Açaimes

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Fireman
Membro Júnior
Registado: segunda dez 06, 2004 12:08 pm
Localização: Rottweiler (Elfo) , Poodle Toy (Flica), Cuzada de rottweiler / Pastor belga (Luna), Gata (Fanny)

segunda dez 13, 2004 12:34 pm

Um grande olá a todos os foristas :)

Lembrei-me de colocar aqui uma pergunta para ver se alguem me pode ajudar a encontrar uma loja em Lisboa com açaimes para rotts, porque de vez em quando trago o Elfo (9 meses e mais uns trocos, 66cm e 42kg) para dar uns passeios na cidade na zona onde trabalho para o sociabilizar, habituando-o às pessoas aos carros e a todos os barulhos , pois normalmente não contacta com ninguem porque está numa propriedade vedada e dentro dum canil e só quando chego a casa é que ele tem liberdade para andar comigo e dar uns passeios pelo monte ou entrar em casa, onde dorme apesar do canil ser espaçoso e ter o patio fora da casota todo coberto livrando-o do sol ou da chuva. Mas voltando ao que interessa, apesar de na cidade ele andar com trela curta ter toda a documentação necessária e não se mostrar agressivo, fui avisado pelas autoridades que como se trata de um animal perigoso devo traze-lo açaimado ou futuramente terão de actuar.

Assim pus-me à procura de um açaime, mas não encontrei pelo que se alguma alma caridosa souber uma loja em Lisboa com açaimes para rotts evitava-me o trabalho de andar a perder tempo.

Obrigado 8)
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda dez 13, 2004 12:46 pm

fui avisado pelas autoridades que como se trata de um animal perigoso devo traze-lo açaimado ou futuramente terão de actuar.
Se foi avisado nestes termos exactos, então foi mal avisado. Embora na prática a obrigatoriedade de uso de açaimo seja necessária na mesma, um rottweiler não é um animal perigoso, mas sim 'potencialmente perigoso'. Isto à luz da Lei não é a mesma coisa, e há pessoas (mais grave quando são autoridades que deviam ter disso conhecimento) que confundem as coisas.
Presumo que hajam açaimos para raças grandes em muitos sitios. No entanto, nos sitios que conheço, umas vezes têm e outras não. Além de que existem muitos modelos e nem todos são aconselháveis ou ao 'gosto' do dono.
Eu nunca usei açaimo nos meus Rotts, e também não tenciono colocar. Se algum dia for obrigado, vou querer ir a tribunal e fazer valer os meus argumentos. Lei é Lei, eu sei, mas não pactuo com hipocrisias. Querer que um cão perfeitamente controlado e à trela ande de açaimo quando andam à nossa volta tantos cães com e sem dono soltos, não é 'excesso de zelo', ou é "perseguição" ou hipocrisia mesmo! Também sei que as infracções dos outros não desculpam as nossas, mas ver um policia não prender um assaltante que pratica um crime à frente dele, vir pedir satisfações a uma velhinha que atravessa a rua fora da passadeira não será demais?

Cumprimentos
Paulo C.
Responder

Voltar para “Cães”