Amigo, nunca tive esse problema(também ainda não tive tempo) mas se algum dia o encarar irei resolve-lo de forma honesta e integra, como de resto todas as pessoas honestas o fazem, porque não acredito que qualquer criador honesto venda um cachorro sabendo que algo de mal se passa.crazyduck Escreveu: Pelos vistos não existe uma resposta concreta à questão colocada.
De qualquer forma considero que a tendência será para uma maior exigência dos compradores para a qualidade e deste modo para a satisfação das suas necessidades na altura da compra e especialmente depois desta.
Achei graça à questão do afixo = 250 euros, dado que não é "comprando" um afixo que se torna criador e muita pena tenho eu de mesmo afixos já bem estabelicidos continuem com baixos indices de qualidade.
De qualquer modo aqui fica outra questão julgam passível de ser aceite a proposta de trocar um cão já com oito meses, por outro da mesma ninhada?
Aos criadores quando desconfiam de uma deficiência genética (qualquer) mantêm o cachorro para venda (à espera do otá...) ou aquando da venda proporcionam a informação(À quem não se importe)?
Contratos com criador
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: segunda mai 26, 2003 2:55 pm
- Contacto:
E eu por acaso gostava de saber dos senhores criadores honestos se conseguem garantir que um cachorro de 2 ou 3 meses não seja displasico.fmanson Escreveu: Conheço um caso recente de um amigo que foi a Aveiro a um reconhecido criador comprar um Labrador e pagou-o bem carote e ainda esta semana pagou pela segunda vez a um veterinário 500Euros por causa de uma displasia de anca e pelo que sei o criador não se digna sequer a atender-lhe o telefone, excepto da primeira vez quando teve conhecimento do que se estava a passar. Estou á espera que ele reuna todos os elementos e descrições para convidar a revista Cães e Cª e a Cães e Mascotes e até a Nossos Cães a denunciarem este caso.
Assim vai Portugal, um pé numa galera e outro no fundo do mar.
Deixem-se de tretas porque criador honesto não pode garantir isso. O que pode é garantir que os pais estão testados e aptos para reprodução. Mais nada.Quem quer cães seguramente isentos de displasia compra-os já granditos e com testes feitos.
O que pode haver é um entendimento entre criador e comprador, nestes casos, de forma a resolver a questão.
Isabel
Nem mais!!Pedra Escreveu:
E eu por acaso gostava de saber dos senhores criadores honestos se conseguem garantir que um cachorro de 2 ou 3 meses não seja displasico.
Deixem-se de tretas porque criador honesto não pode garantir isso. O que pode é garantir que os pais estão testados e aptos para reprodução. Mais nada.Quem quer cães seguramente isentos de displasia compra-os já granditos e com testes feitos.
O que pode haver é um entendimento entre criador e comprador, nestes casos, de forma a resolver a questão.
Isabel

