No jornal da Noite - Sic

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

catcher
Registado: quarta abr 30, 2003 5:33 pm

sexta nov 19, 2004 1:26 pm

Em matérias tão delicadas, gosto de ler mensagens ponderadas como as de Dogo. Quer-me parecer que só mesmo uma pessoa calma e equilibrada deveria ter cães com as características de um Dogue Argentino.
Já reparei que o assunto sempre foi discutido nestes fóruns com muita paixão. Não serei eu a trazer mais achas para a fogueira. Mas permitam-me recordar que o problema não será tanto dos comportamentos (claro que há caniches agressivos), mas mais das consequências em caso de descontrole dos cães.
Todos aqui gostam muito da teoria que diz que não há cães perigosos, só há donos perigosos. Sendo em parte verdade, não pode ser assumida como toda a verdade. Porque havendo Rotts e Pitts "amorosos", também os há ruins e agressivos. Os animais são como as pessoas. Não são um mero produto de socialização. Alguns trazem já caracterísiticas vincadas, desde a teimosia à preguiça, da afabilidade à irritação fácil.
Ora quando temos um cão agressivo nas mãos de inconscientes , temos um problema grave. De vez em quando esse problema grave morde em crianças. E isso, por mais que custe a muita gente, é de facto notícia. Porque se não fosse notícia, seria considerada uma coisa "normal".
Quanto à alegada falta de isenção da reportagem da SIC, a dona do cão não quis falar nem aparecer. Bastava ter estado um pouco mais atento.
FallenAngel
Membro
Registado: quinta mar 25, 2004 1:04 pm

sexta nov 19, 2004 1:32 pm

Realmente nem se pode comparar o tratamento da noticia na SIC, caso ela fosse passada na TVI iriamos ter muito mais sensionalismo. Só há duas coisas que me incomodadram, a declaração feita por um polícia sobre os Pit Bull, em que se referia a estes animais como instáveis, e que não deveria ser considerado um animal de compania porque não servia para isso, ainda disse que alguns até obedeciam aos donos mas que não era de fiar porque a qualquer momento..... Bem uma declaração de uma pessoa sem os mínimos conhecimentos em cães, e que como envergava uma farda e falou na caixinha mágica para maios parte dos telespectadores é a verdade irrefutável.
Outra coisa que me incomodou, é que foi uma situação lamentável, mas nada por aí além que só encontro a sua explicação na negligência de quem deveria vigiar o cão e a criança, daquelas coisas que poderia acontecer com qualquer cão mas que só foi notícia porque o cão era um Pit Bull.
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

sexta nov 19, 2004 1:43 pm

Bem, isto pelo rumo que está a levar, não tarda nada estamos a ver um tipo ser preso só porque veio á rua com um pit pela trela. :x

Caramba, a TVI por este andar está a noticiar, pit devora barata no eo da rua, pit leva ratazana à morte com golpe traiçoeiro, duhhhhhhh :(

Vale tudo para dizer mal. :x

:)
melisaa
Membro Veterano
Registado: segunda set 06, 2004 12:42 pm

sexta nov 19, 2004 1:47 pm

Esta tudo a ficar louco...

Imagem
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

sexta nov 19, 2004 1:50 pm

catcher Escreveu: ...Em matérias tão delicadas, gosto de ler mensagens ponderadas como as Todos aqui gostam muito da teoria que diz que não há cães perigosos, só há donos perigosos...
Olá
Não é correta esta afirmação. Já aqui foi por demais referido que existem cães potencialmete perigosos e perigosos, o que se rejeita é a catálogo das raças "potencialmente perigosas", que é substancialmente diferente.
Tenho 2 cães perigosos e um potencialmente perigoso. dos 3 apenas um faz dessa lista que no minimo é obscena.
Última edição por gary em sexta nov 19, 2004 2:17 pm, editado 1 vez no total.
Um abraço
Budgerigar
Membro Veterano
Registado: sábado set 11, 2004 1:47 pm

sexta nov 19, 2004 2:13 pm

catcher Escreveu: Quanto à alegada falta de isenção da reportagem da SIC, a dona do cão não quis falar nem aparecer. Bastava ter estado um pouco mais atento.
Eu estive atento, tão atento que também percebi que a criança (vitima) era familiar da dona do cão e que nem sequer existiu uma queixa relacionada com este ataque.

O que existiu foi um qualquer contacto para a SIC que se deslocou ao local para efectuar uma reportagem que, tanto quanto parece, está na moda, que são os ataques de cães, nomeadamente os de raças consideradas "potencialmente perigosas".

Mas a SIC também já foi informada de muitos outros eventos relacionados com estas raças e que tinham como objectivo dismistificar aquilo que tanto se apregoa relativo á sua agressividade, no entanto e até à data, não se tem visto um grande empenho da SIC (ou de qualquer outro canal televisivo) em noticiar este tipo de eventos.

Quanto à situação de ser diversas vezes referido o facto de não existirem cães perigosos, mas sim donos irresponsáveis, salvo rarissimas excepções isto é pura realidade, pois mesmo sendo o cão realmente agressivo, cabe SEMPRE ao dono tomar as devidas precauções para evitar acidentes.

