Como reconhecer um cao dominante/submisso

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

maria_zinha
Membro
Registado: quarta jan 15, 2003 9:49 pm

quinta nov 11, 2004 12:59 pm

E para complementar...

Afinal quem é o chefe? http://arcadenoe.clix.pt/article.php3?article=256
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta nov 11, 2004 6:15 pm

Bom aí está...eu sei lá se a Zorra é dominante ou não.

A favor da dominância
4. Quando ve outro cao, toma a iniciativa de ir ter com o outro animal
(eu é que tenho medo.Já foi mordida por ser demasiado afável...)
6. Faz xixi em varios sitios
7. Faz xixi muitas vezes
10. Salta para cima das pessoas e doutros caes
(ela bem quer mas está proibida)
11. Tenta "montar" pessoas e outros caes
(idem)
12. Fixa pessoas e outros caes nos olhos.

O que eu acho é que ela sente-se muito segura e descontraída com outros cães e com pessoas.
O meu marido diz que ela não tem a mínima noção de que o mundo é perigoso.

Contra a dominância
8. Deita-se de costas
A Zorra inclusive às vezes adormece de barriga para o ar (Quando está ao pé de nós).
12. Segue o dono
Sempre - é a única regra que eu exijo sem falta.- Não sai da minha vista.Nunca.

Quanto ao último documento : o chefe somos nós e não há outra.
Quem ganha nas brincadeiras, quem come primeiro, tudo isso é secundário agora que já está crescida.
Os chefes somos nós - eu e o meu marido - ponto final.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Vanadis
Membro Veterano
Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm

quinta nov 11, 2004 6:31 pm

Quando o Scott, o labrador cachorro que temos, chegou lá a casa, passámos a ter 4 cães, pelo que deu para observar um pouco do comportamento dos cães como matilha (bem, 4 cães não a farão certamente, mas entendem-me, :oops: ). Sem dúvida que o chefe dos outros era o Rambo, ;) . Era seguido para todo o lado e o que ele ladrava aos outros era lei, ;) . Nos últimos meses, contudo, o Carocho começou a tentar montá-lo insistentemente e a tentar agarrá-lo no cachaço, o que foi quase de certeza uma tentativa de se afirmar como chefe, a seguir aos donos! Agora que o Rambo já não está entre nós, o Carocho é "o que manda"...mas, quanto a mim, vai ser por pouco tempo... ;)

Qd o Scott apareceu, o Rambo foi o que reagiu melhor, ou seja, por ele era indiferente se aquela coisinha maluca e pequenina andava à volta dele ou não, :lol: ;) . Aceitava-o e tolerava-lhe as brincadeiras (com um ou outro protesto de qd a qd, mas sempre com calma). Com a Pulga e o Carocho, o caso foi outro...o Carocho fugia...a Pulga mordia... :| Entretanto, o pequenito passou a pequenão, :lol: , ultrapassando a Pulga em tamanho, pelo que esta sempre que o vê se põe de barriga para cima de imediato e deixa-o cheirá-la à vontade. Com o Carocho, o caso tem sido complicado, uma vez que o Scott, agora com quase um ano, se tornou séria ameaça à liderança que o Carocho mantém. O resultado é o pobre Labrador estar sempre a ser alvo de ataques por parte do outro, e sempre no focinho (por pouco que não o cegou)...tem de se manter os dois afastados...
Por enquanto, o Scott não riposta, ainda é um cachorro. Mas é muito brincalhão e nada tímido. Não se deixa intimidar, prova disso é que mesmo apesar das mordidas ele continua a tentar travar amizade com o Carocho. E algo me diz (mais por conhecer o caracter do carocho, que é um cão muito fanfarrão - ladra muito, mas não morde) que assim que o Scott for um jovem adulto e com um tamanho maior que o do Carocho, a liderança vai mudar de patas... ;)
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

domingo nov 14, 2004 12:22 am

Um modo de ver se os cães são dominantes, logo de cachorros, é pegando no cachaço, se estes rosnarem são dominantes, convém o cão estar acordado e não sonolento. E realizando o teste de campbell ;)
Gatujoba
Membro Veterano
Registado: sábado mai 08, 2004 1:54 pm

