Testemunho do ataque com o pit bull

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda nov 15, 2004 10:11 am

ismota Escreveu: O texto tem uma mesagem redutora num sentido Nel a responsabilidade de um ataque de um cão a uma pessoa na via pública, tem que ser sempre do dono (caso o cão tenha dono, claro). Mesmo que ao alcance deste não estivesse, aparentemente, forma de evitar o ataque. Quando me refiro à «forma como foi», refiro-me à única coisa que considero válida na notícia do ponto de vista jornalístico as feridas que vi na criança e o depoimento do médico. Foi um ataque que não passou por uma simples mordidela de um cão que se irritou com um míudo que lhe estava a mandar pedras. E se o Nel viu as imagens (com todo o sensacionalismo desnecessário que a TVI tenta dar a estas situações) percebe bem o que estou a dizer. Concordo consigo, há pais perigosos e crianças perigosas, por isso mesmo a responsabilidade dos donos tem que ser redobrada no sentido de prever estas situações. O pit, segundo o próprio dono, estava solto no meio da rua porque é um cão calmo que nunca fez mal a ninguém. Desculpe mas não posso concordar com isto. Quando solto os meus cães não tiro os olhos deles, e se uma criança se aproxima tenho o cuidado de estar duplamente vigilante, evitando que a criança tenha comportamentos que eu sei que podem despoletar uma reacção negativa por parte dos meus cães (sim, porque até os cães mais meigos e pacientes podem perder a paciência!).

Claro que os acidentes acontecem e quem tem cães tem telhados de vidro, mas a responsabilidade destes casos para mim é do dono, tendo em conta as circustâncias do ataque no meio da rua. O castigo do míudo devia passar pelo que a Moody_Blue disse e muito bem umas estaladas para aprender que não se provocam os animais.
Desculpe, mas mantem esta afirmação na situação em que um cão se encontra no seue spaço (quintal vedado ou seja o que for) e as criancinhas o espicaçam e atiçam com paus e atirando pedras?
Caso o cão consiga saltar 3 metros (esta é de morrer a rir!!!) e ataque a criancinha, a culpa também é do dono que devia colocar muros de 5 metros, sem visibilidade para a rua (porque assim as crianças inocentes já não viam que ali estava um cão) e que devia estar vigilante??
Eu concordo que em muitos casos a culpa é do dono sim, mas não desculpo a má educação nem de crianças nem dos paizinhos, que se decidiram ter filhos deveriam também ter pensado se teriam a capacidade de transmitir alguma educação á criança.Eu não obrigo ninguém a aturar os meus cães, mas também não sou obrigada a aturar os filhos dos outros.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
puroacaso
Membro
Registado: segunda mar 15, 2004 11:30 am
Contacto:

segunda nov 15, 2004 11:58 am

nynf Escreveu: mas não desculpo a má educação nem de crianças nem dos paizinhos, que se decidiram ter filhos deveriam também ter pensado se teriam a capacidade de transmitir alguma educação á criança.Eu não obrigo ninguém a aturar os meus cães, mas também não sou obrigada a aturar os filhos dos outros.
Exactamente!

Concordo com aqueles que dizem que umas palmadas nao fazia mal nenhum, mas, e podem me criticar muito, acho que quando um desses meninos traquinas provoca um cão, se levar uma dentada, nunca mais provoca nenhum! Mas pronto, isto já é ser muito extremista!

(e já agora ninf, já vi um pitbull saltar uma cerca de rede com 3 metros, se quiser explico-lhe como por pm)
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

segunda nov 15, 2004 12:36 pm

Humm, saltar 3 metros de altura, bem, das 3 uma, ou o dono do canito se passou e atirou o cão por cima da rede, ou haviam no local caixotes pelos quais o acnito consegui-o subir ou então o bicho é acrobata. :o :roll:

Não me leve a mal, mas diga-se que não é assim uma coisa habitual, ainda que... :roll:

:)
fishbone
Membro
Registado: quinta set 09, 2004 6:47 pm
Contacto:

segunda nov 15, 2004 3:24 pm

Eu não disse???
Mesmo que tenha sido outra pessoa a "picar" o cão com o intuito dele "perder" a cabeça, a verdade é que ele foi incitado a fazê-lo.

