Dogo argentino

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Nebulosa
Membro Veterano
Mensagens: 324
Registado: terça set 14, 2004 12:01 am

quarta nov 17, 2004 12:12 am

melisaa Escreveu:
CindelP Escreveu:
Gatujoba Escreveu: O cão é lindo. Eu conheço um mas este ainda é mais lindo.
Mas... cães todos cheios de sangue? é natural? matam javalis, veados, etc. tudo grande. E cães também; e depois admiram-se das lutas. O que é a mais o cão que o veado para ser morto por um cão destes? São ciganos? são garotos? Não. Nas fotos vi homens adultos que matam qualquer animal, de qualquer forma e que gostam de sangue, que daí tiram prazer. E não me venham com coisas da caça, que é para comer, que é só ali. Tretas. Qualquer psiquiatra explica bem este fenómeno. Nunca esperei ver um tópico destes, defendido deste modo aqui no fórum dos cães. Boa noite e continuem. É assim o mundo em que vivemos!
Então veja lá mais umas fotos ...

Não percebe? Tente perceber ... não quer? É violento? É barbaro? A porta sempre foi serventia da casa ...

Imagem

Imagem

Imagem

E alguns morrem? Morrem sim senhor ..

Imagem
´

Isto bonito??? :o ONDE????
Não vejo problema no tipo de caça que esses homens estão fazendo, eles tem autorização para isso já que os javalis arrazam com as fazendas do pessoal que mora lá, logo esse pessoal vem para se divertir com a caça de animais que já estam fadados a morrer por armadilhas ou envenenados pelos donos das terras, as cenas podem ter sangue, mas não vejo nada de horrivel aí, javalis são um perigo até mesmo para as familias que moram lá, inclusive já ouve obitos causados por ataques de javalis que são animais extremamente hostis, logo os donos das terras para se livrarem desse problema eles permite que os caçadores entrem nas fazendas especialmente para isso.
Acho que esses javalis sofrem muito menos sendo mortos por caes do que sendo mortos por armadilhas ou envenenamento, tirando que uma bom churrasco de javali é uma delicia, com limãosinho então..... ou a carne da caça vira churrasco ou então é comercializada.
Vanadis
Membro Veterano
Mensagens: 784
Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm
Localização: piris, cães

quarta nov 17, 2004 1:31 am

Bem, para ser sincera também fiquei chocada com as fotos das caçadas. Chocada no sentido "sensível", ;) . Sou das tais pessoas que quanto menos sangue vir, melhor, ;) :oops:. Por isso não ia conseguir dizer que achei as imagens bonitas...entendo que quem vê o mundo por outra janela consiga encontrar beleza nas imagens, mas eu não, ;) .

Também sou sincera qto à caça: não gosto de ver, não gosto de saber. Mas também não critico. Sei muito bem o que a casa gasta, quer dizer, o que é que me põe a carne no prato. De javali até nem gosto muito... ;) :lol: :lol:. E, mesmo as caçadas perpetradas pela fauna selvagem me chocam! :oops: :oops: :oops:

Mas outra coisa digo, gosto dos Dogos. Lindos animais, possantes, com kms e kms de língua!! :D

E gostei da baba que corre neste tópico: a baba de todos os donos babados, ;) .

Qto ao facto de as pessoas serem umas troca-tintas...bem, eu nunca vi um pitt ao vivo, :oops: , por isso não sei se o iria distinguir de um dogo...mas um dálmata sem pintas é que não, :lol: :lol: :lol: . Há que pensar que quem não lida com determinadas raças ou não está habituado a distingui-las pode ter alguma dificuldade em fazer a separação das coisas. E com tanta misturada que há por aí...nem todos são experts, nem todos conseguem ver o que é óbvio para outros, ;).
Vanadis
Membro Veterano
Mensagens: 784
Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm
Localização: piris, cães

quarta nov 17, 2004 2:04 am

Dei comigo a lembrar-me da piada que achei ao Caroucho quando este começou a deixar-nos coelhos e galinhas à porta de casa...(os vizinhos é que não devem ter achado piadinha nenhuma :oops: )oops)... e isso não me chocou mesmo nada, certo? E, para ser sincera, dou comigo a pensar no orgulho que senti do bicho e na pena de não o ter visto a caçar...no entanto, não consigo evitar sentir choque quando vejo imagens de uma caçada que, no fundo, tem a mesma essência (também tem muito mais perigo e sangue envolvidos...).

