Qual a raça mais indicada?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

pedrobaleia
Membro Veterano
Mensagens: 1258
Registado: quinta ago 26, 2004 7:48 am
Localização: boxer (eddie), 11 ovelhas, 5 galinhas, 19 patos, 22 pombos, 3 porcos

quinta dez 16, 2004 3:39 pm

o meu eddie (boxer) "vive" no quintal, tem um canil com 9 metros quadrados, uma casota térmica lá dentro, água canalisada para um bebedouro automático, e agora até estou a forrar as grades do canil com chapa acrílica transparente por causa do frio! o "quintal" tem cerca de 170 metros quadrados de jardim e calçada, no entanto, o meu eddie entra lá em casa, pode frequentar a cave, o hall e a cozinha, está sempre a acompanhar-nos às refeições, e entra em casa várias vezes por dia!
todos os dias à noite o levo a passear um pouco para fora do quintal!

não sei se estas são boas condições para se ter um cão, mas não acredito que num apartamento, mesmo com muita disponibilidade e boa vontade, se consiga proporcionar a um cão, o mesmo nível de vida" que o meu cão tem!

e atenção, esta é só a minha opinião!
dogueargentino
Membro
Mensagens: 79
Registado: quinta dez 09, 2004 12:17 pm

quinta dez 16, 2004 4:01 pm

La está a anafil com os seus dotes de bruxa..


Da mesma maneira que disse que podia ter cães pequenos num apartamento tambem poderei ter familiares que até têm um São Bernardo num apartamento e já lhes disse que não achava bem.

Mas como tambem já reparei a educação não é muita por isso lá vai outra vez um desconto. ( não se fala do que não se sabe, e caso podem ver até pedi desculpa À forista por talvez ter feito falsos julgamentos ).

Podem-me dizer que os cães passam o tempo perto dos donos e que não precisam de espaço, mas como ainda posso dar a minha opinião, não concordo pois acho que os cães quando são bem tratados têm de ter a possibilidade de estar com os donos, mas quando quiserem tambem têm de ter o direito de estarem sós.


Os humanos não têm o direito de obrigarem o cão a andar sempre com eles, mas tambem não os podem proibir de os acompanharem quando querem, isso sim é que é tratar bem um cão.


Cumprimentos
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Mensagens: 15817
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm
Localização: 6cães e animais de quinta

quinta dez 16, 2004 4:02 pm

pedrobaleia, as suas condiçoes sao como as minhas, so que eu tenho uma parte so com relvas, pas brincadeiras mais malucas...
Penso que as suas condiçoes sao mais que ideias...

É a minha opiniao
Moka
Membro
Mensagens: 81
Registado: sexta mai 09, 2003 3:56 pm
Localização: Tico, Teco, Noor e Romeu (gatos)

quinta dez 16, 2004 4:02 pm

Boa tarde

Muito obrigado a todos pelos comentários. Estou a tentar "processar" toda a informação e dicas recebidas, tanto na Arca, como através de livros e sites sobre cães em geral. No entanto, como sou uma leiga na matéria, deparo-me com outras questões:

Quais as "garantias" que podemos exigir a 1 bom criador? ou seja, é possível exigir o despiste de doenças ou um "certificado de saúde"?

Os cães também devem ficar com a progenitora até (no mínimo) aos 2 meses (como acontece nos gatos)?

Estive a consultar o site da UZ e do Hospital Veterinário Principal para poder saber quais as doenças passíveis de surgirem num cão e quais os sintomas. Será que me podem indicar outros sites onde possa pesquisar mais sobre esta matéria?

Peço desculpa por estas perguntas... tenho a sensação que são um pouco parvas, mas a experiência que tenho é apenas com gatos...