<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
-
- Registado: terça jul 27, 2004 7:03 pm
Em resposta ao tópico (Contratos com criador), que suponho que era esse o interesse do mesmo, e não o dispersar da conversa como parece ter acontecido, mas enfim.
Gostaria de fazer uma ressalva relativamente a este tópico pelos seguintes pontos ou factores que poderiam ter sido aqui discutidos, e que do mesmo modo não o foram.
Relativamente a contractos, há que ter em conta que tipo de clausulas se encontram no mesmo.
Quantas não são as pessoas que assinam um contracto de trabalho?; e no fim de contas assinam tudo menos um devido contracto.
Quantos não são os casos em que não se sabe bem o que se está a assinar?
Hoje em dia há contractos até para se tirar um passe social para andar de transportes, alguém realmente lê o contracto que está a assinar?
Trata-se efectivamente da mesma coisa.
Há que ter em conta que pontos, clausulas como quiserem lhes chamar, é que se encontram no contracto e em que condições se realizem.
Os contractos de Compra e venda de exemplares, são sem dúvida úteis em vários sentidos e validos em diferentes circunstâncias.
Veja-se um contracto de promessa de compra, é um método que compromete a venda de um específico exemplar na ninhada.
Veja-se um contracto de compra e venda que salvaguarde o futuro, segurança, bem-estar, entre outros muitos factores como a supervisão do Criador de tempos a tempos.
Veja-se um contracto de comprometimento entre o criador e o novo dono, referente ao seguimento de exemplares em Show ou em específicas criações.
Todos estes factores já foram anteriormente aqui falados
Tem Também um exemplo aqui referido, um contracto de Salvaguardando a Saúde e Bem estar do mesmo cachorro, onde pode ficar por exemplo especificado, um termo de responsabilidade pelo exemplar no caso do mesmo ter algum tipo de doenças hereditárias ou congénitas etc, etc, etc.
Também se pode resumir e efectuar um contracto geral onde todas as questões acima se podem inserir no mesmo, no entanto há factores que não justificam o mesmo efeito.
Relativamente a existirem criadores, que façam da criação de cães meio de subsistência própria, acreditem que dá-se o caso com uma criadora na margem sul, que efectua a modica quantia de 600 a 800 Registos por ano no Clube Português de Canicultura.
Onde nem todos os exemplares da Criadora são registados, o que indica que percentagem mínima dos cachorros foge ás ditas estatísticas, façam as contas.
No entanto para quem saiba mesmo fazer contas, faça-se o modico valor de 250 Euros por cada cachorro por valor mínimo e veja-se uma media minimamente razoável para se viver.
No entanto as reclamações de quem lá vai comprar exemplares, é sem dúvida... enfim vale mesmo a pena comentar??
Fica ao critério de cada um pensar nas condições da mesma criadora, ou perguntar por casos semelhantes, uma dita senhora com um sotaque tipicamente frances, tem muitas Raças para todos os gostos, espaço para o mesmo efeito é que, enfim....
Reacções por parte do CPC face a uma situação destas??
Não querendo falar mal do CPC mas, que se pode fazer? Evitar receber os ditos 800 Registos?? Nem pensar!!!
Façam-se as contas ao fim do ano...
Ora são à volta de 15 euros por beneficiamento de ninhadas.
Ora mais uns 10 ou mais euros por cada cachorro...
Enfim sem comentarios

Gostaria de fazer uma ressalva relativamente a este tópico pelos seguintes pontos ou factores que poderiam ter sido aqui discutidos, e que do mesmo modo não o foram.
Relativamente a contractos, há que ter em conta que tipo de clausulas se encontram no mesmo.
Quantas não são as pessoas que assinam um contracto de trabalho?; e no fim de contas assinam tudo menos um devido contracto.
Quantos não são os casos em que não se sabe bem o que se está a assinar?
Hoje em dia há contractos até para se tirar um passe social para andar de transportes, alguém realmente lê o contracto que está a assinar?
Trata-se efectivamente da mesma coisa.
Há que ter em conta que pontos, clausulas como quiserem lhes chamar, é que se encontram no contracto e em que condições se realizem.
Os contractos de Compra e venda de exemplares, são sem dúvida úteis em vários sentidos e validos em diferentes circunstâncias.
Veja-se um contracto de promessa de compra, é um método que compromete a venda de um específico exemplar na ninhada.
Veja-se um contracto de compra e venda que salvaguarde o futuro, segurança, bem-estar, entre outros muitos factores como a supervisão do Criador de tempos a tempos.
Veja-se um contracto de comprometimento entre o criador e o novo dono, referente ao seguimento de exemplares em Show ou em específicas criações.
Todos estes factores já foram anteriormente aqui falados