Com isto quero dizer que as imagens da caça chocam-me apenas pela imagem em si, não pelo que ela representa. E que consigo entender o orgulho que um dono sente no seu cão quando este cumpre a tarefa que lhe é inata. ;) ;)
O que me chocou verdadeiramente, não só pela imagem, mas pelo que ela representa, foram as imagens dos pittbull (muito) maltratados no video do tópico "cães ferozes, chamada de atenção".

Ps- com o que li aqui sobre os dogos e os pits, e com ajudinha de imagens para comparação, acho que já estou "capacitada" para distinguir um do outro...realmente, não tem muito que saber... :oops: :oops: :oops: Mas é preciso que se saiba qual é a diferença, ;). Troca tintas hão-de existir sempre, alguns bem intencionados. ;) :D
FBC
Membro Veterano
Mensagens: 683
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am
Localização: Muitos

quarta nov 17, 2004 3:46 am

Caro Baggio
estamos entendidos. Ataquei-o porque me pareceu, nas suas palavras, um ataque ao Pitt. Eu também não gosto que confundam as duas raças, mas acho mal os adeptos de certas raças "potencialmente perigosas" dizerem que a deles não é má, mas a outra é isto e aquilo... compreendo que não tenha sido a sua intenção.
Quanto à ética na caça defendo que, do ponto de vista das leis naturais, a caça sem armas de fogo é a mais justa que se pode fazer, mas atenção, não tenho nada contra a caça com arma. O que choca as pessoas é o sangue e o tamanho do animal, se for um coelho que leva um tiro ou é apanhado por um cão, já não choca tanto, mas de um ponto de vista racional é a mesma coisa.

Caro Dogo
em certos paises da europa tambem se pratica a caça ao javali à faca e com cães de presa, mas é pouco visível porque tem muito poucos adeptos. Na Espanha este tipo de caça chama-se Ronda e é uma forma de caça muito antiga e tradicional. Os espanhóis usam geralmente o Alano que é muito parecido com o Dogo e um dos seus antecessores, aliás o Dogo foi “reconstruído” á imagem do Alano.
Na França e em Itália tambem há uns adeptos deste tipo de caça e usam quase exclusivamente Dogos. Li uma entrevista ao presidente do Clube Francês do Dogue Argentino em que ele afirmava que o clube estava a tentar introduzir testes que avaliassem a capacidade para a caça para os Dogos reprodutores, o que eu acho uma óptima ideia e penso que em Portugal se deveria fazer o mesmo. Não acho necessário que todos os donos de Dogos os ponham a caçar, mas penso que os reprodutores devem dar provas que são bons cães de caça (mesmo que não costumem caçar no dia a dia), caso contrário a raça vai-se perdendo com o tempo como tem acontecido com outras que em relação ao tipo original só conservam o nome.



Quanto aos Podengos são optimos cães de caça maior, são cães de levante e corço (umas autenticas máquinas) neste aspecto são melhores que os Dogos, mas claro, não são cães de presa.

Quanto às mortes nos agarres, os cães que mais morrem são os Podengos porque são muito corajosos, mas falta-lhes força e habilidade para o agarre (mordem em qualquer lado) por isso é que se usam Dogos nas matilhas, porque os Dogos agarram na cabeça e impedem que o javali mate os outros cães. Os cães de presa geralmente sofrem os acidentes quando são novos porque são corajosos mas falta-lhes experiencia. Com o tempo os cães de presa aprendem muito bem a lutar e geralmente agarram sempre em sítios onde imobiliza facilmente a presa (nariz e focinho)!
FAbarm
Membro Veterano
Mensagens: 1348
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

quarta nov 17, 2004 4:23 am

Dogo Escreveu: Susana(Tomi), tem toda a razão no que diz, os Podengos são especialistas na caça menor mas em Portugal são "pau para toda a obra"
e só quem já os viu a caçar nas montarias é que lhes pode atribuir o devido valor pois se os Dogos são bons no que fazem, os podengos revelam-se ainda melhores pois na maior parte das vezes alem de pôr a caça ao descoberto são eles os primeiros a abocanhar o "porco".....SÃO UNS VALENTES!!!
De facto os Podengos são uns valentes, contudo não são apenas especialistas em caça menor, como referiu.

