dogues porcelana

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
ymylya
Membro
Registado: terça nov 23, 2004 5:51 pm
Localização: Zica (airedale terrier), Sebastião (dogue alemão) e André (srd)

terça nov 23, 2004 6:21 pm

Desculpem lá meter-me onde nem devia, mas acho eu que estas coisas são tanto para leigos como para entendidos. Primeiro pensei que estes foruns existiam para trocas de impressões e não para "ditos" que não são próprios mas de outros e que faz de quem os usa muito "inteligente". Eu gosto de animais e...pronto. Não devia ser toda a gente assim?!... Principalmente quem vive e trabalha com animais?! Trabalhar, sim, porque quem os tem - nem que sejam dois - em casa e os cruza e os vende está a fazê-los pagar a comida, as idas ao veterinário e o tempo que se passa com eles. Se fosse uma pessoa ficava bem dizer que temos que respeitar a que está ao nosso lado a trabalhar. E os animais, neste caso os cães, que é do respeito... Pelos vistos tudo começou pela questão dos porcelanas. É verdade, devia-se separar o registo de descendência do resto, como houve alguém que o disse algures. Mas diga-me uma coisa, que é isso que eu não entendo. Eu sou filha de pai branco e tenho um meio-irmão que é filho de preto. Temos a mesma linhagem, somos duas pessoas, eu sou boa reprodutora porque se me cruzarem com um branco dou filhos brancos e o meu meio-irmão é mau reprodutor porque se for cruzado com uma branca podem sair filhos mestiços, é isso????? Expliquem-me lá qual é a diferença de cor, porque eu tinha pensado que o racismo tinha acabado há muito. Porque isso no que toca aos cães é puro racismo de interesses e essas filosofias só as conheci na História há uns bons e muitos anos atrás com um senhor chamado Adolfo Hitler. Confesso que não entendo as leis dos homens. Mas uma coisa sei. Tenho dois cães, um arlequim e um porcelana, filhos do mesmo pai e da mesma mãe, a lógica diz-me que eles são iguais, têm o mesmo mapa genético, mas um não tem direito a BI. "Biblots", alguém falou disso, não sei bem quem. Mas quem o disse deve-se esquecer é que quem cria cães cria "biblots". Ou o senhor já se esqueceu que quem tem um cão tem porque gosta dele, independentemente do BI ou não. A não ser que haja algum criador "fora de série" que só vende cães a quem vai com eles para concurso???? Dúvido. Vivem de quem gosta de cães. E quem gosta de cães pode ter o seu "biblot" e de preferência com o BI que lhe recusaram por ter nascido "preto" à nascença.
Os cães são óptimos, espectaculares. Os dogues têm uma personalidade única. As leis dos homens acabam por estragar e não embelezar a sua existência.
Criem cães e legislem as suas leis sem se esquecerem o porquê do início. O amor aos cães e a uma raça em particular.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça nov 23, 2004 6:39 pm

Percebo o seu ponto de vista mas não se esqueça que o branco está muitas vezes associado a problemas de saúde (como a surdez e não só) o que explica que em algumas raças se pretenda eliminar essa cor.
No fundo pretende-se evitar que nasçam descendentes com deficiências.

Daí, penso eu, que a Sealords tenha falado em separar a característica de reprodutor, do LOP enquanto BI.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
ymylya
Membro
Registado: terça nov 23, 2004 5:51 pm
Localização: Zica (airedale terrier), Sebastião (dogue alemão) e André (srd)

terça nov 23, 2004 7:02 pm

Desculpem mais uma vez a minha ignorância... porcelana não é um cão igual ao arlequim mas com o fundo cinza? Em relação aos cães brancos, não será um mito? Dogues argentinos são brancos e nunca ouvi dizer que tivessem muitos problemas de saúde. E, depois, deixem-me contar-vos uma história. Há uns anos quis oferecer um cão à minha filha e decidi-me por um São Bernardo. Procurei e encontrei um criador, cão muito premiados e paguei, na altura, há seis anos, 200 contos por um macho. A descendência no papel era excelente, campeões de tudo e mais alguma coisa. O cão era lindo, sim senhor, mas a partir dos quatro meses foram só doenças. E, registe-se, que desde que ele veio para minha casa fui logo com ele ao veterinário, segui à risca vacinas, desparasitações, etc. Aos seis meses caiu e partiu uma pata. Pior, descobriu-se, entre outras coisas, que tinha ossos como os de uma galinha: ocos por dentro. Sofria do coração e acabou por morrer aos dois anos de ataque cardíaco.
Tive azar.... Será????
Os mitos constroem-se
aisd
Membro Veterano
periquito FALCANITO

terça nov 23, 2004 7:40 pm

Em relação aos cães brancos, não será um mito?
A esta pergunta não lhe sei responder.
Sei que este assunto está a ser muito debatido, pe, em relação aos boxers.