AB
ismota
Membro
Registado: terça ago 13, 2002 1:17 pm

segunda nov 15, 2004 11:20 pm

Nynf: se reler os meus posts verifica que considero SEMPRE culpa do dono quando o cão ataca outra pessoa em via pública. Claro que se saltar uma rede/portão com 3 metros também salta para a via pública mas isso é especular... e não queria especular. Estivemos aqui a comentar uma situação pontual: um pitt que atacou uma criança no meio da rua, pitt este que estava solto, sem trela e sem controlo do dono. Nem sequer defendi a criança, pus foi em causa a forma como certos foristas estavam a conduzir as suas opiniões, em defesa do cão e em detrimento da criança. Volto a reiterar a minha opinião: a criança é vitíma e o cão também (este vítima maior porque não se pode defender e o seu destino será ditado por entidades que pouco ou nada fazem pelos animais em Portugal nestas situações). Claro que se o cão estiver no seu espaço, na sua casa... a conversa é outra. Mas neste caso o episódio passou-se em plena rua! Tenho uma sobrinha ainda criança que e é igualmente traquinas (já comentei aqui que tão depressa está às festas aos meus cães como a apertar-lhes as orelhas maldosamente) e só de pensar que lhe podia ter acontecido o mesmo fico arrepiada. Não é uma questão de educação nynf, há crianças meiguíssimas com péssimas conjecturas familiares, e outras que com toda a educação do mundo revelam-se autênticas pestes mal educadas. Não concebo é na minha cabeça, perante uma situação destas, culpar o míudo e desculpar o cão. Simplesmente porque acho que não é por aí...
lil_bull
Membro Veterano
Registado: quinta jul 10, 2003 12:13 am

terça nov 16, 2004 1:03 am

sobre o assunto debatido é dificil falar pois nao tava là mas admito que tem uma coisas que nao batem bem como
os paus e pedras, teria o miudo força pra lutar com o cao durante 10 min?

mas quando se tem caes de bairro que cruzam mesmo sendo agressivos tb é mixtura explosiva e nos nao sabemos nada do cao ou do dono.
e jà agora podemos falar que a teoria de chefe de matilha e impor a sua lei pode tornar caes sociaveis em mordedores,
mas saber o que se passou relamente é que é mais dificil

sobre ser a culpa sempre do dono nao concordo
se voce acha bem que um ladrao possa apresentar queixa porque o seu cao o mordeu quando ele tentou assaltar a sua casa ....
eu discordo mas é a lei
ja chega a culpa ou responsabilidade é do dono do cao, é de todos, cada um tem a sua parte de prevençao, os donos dos caes e os pais dos bebes etc
Última edição por lil_bull em terça nov 16, 2004 1:09 am, editado 1 vez no total.
lil_bull
Membro Veterano
Registado: quinta jul 10, 2003 12:13 am

terça nov 16, 2004 1:06 am

theraphosi
Membro
Registado: quinta set 25, 2003 8:54 pm

terça nov 16, 2004 5:26 am

Não querendo fazer de advogado do diabo, mas se um cão consegue saltar um muro de três metros, acho que o dono deve construir um muro maior. É da responsabilidade do dono assegurar que o cão não circule livremente na via pública, seja como for.
Quanto à situação do Pitbull não posso comentar porque não vi.
Dois vizinhos meus têm Pits e são uns cães muito simpáticos e obedientes.
Moro na Costa da Caparica, onde há muitos Pits, e até agora ainda não vi nenhum agressivo, quer comigo, quer com as minhas cadelas.
FallenAngel
Membro
Registado: quinta mar 25, 2004 1:04 pm

