Cães ou Donos perigosos?????

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

solinfor
Membro Júnior
Registado: segunda out 18, 2004 1:17 pm

sexta nov 12, 2004 9:38 am

Neste fórum pretendo descobrir realmente quem é o mais perigoso.
Os cães ou os donos.
Não poderá ser um dos chamados " potencialmente perigosos " tão dócil como um caniche o um labrador???
Não será um cão apenas um reflexo da educação que lhe foi administrada?
Sou um fervoroso adepto do dogue argentino, mas todos implicam com esta raça. " Não compres pois é mau, olha que é muito grande e mau, etc, etc" . Estou fartoooo.
Como é que um cão tão mau, rebelde e perigoso pode ser visto junto a crianças e até servir como guia para cegos???
Quem é que no fundo necessita de um seguro de responsabilidade civil?
Os cães ou os donos?? :o
austra
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:44 pm

sexta nov 12, 2004 11:25 am

Na minha modesta opinião penso eu de que......

Existe uma lista de "cães potencialmente perigosos"

e

Não existe uma lista de "donos efectivamente perigosos"
vets
Membro Veterano
Registado: quinta jul 15, 2004 10:43 am

sexta nov 12, 2004 11:41 am

solinfor Escreveu: Como é que um cão tão mau, rebelde e perigoso pode ser visto junto a crianças e até servir como guia para cegos???
Caro solinfor

Tem a certeza que há Dogos Argentinos como cães guia?
Pergunto isto porque é uma raça que nunca tinha ouvido falar como utilizado para esta função.
puroacaso
Membro
Registado: segunda mar 15, 2004 11:30 am
Contacto:

sexta nov 12, 2004 11:59 am

austra Escreveu: Na minha modesta opinião penso eu de que......

e

E nessa sua lista de "cães potencialmente perigosos" estão todos os cães que existem na terra, é claro, pois todos os cães são potencialmente perigosos!
austra
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:44 pm

sexta nov 12, 2004 12:13 pm

puroacaso Escreveu:
austra Escreveu: Na minha modesta opinião penso eu de que......

e

E nessa sua lista de "cães potencialmente perigosos" estão todos os cães que existem na terra, é claro, pois todos os cães são potencialmente perigosos!
Todos :D até o meu cão se eu o ensinar pode ser 8) capiche....

Que fique claro, se ainda não está, que eu sou contra a designação de cães potencialmente perigosos...
Golden_
Membro Veterano
Registado: domingo ago 01, 2004 5:46 pm
Contacto:

sexta nov 12, 2004 12:28 pm

Bom dia,

o tópico que colocou tem duas facetas, uma que se refere aos chamados «cães potencialmente perigosos» perante a lei, companhias de seguro e opinião pública em geral. E outra, que para mim é a mais frequente, e que engloba todas as raças em geral, que são os donos potencialmente perigosos.

Deixando a 1ª de parte, pois penso não ser sobre essa que pretende falar, agarrando na 2ª. Um cão, para mim, não é considerado potencialmente perigoso só por morder, eles podem ter várias reacções que podem provocar «estragos».

Um dono tipico, raramente coloca estranguladora no seu cão (coitadinho que se enforca), daí que várias situações podem ocorrer:

- O cão passeia o dono, pois não foi habituado a andar ao seu lado.

- Trelas de esticar, em cães de determinado porte (por exemplo labradores), que se partem e o cão dispara para atravessar a estrada, correndo o risco de ser atropelado ou atropelar alguém.

- Coleiras, que como não são estranguladoras, podem provocar 2 situações: ou ficam largas, e o cão (que não é tonto), aprende a travar de repente, puxar a cabeça e soltar-se. Ou ficam muito apertadas, cortam o pêlo e impedem uma boa circulação, além de que, quando são retiradas, o pêlo do cão no local da coleira está partido e manchado.

- Não se contraria, porque coitadinho tem uns olhinhos tão doces, e no dia em que se quer contrariar, leva-se uma dentada. Desculpem, mas é bem feita, eu se fosse cão fazia o mesmo.

- Algumas vez viram donos a fazer ski no passeio? Também é comum, e como não é uma modalidade, aprovada por nenhuma federação, em nenhum país, pode originar: desde o dono cair e partir uma perna, espetar algo na sola do sapato, pois as nossas ruas são «limpissimas», de novo atropelar alguém, e respectivas consequências.