O Podengo divide-se em 3 tamanhos e o Grande (embora quase extinto) era utilizado sobretudo na caça maior.
Dogo Escreveu:Conheço matilheiros que já desistiram dos Dogos pois durante as montarias passavam mais tempo a lutar entre eles do que propriamente a desempenhar a função para a qual foram criados.
Desistiram e bem porque efectivamente o DOGO não é um cão se se possa adaptar a batidas. Sendo um cão de presa e um ponteiro, faz todo o sentido ser ele a rematar com a ajuda do matilheiro, o porco.

Em Espanha as matilhas são bastante homogeneas e constituidas na sua maioria de cães resultantes do cruzamento de Podengo com Alano.

A leitura que faço da caça grossa em Portugal, leva-me a concluir que se devem procurar cães com muita resistencia, cuja função principal seja levantar a caça de forma a da-la à linha e com alguma coragem para conseguirem agarrar algum porco ferido.
Devo tambem acrescentar, que apesar de caçador não sou praticante de caça grossa, por julgar não haver em Portugal grande interacção entre cão e caçador e logo ser para mim factor de desinteresse.

Cumprimentos e boas caçadas

Tiago
A forma é a imagem plástica da função
FAbarm
Membro Veterano
Mensagens: 1348
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

quarta nov 17, 2004 4:38 am

CindelP Escreveu: Imagem
Peguei nesta imagem, porque é esta faceta no Dogo que mais me impressiona e que julgo a muitos escapar.

O DOGO é um cão que depois de uma "luta" e caso esteja ferido, terá que se deixar tratar pelo dono, sem ajuda de anestesias ou equivalentes que atenuem a dor, pois a maior parte das vezes o tempo urge e a ssistencia é feita no campo.
Ora isto é para mim a maior prova de lealdade e confiança que um dono pode ter e deve estar presente em todo aquele que se diz ser DOGO.

Cumprimentos

Tiago
A forma é a imagem plástica da função
caotropheus
Membro Veterano
Mensagens: 342
Registado: domingo jan 19, 2003 7:31 am
Localização: rafeira puríssima, peixes, agapornis

quarta nov 17, 2004 8:50 am

Pessoal

Gostaria de fazer aqui uma observação para os menos atentos que vai dar reforço ao comportamento do Dogo Argentino. A caça grossa não é uma caracteristica exclusiva ao Dogo Argentino, mas também de todos os molossos espalhados por esse mundo fora. Não há duvida que o dogo argentido é um cão morfológicamente lindo, mas foi desenvolvido não para ser lindo, mas sim pelas suas características de trabalho. Nós temos os nossos "dogo argentino" que também é usado em caça grossa do javali que é o Fila de S. MIguel. Não tão corpolento como o Dogo Argentino, mas igualmente tenáz e ágil. Também se usa, menos frequentemente o Serra da Estrela. Aliás, este tipo de caça grossa é feito em todo o mundo com os molossos locais. Em tempos históricos em Portugal este tipo de caça era feito com o alano Ibérico (morfologicamente e comportamento preservado no alano espanhol), agora existente apenas em Espanha, denominado como Alano Español, e essa caça estendia-se inclusivé a ursos. O fila de S. Miguel é já um parente distante do alano Ibérico, mas as caracteristicas destes ultimos cães estão presenvadas também no fila da terceira quuase extinto, mas ainda presente na Ilha dos Açores, Terceira. Como curiosidade, tanto o alano espanhol como o fila da terceira eram (o alano ainda é) usado para trabalhar com gado e derrubar e imobilizar com estragulamento touros de raça brava enquanto o vaqueiro tratava do touro. No final to tratamento, após ordem do vaqueiro, o cão largava o touro. Agora imaginem o valor que estes cães não teriam para os próprios donos e agora estão quase extintos.

Deliciem-se com estas imagens e os links, mas é proibido babarem-se.