E já agora, obrigada pelas boas vindas, Moca32

Bjs
Mónica
PauloC
Membro Veterano
Mensagens: 4980
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Caes, peixes e passaros
Contacto:

quinta dez 16, 2004 4:11 pm

Ora bem, o que você está a falar são condições optimas. Mas como se costuma dizer, "o optimo é inimigo do bom!". Isto quer dizer que o facto de não podermos dar as condições "optimas" a um cão não deve ser impedimento para termos um cão em boas condições. Toda a gente, certamente, gostaria de ter uma casa enorme, com jardins a perder de vista, parque de divertimentos para os filhos, piscina, etc.. Nestas condições viveria muito mais feliz, e quem tem crianças ainda mais. No entanto, não é o facto de viver num apartamento na cidade, ´que impede muita gente de ser feliz, ter filhos e levar uma vida absolutamente sã e normal.
Com os cães passa-se a mesma coisa. Eles acompanham-nos desde sempre, e tal com nós já se adaptaram à vida nestas condições. Manter um cão numa varanda é criminoso, mas viver num apartamento disfrutando da companhia permanente dos donos, usufruindo de toda a atenção e cuidados e acompanhando o dono em todos os passeios....não é mau de todo ;)
anafil
Membro Veterano
Mensagens: 496
Registado: segunda jun 09, 2003 5:17 pm
Localização: cadela boxer

quinta dez 16, 2004 4:18 pm

olá dogueargentino:

1º - foi o sr que disse que eu devia comer palha!
2º - foi o sr que disse que eu era bruxa
3º - que eu saiba ainda nunca o adjectivei de uma forma mal educada
4º - a diferença entre mim e si é que eu não estou aqui a escrever para me armar aos cucos, apenas discordo das suas opiniões (democracia permite)
5º - os juízos de valor são recíprocos (aliás disse que a minha educação não era muita)
6º - não preciso do seu desconto para nada (muito obrigada na mesma pela atenção, mas dispenso)
7º - um são bernardo é o triplo de um boxer, e quatro vezes maior que um pitbull, logo não estabeleca comparações estapafúrdias
8º - como o sr é um especialista em psicologia canina, pelas considerações sábias que escreve, não tenho capacidade de o confrontar
9º - quando tiver o seu dogue argentino falaremos, pode ser que as suas certezas se venham a demonstrar puro orgulho de quem é contrariado no fórum
10º - não precisa corar todas as vezes que eu me dou ao trabalho de lhe escrever, não é nada pessoal, como já lhe disse uma vez, não se tenha em tanta conta

se alguma vez se sentiu magoado com as minhas palavras mal educadas, peço-lhe perdão, não costumo magoar gratuitamente

passar bem
dogueargentino
Membro
Mensagens: 79
Registado: quinta dez 09, 2004 12:17 pm

quinta dez 16, 2004 4:39 pm

anafil - 8º - como o sr é um especialista em psicologia canina, pelas considerações sábias que escreve, não tenho capacidade de o confrontar
Obrigado pelo elogio, mas infelizmente não o sou.


Porque é que um São Bernardo não pode estar num apartamento se você diz que o que interessa é o tempo que se passa com ele.

Está a fugir às suas ideologias.


Veja lá se encontra um ponto de estabilidade nas suas opiniões que eu respeito mas:

1- Como é obvio não concordo e tenho o direito ( democracia e libredade dizem-lhe algo )

2 - Mais pessoas discordam comigo, mas como são civilizadas digo publicamente que não estou de acordo com eles mas civilizadamente.
( Apenas o sou para gente civilizada o que acredito plenamente que você tambem o será. )

3 - Se ao pricipio e injustamente tentei julgar a criadora do forum foi porque realmente achei estranho a sra vir apenas com aquelas raças que já sabemos quando na realidade queria um cão para desporto. Podia apenas ter dito que queria um cão, mas já pedi desculpa por isso a si nada tenho de justificar.


Passe bem
ladyxzeus
Membro Veterano
Mensagens: 2402
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

quinta dez 16, 2004 9:09 pm

Olá!
Moka Escreveu:Quais as "garantias" que podemos exigir a 1 bom criador? ou seja, é possível exigir o despiste de doenças ou um "certificado de saúde"?
Não só é possível como é recomendado (deve fazê-lo sempre) pedir despiste de doenças genéticamente transmissíveis dos progenitores.
Moka Escreveu:Os cães também devem ficar com a progenitora até (no mínimo) aos 2 meses (como acontece nos gatos)?
Oito semanas no mínimo, isto é, dois meses. ;)
Moka Escreveu:Estive a consultar o site da UZ e do Hospital Veterinário Principal para poder saber quais as doenças passíveis de surgirem num cão e quais os sintomas. Será que me podem indicar outros sites onde possa pesquisar mais sobre esta matéria?
Esses sites contêm muita informação acerca das doenças, em geral. Encontra lá aquilo que um "iniciante" necessita de saber. Se quiser saber mais, infelizmente, não lhe posso recomendar sites (eu funciono mais por livros) mas sugiro que coloque palavras chave em motores de busca, nacionais e estrangeiros. Encontrará muita coisa boa, outra que não o é tanto... Sobre que doenças gostaria de saber mais? (aí a gente pode ajudar mais)

