Cadelas Problemáticas - Pedido de opinião

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

quinta dez 16, 2004 9:31 am

Cadelas problemáticas

Gostaria de saber umas opiniões sobre um caso que se passa actualmente com duas das minhas cadelas.

Como a maioria sabe eu tenho nestes últimos 10 anos recolhido animais abandonados e tenho agora 19 cães sendo 6 machos e 13 cadelas.

Estas cadelas estão todas ESTERILIZADAS muitas delas nunca chegaram a ter cio pois foram operadas antes dele aparecer.

Nunca tive problemas territoriais, nem brigas entre as cadelas mas o mesmo não posso dizer dos cães, pois tenho pai e filho que não se podem nem ver.

Mudei de casa muito recentemente, há 4 meses aprox., e tudo parecia correr bem entre as cadelas até que há coisa de uns 2 meses duas das cadelas atacaram uma outra, felizmente não foi trágico porque tinhamos acabado de entrar em casa e a nossa intervenção fez com que a luta terminasse. Falta-me esclarecer que destes 19 cães, 10 estão divididos em 3 canis e num destes canis estão as tais duas cadelas problemáticas.

Nestes ultimos 15 dias as coisas pioraram, estas duas cadelas ( Zara e a Pretinha) mataram uma outra ( Reka) de uma forma violenta pois fui encontrar a Reka completamente esventrada e com o pescoço na zona da jugular todo rasgado. A minha Reka sofria de epilepsia e era uma cadela extremamente nervosa estando sempre a provocar mas sem grandes confusões.Por ter ficado em choque fiquei sem reacção para fazer fosse o que fosse em relação às “assassinas”.

Na passada semana a Zara e a Pretinha atacaram outra cadela ( Margarida) que é uma cadela pachola e que não incomoda ninguém, como a minha mãe estava perto os estragos limitaram-se a mais uma ferida onde???? Na barriga ,ou seja exactamente como a Reka , mas desta vez apenas superficial porque foram impedidas de inicio. Desta vez levaram porrada a valer e ficaram fechadas no canil durante uns 3/4 dias.

A minha mãe com pena delas resolveu soltá-las na 2ª feira e a situação voltou-se a repetir, isto é atacaram a Pitchie que teve que ser levada de urgência para o vet para ser suturada no pescoço e na barriga, o estrago na barriga foi tão grande que por uma unha negra não lhe colocou a vida em risco.

Ora bem posto isto não preciso que me digam que há negligência da nossa parte pq sem duvida alguma que há e depois desta situação a guerra rebentou lá em casa porque a minha mãe não os pode soltar só porque tem pena que elas (assassinas) chorem e uivem e o diabo a 4. Pena tenho eu que depois as outras cadelas fiquem todas rasgadas e uma delas chegou mesmo a morrer.

O que eu não entendo aqui é que como é que cadelas que sempre viveram juntas têm agora esta tipo de comportamento??? Compreenderia se estivesse perante cadelas inteiras (não esterilizadas) mas não é este o caso.
Por exemplo o odio de estimação entre os cães é sempre entre os mesmos machos, isto é há já algum tempo que pai e filho se odeiam mas vivem bem em conjunto com outros machos. Neste caso das cadelas elas não têm um odio especifico, elas limitam-se a atacar qualquer cadela.
Na 2ª feira qdo levei a minha Pitchie foi-me aconselhado pelo vet o uso de ANAFRANIL (calmante) durante uns tempos para ver se há melhorias, porque eu coloquei a hipotese de eutanasiar estas duas cadelas.

Muito sinceramente perdi a vontade de lhes fazer uma festa ou carinho, mal olho para elas e chego mesmo a odiar porque não consigo compreender tal agressividade. Estão mais uma vez fechadas as duas e não acredito que tão depressa isto volte a acontecer mas................

Gostaria de saber se há algo mais que eu deva saber ou fazer, estou a apanhar bonés nesta situação porque por mais voltas que dê na minha cabeça não sei o que despoletou esta situação e chego a pensar que talvez as cadelas sejam loucas, pois tão depressa se dão bem como atacam até á morte qq outra,esventrando.

