Comprar um Cao

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Nanico
Membro Veterano
Mensagens: 1159
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm
Localização: 3 caes

terça nov 02, 2004 10:57 am

Queria pedir-vos ajuda para comentar ou complementar este textinho, destinado a quem quer comprar um cao.
_________________________________
Parabens! Decidiu comprar um cao!

Ja decidiu que raca quer comprar e que tem condicoes para manter o animal. Agora chegou o momento da compra!

Antes de mais, ha que pensar bem: porque seleccionei eu esta raca de cao?

A - Pela sua capacidade de trabalho.
B - Pelo seu temperamento.
C - Para fazer criacao.
D - Porque e giro, vem na televisao e a minha vizinha tem um igualzinho!

A - Caso queira o cao pela sua capacidade de trabalho, tente investigar que provas de trabalho sao tipicas para esta raca. Visite os concursos, veja as provas e fale com os donos e criadores presentes. Nao basta um cao ser de uma determinada raca para que tenha a capacidade de trabalho requerida... e muitas vezes nao sao os animais mais bonitos que tem maior capacidade de trabalho.
Neste caso e muito importante seleccionar um animal livre de doencas geneticas que mais tarde poderao impedir a sua capacidade de trabalho. Nao se acanhe de pedir ao criador provas de testes medicos aos progenitores do seu cao! Caso estes testes nao estejam disponiveis, procure outro criador.
Nenhum cao nasce ensinado. Procure uma escola ou treinador que o ajude a tirar o maior proveito das potencialidades do seu cao.

B - Caso tenha seleccionado uma raca pelo seu temperamento, visite os criadores e peca que o ajudem a seleccionar um bom cachorro para si. Ha testes para determinar se o cachorro mais tarde sera um cao dominante ou medroso.
E muito importante saber de onde vem o animal. Um dos resultados de maus cruzamentos sao animais nervosos e agressivos. Uma ma sociabilizacao do cachorro pode tambem conduzir a um cao agressivo e inseguro. Nunca compre um animal que desconfie tenha sido tirado a mae com menos de oito semanas de idade.

C- Se quer o cao para fazer criacao, entao tem muito que procurar. Antes de ser cruzado, o seu animal devera ser visto por juizes de raca e ser submetido a testes de despiste de doencas geneticas. Visite exposicoes, provas de trabalho e peca testes de despiste de doencas aos criadores. Certifique-se de que o animal escolhido tem um bom temperamento, ja que um animal demasiado nervoso ou agressivo sera sempre punido em exposicoes.

D- Se escolheu o cao ou raca por impulso, nao compre. Vai dar asneira.
Ana_Bela
Membro Veterano
Mensagens: 306
Registado: quinta nov 13, 2003 3:29 pm
Localização: Cavalo, cão

terça nov 02, 2004 11:00 am

Está muito bom o texto, concordo 100% ;)
Rainbow
Membro Veterano
Mensagens: 1761
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm
Localização: Um cão(Rugas)

terça nov 02, 2004 11:06 am

Eu acho que o texto está muito bem elaborado.
Se todas as pessoas se informassem sobre os cães antes de os comprar,evitariam muitos problemas.
A última frase diz tudo
"Se escolheu o cao ou raca por impulso, nao compre. Vai dar asneira". ;)
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
Odemirense
Membro Veterano
Mensagens: 428
Registado: sexta ago 15, 2003 10:17 am
Localização: 1 cão - rouch collie ( Freddy); 1 coelho anão ( Alvin ): 1 Tartaruga serreada ( Tuga )

terça nov 02, 2004 12:42 pm

Está de 5 estrelas!
Este tópico deveria estar sem pre em cima, para tirar duvidas a quem pensa adequerir um cão...
sportinguista
Membro Veterano
Mensagens: 1361
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm
Localização: Vários =)

sábado nov 06, 2004 12:23 am

Vamos lá para cima...

Concordo contigo Odmirense, devia estar sempre para cima ;)
CasadeAnaval
Membro Veterano
Mensagens: 8292
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sexta nov 12, 2004 10:03 pm

Tópicos que convém relembrar.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Responder

Voltar para “Cães”