Imagem

caça grossa com alano espanhol (aliás ibérico :lol: )

Fila da terceira

Imagem

Imagem

http://spanish-alano.com/sp0.htm

http://www.molosserdogs.com
Moca32
Membro Veterano
Mensagens: 1026
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

quarta nov 17, 2004 9:43 am

Por acaso este fila está com muito bom aspecto, digo isto porque ainda não faz muito tempo vi uma foto que não beneficiava em nada a qualidade da raça.

E é um excelente cão de guarda, falo isto baseado na experiência de um amigo que tem uma cadela desta raça e tambem um Dogo Argentino. :)
Tomi
Membro Veterano
Mensagens: 896
Registado: quinta mar 13, 2003 3:15 pm
Localização: cão-Boxer, coelho anão

quarta nov 17, 2004 9:51 am

Até se compreende que existam pessoas que não gostem de caça e muito menos de ver estas fotografias.

Mas se pensarmos nas coisas que se fazem nos matadouros, em alguns canis e mesmo nas touradas, a caça não tem nada de horrivel nem de chocante.


Choca-me muito mais ver um touro ser espetado vezes sem conta, por um tipo todo engravatadinho em cima dum cavalo e que se acha o maior,(o maior ali é o touro)e o que animal sofre com os ferros espetados no lombo e o que sofre quando lhos arrancam a sanque frio, isso SIM É CHOCANTE choca-me muito mais as coisas que se fazem nos matadouros, a forma como os animais são tratados enquanto esperam (em panico, parece que eles sabem o que lhes espera) uqe a morte chegue.

Não falo por imaginação, mas falo porque já vi, já lá estive e pensei que estavamos mesmo num pais de 3 ou 4 mundo. Isso sim é chocante.

E tambem me choca muito mais ver um "porco" morrer preso numa armadilha, isso sim é cobardia, isso causa um sofrimento muito maior ao animal, porque caçador que se prese tenta minimizar o tempo em que animal sofre.


Susana
baggio
Membro
Mensagens: 102
Registado: quinta mai 13, 2004 3:46 pm

quarta nov 17, 2004 10:35 am

FallenAngel Escreveu: Caro Bagio

Parece-me que não leu o que escrevi, mas sem querer parecer agressivo, não é essa a minha intensão, vou tentar simplificar.
Acho muito bem que queira dar a conhecer o dogo argentino ao público, acho muito bem que queira que quando uma pessoa veja um simpático canito destes na rua o reconheça como dogo argentino e não o confunda com mais nada, sou todo a favor disso, mas para isso não precisa de denegrir ou falar de outra raça ,que como as suas palavras mostram nada conhece ou sabe, não é por conhecer um ou dois exemplares de uma raça, que conhece a raça em si, não é por conhecer um ou dois criadores da raça (e como há pessoas que se designam criadoras e nem sabem o que isso é) que pode concluir sobre o trabalho feito por uma raça. Talvez seja por isso que o Tiago tenha dito que o mundo de alguns acaba ao virarda esquina. Não sei se sabe mas o American Pit Bull Terrier existe há muito tempo, há bem mais tempo que o dogo argentino, é um cão que é mais conhecido pelas lutas de cães, mas é muito redutor dizer que este cão apenas faz isso, sabe que no mundo há criadores que fazem um trabalho excelente com o Pit Bull, continuando a usar uma das suas funções como forma de seleção, e não estou a falar das rinhas, estou a falar da caça grossa, e fazem um trabalho excelente, outros abraçaram com enorme sucesso determinadas modalidades de trabalho para continuar a selecionar os seus Pits como cães atléticos e equilibrados. Vem com a conversa que não é raça porque a FCI não o reconhece, e o seu mundo volta a ser outra vez limitado pela esquina mais próxima, sabe o que é o UKC, se calhar a entidade que mais eventos cinófilos tanto de beleza como de trabalho organiza nos EUA, reconheceu e mantem registos do APBT desde 1898, e a mais conhecida e provávelmente a com mais força entre os verdadeiros criadores da raça a ADBA que é criada 1908, exclusivamente para manter registo e trabalhar para a raça APBT, sendo que a ADBA tem delegações a trabalhar espalhadas pelo mundo. Como vê a FCI não representa tudo na cinofilia, e pensar que uma raça, só é raça depois de ser reconhecida pela FCI é viver num mundo pequeno, visto muitas raças depois de reconhecidas pela FCI acabaram por se estragar. Mais uma vez volto a frisar que não é minha intensão ser rude consigo Baggio mas entristece-me que para tentarem elevar uma raça tentem por outra abaixo. E só para concluir, se o seu olho treinado lhe permite ver muitas diferenças entre o Pit e o dogo, quero lhe dizer que o meu também mas tenho o bom senso de saber que para um leigo, para a pessoa comum, aquela pessoa para quem certos pormenores passam despercebidos, é muito aceitável que esta pessoa confunda o dogo com o Pit, aliás não sei se sabe que a maioria das pessoas gosta de cães grandes, e a ideia que as pessoas têm do Pit é tão errada que há idiotas que para puxar o tamanho nas suas ninhadas de Pits cruzaram as suas cadelas com dogos argentinos, isto aconteceu muito em espanha acontece cá, só que depois os supostos pits além de apresentarem um tamanho excessivo, apresentam outras características que não pertencem ao Pit, mas como infelizmente não vivemos num mundo em que a maioria das pessoas são experts em cães isto vai passando....
Amigo FallenAngel, realmente começo a estar farto destas picardias, que nada dignificam este forum, como tal da minha parte, esta será a minha última mensagem relativamente a este assunto. Vou-vos, a si e ao Tiago, deixar levar a "taça" pois ainda quero que um dia, talvez, me ensinem alguma coisa sobre cães. Quero no entanto tornar a frizar que, estão a escrever para um forum e nem todas as pessoas conhecem o Mundo Cinófilo como vocês, daí que a utilização de siglas relativamente a organizações, poderá induzir alguns leitores que vc percebe alguma coisa de cães, não duvido que perceba, mas certamente seriam mais interessante de explicar a todos os foristas o que significam as siglas e as organizações que estão por detrás das mesmas, ou será que dá muito trabalho em procurar esta informação na Internet?!! :roll:
FallenAngel o uso daquelas siglas não o elevam de todo a um conhecedor do Mundo canino nem do que por aí se faz, até porque esse tipo de informação é bem fácil de adquirir na Internet, difícil será certamente explicar tudo aquilo tim por tim...


