Até que ponto é que o lop nos dá garantias de que o cão é filho de quem dizem ser?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

turquesa
Membro Júnior
Registado: segunda abr 26, 2004 7:03 pm

terça dez 14, 2004 10:53 am

Olá a todos :D :

Quero colocar aqui a seguinte questão,sem querer ofender ninguém:compra-se um cão com lop e no lop vem a descendência do cão.O que eu pergunto é quem nós prova que o cachorro é efectivamente filho daqueles campeões?
Tendo em conta que os criadores apenas declaram ao Clube Português de Canicultura que a acadela teve x bebés e o que o pai é tal.Quem é que nos dá garantias de que no meio da ninhada não tenham enfiado um bebé doutra mãe ou que o pai dos bebés não seja o que consta do registo?
Eu digo isto porque podemos ter um cão cujo registo nos diz que os pais são tais,mas o lop não passa de um mero papel e mesmo que o criador ou propietário nos mostre fotos do acasalamento isso não dá garantias nenhumas.Infelizmente aqui em portugal,os lops baseam-se na palavar dos criadores enquanto que na Alemanha já se exigem testes de paternidade e maternidade aos bebés e aos pais,avós e bisavós para se poder efectuar o registo.

Agora pergunto,temos alguma garantia de que o cachorro descende daqueles progenitores,além de um simples papel?
:?:
pedrobaleia
Membro Veterano
Registado: quinta ago 26, 2004 7:48 am
Localização: boxer (eddie), 11 ovelhas, 5 galinhas, 19 patos, 22 pombos, 3 porcos

terça dez 14, 2004 11:04 am

boa questão...é que se temos que fazer fé apenas na palavra e honestidade...
dogueargentino
Membro
Registado: quinta dez 09, 2004 12:17 pm

terça dez 14, 2004 11:07 am

Acho que apesar de ser difícil ter 100% de certezas, a compra a um criador de renome é sempre mais vantajoso, porque mesmo que o pai não seja o mesmo a qualidade dos outros costuma ser sempre bastante boa.

Mas isto é como tudo, há boas e más pessoas.
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

terça dez 14, 2004 11:42 am

Bem, isto é tudo muito subjectivo e depois até poderiamos falar dos tipos que vendem cães com LOP falsificados e tudo mais.

De facto nada como comprar a criadores com provas dadas no mercado, pois são pessoas que têm o seu bom nome a defender e como tal...

Agora, ainda assim, é como tudo, o factor sorte é determinante em muitos casos. :)
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça dez 14, 2004 11:42 am

turquesa Escreveu: Olá a todos :D :

Quero colocar aqui a seguinte questão,sem querer ofender ninguém:compra-se um cão com lop e no lop vem a descendência do cão.O que eu pergunto é quem nós prova que o cachorro é efectivamente filho daqueles campeões?
Tendo em conta que os criadores apenas declaram ao Clube Português de Canicultura que a acadela teve x bebés e o que o pai é tal.Quem é que nos dá garantias de que no meio da ninhada não tenham enfiado um bebé doutra mãe ou que o pai dos bebés não seja o que consta do registo?
Eu digo isto porque podemos ter um cão cujo registo nos diz que os pais são tais,mas o lop não passa de um mero papel e mesmo que o criador ou propietário nos mostre fotos do acasalamento isso não dá garantias nenhumas.Infelizmente aqui em portugal,os lops baseam-se na palavar dos criadores enquanto que na Alemanha já se exigem testes de paternidade e maternidade aos bebés e aos pais,avós e bisavós para se poder efectuar o registo.

Agora pergunto,temos alguma garantia de que o cachorro descende daqueles progenitores,além de um simples papel?
:?:
Como é que sabe que o seu pai é mesmo seu pai? E a sua mãe é mesmo a sua mãe? Penso que não estava la para ver ...

Em ultimo caso, ha testes de DNA

Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

terça dez 14, 2004 11:55 am

CindelP Escreveu:
Como é que sabe que o seu pai é mesmo seu pai? E a sua mãe é mesmo a sua mãe? Penso que não estava la para ver ...

Em ultimo caso, ha testes de DNA

Nanci

:o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o

Não a estou a reconhecer CindelP...
Estes comentários não parecem seus :? :? :?

Como ele referiu, os testes de DNA não são prática corrente no nosso país, além do preço absurdo que eles custam...
Posso adiantar que para um ser humano custam cerca de 500€... :roll:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

terça dez 14, 2004 12:19 pm

texuga Escreveu: Não a estou a reconhecer CindelP...
Estes comentários não parecem seus :? :? :?

Como ele referiu, os testes de DNA não são prática corrente no nosso país, além do preço absurdo que eles custam...
Posso adiantar que para um ser humano custam cerca de 500€... :roll:
É o espirito natalicio ;)

E para os cães os testes de DNA custam cerca de 25€

Saudações,
Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

terça dez 14, 2004 12:22 pm

CindelP Escreveu:

É o espirito natalicio ;)

E para os cães os testes de DNA custam cerca de 25€

Saudações,
Nanci
Espírito Natalício :lol: :lol:

Bem, quanto aos custos estou espantada... Nunca pensei... :o :o :? :?