Coloquei só algumas situações, mas que considero sem dúvida, que existe maior número de «donos potencialmente perigosos», do que «cães potencialmente perigosos».

Cumprimentos,
<p>Anita / AzulJasmim</p>
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

sexta nov 12, 2004 12:37 pm

Meu caro a unica coisa potencialmente perigosa, são e sempre foram os donos dos canitos, contudo, existe falta de coragem politica (e a todos os niveis), para criar legislação que obrigue os donos a serem sempre e sem xcepção culpados das atrocidades que os seu canitos podem cometer, por manifesta inresponsabilidade dos donos.

Os canitos não passam de meros peões neste jogo, onde os reis são os senhores seus donos, que ou não os educam, ou até os treinam para serem agressivos, e depois quando acontecem casos de ataques, os canitos são abatidos e os donos estão na maior, não sofrendo nada ou quase nada a nivel de pagarem pelos seus actos treslocados, sendo certo e sabido que uns tempos depois adquirem mais um canito e a história repete-se. :(

:)
solinfor
Membro Júnior
Registado: segunda out 18, 2004 1:17 pm

sexta nov 12, 2004 12:40 pm

Em Portugal é óbvio que não se veêm dogues argentinos como cães guias visto que já vêm rotuldados de bestas, mas na sua terra Natal é muito usado.

Todos os cães são potencialmente perigosos.Porque não dizem que um labrador ou outra raça se sentir ameaçada tambem ataca?
Porque depois já não podiam fazer os belos anuncios do papel higienico?
Será por isso???? :o
CatMata
Membro Júnior
Registado: segunda fev 10, 2003 12:30 pm
Localização: Cães, gatos,peixes,tartarugas,esquilo,iguana,ratos,tritões,papagaios patagonia , ponbos , rolas,...

sexta nov 12, 2004 1:12 pm

[quote=Golden_]
Bom dia,

o tópico que colocou tem duas facetas, uma que se refere aos chamados «cães potencialmente perigosos» perante a lei, companhias de seguro e opinião pública em geral. E outra, que para mim é a mais frequente, e que engloba todas as raças em geral, que são os donos potencialmente perigosos.

Deixando a 1ª de parte, pois penso não ser sobre essa que pretende falar, agarrando na 2ª. Um cão, para mim, não é considerado potencialmente perigoso só por morder, eles podem ter várias reacções que podem provocar «estragos».

Um dono tipico, raramente coloca estranguladora no seu cão (coitadinho que se enforca), daí que várias situações podem ocorrer:

- O cão passeia o dono, pois não foi habituado a andar ao seu lado.

- Trelas de esticar, em cães de determinado porte (por exemplo labradores), que se partem e o cão dispara para atravessar a estrada, correndo o risco de ser atropelado ou atropelar alguém.

- Coleiras, que como não são estranguladoras, podem provocar 2 situações: ou ficam largas, e o cão (que não é tonto), aprende a travar de repente, puxar a cabeça e soltar-se. Ou ficam muito apertadas, cortam o pêlo e impedem uma boa circulação, além de que, quando são retiradas, o pêlo do cão no local da coleira está partido e manchado.

- Não se contraria, porque coitadinho tem uns olhinhos tão doces, e no dia em que se quer contrariar, leva-se uma dentada. Desculpem, mas é bem feita, eu se fosse cão fazia o mesmo.

- Algumas vez viram donos a fazer ski no passeio? Também é comum, e como não é uma modalidade, aprovada por nenhuma federação, em nenhum país, pode originar: desde o dono cair e partir uma perna, espetar algo na sola do sapato, pois as nossas ruas são «limpissimas», de novo atropelar alguém, e respectivas consequências.

Coloquei só algumas situações, mas que considero sem dúvida, que existe maior número de «donos potencialmente perigosos», do que «cães potencialmente perigosos».

Cumprimentos,

[/quote]

Concordo plenamente com todos os seus comentários, só tenho é pena é que não se possa fazer nada quando vemos cães de raças consideradas potencialmente perigosas nas mãos das pessoas erradas, e isto tudo deve-se um pouco a certas modas, pois posso dizer infelizmente há pessoas que não sabem o que é ter um cão porque gostam de animais ou mesmo e principalmente porque conhecem a raça e sim porque é moda ter esse cão.