Continuo a assitir a situações em que as pessoas, embora de boa fé, deixam os seus cães passear-se à vontade sem a devida trela, confiantes que bastará um AQUI e que o cão obedecerá cegamente, só que o problema dá-se quando o cão não obedece.

Se a culpa não é do dono, então só pode ser da moda, pois, dessa mesmo, a moda, é que infelizmente tem sido moda adquirir-se Rotts, Pits e por aí fora, só porque é moda, mas desconhecem-se as caracteristicas do animal.

Finalizando, só posso é dizer que grande parte destas pessoas nem cão deveriam ter, quanto mais raças com caracteristicas especiais.
Última edição por Budgerigar em sexta nov 19, 2004 6:22 pm, editado 1 vez no total.
<strong>Paulo Santos</strong><strong> </strong>
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

sexta nov 19, 2004 2:15 pm

Bem, é normal que dentro da mesma raça, até na mesma ninhada existam canitos mais rebeldes do que outros, com uma maior propensão para a agressividade, mas é por isso mesmo que a educação desses terá de ser forçosamente mais cuidada no sentido de evitar que o cão cresça e se torne agressivo por sistema. :roll:

No outro dia dizia-me um gajo após o Fang (canito) lhe ter rosnado, "epá eu faço ideia do que sera a investida de um bicho destes". :lol:

Fiquei com uma vontade para me rir dos diabos, mas controlei-me e disse que o que me interessa é que ele goste do pessoal da casa, isto porque assim, sempre é menos um chato a querer passar a mão no bicho. :lol: :D :)
Gatujoba
Membro Veterano
Registado: sábado mai 08, 2004 1:54 pm

sexta nov 19, 2004 8:18 pm

Eu penso que teremos de fazer algum ajuste no discurso senão o geral da população nem nos ouve. É certo que a culpa é dos donos. Mas existem sítios com grande número de pitts, principalmente, na mão de gente de má raça. O que o polícia disse é uma verdade: estão a usar os cães como ataque à polícia, como ajuda em assaltos a pessoas e estabelecimentos. Já há cães de companhia atacados e bem mordidos por estes cães. muitas vezes, por brincadeira dos donos dos pitt. Eu, pessoalmente, tenho medo destes cães "quando vejo quem são os donos". Eles atiçam os pitts ao meu boxer. E também encontro um casal de rotts que é um doce. Mas esses (infelizmente) começam a ser uma excepção nas ruas. Penso que as pessoas já começam a perceber que a culpa é dos donos ( geralmente meninos "espertos", de etnia cigana e/ou de bairros degradados) mas têm medo dos cães. E é este medo que a TVI explora a seu favor.
marioalbuquerque
Membro Júnior
Registado: sexta set 10, 2004 1:52 pm

sábado nov 20, 2004 11:54 am

Bom dia a todos os forenses,e mau dia para mim qdo vejo que a comunicaçao social,nao fica alheia a casos de pitts ou rotts,tentam de todas as formas afundar estes pobres coitados...tenho amigos com pitts e com rotts e sabem que mais?prefiro deixar o meu filho perto deles,do que de cockers!temos inclusive,no nosso predio um rott enorme,que deixa q lhe façam tudo e mais alguma coisa,a pequena do casal monta-se em cima dele (tem 3 anos)e da-lhe beijos,comida á boca e ele derrete-se todo!Os animais nao sao nada mais do que o reflexo dos donos!!!!!!!!!!!!
Odemirense
Membro Veterano
Registado: sexta ago 15, 2003 10:17 am
Localização: 1 cão - rouch collie ( Freddy); 1 coelho anão ( Alvin ): 1 Tartaruga serreada ( Tuga )

sábado nov 20, 2004 1:27 pm

Moca32 Escreveu:

No outro dia dizia-me um gajo após o Fang (canito) lhe ter rosnado, "epá eu faço ideia do que sera a investida de um bicho destes". :lol:
Pois... mas o mais engraçado, vai ser quando te pergutarem se ele morde?... 8)
Quando vou passear o meu Freddy á seum um ou uma idiota a perguntar se ele morde :roll:
Não sei se recordas de eu dizer-te que o meu cão éum rouch collie, quando as pessoas perguntam isso, dá-me uma vontade de rir. Mas depois respondo. Não, ele acabou de comer! :lol:
Blixa
Membro
Registado: domingo mai 04, 2003 10:57 pm