As suas perguntas não são nada parvas: antes fazê-las do que comprar um cão a correr e depois se ver a braços com cães aldrabados, doenças genéticas... ;)
anjjazul
Membro Veterano
Mensagens: 6127
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quinta dez 16, 2004 9:26 pm

acho graça a alguns dizerem - aí, não tenho cão, porque não tenho quintal. um dia, arranjam-no e pumba - corrente no cão e vida na casota :evil:
eu tb. me passo por já não ter quintal. e se calhar, não vou ter mesmo. fazia bem a todos. eram grandes jogos de futebol e a desmiolada da carlota fartava-se de pular para ver o cão do vizinho. além de apanharem ar puro :p , andavámos mais elegantes.
anjjazul
Budgerigar
Membro Veterano
Mensagens: 365
Registado: sábado set 11, 2004 1:47 pm

quinta dez 16, 2004 9:53 pm

Boas

Permitam-me a minha modesta opinião, que não passa apenas disso.

As raças mais indicadas ou se preferirem, as raças ideais são.... TODAS, desde que tenhamos muito carinho e respeito pelo Animal que adoptar-mos.

(epá, li isto em qualquer lado e achei bonito) ;)

Quanto ao facto de ter um Cão num apartamento, a minha opinião e experiência pessoal é a seguinte:

Eu tenho um Boxer num apartamento, o meu vizinho tem um Serra da Estrela e tenho uma amiga que tem um São Bernardo, todos em apartamento.

O meu Boxer vem à rua 4 vezes por dia.

Pela manhã vem fazer as suas necessidades e dar a sua bela corridinha;

À hora de almoço, vem fazer o xixi e dá uma voltinha saloia.

Ás 6/7 da tarde, vem novamente marcar o território.

À noite, 9/10 horas, vem dar uma volta, na companhia do seu amigo e vizinho Serra da Estrela, volta esta, chamada de O grande passeio, que dura cerca de hora/hora e meia.

Isto para dizer o quê ?

Bem, a minha opinião é que qualquer cão, independentemente da raça/tamanho, pode perfeitamente viver num apartamento, num convivio mais directo com os donos, o que só trás beneficios (a ambos).

Lógicamente, que em função das caracteristicas de determinadas raças, existem necessidades especificas para cada uma delas.

Provavelmente um caniche não necessitará tanto como um Boxer, de um passeio de 1 hora e de uma eventual corridinha.

Aquilo que considero importante é que, em função da nossa disponibilidade, da nossa personalidade e de mais um conjunto de factores, teremos de ter em conta a raça que melhor se adaptará ao nosso quotidiano.

Como é obvio, não queiram ter em casa um S. Bernardo e vir com ele à rua uma única vez, pois essa situação nem sequer se poderia aplicar ao Caniche ou a qualquer outra raça.

Penso que isto já foi dito milhentas vezes, mas nunca é demais repetir.

Na hora de escolher um animal como companheiro, existem muiiiiiiitos factores a ter em conta, sendo que esses factores não têm só a ver com a raça e/ou tamanho.

Estamos dispostos a ver os pelinhos espalhados pela casa ?
E os chinelos roidos?
Uns xixis fora do sitio ?
Ladrar durante a noite ?
E nas férias ?
No Veterinário, por vezes gasta-se uma fortuna, estão dispostos a isso?
E se adoece gravemente, disponibilidade para o tratar e acompanhar?
Já existem filhos ? não ? e quando eles "chegarem" como vai ser ?
Preparados para educar um Cão ?
Paciência?
Amor e respeito para dar ?
E se.... ?
E se por acaso....?
E se eventualmente...?