E pegando na sua última mensagem, gostaria de explicasse a todos os foristas porque razão a FCI não reconhece o Pitbull como raça, será que sabe, procure bem FallenAngel porque a resposta poderá estar na sua própria mensagem, em cima citada.

há idiotas que para puxar o tamanho nas suas ninhadas de Pits cruzaram as suas cadelas com dogos argentinos, isto aconteceu muito em espanha acontece cá, só que depois os supostos pits além de apresentarem um tamanho excessivo, apresentam outras características que não pertencem ao Pit
Será que isto revela o trabalho sério dos criadores de Pitbulls que tanto defende, bem sei FallenAngel que não podemos por todos no mesmo saco, mas afinal não me estará a dar alguma razão?


Só não entendeu por que não quiz FallenAngel, não denegri o Pitbull volte a reler a minha mensagem e vai perceber que até digo que gosto dessa raça. Agora irei continuar a defender a minha ou qualquer raça que seja confundida com outra e que por sua vez esteja incluida no roll de raças potencialmente perigosas, como lhes chamam, e ainda que refira que os leigos na matéria são aqueles que mais confundem estas duas raças, é precismante aí que deve ser feito um bom trabalho de distinção. Pois concerteza na rua a cada "Esquina", no final do meu Mundinho, não irei certamente encontrar um FallenAngel ou um Tiago.


Não percebo porque ficou tão ofendido por eu ter dito que o Pitbull não é raça perante a FCI , isso é denegrir a imagem dum Pitbull ? Ou será apenas uma informação verdadeira a dar a conhecer aos foristas?


Bom não tenho mais nada a dizer sobre este assunto e vou-me deixar de picardias com isto, não nos leva a lado nenhum, até porque certamente em outros temos estaremos do mesmo lado.


Abraço a todos sem excepção.