Fico a aguardar as vossa opiniões

Obrigada

Sandra Albuquerque
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

quinta dez 16, 2004 9:49 am

Sinto muito pelo que esta a passar!
Por vezes os nossos canitos tem comportamentos que desconhecemos.
Pelo que disse a unica mudança que ocorreu na sua vida e na vidas dos seus cães foi uma mudança de casa...
Talvez esse tenha sido o problema... Num espaço desconhecido para elas tornaram-se mais dominantes, encarando as restantes femeas como inimigas.
Eu tenho 6cães todos machos e todos eles foram adoptados porque estavam em risco de serem abatidos estavam todos eles em canis, eu acolhi-os mas para arranjar familias para os acolherem... Impossivel fiquei com todos, graças a deus os meus avos tem uma quinta enorme onde eles tem bastante espaço, desses 6 tenho um invisual... que é uma paz d´alma, quer o espaço dele e liberdade para correr! Agora tenho dois machos que nao se podem ver, um por pouco tivemos de amputar uma pata inteira porque pegaram-se os dois á luta e por pouco havia mortes. Esses tem de andar soltos á vez senao é a guerra canina.
Dos 6 so esses 2 sao problematicos.
Nunca ponderei a eutanasia porque conseguimos lidar com agressividade deles, agora no dia que um deles se solte e comece a matar os restantes, alto lá... começo a ponderar a eutanasia!
Como o seu caso perdeu a confiança nas duas cadelas, elas começam a ficar isoladas, o que favorecer inda mais agressividade delas.
Muito sinceramente nao sei que lhe dizer... Apenas que sinto muito.

P.S. Desculpem se me alonguei

Registado: quinta ago 26, 2004 7:48 am
Localização: boxer (eddie), 11 ovelhas, 5 galinhas, 19 patos, 22 pombos, 3 porcos

quinta dez 16, 2004 9:58 am

sei que é uma situação difícil...e que deixa pena mas no meu caso não exitava...eutanasiava as duas cadelas!! hoje é com uma outra cadela, amanhã pode ser consigo ou qualquer outra pessoa!!
é uma decisão dificil e pessoal, mas entre a obrigação de as ter fechadas e odiá-las de cada vez que olha para elas, acho preferível eutanasiá-las!
mas é só a minha opinião...
P1TuXk4
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2004 7:27 pm

quinta dez 16, 2004 10:57 am

Pelo pouco que percebo do assunto, o que se pode estar a passar, já que os cães viviam em grupo, essas duas fÊmeas, podem ter-se associado, criando assim uma liderança forte e podem atacar as que não se submetem a essa liderança.
Uma das tentativas seria separar as duas lideres, de modo a que essa aliança deixe de existir.

Pode ser que resulte.

Boa sorte!
iog
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2004 9:07 am

quinta dez 16, 2004 11:20 am

P1TuXk4 Escreveu:
Uma das tentativas seria separar as duas lideres, de modo a que essa aliança deixe de existir.

Pode ser que resulte.

Boa sorte!
Pois eu tb não percebo muito mas concordo que as duas deveriam ser separadas e soltas em separado e sózinhas para verificar se mesmo assim continuam agressivas, o facto de elas estarem fechadas penso que provoca ainda mais agressividade nelas. Em relação a voçês (humanos) não houve alteração nenhuma? Lamento o sucedido.
sonja
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 1 pastora catalã (whispper) 1 cão da serra de aires (Marlon)

quinta dez 16, 2004 11:55 am

olá Sandra ,

como alguns dos membros já referiram , as cadelas não devem ser soltas ao mesmo tempo porque já viste o tipo de comportamento que tem quando estão juntas , as minhas quando estão soltas também são terriveis , a caniche morde e tudo !
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

quinta dez 16, 2004 12:13 pm

Agradeço desde já as opiniões.

Elas são super submissas connosco aliás, a Zara sempre foi e já tá comigo há uns 4 anos, a Pretinha está à menos tempo (2 anos). Eram cadelas de canil (de animais abandonados) e sempre se mostraram submissas e a Zara é até obediente. A Pretinha é super medrosa nem sequervem a nós para fazer festas.

Vou para já fazer o que me aconselharam que é separar estas duas qdo uma estiver solta com os outros, a outra ficará presa, é uma boa sugestão que espero sinceramente que não cause mais sofrimento :?
A filipa02 tb me deu um contacto de um treinador para eu me aconselhar.

Esta situação tem-se vindo a complicar e espero saber lidar com ela.