terça nov 16, 2004 5:32 pm

Desculpem o desabafo, mas tem que ser, noutro dia num jornal, ou numa revista, já nem me lembro diziam numa das características da raça pit bull, que o cão arrastava 1,900 toneladas e que ficava pendurado a morder um trapo de couro durante duas horas. Agora o Lilbull vem mostrar uma página de uma prova no Brasil em que uma cadela que ganhou trepou a parede até uma altura de 3,50m. Meus senhores vamos com calma porque estes valores correspondem, nos dois primeiros casos, a recordes, no segundo caso ao valor atingido por uma cadela que foi a melhor na prova em que ganhou dinheiro e na qual o dono investiu muito treino, não correspondem a valores médios. Para vos dar uma ideia, um atleta de cem metros normalmente faz dez segundos a percorrer a prova, estamos a falar de um atleta altamente treinado entre os melhores, quererá isto dizer então que o ser humano médio fará dez segundos nos cem metros....
kittygirl
Membro Veterano
Registado: quarta mai 26, 2004 9:24 pm

terça nov 16, 2004 9:38 pm

[quote=Odemirense]
Não se esqueçam que foi um actor da TVI que foi mordido pelo cão... 8)
Acham, que eles iriam defender o pit bull?... :roll:
Para eles pouco importa se é abatido ou não... :roll:
[/quote

La por ser um actor nao e mais que os outros!! 8) :evil:
kittygirl
Membro Veterano
Registado: quarta mai 26, 2004 9:24 pm

terça nov 16, 2004 9:43 pm

Lá por ser um actor nao é mais que os outros, nao acham?... :?
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

terça nov 16, 2004 9:47 pm

Não sei se alguém viu desde principio a entrevista ao miúdo mordido pelo Pitt no telejornal da TVI.
Eu não vi desde início, ía a passar os canais quando uma perna mordida me chamou a atenção era uma entrevista em estúdio ao miúdo, ou a TVI não adorasse remexer a *****.

Do que vi, enfim já devia estar à espera, detestei.

A Manelinha disse ao miúdo que destes cães era preciso fugir, destes e doutros porque havia mais que eram perigosos (referindo-se aos contemplados da lista).

Agora o senhor comentador Miguel, é que me surpreendeu pelos seus comentários, quando pensava que iria dizer algo inteligente eis que se sai com uma série de frases infelizes:
Cães de ataque (potencialmente perigosos) deviam ser proibidos porque são mais perigosos que uma arma.
As pessoas que ele conheceu que tem cães destes, referindo-se aos da lista, são pessoas desiquilibradas.
arval_13
Membro Júnior
Registado: terça out 28, 2003 10:11 am
Localização: Luna, Serra da Estrela e Balzac, Rafeiro do Alentejo

terça nov 16, 2004 10:13 pm

É uma luta inglória, embora também um incentivo a não baixarmos os braços.
Enquanto figuras públicas de destaque, supostamente bem informadas, defenderem posições destas, como se pode mudar mentalidades e fazer as pessoas perceberem que o problema não está nos animais mas sim nos donos?!

Fikem bem

Alexandra
Arakinha
Membro
Registado: segunda mai 12, 2003 11:56 pm

terça nov 16, 2004 11:45 pm

O que eu continuo a achar incrivel é continuarmos a querer passar a responsabilidade para o animal dando-lhe particularidades humanas e racionais e aos seres racionais nós abste-los das mesmas, ou seja, o cão não se pode defender porque é uma criança e a criança pode agir como um animal....sim dói ler isto não doi? Mas olhemos bem á nossa volta.....os cães são mais educados que a maioria das crianças
Vera
CMNogueira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:30 pm
Contacto:

quarta nov 17, 2004 1:16 am

Viva,

Os comentarios, enquanto entrevistadora, da Sra. Manuela Moura Guedes a par dos comentarios do comentador Sr. Miguel Sousa Tavares, são lamentaveis e perigosos. Lamentaveis, por não se esperar de pessoas mediaticas (com a responsabilidade inerente) e com um susposto nivel cultural, aderirem a opiniões banais, diria mesmo, ao nivel da chamada conversa da treta. Perigosos, porque influenciam negativamente a opinião publica, criando fobias nas pessoas em relação a cães ou pelo menos a determinado "tipo" de cães, bem como rotulando os seus donos de pessoas desequilibradas.

Para estes srs e para outros que indirectamente contribuiram e contribuem para o formar destas opiniões a minha "primeira" resposta será apresentada amanhã, não com textos de indignação e lamurias, mas com as constatação de factos, através de iniciativas praticas. Penso que irão gostar de saber.

Obrigado.
Responder

Voltar para “Cães”