Esterilização

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Lara_
Membro Veterano
Registado: segunda jun 07, 2004 2:18 pm

segunda nov 15, 2004 8:55 am

Decidi esterilizar a minha cadela que vai fazer seis meses daqui a quatro dias. Pesquisei clínicas, preços e condições e já decidi onde a vou levar. O problema é que sou muito dona 'galinha' e estou cheia de medo de a deixar lá. Para além do medo da operação poder correr mal fico com imensa pena da pequenita porque tenho de a deixar lá de manhã e só a vou buscar ao fim da tarde. Imagino como ela irá sofrer quando a dona se for embora e a deixar com pessoas que ela não conhece durante um dia inteiro.
Alguém que já tenha passado pelo mesmo pode dar-me algum apoio moral? ;)
Não queria desistir...
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

segunda nov 15, 2004 9:22 am

Olá Lara
Em primeiro lugar e acima de tudo, oxalá tudo corra bem com a sua cadelinha.
Mas não leve a mal a observação que lhe vou fazer. Está a colocar as coisas ao contrário. Quem é que vai sofrer afinal? É a cadela, que vai ser submetida a uma operação cirúrgica, ou é a Lara? :lol:

Estas ausências são positivas. Tanto para os donos como para os cães. Aliás, um dos graves erros que eu cometi enquanto os meus cães eram cachorros foi não os ter "abandonado", leia-se deixar sós, durante períodos de tempo mais alargados.

Felicidades e não se preocupe.
Vá dando notícias.
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

segunda nov 15, 2004 9:31 am

Olá Lara

Eu nunca tive fémeas, mas lembrei-me dum dos membros que há tempos andava cá no forum: a Jujubele (por acaso eu simpatizava muito com ela) e que esterilizou uma sua cadelinha pequenina, arraçada de caniche, que era a menina mimalha da casa.
Tudo correu lindamente mas a Juju teve, naquela altura, as mesmas dúvidas e medos que acho que deve ter a Lara.
Por eso pensei que se calhar pudessem ajudar os tópicos que ela pôs e as respostas que teve:

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... highlight=

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... highlight=

Espero que tudo corra sem qualquer problema. Se a minha opinião conta, embora não tenha cadelas, garanto-lhe que acho que é o correcto para quem só tem cadelinhas para companhia e não tenciona fazer criação com elas, porque despois de um ou dois días menos confortaveis ficam longos anos de tranquilidade para você e a sua pequenina, sem chatices nenhumas.
É claro que quando a esterilização aconteça a Lara pode vir cá desabafar no forum, pelo menos eu aturo sem qualquer problema choraminguices e lamentações nestes casos, acho que ficam justificados ;) ;) ;)
Boa sorte para a menina e não deixe de dar notícias, por favor.

Alicia
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

segunda nov 15, 2004 9:35 am

nel Escreveu: Quem é que vai sofrer afinal? É a cadela, que vai ser submetida a uma operação cirúrgica, ou é a Lara? :lol:
É a Lara, claro! Sem dúvida nenhuma, dono sofre, e se é "mãe galinha", sofre antecipadamente!
;)

Alicia
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

segunda nov 15, 2004 9:44 am

aligra Escreveu: ... É a Lara, claro! Sem dúvida nenhuma, dono sofre, e se é "mãe galinha", sofre antecipadamente! ...
Eu sei, eu sei, espero que ela não leve a mal a minha ironia ;)
Lara_
Membro Veterano

segunda nov 15, 2004 11:17 am

nel Escreveu:
aligra Escreveu: ... É a Lara, claro! Sem dúvida nenhuma, dono sofre, e se é "mãe galinha", sofre antecipadamente! ...
Eu sei, eu sei, espero que ela não leve a mal a minha ironia ;)
;) Claro que não levo a mal, até me ri quando li o que escreveu. A Alicia está certíssima, eu é que sofro mais porque já estou a sofrer agora enquanto que ela nem imagina o que a espera...

