezes por um Pitbull, sejamos francos, de pitbull não tem mesmo nada, nem o corte de orelhas se assemelha ao de um pitbull, já para não falar do tamanho destes animais que usualmente fazem 2 dum pitbull.
A semana passada lá ia eu a passear o meu cão, e dois jovens de raça negra comentaram um para o outro "...Granda PIT meu!!!...Olha só o tamanho..." - Ouvia aquilo e continuei porque, já estou um pouco cansado de explicar às pessoas que não se trata de um PIT....mas enfim. Bom isto para não falar de comentários do tipo "...está treinado para morder?.."
Estava aqui a pensar com os meu botões, e achei por bem partilha-la convosco e em especial com os donos de DOGOS ARGENTINOS, porque não fazer algo por esta raça e começar a educar as pessoas, sobre esta raça que nada tem a ver com um Pitbull e que tantas diferneças tem tanto genéticas como relativamente à sua essencia e fins para que foram criados?!!
Aquilo que propunha seria, combinar-mos um dia e fazer-mos uma reunião em Lisboa num local, data e hora a combinar com os nossos DOGOS, seria como que um encontro de confraternização onde poderiamos disfrutar da beleza dos cães, trocar ideias , opinões, inclusivé mostrar algumas habilidades com os nossos cães. O objectivo final seria em dar um passeio em grupo devidamente organizado por uma localidade e dar a conhecer a raça às pessoas , crianças, velhos, novos...bom a toda a gente. Se não fizermos nada pela raça e da maneira como andam as coisas, não tardam muito a chamar o DOGO de cão assassino como o Pitbull, temos que fazer algo para que as pessoas consigam distinguir estas 2 raças sem menosprezar o Pitbull.
Acho que seria um evento engraçado e agradável para os amantes da raça. Bem sei que não salvarei o Mundo com um evento assim, mas pelo menos estou batalhar por algo que me tem indignado ao longo de 2 anos, e só isso, acreditem, é o suficiente para mim, aos poucos acho que as pessoas podem ser "educadas".
Dariamos também a conhecer a pessoas interessadas em adquirir cães desta raça, as nossas experiências. Pois existem muitas pessoas que gostam desta raça e têm receio de junta-la com outras raça, entre outras dúvidas. Acho que todos nós temos experiências úteis e diferentes a transmitir a pessoas que queira adquirir um cão desta magnífica raça.
Que acham da ideia, poderiamos reuniar cães de todos pontos do país, e não se assustem porque não existem muitos

em Portugal.
Poderiamos chamar ao evento : "ENCONTRO ANUAL DE DOGOS ARGENTINOS" que tal?!!
Se gostarem das ideia, macaria uma data e local, e todos os nós fariamos um esforço anunciar este evento , cada um à sua maneira.
Fico à espera de opiniões e ideias.
Nuno