O Oscar precisa de ajuda

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

segunda nov 15, 2004 6:24 pm

Faço minhas as palavras da Nynf.

O resumo deste tópico parece-me ser: existe um cão a precisar de ajuda, existem pessoas que decidiram ajudar, e que só pediram um local temporário para o cão poder continuar o tratamento durante as obras do canil. Mais nada!

Pode-se concordar, ou discordar. Mas não, "mandar" nas atitudes dos outros. Nem julgar da racionalidade dos outros. Conhecem a história "Atire a 1ª pedra..."? Pois!!!
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda nov 15, 2004 7:07 pm

Cara Nynf,
Costumo concordar contigo na maioria das tuas intervenções, mas desta vez não estamos de acordo.
Ninguém aqui está a decidir nada por ninguém, só estamos a dizer o que pensamos desta e de outras situações como esta. Quem quer 'ajudar' o Oscar pelos seus meios está à vontade e não é por eu pensar de maneira diferente que essas pessoas vão deixar de fazer o que estão dipostas a fazer.
Agora fico novamente na minha de que não devemos dar uma opinião ou dizer o que pensamos mesmo quando isso não nos é pedido. Este tópico está num forum público e o que quer que aqui seja colocado pode ser alvo de críticas opiniões ou o que quer que seja!
Da mesma forma que me manifesto contra mensagens de pedidos de apoio para cruzas irresponsáveis, para pedidos de ajuda veterinária, etc., posso manifestar-me contra pedidos de ajuda deste genero. Se sempre que há um pedido de ajuda dos generos referidos tivessemos de ficar calados, a não ser que fosse para ajudar, então acho que também tu já terias deixado de escrever bastantes mensagens. O que é lá isso de "Quem não concorda não atrapalha"???? Se pusessemos isso em prática então este forum a esta hora estava cheio de anuncios de cruzas, vendas de ninhadas ou adopções de cães filhos de cadelas que "tiveram de cruzar pelo menos uma vez para serem felizes"!
Se há gente que quer dispor dos seus recursos particulares para ajudar o Oscar, estejam à vontade porque se acham que estão certas não serão decerto os meus e outros argumentos contrários que os vão demover. Aliás, com tanta gente a apoiar o Oscar e tantas mensagens de apoio não estou mesmo a ver qual é o vosso problema, porque a esta hora já deve ter pelo menos 5 casas para ficar e muitas ajudas.
Deixem lá o tópico morrer que com tantos apoiantes oo Oscar já não deve precisar de mais nada.

Cumprimentos
Paulo C.
Budgerigar
Membro Veterano
Registado: sábado set 11, 2004 1:47 pm

segunda nov 15, 2004 7:19 pm

PauloC Escreveu: ( que "palavras de incentivo" e muita garganta não faltam por cá )

Cumprimentos
Paulo C.
Caro PauloC

Essa frase não entendi, depois de tanta citação à minha mensagem, fiquei na dúvida se me era dirigida.

Mas vamos ao que mais interessa:

Desde que participo no fórum da Arca, tenho seguindo atentamente as suas intervenções, as suas e de outros membros, e penso que grande parte dessas suas intervenções são caracterizadas e pautadas pelo bom senso, no entanto mesmo que assim não fosse, eram sempre as suas opiniões e como tal, cabe a todos nós respeitá-las.
Por outro lado, também compreendo que um post ou um mail, por vezes não transmitem na verdade certos pontos de vista, que seriam bem diferentes numa conversa "in loco" pois provavelmente em muitos aspectos estamos de acordo.
Por isso peço-lhe desde já desculpa se por algum motivo este meu post for de algum modo ofensivo.

O Paulo tem referido as questões do investimento que tal situação acarreta para as Câmaras, tem referido que outros animais necessitam também eles de ajuda, enfim, o Paulo tem referido questões que são pertinentes, mas, deixe-me que lhe diga que grande parte das situações degradantes que vemos com animais abandonados deve-se apenas e só à inércia por parte das entidades competentes e com responsabilidades nesta matéria e essas entidades são as Câmaras Municipais, O CPC, o Governo, entre outros.

Se a questão monetária o preocupa então que se comece a trabalhar sériamente nesta situação, e por onde se começa ? Simples

O CPC a "obrigar" os criadores a vender as suas ninhadas devidamente chipadas com a informação do novo propriétario.

As Câmaras Municipais, nas suas Campanhas de adopção, não deixarem sair cadelas sem estar devidamente esterelizadas e com a colocação do chip.