Tem Também um exemplo aqui referido, um contracto de Salvaguardando a Saúde e Bem estar do mesmo cachorro, onde pode ficar por exemplo especificado, um termo de responsabilidade pelo exemplar no caso do mesmo ter algum tipo de doenças hereditárias ou congénitas etc, etc, etc.
Também se pode resumir e efectuar um contracto geral onde todas as questões acima se podem inserir no mesmo, no entanto há factores que não justificam o mesmo efeito.
Relativamente a existirem criadores, que façam da criação de cães meio de subsistência própria, acreditem que dá-se o caso com uma criadora na margem sul, que efectua a modica quantia de 600 a 800 Registos por ano no Clube Português de Canicultura.
Onde nem todos os exemplares da Criadora são registados, o que indica que percentagem mínima dos cachorros foge ás ditas estatísticas, façam as contas.
No entanto para quem saiba mesmo fazer contas, faça-se o modico valor de 250 Euros por cada cachorro por valor mínimo e veja-se uma media minimamente razoável para se viver.
No entanto as reclamações de quem lá vai comprar exemplares, é sem dúvida... enfim vale mesmo a pena comentar??
Fica ao critério de cada um pensar nas condições da mesma criadora, ou perguntar por casos semelhantes, uma dita senhora com um sotaque tipicamente frances, tem muitas Raças para todos os gostos, espaço para o mesmo efeito é que, enfim....
Reacções por parte do CPC face a uma situação destas??
Não querendo falar mal do CPC mas, que se pode fazer? Evitar receber os ditos 800 Registos?? Nem pensar!!!
Façam-se as contas ao fim do ano...

Ora são à volta de 15 euros por beneficiamento de ninhadas.
Ora mais uns 10 ou mais euros por cada cachorro...

Enfim sem comentarios

-
- Membro
- Registado: segunda out 18, 2004 11:22 pm
Retomando o que sugeri atrás (pág. 1), penso que um movimento, chamemos-lhe cooperativo, associativo, sei lá (não interessa), entre criadores poderia ser um passo para dominar e disciplinar a distribuição, algo que me parece estar a faltar neste mercado.
Lancei alguns "sonhos" atrás, mas falando agor de coisas sérias, como "chipagem" e registo, não só de LOP como também de venda, contratos de venda standard (em co-propriedade ou não), seguro de exemplares contra deficiências futuras, colocação de cães adultos caso os donos se queiram desfazer deles, são coisas que mais facilmente se poderiam promover em grupo do que com cada um actuando para seu lado.
E penso que seria uma forma tanto ou mais eficaz na luta contra as "puppy mills" do que pôr esse tema como "sticky" no início deste forum.
Lancei alguns "sonhos" atrás, mas falando agor de coisas sérias, como "chipagem" e registo, não só de LOP como também de venda, contratos de venda standard (em co-propriedade ou não), seguro de exemplares contra deficiências futuras, colocação de cães adultos caso os donos se queiram desfazer deles, são coisas que mais facilmente se poderiam promover em grupo do que com cada um actuando para seu lado.
E penso que seria uma forma tanto ou mais eficaz na luta contra as "puppy mills" do que pôr esse tema como "sticky" no início deste forum.
-
- Membro
- Contacto:
O meu conceito de criador honesto, passa por existir um acordo que se no prazo de um ano algo de inesperado surgir o criador deve e tem que assumir essa responsabilidade.
...
Última edição por Golden_ em sexta fev 17, 2006 2:18 pm, editado 1 vez no total.
Desde já obrigado pelas respostas.
Englobo-me no "tal" grupo que não sabe o que é um pedigree... contudo após ter o cachorro (que já agora não fui eu o responsável pela aquisição) dediquei-me a uma extensa pesquisa na matéria e despertou o meu interesse em exposições caninas e field trials, e como tal considero que apesar de por vezes existir desconhecimento dos compradores não quer dizer que não devam ser motivados para contribuir para a melhoria (ou pelo menos não estragar) tudo o que diz respito às raças.
Ou seja, se o criador realmente é profissional Não vende os seus cachorros a qualquer um ( e conheço bem esta realidade para os restantes elementos do meu clã) pelo menos exige algum conhecimento ou averigua as possibilidades do futuro priprietério.
Abraço
Englobo-me no "tal" grupo que não sabe o que é um pedigree... contudo após ter o cachorro (que já agora não fui eu o responsável pela aquisição) dediquei-me a uma extensa pesquisa na matéria e despertou o meu interesse em exposições caninas e field trials, e como tal considero que apesar de por vezes existir desconhecimento dos compradores não quer dizer que não devam ser motivados para contribuir para a melhoria (ou pelo menos não estragar) tudo o que diz respito às raças.
Ou seja, se o criador realmente é profissional Não vende os seus cachorros a qualquer um ( e conheço bem esta realidade para os restantes elementos do meu clã) pelo menos exige algum conhecimento ou averigua as possibilidades do futuro priprietério.
Abraço
Desde já obrigado pelas respostas.
Abraço
Abraço
-
- Membro
- Contacto:
Já agora aproveito para informar os foristas da arca que o dito "criador" de Labradores em Aveiro, se chama Carlos Calisto. Peço desculpa por não ter ainda mais dados que permitem melhor identificação, tipo o afixo e localiazação exacta mas está para breve.......
Um cachorro é um compromisso para a vida e quem não tem isto como permissa pode e deve dedicar-se a outra coisa.fmanson Escreveu: O meu conceito de criador honesto, passa por existir um acordo que se no prazo de um ano algo de inesperado surgir o criador deve e tem que assumir essa responsabilidade.
Cumprimentos
Tiagi
A forma é a imagem plástica da função
Ora aqui esta alguem a quem colocaria um cachorro nas mãos.crazyduck Escreveu: Desde já obrigado pelas respostas.
Abraço
Julgo que a sua aquisição se prende com uma raça do 6º 7º ou 8º grupo, como tal se julgar poder ajuda-lo, disponha.
Cumprimentos
Tiago Fortuna
A forma é a imagem plástica da função
-
- Membro
- Contacto:
Que grande novidade!!!FAbarm Escreveu:
Um cachorro é um compromisso para a vida e quem não tem isto como permissa pode e deve dedicar-se a outra coisa.
Cumprimentos
Tiagi