Quanto não vale ser cão! :p :p
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

terça dez 14, 2004 12:34 pm

Olá,
Embora a resposta da CindelP poss parecer algo 'agressiva', na base está correcta. De facto, as certezas são as mesmas, temos de confiar que o "Zé" é filho do pai e da Mãe que estão no BI porque assumimos que ele foi registado correctamente, e no registo de cães temos de assentar na mesma confiança. É óbvio que há gente desonesta e mentirosos, mas para um criador que quer manter o seu nome conceituado, não será boa politica vender gato por lebre porque o cachorro será sempre uma referência ao canil de origem e não me parece que os criadores gostem de ver 'charutos' associados às suas casas. Quanto aos criadores de ocasião, que não têm nada a defender o risco existe.....mas a esses só compra quem quer ser mesmo 'enganado'!
Os testes de DNA, no entanto, são um bom meio para quem tem dúvidas as dissipar.

Cumprimentos
Paulo C.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

terça dez 14, 2004 12:46 pm

Eu julgo que o CPC está a efectuar inspecções às ninhadas, não sei se de forma aleatória ou a todas as ninhadas registadas, não logo após o nascimento mas passado o tempo suficiente para se poder avaliar se não haverá ali um cachorro posto a mais (lamento não ser mais preciso, mas isto foi-me dito exactamente por um desses inspectores).

De qualquer modo, por mais inspecções que haja, as falcatruas são inevitáveis. Por isso, como já foi sublinhado atrás, a única forma de evitá-la é recorrer apenas e só a um criador de confiança, com provas dadas e sem "rabos de palha".
Budgerigar
Membro Veterano
Registado: sábado set 11, 2004 1:47 pm

terça dez 14, 2004 12:53 pm

nel Escreveu: Eu julgo que o CPC está a efectuar inspecções às ninhadas, não sei se de forma aleatória ou a todas as ninhadas registadas, não logo após o nascimento mas passado o tempo suficiente para se poder avaliar se não haverá ali um cachorro posto a mais (lamento não ser mais preciso, mas isto foi-me dito exactamente por um desses inspectores).

De qualquer modo, por mais inspecções que haja, as falcatruas são inevitáveis. Por isso, como já foi sublinhado atrás, a única forma de evitá-la é recorrer apenas e só a um criador de confiança, com provas dadas e sem "rabos de palha".
Embora se efectuem inspecções a algumas ninhadas, é impossivel nessas inspecções provar quem realmente são os progenitores, muito concretamente, o Pai dos cachorros.

Penso que a única forma viável e sem margem para dúvidas serão os testes de DNA.

Também concordo que o ideal seria recorrer a Criadores de confiança, mas o problema de sempre mantêm-se, a compra por impulso, sendo que só mais tarde é que as pessoas se apercebem de determinados promenores que lhes passaram despercebidos na altura.
<strong>Paulo Santos</strong><strong> </strong>
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

terça dez 14, 2004 2:13 pm

Como disse o Nel, o CPC faz inspecções periodicas, contudo este organismo tem as suas limitações, quer a nivelk de pessoal quer a nivel de verbas para fazer face a certas despesas inerentes a deslocações e tudo mais.

É manifestamente impossivel fiscalisar tudo, mas é obvio que certezas mesmo só com testes de DNA.

CindelP - Hehe gostei desse espirito natalicio 8) :lol: , se ele fosse generalisado, isto andava tudo nos eixos. 8)

Por acaso sempre pensei que os custos de um teste de ADN fossem mais elevados, afinal até são bastante acessiveis.

:)
anafil
Membro Veterano
Registado: segunda jun 09, 2003 5:17 pm

terça dez 14, 2004 3:20 pm

na Alemanha não são para brincadeiras, livra.

devia ser assim, exigir o exame de DNA para ter o lop definitivo, era meio caminho para acabar com as aldrabices de gente sem escrúpulos.

se calhar também deviamos fazer o teste com os nossos pais, por via das dúvidas. ou criar um banco de registos de DNA, assim já não roubavam bébés das mães na maternidade, e sempre que se encontravam bébés abandonados, eram devolvidos aos pais devidamente identificados pelo DNA, ou metê-los na cadeia por abandonarem crianças.

é uma ideia
biboquinhas
Membro Veterano
Registado: segunda dez 15, 2003 10:07 am

quarta dez 15, 2004 5:20 pm

Para mim o LOP nao é garantia de nada, hoje em dia a maior parte dos cães têm LOP e nada têm a ver com o estalão definido pela raça, enfim as coisas devem mudar senão quem quer mesmo ter a certeza de que o cão que estão a comprar condiz com a raça que escolhe deve ir ao estrangeiro, paga mais sim mas a certeza de que tem um cão de raça (por assim dizer) é quase total, sem excluir que tb há trafulhas como em todo o lado.
<p>Bibi eTeddy</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

quarta dez 15, 2004 6:19 pm

Diz o adágio popular:

Os filhos da minha filha meus netos são
Os filhos do meu filho serão ao não...

Tudo depende da seriedade dos criadores e do respeito que eles terão pelo seu próprio trabalho... byb's não vão ter nenhum... querem é um cão com papeis para cruzar...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Responder

Voltar para “Cães”