A sério, pensem bem, pensem muito bem. ;)
<strong>Paulo Santos</strong><strong> </strong>
anafil
Membro Veterano
Mensagens: 496
Registado: segunda jun 09, 2003 5:17 pm
Localização: cadela boxer

sexta dez 17, 2004 9:54 am

olá budgerigar

a verdade é que andamos aqui todos a bater na mesma tecla, quem tem a sorte de viver numa vivenda acha que os cães só podem viver felizes com espaço, quintal; quem vive num apartamento acha que um cão se adapta perfeitamente nele, e o que é certo é que salvo raras excepções, os cães de apartamento necessitam de muito mais cuidados e atenção do que aqueles que estão presos a uma corrente ou dentro de uma jaula, mesmo que espaçosa. a convivência directa com o cão dentro de casa faz-nos obrigatoriamente dispensar-lhe mais atenção.
não posso de maneira nenhuma afirmar que todos os cães de quintal não sejam felizes, mas conheço muitos pessoalmente que não o são, para além dos problemas que as falhas de socialização trazem.

tenho um desafio para os foristas que acham que o cão de quintal gosta de passar o dia sozinho a brincar na relva: abram as portas de casa, agora no inverno, com a lareira acesa, e verão onde é que o vosso cão escolhe ficar, se no canil preparado e aquecido, se aos pés do dono! é só um exemplo, porque se todos forem como a minha boxer, nem que chova a cântaros, ela persegue-nos dia e noite!


esta dedicação dos nossos cães não deve ser reprimida trancando-os isolados da sua família, não há coisa mais triste que ver um cão, ou o dia todo na varanda ou preso a uma corrente sempre nervoso e ansioso à espera do dono, 24 horas por dia, o ano todo.


é preciso ter sensibilidade para reconhecer os sinais que os nossos cães nos dão, e não ignorá-los, tentar entender quando o cão gostava de estar com os donos na sala ao quentinho, e quando e quer ir dar uma corrida.
dogueargentino
Membro
Mensagens: 79
Registado: quinta dez 09, 2004 12:17 pm

sexta dez 17, 2004 9:59 am

Anafil
quero fazer tréguas pois não estou para estar chateado com ninguem aqui. Não é o meu objectivo.


Faço-lhe outro desafio em tom de brincadeira

No Verão com a lareira tambem acesa e um jardim com relva bastante húmida e veja lá onde é que os cães mais gostam de estar.
anafil
Membro Veterano
Mensagens: 496
Registado: segunda jun 09, 2003 5:17 pm
Localização: cadela boxer

sexta dez 17, 2004 10:12 am

OLÁ

dogueargentino

uma coisa lhe garanto, o seu cão, quando o for buscar à mãe vai ver em si a pessoa que lhe dará segurança, que o alimentará, e forma-se uma relação de confiança e gratidão para sempre. os cães, só se não forem estimados, preferem estar a brincar no quintal em vez de estar a seguir o dono para todo o lado. a minha cadela até para comer tem que estar com o dono ao pé, se ele sai da cozinha ela deixa a ração e vai toda contente atrás dele, e não vale a pena dizer-lhe para ir comer, porque os sentidos dela já estão noutra coisa.
mas se for para o quintal brincar com ele, melhor ainda, a minha cadela gosta muito de brincar, mas sempre com o dono; sozinha, só se estivermos na sala e ela aos nossos pés.

eu falo do que sei, pela experiência que tenho, e o único cão que conheço que não precisa do dono, ou melhor que não o segue e é independente é o husky. de resto, a maioria das raças são dedicadíssimas, e isso significa que seguirão o dono para todo o lado. por isso se diz que o cão é o melhor amigo do homem.

nas aldeias, as pessoas que trabalham na terra e que têm cães, normalmente andam com eles para todo o lado, ou melhor, o cão anda solto e segue o dono o dia inteiro, porque quer! não sei se já alguma vez viu, mas esses cães até de tractor se for preciso andam, e ultrapassam barreiras, e obstáculos para ficar com o dono.

se vai comprar um dogue argentino, não se esqueça de o socializar, habituá-lo a comportar-se em casa, porque se ele for ensinado vai preferir estar ao pé de si do que no quintal sozinho. mas depois vai ver.

tréguas então, chega de confrontos
Moca32
Membro Veterano
Mensagens: 1026
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

sexta dez 17, 2004 10:50 am

Anafil - Eu por acaso até conheço um canito desses que além de andar de tractor com o dono, anda de vespa e tudo, vai sentadinho entre as pernas do dono, é muito giro.