O Governo a criar legislação que obrige os proprietarios dos animais ao pagamento dos cuidados de saúde, alimentação, alojamento, bem como, a aplicação de respectivas multas por abandono dos animais, mas multas reais, que traduzam o efeito psicológico que tal abandono produdiu no animal e que penalize a questão inerente dos problemas que o abandono possa trazer para a saúde publica.

A Ordem do Medicos Veterinários que determine que os "VET" deverão transmitir ás autoridades competentes casos que detectem de animais sem estarem devidamente identificados com chip.

Que os Veterinários Municipais não possam ter clinicas no concelho onde execercem a sua profissão.

Que as Câmaras ou as Juntas tenham pessoal, não digo especializado, mas no minimo, vocacionado para estarem nos Canis ou andarem na recolha de animais abandonados.

Infelizmente ainda se vê o "caramelo" que á noite vem com a viatura da Câmara recolher uns caezitos abandonados e quando o cães se "esperneiam" muito, lá vai um pontapé aqui, uma paulada ali, afinal de contas aquilo é carne para canhão (na ideia deles)

Quando tudo isto acontecer, talvez aí não haja tanta preocupação com questões monotárias, pois em vez de canis municipais, poderemos ter hoteis de 5 estrelas, afinal quem irá suportar todos os custos, são aqueles que até agora têm abandonado e maltratado os seus animais.

Até lá, até isto ser apenas e só um sonho, continuo a não aceitar que se faça distinção entre quem deve ou não ser ajudado, nem sequer me interessam as questões monetárias, pois as Autarquias investem milhões de euros em situações que em nada nos têm beneficiado.

Aliás, as Câmaras conseguem uma fonte de receita, que como já referi, advém do pagamento de taxas de licenciamento dos cães e mais, veja-se isto:

Eu em conjunto com um familiar, recolhemos da rua 7 cães, gastamos no ano de 2003, devido a problemas de saude, mais de 400 contos, pois dois dos cães tinham um tumor e foram operados, entre alguns exames como, TACs, Ressonâncias Magnéticas, Quimioterapia, enfim, o que é habitual.
No final do ano de 2003 resolvemos construir 3 canis com 3x3metros cada um e com 1,60 mts de altura, no terreno desse meu familiar, para que durante os periodos do cio das cadelas podessemos ter onde as colocar.

Conclusão, um fiscal camarário que por ali passava, como provavelmente tinha pouco que fazer, resolveu levantar um auto e..... 200 contos de multa, porque obrigatóriamente tinha de ter um projecto e blá blá blá, tê tê tê, ou seja se não pagasse de uma forma pagaria de outra.
Foi o agradecimento por parte da minha Câmara Municipal por ter recolhido da rua 7 animais e ter poupado alguma verba à Câmara.

Não fosse o amor que lhes tenho e no dia que fui pagar a multa, tinha-os levado e entregue aos cuidados da Câmara, afinal eram só mais 7 (de grande porte)

Portanto Caro PauloC, acredito que esteja convicto da sua razão, mas a minha opinião não se altera pois também eu estou convicto da minha razão.

Uma palavra final à SIOUX

Eu compreendo perfeitamente a sua posição, porque segundo entendi, infelizmente têm lidado bem de perto com estes casos, daí que olhe para eles com alguma distância e sangue frio (atenção que não estou a dizer que não olha para estes caso com sentimento ).

Infelizmente, por motivos profissionais, já reuni com quase todas as Câmaras Municipais e este "bichinho" do amor aos animais, leva-me por vezes a espreitar certos "canis municipais" e entendo perfeitamente aquilo que sente em relação a determinadas situações.

Uma nota de rodapé:

Como por trás de um Nick existe uma identidade, se os "caramelos" que dão umas biqueiradas nos cães quando os andam a recolher se sentirem incomodados com a minha acusação, poderão sempre solicitar a minha identificação via PM.
<strong>Paulo Santos</strong><strong> </strong>
nynf
Membro Veterano
Contacto:

segunda nov 15, 2004 7:49 pm

Paulo, sabes perfeitamente que eu até concordo com tudo o que disseste, eu própria também já o disse quase até á exaustão ;)
Contudo não posso concordar com o rumo que este tópico levou, em lido de uma acentada só mais parece uma discussão entre se o cão deve ser eutanasiado ou deve ser salvo.
Foi e é contra isso que eu me insurgi.
Já me passaram milhentos apelos pelos olhos e eu nem respondo, porque primeiro que tudo não posso ajudar, e depois não acho que "valha a pena" ajudar - é a minha filtragem, porque não se pode ir a todas...
Mas aqui o caso tomou umas porpoções que eu não entendo.
Espero ter sido clara.
Provavelmente eu não perderia tempo nem dinheiro a salvar o Oscar, mas se há quem esteja disposto a isso e quem esteja disposto a ajudar, não sou eu que vou dizer o contrário, nesses casos nem digo nada e passo á frente.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