Para muita tristeza minha na minha terra (ilha da Madeira) existe muita gente com essa mentalidade e penso que muito em breve haverão ouvir falar disso pois tenho encontrado muitas pessoas com Pit-bull`s de criações duvidosas e pior ainda nas mãos de pessoas erradas, todos têm um Pit-bull porque é moda e porque impõe respeito e quanto mais agressivos melhor pois impressionam mais e como há muito pouco controle por parte das identidades qualquer um tem sem mesmo haver registos e que os mesmos tenham um seguro.

Ainda há uma semana passei numa zona residência (Bairro social) em que vi 3 pit bulls na rua onde podem ver também muitas crianças a brincar pessoas idosas a passar. Esses cães devem com certeza ser também de moradores desses bairros tais como traficantes ou mesmos consumidores de drogas e que muito provavelmente nem mesmo com a alimentação dos cães se preocupam.

Depois acontecem acidentes e todos falam mas em evita-los ninguém se preocupa, e mesmo quem se preocupa nada pode fazer.

Ai atrevo-me a dizer é que os animais potencialmente perigosos são os animais racionais e não os cães.

Cumprimentos

Catarina Mata
Arcanjo
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

sexta nov 12, 2004 1:19 pm

Boas!!

Os cães tal como as pessoas também podem nascer com mau feitio..a unica diferenças é que um mau feitio num cão é sempre mais facil de domar que um mau feitio numa pessoa ;)

Tudo na vida é potencialmente perigoso..tudo mesmo...(se levarem com uma couve de 5 kilos na cabeça verão que tenho razão he he he he he he)

Haver listas é completamente ridiculo, alias quem tenha trabalho de ler a lei com olhos de ver, repara que não são só essas raças as potencialmente perigosas, mas todas.

Abraços

Arcanjo
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

sexta nov 12, 2004 2:00 pm

Arcanjo Escreveu: Tudo na vida é potencialmente perigoso..tudo mesmo...(se levarem com uma couve de 5 kilos na cabeça verão que tenho razão he he he he he he)
:lol: :lol: :lol:
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

sexta nov 12, 2004 2:16 pm

Hehe, Austra, nem é necessário, pois não têm as queixadas mas têm as "patas" que são muito mais perigosas do que as dos canitos, isto para não falar dos que nem as unhas cortam, parecem laminas. :lol: :D ;) :)
Budgerigar
Membro Veterano
Registado: sábado set 11, 2004 1:47 pm

sexta nov 12, 2004 6:47 pm

Bom acho que o Arcanjo já disse tudo, com a sua explicação àcerca da couve, embora não tenha referido a espécie de couve em questão ;)

Acham que se poderia elaborar uma lista de couves potencialmente perigosas ???? :o

Voltando à terra

Só o facto de acordarmos todos os dias, já é potencialmente perigoso, pois corremos o sério risco de morrer.
<strong>Paulo Santos</strong><strong> </strong>
Vanadis
Membro Veterano
Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm

sexta nov 12, 2004 7:28 pm

"Diz-me que dono tens, dir-te-ei que cão és"... ;) ;)
Gatujoba
Membro Veterano
Registado: sábado mai 08, 2004 1:54 pm

sexta nov 12, 2004 8:23 pm

Eu compreendo e concordo com todas as vossas opiniões em relação às raças que as pessoas passaram a detestar. E acrescento que, por experiência própria, também associam o boxer. Mas temos de admitir que há diferenças entre as características das raças e, dentro de cada raça, entre a personalidade individual de cada cão. Eu tenho de ter uma atenção com o boxer, e um domínio do cão, que não necessito ter com o basset. O único perigo (e grande) do basset será atacar o bolo da criancinha ou o saco de compras da dona de casa. Mas até lhe acham graça! O boxer não é bem assim, preciso de estar atenta a outros cães, a coisas que o assustem...Mas também sei que se o boxer saltasse ao bolo da criancinha haveria reportagem do ataque que só não seria desgraça de morte devido à actuação heroíca da mãe que deixava o cão comer o bolo!
Responder

Voltar para “Cães”