Pois é, eu sei que vocês têm razão e prometo que vou tentar mentalizar-me, por mim e por ela! Eu já sou perita em sofrer por antecipação e já imagino os cenários terríveis que podem acontecer o que não ajuda nada. Eu sei que é uma operação de rotina, mas não deixa de ser uma anestesia geral e ela é tão pequenina... :oops:
aligra Escreveu:Se a minha opinião conta, embora não tenha cadelas, garanto-lhe que acho que é o correcto para quem só tem cadelinhas para companhia e não tenciona fazer criação com elas, porque despois de um ou dois días menos confortaveis ficam longos anos de tranquilidade para você e a sua pequenina, sem chatices nenhumas.
A sua opinião conta, claro, até porque a Alicia e o Nel são das pessoas que mais respeito aqui na arca (não desprezando qualquer um dos outros obviamente). É mesmo isso, como não tenciono fazer criação com ela e, sendo assim, a esterilização é o melhor que posso fazer não só pelas chatices que evito mas também pela saúde dela que é o mais importante.
nel Escreveu:Estas ausências são positivas. Tanto para os donos como para os cães. Aliás, um dos graves erros que eu cometi enquanto os meus cães eram cachorros foi não os ter "abandonado", leia-se deixar sós, durante períodos de tempo mais alargados.
É tão bom ouvir palavras sábias. Agora só tenho de repetir para mim mesma 'esta ausência será positiva, esta ausência será positiva'... ;)

Optei pelos serviços do Hospital Veterinário do Porto após algumas pesquisas, pelo menos vem para casa no próprio dia, não tem de lá voltar para retirar os pontos e fazem análises antes da cirurgia. Espero sinceramente que tudo corra bem e que possa respirar de alívio quando a tiver outra vez em casa. Obrigada pelo apoio!
melisaa
Membro Veterano
Registado: segunda set 06, 2004 12:42 pm

segunda nov 15, 2004 1:45 pm

Olá Lara.. Eu á pouco tempo passei por uma situação parecida com a tua mas a diferença ( no meu caso foi um pouco pior) é que a minha cadela (spitz anã) foi submetida a uma operação para extracção de duas ernias nas verilhas...
Coitadita, só de pensar que teria que a deixar lá no vet sozinha já me fazia impressão... e depois só de saber que ela iria levar uma anestesia geral... até me dava calafrios.. mas a questão pior ainda foi ouvir da vet que ela poderia não sobreviver á operação... mas pronto arrisquei e felizmente correu tudo bem... foi uma recuperação muito lenta, ela nos primeiros dias não andava, tive que por-lhe uma fralda para ela não arrancar os pontos, e hoje felizmente nem se nota que ela levou uma carrada de pontos em ambas as verilhas...
Lara não te preocupes há-de correr tudo bem... ;)
Boa sorte para a menina... e depois conta-nos como correu...
Vanadis
Membro Veterano
Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm

segunda nov 15, 2004 3:25 pm

Força, Lara, vai correr tudo bem! ;)
Dono sofre, eu sei. ;)
Depois conte como correu e como ficou a sua pequenita, sim? Força! ;)
Lara_
Membro Veterano

segunda nov 15, 2004 3:31 pm

A cirurgia está marcada para esta Sexta-feira, depois conto novidades (rezo para que sejam boas).
Gatujoba
Membro Veterano
Registado: sábado mai 08, 2004 1:54 pm

segunda nov 15, 2004 7:04 pm

A cadela da minha filha foi esterilizada com 8 meses e correu tudo bem. Se fôr do mesmo modo, os pontos são poucos e a recuperação é rápida. Passadas umas horas, que ficou em vilgilância na clínica, saiu e já vinha a andar. Certo que é sempre uma anestesia geral. E o tempo que lá ficam, penso que no seu caso será o mesmo, é para ficarem em observação depois da operação. Vai correr tudo bem. Boa sorte.
dougat
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 10:12 am

terça nov 16, 2004 8:57 am

Todos os donos corujas passam por situações idênticas.
Quando a minha primeira cadela foi esterelizada, enchi-me de coragem e assisti à operação.