segunda nov 15, 2004 8:11 pm

Nynf e Budgerigar,
Vamos lá a ver se eu me explico, porque se calhar posso não ter sido claro. Eu não sou contra que as pessoas (particulares) ajudem o Oscar. Se alguém quiser ficar com o Oscar em casa e mesmo gastar 1.000.000 € com ele, mesmo sabendo que isso lhe prolongaria a vida apenas por 5 minutos, está no seu direito. Não obrigo essa pessoa a gastar esse dinheiro a salvar outros cães, por mais que fossem. Aliás, com o dinheiro que eu gastei nos MEUS cães até hoje, já poderia ter ajudado muitos cães de rua, mas no meu dinheiro mando eu e faço dele o que quiser e nunca admitiria também que me dissessem o que fazer. E tal como eu assim os outros têm os mesmos direitos.
Acontece que um canil municipal não é propriamente um particular, e as escolhas de vida ou morte ou de ajudar ou não ajudar não devem depender de gostos ou decisões pessoais. Mais do que qualquer um de nós, este tipo de entidade deve colocar a racionalidade acima de tudo.
Se a a Nynf ou o Budgerigar dissessem que queriam ajudar o Oscar para ele guardar a vossa casa, eu decerto que vos ia alertar para o facto de que um Bull Terrier não é o ideal para guarda e muito menos neste estado de saúde. Mas se queriam fazê-lo...quem era eu para vos impedir?! Já no caso de um canil municipal, este tipo de argumento é estranho! Cães de guarda para adoptar não lhes faltam, e muitos saudáveis! Porquê este Bull Terrier ! Não estou a ver o canil enquanto entidade a beneficiar com isso, e pela parte que toca os cães tal entidade deveria estar preocupada em salvar ou tratar o maior número possivel de cães e não em preveligiar o cão A ou o B. Pergunto-me por isso se nesta 'escolha' não terá por base simpatias pessoais de alguém do canil....e isso é que não me parece boa politica! Se alguém lá gosta do Oscar e simpatiza com ele, então responsabilize-se PESSOALMENTE por ele! Pode pedir ajuda., mas faça-o a nível pessoal!

Bem...mas esta discussão já vai longe e o meu ponto de vista já está mais do que exposto. ´

Abraços
Paulo C.
JUMP
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2003 1:09 pm

segunda nov 15, 2004 8:15 pm

pois eu também já respondi a este tópico, em páginas anteriores.

sendo assim peço desculpas pela intervenção.....

é q o meu propósito não foi oferecer-me para ficar com o Óscar, nem de perto nem de longe.

foi apenas para uma vez mais deixar a minha opinião acerca destes tópicos, não necessáriamente o Óscar ou outro qualquer.

também concordo com o Paulo quando diz q toda a insistência só pode ter a ver com a "marca" do animal.
penso ainda q a fogosidade deste tópico tem muito a ver com as fotos q tem sido publicadas e mostram a miséria em q o animal está.
aliás se o bicho até tem tudo o que precisa, vet. med. e carinhos não vejo o q lhe falte.....para além de um fim sem mais sofrimentos.

só não entendo é como são todos tão livres de espirito para um lado e depois vem com tiradas de não atrapalhem.

se não queriam ouvir a opinião de quem cá vem, mandassem pm de uns para os outros, concerteza q entre tanto bem querer aos animaizinhos e tanta entreajuda, alguma mais racional por certo algo surgiria, assim poupavam-se ás opiniões empecilhas.
Miau
Membro Veterano
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

segunda nov 15, 2004 10:42 pm

PauloC Escreveu: Porquê este Bull Terrier ! Não estou a ver o canil enquanto entidade a beneficiar com isso
Por trás de um canil estão pessoas com sentimentos e aqui ninguem pensou nisso. Há animais que são especiais, que chamam mais a atenção, que marcam. Quem trabalha ou trabalhou em canis, ou conhece quem o faz, sabe do que estou a falar. São pessoas que passam uma vida com estes animais, que sentem o sofrimento destes. São humanos!