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=15695

Penso que este tópico e os tópicos lá dentro indicados talvez a ajudem a perceber o que parece estar em causa.

Pensei que o porcelana, nos dogues, era um dogue branco pu prateado (como se diz do cinza muito claro).Não percebo quase nada de dogues.
Peço desculpa se me anganei.
Mas, já agora, o que é um porcelana, nos dogues ?

Reeditei a mensagem porque no tópico original já responderam.
Parece que é exactamente um arlequim apenas o branco é substituído por cinza.
Dado o presente, sou incapaz de responder.
Não faço ideia porque é que o cinza não é aceite nos dogues.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

terça nov 23, 2004 9:15 pm

ymylya Escreveu: . A não ser que haja algum criador "fora de série" que só vende cães a quem vai com eles para concurso???? Dúvido. Vivem de quem gosta de cães. .
Errado se me permite ;) ...um bom criador não consegue viver somente de criar cães.Como temos dito milhares d evezes aqui. Se souber a receita diga ;) E um bom criador não vende cães sóm para concurso, vende cães para quems eja digno deles... é a diferença entre um canicheiro e um criador.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Nebulosa
Membro Veterano
Registado: terça set 14, 2004 12:01 am

quarta nov 24, 2004 12:19 am

esse negócio de racismo em cães não existe, não vou deixar de ter um cão só por que ele é preto ou só por que ele é branco.
o que existe é o tal do estalão (é isso?) quando não é permitida certa cor na raça não adianta nem pedir uma carta pro papa uma carta mandando aceitar, essa cor vai ser considerada um defeito, logo esse cão não tem chances em exposiçoes.
em certas raças é natural a cor branca, em outras isso significa defeito porque ela traz defeitos que afeta na condição de vida do animal.
Já pensou se vc nasce surda e sabe queo motivo disso foi porque um criador não pensou em seu futuro? (claro que caes não pensam assim)
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

quarta nov 24, 2004 12:32 am

O que distingue o cão de raça do vulgar SRD é a sua identidade morfológica, ou seja aquilo que faz com que olhando para um cão o consigamos identificar... olha um caniche, um dobermann, um S. Bernardo, um husky... mas essa identidade morfológica, que inicialmente surgiu por razões funcionais (cães aptos para a função x eram cruzados entre si para apurar a função)... No Sec XIX surge a canicultura moderna em que se começaram a identificar e a classificar as raças, e a tentar por um pouco de ordem nas mesmas.
Para além das características comuns apuradas de forma funcional, com a elaboração de estalões detalhados, tenta-se eliminar aquilo que, mesmo existindo na raça desde a sua origem, se considera pernicioso para a mesma... os boxers brancos e os pretos, os Dogues merle, os Doberman Isabella e os Cinzentos, os PA Brancos (agora coisos brancos suiços)...

O trabalho dos Criadores é orientado pelo Estalão... não tem a ver com racismo no sentido xenófobo do termo, mas com um critério de criação e selecção cujo objectivo é obter o animal mais próximo do estalão possível... ora desvios que sempre se tentou eliminar da raça, se de um momento para o outro, sem qualquer motivo voltam "à la gardere", normalmente por criação de quem não se informou suficientemente sobre as raças que estava a reproduzir, normalmente conduzem a queixas do género do "os mauzões do CPC não me deixam registar os meus canitos só porque as cores não são correctas"... ainda bem, o grave seria o CPC permitir o registo de tudo e mais alguma coisa sem qualquer controle.

Criar cães não é uma ciência exacta... o cruzamento XPTO que fazemos, que planeamos com o maior dos cuidados, já revimos 20 gerações, calculamos os coeficientes de inbreeding, sabemos a hitória clínica de pelo menos 4 gerações, apostamos tudo e no final saiem uns bacorozinhos que têm uma vaga semelhança com a raça... é algo que acontece a qualquer criador experimentado... que aprende a viver com estas desilusões, mas que sabe que fazem parte do jogo, é o risco e depois vai colocar os cachorrinhos em pessoas que pelo menos os tratem bem... não tenta fazer os mesmos passarem por aquilo que não são, ou seja bons exemplares da raça...

