rough collie como registar

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
jmfv
Registado: terça mar 23, 2004 4:55 pm

segunda nov 22, 2004 4:10 pm

Tenho uma cadela Rough Collie com faz três anos dia 7 de Fevereiro de 2005 tem chip desde os seis meses de idade.
A história desta cadela para minha casa é simples, à cerca de três anos um amigo meu estava descansando na área de serviço da A2 em Palmela quando uma cadela Rough Collie apareceu junto da família e não mais deixou a criança, o meu amigo perguntou aos empregados da área de serviço se o animal era conhecido pois estava muito mal tratado disseram que não, pensou que fosse abandonado ou perdido, deixou contactos na referida área de serviço podia os donos aparecerem, o qual até hoje nada.
A cadela foi para casa do meu amigo António e para surpresa dele ao fim de quatro semanas em vez de uma cadela tinha mais seis lindos cachorros três machos e três fêmeas, entrou em desespero tanto cão e o que fazer com eles contactou os amigos e em voz de presente lá ajudamos o António a ficar mais tarde com os filhotes, pois eu tenho uma linda cadela a qual os meus filhos lhe deram o nome como não podia ser outro de “Lassie” desejava fazer uma ninhada.
A minha pergunta é a seguinte como é possível ter acesso ao LOP ao Registo antigamente eu sei que se levava o animal a Juízes de concurso e eles avaliavam o animal isso ainda é possível.
Aguardo resposta, é obrigado a todos aqueles que acolhem animais abandonados.
Além da Collie tenho uma Rafeira do Alentejo.
ronnie
Membro Júnior
Registado: sexta out 24, 2003 1:59 pm

segunda nov 22, 2004 4:32 pm

Olá !

Não é por causa do seu problema que estou a enviar esta mensagem. Desculpe. O assunto é mesmo Rough Collie. É que o nosso Ronnie (Rough Collie) nos deixou dia 3 de Novembro e a vida tornou-se insuportável sem a sua presença .....
É uma perda muitissimo dificil de colmatar e gostariamos muitissimo de ter outro companheiro da mesma raça para, talvez, conseguir superar as saudades imensas que temos dele. Clomo fala no seu amigo António e da ninhada que teve, será que também sabe se esse seu Amigo ou outra pessoa tem um macho para adoptar ?????

Muito obrigada
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda nov 22, 2004 5:06 pm

Caro amigo,
Se fizer uma pesquisa no forum vai ver que muito recentemente se falou deste assunto.
Em jeito de resumo, digo-lhe apenas que se não tem registo LOP da sua cadela também não vai ter.
Antigamente, tal como diz, sujeitava-se um cão à avaliação de juizes e se se achásse que o cão era da raça x ou y dava-se aquilo a que se chama RI (Registo Inicial). Para mais informações sobre o RI sugiro que consulte o site do CPC (Clube Português de Canicultural. No entanto posso adiantar-lhe que m Portugal actualmente só se dá RI a raças portuguesas. Assim, nem mesmo o RI poderá ter para a sua cadela.
Aproveito apenas para acrescentar que, não tendo o senhor registo do animal, e nem mesmo o conhecimento da respectiva ascendência, é incorrecto afirmar que é da raça X ou Y. Por uma questão de ' visualização' do cão quando está a falar dele pode dizer que é "Tipo raça X ou Y", mas só se pode afirmar que é de raça se efectivamente tiver a certeza disso ( e só a documentação o pode provar). Por favor não tome isto como nenhum tipo de desconsideração ou de superioridade em relação a quem tem ou não 'papeis'. Trata-se apenas de um facto que, se fosse tido em conta, evitaria muitas confusões e sobretudo a criação de cães 'de raça' que podem ser até muito bonitos mas na verdade são SRD.

Quanto ao amigo que pediu o cão de raça, grátis, devo dizer que a frase "Já experimentaste? Já falhaste? Não interessa. Experimenta novamente. Falha novamente. Falha melhor." me inspirou, e por isso vou insistir no meu pedido do tal Ferrari Preto que sempre desejei ;)

Cumprimentos
Paulo C.
Responder

Voltar para “Cães”