Desculpe, mas mantem esta afirmação na situação em que um cão se encontra no seue spaço (quintal vedado ou seja o que for) e as criancinhas o espicaçam e atiçam com paus e atirando pedras?ismota Escreveu: O texto tem uma mesagem redutora num sentido Nel a responsabilidade de um ataque de um cão a uma pessoa na via pública, tem que ser sempre do dono (caso o cão tenha dono, claro). Mesmo que ao alcance deste não estivesse, aparentemente, forma de evitar o ataque. Quando me refiro à «forma como foi», refiro-me à única coisa que considero válida na notícia do ponto de vista jornalístico as feridas que vi na criança e o depoimento do médico. Foi um ataque que não passou por uma simples mordidela de um cão que se irritou com um míudo que lhe estava a mandar pedras. E se o Nel viu as imagens (com todo o sensacionalismo desnecessário que a TVI tenta dar a estas situações) percebe bem o que estou a dizer. Concordo consigo, há pais perigosos e crianças perigosas, por isso mesmo a responsabilidade dos donos tem que ser redobrada no sentido de prever estas situações. O pit, segundo o próprio dono, estava solto no meio da rua porque é um cão calmo que nunca fez mal a ninguém. Desculpe mas não posso concordar com isto. Quando solto os meus cães não tiro os olhos deles, e se uma criança se aproxima tenho o cuidado de estar duplamente vigilante, evitando que a criança tenha comportamentos que eu sei que podem despoletar uma reacção negativa por parte dos meus cães (sim, porque até os cães mais meigos e pacientes podem perder a paciência!).
Claro que os acidentes acontecem e quem tem cães tem telhados de vidro, mas a responsabilidade destes casos para mim é do dono, tendo em conta as circustâncias do ataque no meio da rua. O castigo do míudo devia passar pelo que a Moody_Blue disse e muito bem umas estaladas para aprender que não se provocam os animais.
Caso o cão consiga saltar 3 metros (esta é de morrer a rir!!!) e ataque a criancinha, a culpa também é do dono que devia colocar muros de 5 metros, sem visibilidade para a rua (porque assim as crianças inocentes já não viam que ali estava um cão) e que devia estar vigilante??
Eu concordo que em muitos casos a culpa é do dono sim, mas não desculpo a má educação nem de crianças nem dos paizinhos, que se decidiram ter filhos deveriam também ter pensado se teriam a capacidade de transmitir alguma educação á criança.Eu não obrigo ninguém a aturar os meus cães, mas também não sou obrigada a aturar os filhos dos outros.