Sinceramente ainda não percebi qual é o seu problema!fmanson Escreveu: Que grande novidade!!!Por acaso era algo que nunca me tinha ocorrido!!!
Por isso é que ando a divulgar o nome de alguém que não o fez.
Anda para aqui a dizer que um amigo seu comprou um cachorro e que esse mesmo cachorro tem displasia. E?
Primeiro, fizesse o seu amigo um pouco de HW e tivesse um pouco mais de cuidado ao escolher o criador.
Os pais tinham o despistes de doenças hereditarias? (displasia da anca? taras oculares?)
Os pais tinham provas dadas que eram exemplares tipicos da raça, tanto a nivel morfologico como a nivel funcional-temperamental?
Ora bem, agora das duas:
-» se realmente o criador tem tudo OK, entao o seu amigo de nada o pode acusar! Pq como já referiram anteriormente nenhum criador pode garantir a 100% a isenção de displasia nos cachorros, apenas o tenta evitar.
Se for um criador "simpatico" , e caso se prove ser de ordem genetica (sim, pq tb pode ser adquirida, sabia disso, n sabia?) deveria sim falar com o seu amigo e disponibilizar-se para resolver a situação de um meio amigavel - seja repondo o cachorro, ajudando na operação, devolvendo o dinheiro ...
Se for um criador menos simpatico, manda o seu amigo às favas, já que terá a consciencia limpa - afinal fez tudo o quanto podia para evitar. Obrigado a mais não o é !
-» a hipotese mais provavel é esse criador não ser tão honesto quanto parece ( e novamente, o reconhecimento não é uma garantia de qualidade) e o seu amigo deveria ter tido cuidado ao escolhe-lo de modo a evitar futuros problemas. Mas novamente, o criador a nada é obrigado ... o seu amigo comprou pq quis, ninguem lhe apontou uma pistola à cabeça!
Agora, arque com as consequeencias e deixe-se de birras e queixinhas ...
Passe bem,
Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!