Aqui quem está preocupado com a raça são voces. No canil isso era tão importante que nem souberam dizer a raça certa deste cão! Os responsáveis quando pediram ajuda foi para o Oscar, não para o Bull terrier.
JUMP Escreveu:
aliás se o bicho até tem tudo o que precisa, vet. med. e carinhos não vejo o q lhe falte.....
Falta ao "bicho" um local seco para recuperar. Já alguma vez foi a um canil? Se não estivessem concentrados em criticar tinham lido o que era pedido directamente!

Estou muito triste com o desfecho deste tópico e sinceramente já estou arrependida de ter divulgado este apelo.
Vanadis
Membro Veterano
Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm

terça nov 16, 2004 12:24 am

Miau, sendo isto um fórum é natural que existam as mais diversas opiniões. Pessoalmente acho que não tem nada de se arrepender, porque afinal conseguiu divulgar o apelo, certo? ;) E, independentemente da opinião de cada um aqui, estou certa que todos pensam no Óscar e no que é melhor para ele. Simplesmente há desacordo quanto ao que é melhor, o que seria de esperar.

Como o que está em causa é que o Óscar vai ser adoptado e tratado, como quem está responsável por ele tomou a si essa responsabilidade por achar que era o melhor para um bichinho que já sofreu tanto, não serão as opiniões contrárias que alterarão o rumo das coisas. Se o bichinho ainda tem mesmo uma hipótese de ser feliz, espero que o seja.

Tem direito à sua opinião e à sua visão das coisas, seja ela qual for. É louvável ver como se preocupa e como quer que o bichinho tenha um desfecho feliz. Mas os restantes foristas também sentem assim, simplesmente não estão de acordo qto ao que será "ser feliz" para o Óscar. Tem de concordar que é uma situação difícil.
Mas, repito, espero que o bichinho possa ser feliz.
Ines2002
Membro
Registado: quinta abr 25, 2002 8:05 pm

terça nov 16, 2004 12:54 am

Boas!

Confesso que ñ tive paciência para ler todos os tópicos colocados (pelo menos as últimas páginas) por isso ñ faço ideia se alguém já disse algo parecido: ñ me parece que o canil onde o Óscar se encontra seja uma boa casa para ele, um cão com Demodex nunca fica completamente curado, está sempre em risco de ter recidivas e para evitá-las é necessário que o cão se mantenha num estado de sáude perfeito acompanhado de tratamentos regulares e ambiente impec!! Um canil municipal nunca conseguirá estas condições, por muito boa vontade que haja, é só pensar no número de cães com variadas doenças que por lá passam diariamente...já para ñ falar das instalações e higiene. Por isso acho que o primeiro passo é retirá-lo do canil e arranjar-lhe uma casa nova.

Se há tanta gente disponível para ajudar o Óscar, haverá concerteza quem o queira adoptar e dar-lhe finalmente uma vida digna, claro que a manutenção será mais elevada, mas penso que nesse aspecto já estarão esclarecidos...

Apesar da fotografia me ter impressionado (sem querer desdramatizar), o cão tem um problema de pele complicado, é natural que o seu estado exterior ñ seja agradável, mas daí a pensar em abatê-lo?? (penso que essa hipótese só será plausível se o animal tiver também Leishmaniose). Quando há tratamento e gente disponível para ajudar...Nunca é tarde de mais. Conheço vários cães com demodex que levaram os donos quase ao desespero, mas hoje em dia estão muito bem e fazem uma vida completamente normal.

Força para quem está a ajudar o Óscar e se souberem o resultado das análises para Leishmaniose, pff avisem.

Cumprimentos,
Inês C
JUMP
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2003 1:09 pm

terça nov 16, 2004 9:34 am

Miau Escreveu:
JUMP Escreveu:
aliás se o bicho até tem tudo o que precisa, vet. med. e carinhos não vejo o q lhe falte.....
Falta ao "bicho" um local seco para recuperar. Já alguma vez foi a um canil? Se não estivessem concentrados em criticar tinham lido o que era pedido directamente!