sábado nov 20, 2004 9:51 pm

Budgerigar Escreveu:
Quanto à noticia de ontem, transmitida pela SIC, se reparou, nem a vitima nem os donos do animal foram entrevistados, não sabemos o que se passou na realidade, sabemos sim que o cão atacou, e mais ?
É isto isenção ? Para mim não é, foi apenas e só mais alimento para a cabeça dos ignorantes.
Não vi a notícia. Acho muito normal a criança não ter sido entrevistada (que idade tem a criança?). Isso, a meu ver, seria sensacionalismo, ao mostrar a criança ferida...
Quanto ao facto de os donos do animal não terem sido entrevistados, por que presume logo que seja falta de isenção? Se calhar, os donos recusaram-se a prestar declarações. Se calhar, não lhe apetecia dar a cara como "culpados" do ataque.
Quem tem de ouvir as duas partes é a Justiça, não os jornalistas. Os jornalistas têm de dar a notícia, não têm de dar sentença nenhuma. Se os donos do cão se sentissem injustiçados pela notícia, poderiam sempre recorrer ao "direito de resposta". Ser completamente isento é difícil, já que os jornalistas são humanos, têm opiniões próprias. Não me choca nada um jornalista não ser isento ao dar uma notícia de um abuso sexual sobre uma criança, por exemplo. Isenção é para o futebol, pá! :lol:
Budgerigar
Membro Veterano
Registado: sábado set 11, 2004 1:47 pm

sábado nov 20, 2004 10:08 pm

Blixa Escreveu: Os jornalistas têm de dar a notícia, não têm de dar sentença nenhuma.
Pois, estamos de acordo.

Tem visto as ultimas noticias acerca de ataques de cães? Foi a justiça que julgou ? ou foram os Jornalistas ?

Na noticia da TVI acerca do ataque de um SRD, segundo o repórter, a população revoltada, matou o cão mesmo ali.

É a Justiça, Justiça popular.

Mas para à porta do EPL (Estabelecimento Prisional de Lisboa) estão lá com bolinhos e flores para os que andam a violar as criancinhas.

Tá bem :roll:
<strong>Paulo Santos</strong><strong> </strong>
Blixa
Membro
Registado: domingo mai 04, 2003 10:57 pm

sábado nov 20, 2004 10:26 pm

Tenho visto muito pouca televisão, confesso. Mas vi já notícias de ataques de cães suficientes para saber como costumam ser... :?

Em relação aos julgamentos...
Toda a gente gosta muito de citar uma frase feita muito bonita, incluindo neste fórum, que diz: "não temos o direito de julgar ninguém".
Pessoalmente, acho que as pessoas confundem o "julgar" com o "condenar". Todos nós fazemos juízos de valores constantemente, é normal. Temos opiniões, logo, fazemos julgamentos. É inevitável. Dizer que não podemos julgar é o mesmo que dizer que não podemos ter opinião.;)
lil_bull
Membro Veterano
Registado: quinta jul 10, 2003 12:13 am

domingo nov 21, 2004 1:51 am

eu acho que a culpa é dos
-donos irresponsaveis
-falta de empenho do governo para proteger realmente as pessoas

é mais facil criar leis anti x raças que agir, estes 2 acidentes ou ataques provam que nao é passar lei é ta tudo resolvido..
eu passo pelo mesmo, aqui os policias controlam os caes na cidade mas nos bairros eles nem là entram,
vou ter mais uma cadela amstaff e nem a posso utilisar para ir visitar os doentes como se faz com outras raças, acrescentando que certas medidas tipo açaimes e proibiçao (na frança) de estar em locais publicos mesmo com açaime so vai dificultar a sociabilizaçao podendo causar problemas mais tarde.
enquanto certas pessoas nao forem responsaveis existirao acidentes, seja com caes, carros, acidentes domesticos

ja agora sabem quantas crianças morrem na frança por abusos parentais, famiares ou de babysiters?
1000 por ano ou seja 3 por semana, bem se os ataques de caes tipo pitbull nao deve passar dos 20 e mortes nem 2 por ano e isto nao é todos os anos
anafil
Membro Veterano
Registado: segunda jun 09, 2003 5:17 pm

segunda nov 22, 2004 2:47 pm

nisto tudo só tenho pena que as obrigações e a responsabilidade seja sempre exigidas aos donos enquanto as ruas deste país andam cheias de cães abandonados, rafeiros cheios de fome, doentes e em matilha.
as câmaras municipais nunca se responsabilizam de todas as vezes que estes cães atacam crianças que estão a andar de bicicleta ou a correr, nunca pagam qualquer tipo de indeminização às pessoas que levam uma ferroada na rua de um desses cães de ninguém!
e nós, os donos de cães com chip, vacinados, que pagamos licenças para os ter em casa, alguns até seguros obrigatórios, que tratamos os nossos cães o melhor que podemos e contribuímos para os serviços de limpeza da câmara, somos sempre os apontados na rua quando passeamos as nossas feras assassinas!!!
que mais temos nós que pagar e aturar para que nos deixem em paz e comecem a recolher os cães vadios das ruas, porque se eu sou obrigada a trazer a minha cadela à trela, não sou obrigada a ter que fugir da matilha que decide atacar a minha cadela e a mim, como já aconteceu!

se andam tão preocupados com os malefícios de existirem cães com dentes grandes e perigosos para os cidadãos, comecem por recolher os cães e os gatos vadios que destroem os caixotes do lixo, que deixam os cócós na rua (a nós já nos obrigam a apanha-lo e acho bem), que provocam acidentes mortais nas estradas, que trazem doenças, pulgas, carraças e vivem miseravelmente toda a vida, até serem esmigalhados por algum carro.
Responder

Voltar para “Cães”