São Bernado de pêlo curto e de pelo comprido

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Qual é o teu S. Bernado preferido?

S. Bernado de pêlo curto
6
33%
S. Bernado de pêlo comprido
12
67%

Total de votos: 18
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

terça nov 23, 2004 8:53 pm

Odemirense, esses links são um belo caso de informação incorrecta e aprova de que nãos e pode acreditar na net ;)
Odemirense Escreveu: Também eu! ;)
:)

é que vi nestes links: (1)http://mypet.terra.com.br/sbernardo.asp
(2) http://www.petbr.com.br/rcsaobernardo.asp

E que diziam isto:
(1)
Em relação ao cruzamento, pelo menos de 2 em duas gerações, deve-se misturar as versões, ou seja, cruzar um pelo longo com um curto. Isso é de uma importância descomunal, afinal, o pelo curto transmite pra raça algumas características como o correto temperamento e a massa muscular e o pelo longo irá transmitir outras característica, como, por exemplo, a altura.

Por este motivo, quando vemos um São Bernardo com desvio de comportamento, provavelmente terá sido gerado por cruzamentos errados, sem a introdução do pelo curto !!
(2)
Vale lembrar que é de extrema importância o cruzamento, de duas em duas gerações, entre pelo longo e curto, afinal o pelo curto é quem transmite o correto temperamento da raça e a massa muscular, já o longo ira transmitir altura. São Bernardos agressivos, muitas vezes são resultado de cruzamentos indiscriminados!!
fizeram, que ficasse com duvidas. :? :roll:
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Odemirense
Membro Veterano
Registado: sexta ago 15, 2003 10:17 am
Localização: 1 cão - rouch collie ( Freddy); 1 coelho anão ( Alvin ): 1 Tartaruga serreada ( Tuga )

quarta nov 24, 2004 9:08 am

CasadeAnaval Escreveu: Odemirense, esses links são um belo caso de informação incorrecta e aprova de que nãos e pode acreditar na net ;)
Odemirense Escreveu: Também eu! ;)
:)

é que vi nestes links: (1)http://mypet.terra.com.br/sbernardo.asp
(2) http://www.petbr.com.br/rcsaobernardo.asp

E que diziam isto:
(1)
Em relação ao cruzamento, pelo menos de 2 em duas gerações, deve-se misturar as versões, ou seja, cruzar um pelo longo com um curto. Isso é de uma importância descomunal, afinal, o pelo curto transmite pra raça algumas características como o correto temperamento e a massa muscular e o pelo longo irá transmitir outras característica, como, por exemplo, a altura.

Por este motivo, quando vemos um São Bernardo com desvio de comportamento, provavelmente terá sido gerado por cruzamentos errados, sem a introdução do pelo curto !!
(2)
Vale lembrar que é de extrema importância o cruzamento, de duas em duas gerações, entre pelo longo e curto, afinal o pelo curto é quem transmite o correto temperamento da raça e a massa muscular, já o longo ira transmitir altura. São Bernardos agressivos, muitas vezes são resultado de cruzamentos indiscriminados!!
fizeram, que ficasse com duvidas. :? :roll:
Tens toda a razão! :roll:
Tem-se que ter muito cuidado , quanso se procura alguma informação na net, e se houver duvidas, tentat ir a um firum especializados e esclarecer-se, como eu fiz. ;)
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

quarta nov 24, 2004 10:26 am

O S.Bernardo de pelo comprido é uma aberração, que os monges de S. Bernardo sempre tentaram eliminar...

Quanto à eventual ascendência do Terra-Nova, o que se sabe é que os monges tiveram dois exemplares para experimentar no trabalho na neve, mas que os descartaram por serem inadequados, que pelo tipo de pelo quer pela falta de aptidão para o trabalho em montanha... que se saiba, nunca entraram nas linhas de sangue dos cães de montanha...

Em termos ideológicos, o S. Bernardo de pelo comprido é o antepassado directo do coiso branco suiço (PA Branco) - defeitos graves que são preservados única e exclusivamente por modas.
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Odemirense
Membro Veterano
Localização: 1 cão - rouch collie ( Freddy); 1 coelho anão ( Alvin ): 1 Tartaruga serreada ( Tuga )

quarta nov 24, 2004 12:08 pm

Agora queria saber, a parte menos simpática.
qual é a variedade mais cara?
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

quarta nov 24, 2004 12:36 pm

penso que andam +- pelo mesmo preço, o pelo comprido ligeiramente mais cara - é da moda
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
CostaLusa
Membro
Registado: terça jul 08, 2003 9:24 am
Localização: 11 São Bernardos (Basir, Canela,Clarens, Matilde, Kaya, Sam, Clemens, Ambar, Britney, Franco e Fea)
Contacto:

quarta nov 24, 2004 4:17 pm

Casadiscães:

Pêlo comprido= Aberrações?!?!?!

Gostaria de saber onde foi buscar essa ideia... um pouco ofensiva não?!?!