O Estalão é trave mestra da criação de cães... o que se afasta, não interessa se é giro ou se até acham mais bonito, deve ser eliminado da criação.

Se não percebem isto, que é o básico... então há sempre a criação de Guppis...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
aisd
Membro Veterano
periquito FALCANITO

quarta nov 24, 2004 2:32 pm

Mas não há necessidade de o estalão ser estático.
O estalão, parece-me a mim, deve ser conservador mas não necessáriamente estático.

Em especial se o estalão original foi concebido com base em informações incorrectas (pe, o branco no boxer, aparentemente, não tem nada a ver com deficiências transmissíveis genéticamente - note-se que me estou a basear nas intervenções da Elsa no fórum dos boxers, que eu disto não percebo nada).

Errar é humano e corrigir o erro também.

Pessoalmente sou uma grande defensora do estalão.
É, de facto, a base de toda a defesa da raça e, o que para mim é mais importante, da defesa de quem compra e paga um animal puro.

Mas, assim como toda a lei pode ser contestada, também o estalão não é, a meu ver, para ser consumido acritícamente, tipo "...e disse Deus".

Tem toda a pertinência contestar o estalão, desde que com argumentos razoáveis.
E a exclusão do estalão tem de ser justificada.
Não se vai dizer "excluí-se porque A,B ou C estava com os azeites..."
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

quarta nov 24, 2004 5:25 pm

Claro que os estalões não são estáticos... isso seria a morte das raças como as conhecemos... o que não podem é ser mudados só porque o "meu" cão não se encontra contemplado
Se não vem trazer um benefício... não vale a pena... e não acredito que nem o blue merle no dogue alemão nem o branco no boxer o venham fazer.
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
aisd
Membro Veterano
periquito FALCANITO

quarta nov 24, 2004 7:23 pm

É claro que este assunto não me diz respeito (nem a ninguém aqui - o estalão do boxer, penso eu, é da responsabilidade dos alemães), mas trata-se de um assunto de justiça (ou moral, como queiram).

Ok, boxers brancos não vêm beneficiar a raça.Mas vêm prejudicá-la ?

Se nascem naturalmente de pais puros e não prejudicam a raça, porque não fazem parte - como os outros todos - do estalão ?

E se foram excluídos por erro - a ciência à época talvez não possibilitasse as conclusões que se tiram hoje - então não deve ser corrigido ?

O que eu acho estranho é que é-se tão rápido a retirar do estalão os cortes de rabos e orelhas - que tem tudo a ver com a funcionalidade, pe, dos cães de caça - e é-se tão conservador a corrigir eventuais erros.
Isto presumindo que é um erro.

Como disse, não sei o suficiente nem da raça e muito menos dos motivos de exclusão dos brancos do estalão para ser assertiva.
Estou apenas a especular com base na informação que aqui foi disponibilizada.

E, se não sei dos boxers, ainda menos dos dogues sei.
Gostaria de saber porque é que os porcelana foram excluídos do estalão.
Deve haver uma razão que se prenda com a funcionalidade ou a saúde, acho eu.
Vanadis
Membro Veterano
Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm

quarta nov 24, 2004 8:13 pm

Eu também não sou nenhuma entendida, mas concordo com a AIDS. No tópico http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... 17&start=0 já foi feito um debate acerca da exclusão do dogue merle/porcelana do estalão. Também entendi que isso acontece por o branco estar geralmente associado a problemas de saúde?
Se entendi bem, um dos argumentos usados para defender a inclusão dos merle no estalão é o facto de esta cor ser dada por um gene diferente do q codifica para a cor branca? :oops: Não sei se estou a fazer confusões... Mas também entendi que cruzar um merle com merle pode vir a dar brancos com problemas de saúde na mesma, mesmo que o merle em si não se associe a esses mesmos problemas (julgo ser este o principal argumento contra a inclusao dos merle no estalão), pois continuam a ser portadores do gene "branco"?
Espero não estar a fazer confusões nem a dizer disparates, mas neste tema não estou à vontade... :oops:
Responder

Voltar para “Cães”