Baggio
FBC
Membro Veterano
Mensagens: 683
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am
Localização: Muitos

quarta nov 17, 2004 11:47 am

Desistiram e bem porque efectivamente o DOGO não é um cão se se possa adaptar a batidas. Sendo um cão de presa e um ponteiro, faz todo o sentido ser ele a rematar com a ajuda do matilheiro, o porco.
Aqui não concordo, o Dogo, tal como o Alano têm dois tipos de funções: uma é a caça de javalis à faca, outra é o apoio aos cães de levante e corso (geralmente podengos) nos agarres que ocorrem nas montarias. Os cães de agarre não são, nem nunca devem ser o essencial na matilha, apenas servem como cães de recurso durante os agarres. Numa matilha contituida por cães médios (podengos cruzados com mastins ou Dogos) os Dogos podem ser dispensaveis mas numa matilha de podengos é essencial ter alguns verdadeiros cães de presa, mas não muitos.
O dogo não é um punteiro, geralmente caça entre os punteiros e o matilheiro, mas é muito rapido e agil, o que faz com que chegue rápido aos agarres e salve muitos podengos. A outra grande vantagem do dogo é ser branco.
Em espanha usam-se para cães de agarre alanos, dogos ou mastins ligeiros e tambem se usam muito as matilhas constituidas só por cães intermedios (podengos cruzados), mas neste caso os cruzamentos são podengo com mastim (conhecidos por Valduezas) ou podengos com dogo e não podengo com alano, pois os espanhois são muito adeptos dos cães brancos, razão pela qual não usam muito o alano para cruzamentos.
Concluindo tanto o dogo como o alano são cães de caça à faca por natureza, mas dão optimos resultados nas montarias desde que em pequeno numero.
Quanto aos cães de raças portuguesas que se usam nas montarias, principalmente rafeiros alantejanos e filas de são miguel e por vezes um ou outro serra ou castro laboreiro, também são bons cães para dar apoio nos agarres tanto puros como cruzados com podengos, mas se for para caçar javalis à faca (como na argentina), já não são muito bons porque não são cães de presa puros
Moca32
Membro Veterano
Mensagens: 1026
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

quarta nov 17, 2004 12:06 pm

Bem, isto é das tais coisas, nã se pode generalizar, caso contrário comete-se um grave erro.

Criadores de pitts que metem pelo meio nas cruzas Dogos devem existir vários e depois claro, sobem o preço de venda, dizendo que têm os maiores pitts e tal, mas esses individuos não são criadores, são fabricantes, não respeitam apuramentos de raça nem tão pouco a puresza de sangue, só conta a "guita". :(

Depois claro, como os pitts não são reconhecidos pelo FCI, como se costuma dizer, "vale tudo menos arrancar olhos", daí as cruzas com Dogos entre outros.

Seja como for, felizmente existem criadores com "C", esse sim, mantêm as caracteristicas da raça sem vigarisses. :)
baggio
Membro
Mensagens: 102
Registado: quinta mai 13, 2004 3:46 pm

quarta nov 17, 2004 12:25 pm

"EM CONVERSA COM MIGUEL DE SOUZA TAVARES"


Caros Foristas viram ontem a reportagem que deu acerca das raças perigosas?
Dei por mim a assitir ao Miguel Souza Tavares a dizer deliberadamente que estes tipo de cães como o Pitbull e o Doberman que fazem parte dos cães considerados perigosos, deviam ser proibidos, engraçado, será que o Doberman faz parte da lista de cães potêncialmente perigosos? só rir :lol:


Depois dei com ele a dizer que não compreende como é que é possível dar posse de arma a uma pessoa e não ser dificil uma pessoa adquirir um cão destes que pode ser usado com uma arma, conluindo com esta observação que os cães de ataque deviam ser proibidos, só rir, mas afinal como é que permitem uma pessoa destas falar sobre um tema que desconhece.


Sr. Miguel Souza Tavares , o que é para si um cão de ATAQUE? Será que o Pitbull e por exemplo os Dogos são cães de ataque? Não me parece, ou será que quiz dizer que , deveria ser proibido a utilização de QUALQUER cão para os fins que refere....ATAQUE?

Se quizer posso-lhe apresentar vários labradores ensinados a morder à ordem, estará esta raça incluida nos seus cães de ATAQUE, é que não me parece que faça parte da lista negra? É que do seu ponto de vista tb estes labradores deveriam ser proibidos, fará alguma lógica aquilo que disse?


