Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

soniababy
Membro
Registado: terça fev 19, 2002 1:02 am
Localização: 2rottweilers,2samoyedos,1sagrado da birmânia,1korat

quinta out 10, 2002 9:17 pm

;)
Última edição por soniababy em quinta mai 15, 2003 9:04 pm, editado 1 vez no total.
Will
Membro Veterano
Registado: terça ago 20, 2002 11:49 pm
Localização: 5 Cães (Nina, Xuxu, Alice, Matilde e Baltazar), 2 Gatos (Brad Pitt e Ninja) e alguns penduras.

quinta out 10, 2002 11:50 pm

Olá!

Tenho muita pena pelos teus cães... Espero que melhorem rápido! Os meus 3 cachorros estão a ser vacinados, só falta o reforço! Já falei com a Vet sobre esta doença, mas há sempre algo a dizer e foi superficialmente!

Sei que é grave, mas como soubeste que era Parvovirose, quais são mesmo os sintomas para se estar alerta? E como se pode apanhar? Pensava que era apenas pelo contacto com outros cães...

Mencionaste o facto do sr. ter ido entregar a ração... Tem alguma ligação? :oops:

Desculpa tantas perguntas mas é um assunto que me aflige!

Beijinhos e as melhoras dos teus cães!
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sexta out 11, 2002 1:14 am

Epa...
Por motivos obvios este tópico interessa-me.
Onde é o surto de parvovirus???
Outro produto com acção virucida: TH4+, mas sai um pouco mais carote.
Quanto á lexivia, deve-se usar pura, sob pena de não ter a acção virucida desejável.

Boa sorte...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sexta out 11, 2002 1:51 am

digam-me só uma coisa - a lexívia deve secar por si ou passar-se o chão por água limpa? é que no 1º caso, a canzoada a passear por cima da lexívia não deve fazer muito bem.
anjaazul
xabita
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 9:17 pm
Contacto:

sexta out 11, 2002 9:46 am

Estou a ver que já começou a sua produção de cães,muito bem.
A pedinchince afinal deu resultado,agora já pode começar a vender os bichinhos,é pena é eles estarem doentes.
Secalhar os pais tb já estavam,mas como é uma criadora conceituada não deve ter notado.
As melhoras dos cãezinhos,que eles não têm culpa de nada.
anokas123
Membro Veterano
Registado: sexta jun 21, 2002 2:13 pm

sexta out 11, 2002 11:46 am

Bom dia a todos,

Tenho que confessar que pensei duas vezes antes de abrir este tópico porque receei que fosse encontrar mais uma discussão sobre o sexo dos anjos.

Mas vejo que é um assunto sério. Perdoem a minha ignorãncia mas nunca tinha ouvido falar em tal doença - Parvovirose :o :o

Quando li tal nome pensei em Virus Parvo ou Virose dos Parvos e daí a minha associação a mais uma discussão sem interesse :-(

Será que alguém me pode explicar o que é esta doença?
angel
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta out 11, 2002 12:38 pm

anokas
Embora hajam pessoas no fórum que saibam falar melhor sobre esta doença, passo-lhe este artigo sobre a Parvovirose.

"A parvovirose é uma doença infecciosa e contagiosa causada por um vírus particularmente pequeno, o Parvovírus.
Este observa-se não só no cão como tambem em muitas outras espécies animais (ratazana, rato, coelho, gato, porco, bovinos, etc).
A doença traduz-se principalmente em gastroenterite hemorrágica que pode ser mortal, sobretudo nos cachorros. O parvovírus canino, desenvolve-se essencialmente nas células de crescimento rápido. Em condições naturais, é assim que infecta as células intestinais, o tecido linfóide que tem uma percentagem de renovação rápida, e, tambem o tecido cardíaco e o timo nos cachorros.