Fui a última pessoa que ela viu quando adormeceu, e a primeira quando acordou.

Devo dizer que não faz impressão nenhuma.
Agora que tive um medo danado.....tive.

Boa sorte.
Isabel
amarg
Membro Veterano
Registado: domingo mar 30, 2003 11:21 pm
Contacto:

terça nov 16, 2004 9:32 pm

Eu já passei por essa situação 2 vezes e percebo bem a sua preocupação. A 1ª vez custou-me imenso, telefonei imensas vezes para o veterinário durante o dia para saber se estava bem.

Não quero influenciar a Lara ou levá-la a pensar em desmarcar a operação, mas não seria melhor esperar mais uns meses? Não me refiro à questão de a Ivy ter o 1º cio e só depois esterelizar, como algumas pessoas defendem, porque não sei se esta teoria tem algum fundamento cientifico ou é mais um mito. Mas porque, quando se pode, deve evitar-se submeter-se um cachorro a anestesia geral, e com 6 meses ainda é cachorra. As operações das minhas cadelas foram feitas, uma perto de um ano e a outra com 8 meses (e foi com esta idade porque não se podia esperar mais). Mas cada veterinário tem a sua opinião....
Lara_
Membro Veterano

quarta nov 17, 2004 9:12 am

amarg Escreveu:Não quero influenciar a Lara ou levá-la a pensar em desmarcar a operação, mas não seria melhor esperar mais uns meses?(...)
Mas cada veterinário tem a sua opinião....
Eu pesquisei bastante em diversas clínicas até optar pelo Hospital Veterinário e todos os veterinários me aconselharam a fazer agora aos seis meses para ser antes do primeiro cio e para reduzir ao máximo as possibilidades dela no futuro vir a desenvolver um tumor mamário.
Acha perigoso submeter um cachorrinho com seis meses a uma anestesia? O veterinário nunca mencionou isso...
BeaRam
Membro
Registado: terça mar 09, 2004 5:06 pm

quarta nov 17, 2004 9:53 am

A minha cadela também vai ser esterilizada. Estive, há uns dias a falar com o veterinário dela que me disse o seguinte:

Não havendo uma necessidade urgente para obrigar à intervenção cirúrgica, a mesma deverá ser marcada para cerca de 3 meses após o cio (entre cios), uma vez que imediatamente antes ou após essa altura, o útero e afins encontram-se inchados, tornando a intervenção mais delicada, ou seja, não quer dizer que seja perigosa mas existem mais riscos de surgir qualquer problema.

O Hospital Veterinário do Porto tem fama de possuir bons profissionais, pelo que penso não dever ter nada a recear.

Boa sorte

Beatriz
amarg
Membro Veterano
Registado: domingo mar 30, 2003 11:21 pm
Contacto:

quarta nov 17, 2004 10:39 am

Lara_ Escreveu:
amarg Escreveu:Não quero influenciar a Lara ou levá-la a pensar em desmarcar a operação, mas não seria melhor esperar mais uns meses?(...)
Mas cada veterinário tem a sua opinião....
Eu pesquisei bastante em diversas clínicas até optar pelo Hospital Veterinário e todos os veterinários me aconselharam a fazer agora aos seis meses para ser antes do primeiro cio e para reduzir ao máximo as possibilidades dela no futuro vir a desenvolver um tumor mamário.
Acha perigoso submeter um cachorrinho com seis meses a uma anestesia? O veterinário nunca mencionou isso...
Lara,

A única coisa que lhe posso dizer é que a Veterinária que assiste as minhas cadelas, acha que se deve evitar as anestesias gerais em cachorros principalmente em raças pequenas, e tenho plena confiança nela.
Mas a Lara tem de ter confiança no veterinário que vai operar a Ivy, e se este diz que os 6 meses são a idade ideal...

Pessoalmente, como dona, eu esperava mais uns meses. Até porque o cio de uma yorkie não dá grande trabalho. Não encontro razão para não esperar mais uns meses.
Responder

Voltar para “Cães”