Meu caro senho Miguel de Souza Tavares, não existem cães de ATAQUE, existem cães agressivos de enumeras raças e até algumas não fazem parte da famosa lista negra, uns com instinto natural de agressividade e outros treinados para esse efeito.


O Doberman Sr. Miguel de Souza Tavares, não está incluido como raça potencialmente perigosa como referiu ontem no seu comentário. Informe-se e depois fale.


Os seus cães de ATAQUE Sr. Miguel de Souza Tavares não deviam ser proibidos, deveriam era ser criadas condições e leis decentes que autorizassem as pessoas a adquirir qualquer tipo de raça, e no caso dos seus CÃES DE ATAQUE, e neste caso específico, deveriam ser obrigados a passar num teste de Sociabilidade ou coisa do género, ou ainda serem obrigados a frequentarem um Escola. Isso é que era um coisa bem feita, agora proibirem com as raças não está certo. Mas enfim......


Na maior parte das vezes Sr Miguel de Souza Tavares, é o Homem que desperta o instinto natural do cão.


CÂES DE ATAQUE.......só visto.....tchhheeee


abraço
FBC
Membro Veterano
Mensagens: 683
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am
Localização: Muitos

quarta nov 17, 2004 12:34 pm

Antes a matilha iberica para montarias era contituida por podengos e por alguns alanos ibericos para apoio nos agarres (como foi referido por caotropheus), estas matilhas não eram profissionais como hoje em dia, geralmente juntavam-se vários cães de diversos caçadores e formava-se a matilha. Com o quase desaparecimento da caça maior (principalmente do javali por causa da peste suina africana) os cães especialistas neste tipo de caça quase desapareceram, tanto o alano como os podengos grandes. Com o regresso em força do javali foi-se reconstruido o podengo grande (e em muitos casos usa-se o médio com igual sucesso) e para substituição dos alanos começou a usar-se os mastins em Espanha e o rafeiro alentejano em Portugal (na verdade estas raças já se usavam antes mas não com tanta frequencia). Estes cães não são verdadeiros cães de presa mas funcionam bem como cães de apoio nos agarres durante as montarias.
Para substituição do alano (que esteve quase desaparecido) tambem se foram introduzindo nas matilhas vários cães de presa: bulterriers, Pitt/amstaf, boxer (ainda é bastante usado), rotweiller, filas de são miguel e até dogue alemão. Todos estes cães têm algumas vantagens e defeitos. Até que o Dogo Argentino chegou à Europa e começou a ser conhecido e este teve um sucesso, nas matilhas de montaria, que nenhuma das raças anteriores teve por duas razões: primeiro porque é branco e segundo porque de todas as raças de cães de presa esta é a unica que manteve até hoje uma selecção baseada nas suas caracteristicas cinegeticas (além do alano). Por esta razão o Dogo teve (e tem) um enorme sucesso nas matilhas.
Agora com o reaparecimento do Alano, este está a resurgir nas matilhas.
O Alano é muito parecido com o Dogo, tem como vantagem ser geralmente mais tolerante com os outros cães (mas isto varia de indididuo para individuo e com a educação) e tem como desvantagem não ser branco, menor faro (o Dogo tem sangue de Pointer nos genes) e em alguns casos os Alanos são demasiados braquicefalos.
Odemirense
Membro Veterano
Mensagens: 428
Registado: sexta ago 15, 2003 10:17 am
Localização: 1 cão - rouch collie ( Freddy); 1 coelho anão ( Alvin ): 1 Tartaruga serreada ( Tuga )

quarta nov 17, 2004 12:50 pm

Tenho vindo a companhar este tópico e estou a achar interessante.
Nunca vi um Dogue Argentino ao vivo nem cá os caçadores tÊm, quando vão caça grossa, ao javali, espero que não esteja enganado de caça não p ercebo nada :oops: não levam nenhum desses cães rteferidos, uma vez fui ver uma dessa montarias e só vi podengos e outros cães destinados para caça.

Essa raça, o dogue argentino, é recente cà em Portugal, não?
Como disse nunca vi nenhum. Quando aos dogues alemães, já sabia que eram usados na caça ao javali, no seu paí de origem, hà séculos.

Jà agora queria perguntar ao Dogo, como ficou o caso do Simão e do rott com quem ele lutou?
Responder

Voltar para “Cães”