domingo nov 14, 2004 5:57 pm

Terá de existir sempre um cão dominante? A dominância estava ligada á alimentação e manutenção da espécie. Eu tenho dois cães, o boxer foi castrado, e tento sempre que não haja nenhum dominante. Há situações em que um ou outro dominam mas em casa quem manda sou eu, não quero cães à bulha. Morderem-se um ao outro por um lugar maior no sofá ou por comer primeiro? Nem pensar. Há lugar para os dois e 2 pratos. Mas tenho muito trabalho. E geralmente, quando eu não interfiro, é o basset que ganha; o boxer fica quietinho. Mas tenho a tendência de defender o boxer pois fui eu que o castrei por ele ser demasido defensor do território. Nem sempre sei o que hei-de fazer. Será que devo deixar o basset mandar sempre? E andar a rosnar cá em casa? Não é comigo mas é rosnar e eu não gosto. Esta situação começou há um mês e ainda não falei dela com ningu´em, para me esclarecer.(o basset fez 2 anos)
Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

segunda nov 15, 2004 1:25 am

Gatajobo,
Aquilo que estás a fazer é a pior coisa que podes fazer aos teus cães. Tem de haver sempre um cão dominante, sempre! Enquanto não estiver definido quem, é as lutas e discussões continuam.
Pensa assim, sempre que os cães estão a discutir a liderança e tu vais e defendes aquele que estava a perder (tu és sempre a líder máxima, por isso um dos teus direitos é meter uma cunha!), o que fazes é com que eles tenham de recomeçar tudo de novo. Para os cães, conceitos como a democracia são tão absurdos como são para nós as ditaduras!

Imagina a seguinte cena humana: uma reunião de trabalho entre várias pessoas, entre elas homens e mulheres, nessa reunião está o presidente da companhia. Sempre que uma das mulheres começa a explicar as suas ideias e a tentar provar que essas ideias são válidas, o presidente manda-a a calar e passa a palavra a um dos homens. Isto repete-se vezes sem conta!
Qual é o resultado? Como as mulheres não estão a fim de aguentar essa situação vão continuar a querer falar e as reuniões levam sempre a grandes discussões e a poucos proveitos a tensão sobe e pouco falta para andar tudo ao estalo.
Creio que achas que se esta situação fosse real seria um grande absurdo. Afinal o presidente só está a fazer disparates! Ora é precisamente o que estás a fazer aos teus cães. Tu és o presidente e sempre que interrompes um dos lados para passar a bola ao outro só estas a aumentar a tensão, pois o outro lado não se vai calar, pois continua a achar que tem razão!
Na vida real o que achas que o presidente devia fazer? Se calhar estar calado e deixar as mulheres falarem, se conseguissem provar o seu ponto óptimo, senão óptimo na mesma, mas os vários membros da reunião teriam hipótese de provar o seu valor e passaria a haver mais respeito uns pelos outros. No caso dos cães é o mesmo, se eles estão a discutir viras costas e deixa-los provar o seu valor e aprenderem qual o seu lugar, essa é a única forma de eles serem feliz, que afinal é o que tu queres em primeiro lugar!
Vanadis
Membro Veterano

segunda nov 15, 2004 1:55 am

repetida... :oops:
Última edição por Vanadis em segunda nov 15, 2004 1:57 am, editado 1 vez no total.
Vanadis
Membro Veterano

segunda nov 15, 2004 1:55 am

Gatujoba, o Aragão tem razão. Tem sempre de haver um que é o dominante. Enquanto a hierarquia entre eles não estiver definida, estarão permanentemente em disputa pelo lugar de líder.

Tivemos um problema semelhante quando nos mudámos (eu e os meus pais, qd morava com eles, ;) ) com os meus tios para Querença, para uma casa bifamiliar. Nós tinhamos o Rambo (filho) e eles o Rantanplan (pai). Que sempre se "detestaram", uma vez que ambos queriam a liderança...esta situação prolongou-se até ao fim...geralmente não nos metíamos nas brigas deles, mas a nossa intervenção era urgente, por vezes, pois eles engalfinhavam-se de tal maneira que ainda se matavam... :o.
O Rantanplan era muito provocador...provocava o Rambo constantemente, o que acabava por dar azo a brigas terríveis. E eu, miúda como era, tinha o péssimo hábito de me meter entre os dois... :oops: A minha intenção era separá-los, mas como o Rambo era o meu bobita, lógico que havia a tendência para o defender...
O meu tio fazia o mesmo com o Rantanplan. lembro-me de uma discussão entre mim e ele por o ter "apanhado" a castigar o Rambo... :evil: Passei-me... :oops: :oops:
O terreno era grande, a modos que acabou por existir a "zona do Rambo" e a "zona do Rantanplan". Foi a única maneira de acabar com as lutas constantes, por isso todos nós respeitámos as regras que eles tinham estabelecido, ou seja, na zona do rantanplan, por exemplo, ralhávamos com o Rambo se ele provocava. Na zona do rambo, ralhávamos com o Rantanplan se ele provocava o Rambo. Não sei se foi a atitude mais correcta, mas de facto era uma situação terrível, porque ambos os cães eram claramente dominantes e queriam a liderança à força toda... :o .