Aqui na ilha havia um tipo que tinha um SRD que mais parecia fruto de uma cruza entre um serra da Estrela e um Pastor alemão que andava sempre no capot do motor do camião que o dono conduzia, era um volvo.

Este ultimo fazia-me impressão, é que o cão podia cair ou assim, possivelmente isso nunca aconteceu, mas a hipotese de tal coisa para mim já era por demais preocupante. :roll:


Moka - Quando comprar o Canito, não compre pela net, sem o ver primeiro, vá a casa do criador e verifique as condições que o mesmo tem e veja tudo bem visto, os projenitores.

Alguns criadores dão garantias escritas, mas ainda assim, em caso de problemas, regra geral para fins judiciais ou assim, não têm grande valor, mas...

Boa sorte. :)
CarlaVB
Membro
Mensagens: 110
Registado: sexta abr 16, 2004 4:40 pm

sexta dez 17, 2004 10:51 am

Depois de ler todos estes comentarios se o cao gosta mais estar em casa do que no jardim, eu vou expor a minha situaçao, pois para mim o meu cão é um autentico misterio nesse sentido.
A rotina diaria, é logo de manhã (6h)um passeio (de preferencia longo).
Durante o dia fica no jardim, onde tem uma casota daquelas de plastico mas que é termica, no telheiro (onde está protegida do sol e chuva), tenho colchoes espalhados á volta da casa em sitios estrategicos, onde nao apanhem sol e chuva e abrigados do vento. Só vai para o jardim quando saimos de casa até lá anda pela a casa á nossa volta e atrapalhar para ver se chegamos atrasados ao emprego. Como trabalhamos longe (distancia de 40 km), estamos o dia fora e só chegamos ao fim da tarde (quando as coisas correm bem). Primeira coisa é passear com ele, um passeio longo , +/- 1h a 1.30. E outro passeio á noitinha. E sempre pensamos que como estamos fora todo o dia á noite ele ficaria em casa para conviver connosco. Dorme dentro de casa (deve ser dos poucos caes que tem um quarto só para ele).
Mas pensam que ele quer ficar em casa? Bem ele fica, mas passado 1 ou 2h, ou quando ouve um dos amigos a ladrar lá fora, lá vem ele a pedir para ir para a rua. Mal abro a porta e lá vai ele a correr e a ladrar. E corre pelo jardim todo.
Ontem consegui convence-lo a ficar comigo em casa e já era tarde e ambos já estavamos a dormir na sala e decidi que era melhor deita-lo, lá fui eu po-lo na caminha, com ele todo sonolento, com a rotina toda das festinhas, uma escovadela e o biscoitinho de boa noite. Quando ele senta-se atento ao ladrar na rua (tinha a janela um bocadinho aberta), e vai direitinho á porta a pedir para sair. Ok, deixei-o sair.
Passado 20 min fui busca-lo e convence-lo a ir para casa. Era ele a fugir e eu atras dele, dava a ordens para parar e ele parava e seguia-me, mas quando era para entrar em casa fugia e corria para mim dava-me lambidelas e toca a fugir. Até que "passei-me" e mostrei-me zangada e disse "casa" e ele lá decidiu obedecer.
No fim de semana, ele anda sempre connosco quando saimos, adora andar de carro. Mas nao consigo que fique em casa, está sempre a pedir para ir para o jardim, mas tambem sei que quando está farto bate á porta para entrar.
Já aconteceu (resposta a uns comentarios de foristas) de estarmos todos na sala com a lareira acesa e ele a dormir uma soneca na almofadinha dele e de repente levantar-se e querer ir para a rua (a chover) é nao querer ficar em casa. E relva molhada, ele chama um piteu.

Manias de cachorro!

Mas pelo menos parece feliz assim.

Acho que um cao tanto pode ser feliz num apartamento como numa vivenda tudo depende dos donos.
Responder

Voltar para “Cães”