Eu como criadora, não vou em modas e sempre vendi cachorros de pêlo curto e comprido ao mesmo preço, tenho os mesmos custos com eles, logo, para mim valem o mesmo, se bem que também peço exactamente o mesmo por machos e fêmeas e sei que isso também não é prática muito comum no nosso País.
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta nov 24, 2004 5:18 pm

CostaLusa Escreveu: Casadiscães

Como "dona" de uma S.Bernardo de pêlo comprido, faço minhas as palavras de CostaLusa... :evil:

Sinceramente, já alguém lhe disse que os Amstaff são aberrações?!? Se calhar não iria gostar desse tipo de opinião...

Cumprimentos a todos.
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

quarta nov 24, 2004 5:33 pm

CostaLusa Escreveu: Casadiscães

Eu como criadora, não vou em modas e sempre vendi cachorros de pêlo curto e comprido ao mesmo preço, tenho os mesmos custos com eles, logo, para mim valem o mesmo, se bem que também peço exactamente o mesmo por machos e fêmeas e sei que isso também não é prática muito comum no nosso País.
É... os monges de S. Bernardo nunca quiseram cães de pelo comprido... eram eliminados todos os a que se adivinhava este tipo de pelo, pois um cão de pelo comprido é pouco funcional na neve.
Não é funcional, não respeita a história da raça, é preservado por moda = aberração
Outro exemplo: o Pastor Branco Suiço, apurado com o refugo que os criadores de Pastor Alemão tentaram excluir da raça e por uma questão de moda = aberração
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
CostaLusa
Membro
Registado: terça jul 08, 2003 9:24 am
Localização: 11 São Bernardos (Basir, Canela,Clarens, Matilde, Kaya, Sam, Clemens, Ambar, Britney, Franco e Fea)
Contacto:

quarta nov 24, 2004 5:56 pm

Os monges não eliminaram os cães como deve imaginar, se o tivessem feito, não existiria nos dias de hoje. Eles simplesmente chegaram á conclusão que para o trabalho na neve, o pêlo curto era melhor, não que o pêlo comprido não servia.

Acho a palavra aberração muito mal escolhida, porque na minha opinião aberrações são indesejadas, nesta sua afirmação está a subestimar o trabalho de grandes criadores que ao longo dos últimos 50 anos tentaram preservar e melhorar tanto os pêlos curtos como os pêlos compridos, dos melhores São Bernardos do mundo de todos os tempos são muito mais os de pêlo comprido que os de pêlo curto. Vai-me dizer que os criadores destes cães andavam todos enganados....a criar aberrações...grandes campeões mas aberrações...Sinceramente...
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta nov 24, 2004 7:28 pm

Escapando ao tema da conversa - eu acho os de pêlo curto mais bonitos.
Pensava eu que s.bernardos eram todos de pêlo comprido.
Santa ignorância. :D
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Odemirense
Membro Veterano

quarta nov 24, 2004 7:33 pm

aisd Escreveu: Escapando ao tema da conversa - eu acho os de pêlo curto mais bonitos.
Pensava eu que s.bernardos eram todos de pêlo comprido.
Santa ignorância. :D
E eu penssa o mesmo! :lol:
Aliàs acho que a variedade de pêlo comprido mais famosa do que a do pêlo curto.
E também discordo que a variedade de pêlo comprido seje uma aberração!

Mesmo que goste mais da variedade de pêlo comprido, o da variedade de pêlo curto também é fofinho e muito bonito ;)
Vanadis
Membro Veterano
Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm

quarta nov 24, 2004 10:24 pm

Junto-me ao clube e confesso que também não tinha ideia dos S. Bernardos de pelo curto. :oops: :oops:

Não tinha, porque agora já tenho, ;). Esteticamente falando, prefiro os de pelo comprido - sempre fui louquinha por canitos peludos e fofos, ;). Mas o de pelo curto também é lindíssimo.

Compreendo o sentido que o "casadiscaes" quis dar à palavra "aberração", mas acho-a forte demais para ilustrar o que queria dizer, ;). Naquela altura podem ter sido considerados isso mesmo, aberrações, mas hoje...? ;)
Odemirense
Membro Veterano

quinta nov 25, 2004 12:03 am

E vendo bem, hainda bem que existe duas variedades de pêlo, assim quem vive, numa zona quente é preferivel ter um São Bernado de pêlo curto, mesmo que ele venha a sofrer com o calor não sofrerá tanto como a variedade do pêlo comprido.
(penso eu) :roll:
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

quinta nov 25, 2004 2:55 am

Aberrações á parte, concordo com o casadiscães, o São Bernardo de pelo comprido não faz sentido existir, é uma alteração da raça que foi preservada só por causa da moda.
Segundo os monges e segundo a funcionalidade (que é o determina qualquer raça) os cães de pelo comprido são maus São Bernardos. Se ganham Shows de beleza isso é o que menos importa! Até o Bulldog Inglês ganha!
As raças são para ser preservadas segundo a sua funcionalidade. as caracteristicas fisicas e psicologicas devem ser selecionadas sempre em função disso. Se o estalão não tiver isso em conta é porque é um mau estalão
Responder

Voltar para “Cães”