Moral da história, acho que tanto eu como o meu tio não ajudámos nada à situação, cada um a "torcer" pelo seu bobita. :oops: :oops:
E, no seu caso, sendo que ambos os cães a reconhecem como líder, ainda pior. As brigas nunca hão-de acabar até que um deles domine sobre o outro. Secalhar o melhor mesmo é seguir o adágio: "são cães, que se entendam". ;)
Gatujoba
Membro Veterano
Registado: sábado mai 08, 2004 1:54 pm

segunda nov 15, 2004 6:03 pm

Obrigado. Vou experimentar não me meter. Penso que não se vão magoar um ao outro pois sempre que o basset rosna o boxer fica quieto. Nunca se magoaram.
Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

segunda nov 15, 2004 9:30 pm

Gatujoba,

O melhor quando vires que eles se estão a medir forças é virares costas e abandonares o local. Isto por dois motivos: 1) porque é mais fácil para ti não os veres a discutir (para nós humanos às vezes assusta, porque nos esquecemos que a nossa pele não é igual à deles) 2) porque assim nenhum deles reage à tua presença e te tenta impressionar (os cães também gostam de impressionar o seus lideres).
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

terça nov 16, 2004 4:37 pm

O meu cão não sei se é submisso ou dominante...

- quando vê outro cão, vai logo ter com ele. Se estiver preso, levanta-se nas patas traseiras, ladra, salta, puxa e rosna Se estiver solto, vai ter com o outro cão em corrida, quando está perto do outro, vai mt devagarinho, põe as orelhas pra trás, eriça o pêlo do cachaço, cheira e deixa ser cheirado.

- Faz xixi em vários sítios e muitas vezes, ou agachado ou levanta a pata.

- Salta para cima das pessoas. Não salta para cima de outros cães

- Nunca montou pessoas ou cães

- Olha nos olhos das pessoas e de outros cães

- Quando se encontra com outro cão, coloca a cabeça sobre o pescoço do outro cão, mas eriça o pêlo do cachaço ( só quando está solto... preso, nunca me atrevi)

- Deixa que outros cães o cheirem e lambam as partes íntimas ( só quando está solto)...

- Deita-se de costas... dorme de barriga para cima, como se fosse um frango

- Não segue o dono, gosta de vadiar e ser independente

- E Está castrado
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado nov 20, 2004 9:14 pm

Vale a pena ver de novo.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo nov 21, 2004 3:01 pm

então o que dizer de uma cadela que levanta a perninha para fazer xi-xi e que monta os gatos? essa é a doce e simpática carlota. mais conhecida pela sonsa :D
maria_zinha
Membro
Registado: quarta jan 15, 2003 9:49 pm

quarta ago 31, 2005 3:59 pm

É sempre bom relembrar!
hanjos
Membro
Registado: domingo jun 12, 2005 6:48 pm

sábado set 03, 2005 1:03 pm

Boa tarde!
reconheci o meu Pluto nos diversos itens quer de dominância quer de submissão...
Cá em casa, é a mim k ele respeita, com o meu marido parece k come elásticos, estica-se!!LOL Ele bem ralha, mas a única koisa k consegue do Pluto é um abanar de rabo bem vigoroso, portanto, respeito k é bom não existe! Comigo é diferente. Mas a situação altera-se radicalmente qdo vamos à rua! Bem posso ralhar, chamá-lo, etc, k ele é dono da situação, vai pa onde quer, leva-me de arrastão e está-se a borrifar para o k lhe digo...hum...kdo apanha algo do chão (como ossos) já me xegou a morder por lhe tentar tirar...

Voltar para “Cães”