Estou muito triste com o desfecho deste tópico e sinceramente já estou arrependida de ter divulgado este apelo.
na minha frase q gentilmente citou falta um bocado....
sei bem o que "há" num canil, e por detrás do canil e ainda nos animais doentes e estropiados com que me cruzo todos os dias pelas ruas.

e ainda também a si se aplica a vontade de criticar, pois se concentrado somente a ler o que eu escrevi tinha percebido o alcance.

acho que não deve ficar triste, até porque o tópico não teve nem terá nenhum desfecho, como lhe chama,independentemente do q aconteça ao Óscar, o mais importante deste tópico prevalecerá, a discussão.
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

terça nov 16, 2004 9:46 am

Olá

...concluíndo, como em certos canis há cães mais cães que outros, como o raio do bicho não vai encontrar um lugar seco para ser tratado, podiam começar por aí, ou seja financiar uma ala ou uma boxe adaptada a estes casos, assim só me vem à cabeça estas palavras ...
..." Morra Dantas!
Morrra!!!
PIM!!!"

Independentemente do "PIM!!", acho piada com gente que fica melindrada, quando, gente mais lúcida, lhes mostra a evidência das soluções mais correctas, sabem que não têm puto de razão, sabem que o óbvio , o mais certo, o mais correcto é ir noutra direcção, mas não... Pim, também para vocês.
Um abra&ccedil;o
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

terça nov 16, 2004 10:01 am

Bom dia

O pecado do Oscar foi ter nascido Bull terrier, ou melhor ter nascido de raça, pq se fosse rafeiro o sofrimento dele já teria provavelmente acabado.

Não me venham cm tretas de que não sabiam a raça e blá blá, sabiam o essencial que era um cão de raça fora do comum e até podia ser na ignorancia deles um Pit Bull o cãozinho da moda e seria excelente para o canil ter um cão de guarda dessa "marca" mas é Bull Terrier, mm que tenha Demodex, Leishmaniose, fique cego, surdo etc o que interessa é que querem recuperar o que não tem recuperação possivel mm que essa recuperação prolongue uma vida infeliz o que interessa mesmo é que a vossa consciencia fique bem e qto a isso batatas.

O Carlos qdo comprou o Oscar tinha grandes planos para ele e no entanto a M***** de vida que lhe deu alcançou o resultados que todos nós já sabemos mas qto isso batatas tb.

A JUMP disse algo importantissimo que é com tanta ajuda que tem neste momento o Oscar não entendo o pq de tanta "palha" e pq é que o pobre bicho ainda está num canil mas enfim isso deixo para as salvadoras da infelicidade do Oscar.

No dia em que eu achar que o meu instinto está errado (atenção que não falo de intuição feminina que tb é uma bela trampa) deixarei de fazer seja o que for mas até hj o meu instinto tem-me dado provas concretas que ainda posso confiar nele e mais uma vez digo que LAMENTO PROFUNDAMENTE pelo Oscar que até teve direito a caixa de e-mail criada pelo dono e hj é um "farrapo".
Última edição por Siioux em terça nov 16, 2004 11:20 am, editado 2 vezes no total.
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
amrm
Membro Júnior
Registado: quarta mai 12, 2004 1:02 pm

terça nov 16, 2004 10:09 am

Quando chegar a vossa vez cá estaremos para julgar a vossa situaçao com os nossos conhecimentos médidos adquiridos ao longo de anos de vida, tal como os vossos de veterinaria adquiridos por exp..... ( veterinaria dermatologica )
Talvez um dia eu vá a Sta Maria tirar uma foto de um de voces num quarto de infecto contagiosos, colocar num forum, e assim os utilizadores desse forum decidam o que é melhor para voces ;)
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

terça nov 16, 2004 10:15 am

amrm Escreveu: Quando chegar a vossa vez cá estaremos para julgar a vossa situaçao com os nossos conhecimentos médidos adquiridos ao longo de anos de vida, tal como os vossos de veterinaria adquiridos por exp..... ( veterinaria dermatologica )
Talvez um dia eu vá a Sta Maria tirar uma foto de um de voces num quarto de infecto contagiosos, colocar num forum, e assim os utilizadores desse forum decidam o que é melhor para voces ;)

Já agora aproveita e imagina o que seria viveres com feridas tipo frieiras espalhadas ao longo do corpo e viveres sem os meios necessarios para a cura. Ou então aproveita e pensa que para além das frieiras espalhadas pelo teu corpo tinhas tm um cancro e que a tua recuperação nunca seria total pq não terias defesas no organismo. Se conseguires imaginar isto tudo diz.me se achas que viverias feliz.
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

terça nov 16, 2004 10:17 am

Olá

Pensava que era no Curry Cabral.

Você é dos tais que berram bem alto: "Temei e usai sempre cerolas".
Tenha dó.
Um abra&ccedil;o
Responder

Voltar para “Cães”