Como se manifesta a doênça?
Clinicamente a parvovirose canina se expressa pela febre fugaz acompanhada de diminuição da percentagem de glóbulos brancos (leucopenia) com sintomas digestivos de gastroenterite hemorrágica. Os vómitos e a diarreia dão lugar a uma desidratação intensa com emagrecimento rápido. Devido ao seu carácter contagioso, a doença pode adquirir dimensões catastróficas quando os efectivos são numerosos. Nos cachorros de algumas semanas podem aparecer sintomas de ataque cardíaco seguidos de uma morte rápida. O diagnóstico apenas pode ser feito com certeza a partir de diferentes exames de laboratório.

Tratamento
Não existe nenhum meio de neutralizar o vírus, pelo que o tratamento apenas se aplica a sintomas. Com ele luta-se contra as infecções secundárias de origem bacteriana, a desidratação, ás vezes as hemorragias digestivas. Por isso são necessários antibióticos, as soluções reidratantes e ás vezes as transfusões de sangue. O prognóstico da doênça é sempre grave, sobretudo quando o animal é jovem e o estado de choque é importante.

Prevenir a parvovirose
Felizmente, a profilaxia é cada vez mais eficaz. Apesar de causar numerosas vitimas entre cães jovens e adultos, é nos cachorros de 4 a 8 semanas dos canis que esta doença se observa principalmente, com essa idade os anticorpos maternos desapareceram praticamente e a vacinação ainda não surte efeito, pois a produção de anticorpos da vacina está neutralizada. Este período critico pode ser encurtado com o uso de novas versões de vacina. Além disso os cachorros afectados pela doença já só sofrem de transtornos digestivos. No adulto a vacinação deu excelentes resultados. "
Aby
Membro Veterano
Registado: sexta abr 05, 2002 12:16 pm

sexta out 11, 2002 12:52 pm

Anokas123,
Parti-me a rir com a sua mensagem!
Realmente, o nome da doença pode levar a 2ªs intenções, que felizmente não foi o caso.

Angel,
Quero agradece-lhe a sua resposta tão exaustiva.
Assim até dá gosto andar no Fórum, aliás, é devido a estes "oásis" que eu ainda não me fartei.
Um abraço a ambos
JAntunes
Membro Veterano
Registado: quarta jul 03, 2002 7:16 am

sexta out 11, 2002 10:35 pm

É um virus muito grave aqui...
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

sexta out 11, 2002 10:44 pm

Olá

Era só para dizer que o correspondente à parvovirose nos gatos se chama panleucopénia e que também anda por aí um surto. Os sintomas são iguais aos que se verificam nos cães.

Fiquem bem

Florinda
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

sábado out 12, 2002 12:31 am

Devo alertar as diarreias hemorragicas, não são apenas sinal da Parvovirose.

Também devo dizer, que me parece haver um surto a nível nacional, pois na cidade onde habito já é chamada "doença da moda" e em conversa com outros entendidos noutras zonas do país, a situação tende a repetir-se.

Cumprimentos

Tiago
Última edição por FAbarm em sábado out 12, 2002 1:14 am, editado 1 vez no total.
A forma &eacute; a imagem pl&aacute;stica da fun&ccedil;&atilde;o
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sábado out 12, 2002 1:01 am

:?: :?: :?: :?: :?:
:o :o :o :o :o :o
:o :o :o :o :o
ch0kita
Membro
Registado: segunda abr 29, 2002 11:48 am
Localização: 2 rafeiros uma collie, um bearded collier 7 gatos europeus

sábado out 12, 2002 9:17 am

que horror :o

espero que isso nunca chegue para essas bandas se bem que os meus estão vacinados mas as vacinas a meu ver nunca são a 100%

boa sorte para os que estão a passar por isso

:roll: :(
soniababy
Membro

sábado out 12, 2002 2:29 pm

:lol:
Última edição por soniababy em quinta mai 15, 2003 9:07 pm, editado 1 vez no total.
soniababy
Membro

sábado out 12, 2002 7:21 pm

:|
Última edição por soniababy em quinta mai 15, 2003 9:08 pm, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Cães”