Muito obrigada
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
lecas
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta dez 16, 2004 12:21 pm

Olá

Sugestões não tenho. Mas desejo-lhe sorte p/ a resolução dessa situação tão delicada.
REsteves
Membro Júnior
Registado: sexta jul 09, 2004 6:20 pm

quinta dez 16, 2004 12:29 pm

Boa tarde

Antes de mais lamento o que está a acontecer.

Apesar de não perceber muito do asssunto penso que a causa poderá ser apenas por ciume... Apenas nos relata as consequências, mas com a mudança de casa existem necessariamente novos espaços, e atenções diferentes... por algum motivo com esta mudança, para elas a posição que ocupavam na "matilha" foi alterada, logo as "rivais" são alvos a abater.

Tal como os lobos, os cães caçam e matilha... o que explica andarem as duas.

Talvez a solução, seja mesmo separa-las, mesmo quando as fecha no canil de castigo, já que dessa forma não sentem o apoio uma da outra e os laços entre as duas ficam menos fortes... provavelmente sozinhas não aventuram a entrar numa luta que não sabem se conseguem ganhar.

Boa sorte
sandrape
Membro Veterano
Registado: quinta dez 20, 2001 2:35 pm

quinta dez 16, 2004 1:47 pm

Olá Sandra

Sinto muito que tenhas de passar por uma situação destas, fiquei triste por saber da morte da Reka, tinha visto as fotos dela e achei-a tão linda :(
Tambem não tenho conhecimentos sobre os comportamentos deles, mas a ideia de não deixares essas duas cadelas juntas parece, para já, muito adequada, pois se reparares quando há confusão contra um cão se houverem mais cães perto, eles associam-se para morder no mais fraco...não sei...soltares apenas uma e aos poucos observar como ela se comporta com as outras cadelas, mas sempre com atenção para ver como ela reage estando sozinha...

desejo que tudo corra bem e vai dando notícias
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta dez 16, 2004 2:29 pm

Coitadinha da Reka, era tão linda :cry:

Lamento imenso o que acontecu, mas tente o que já aqui aconselharam, separá-las para ver o resulatdo...

Boa sorte!
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
MissGaja
Membro
Registado: quarta jan 22, 2003 1:17 pm
Localização: 3 gatos(Mia, Sininho e Zacarias); 1 cadela(Scanitcha)

quinta dez 16, 2004 4:59 pm

Óla, realmente esta é uma situação complicada. De facto as cadelas ficaram terríveis e é uma pena pk tornam-se pouco sociáveis e aleijam os outros cães... A minha cadela (não é esterilizada) odeia TODAS AS CADELAS k encontra por isso tem de ir sempre de trela á rua, é um comportamento chato pk quando vê uma passa-se da cabeça. Em relação aos cães é super tolerante, por isso não sei bem qual é a dela, mas como já disseram devem ser questóes de território, sei lá... Olha em relação akilo que os outros foristas disseram deve ser uma aliança entre as cadelas, tipo gang, digo isto pk o cão dos meus primos foi morto por um bando de cães. Desgraçado encontrava-se à hora errada no local errado... Em relação à questão dos ciúmes, pode mt bem ser possível, pois à um ano atrás trouxe um gato cá para casa e uma das minhas gatas cada vez k o vê é uma perseguição à presa. Portanto vivem separados e só estão juntos quando eu estou presente. Devo dizer k mesmo assim é um stress!
Bem , boa sorte pk acho k vai precisar . :|
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

quinta dez 16, 2004 6:05 pm

Olá,Sandra.

Só agora vi este tópico,e quero desde já dizer que lamento o que se está a passar,e o que sucedeu com a Reka...

Não te posso dar nenhum conselho,porque nunca passei por uma situação semelhante,mas experimenta fazer o que te disseram,separá-las.Pode ser que resulte...

Acho que o conselho que a Filipa te deu também é muito válido,tens que tentar tudo antes de pensares em optar por uma outra solução...

Desejo-te muita sorte com as cadelas,espero que corra tudo bem.

Maria José
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
ssequeira
Membro Veterano
Registado: quinta jul 29, 2004 10:07 am

quinta dez 16, 2004 6:12 pm

Bem, que situação!

Acho que separá-las é sem dúvida o mais importante. Para além disso deve estar sempre presente quando estiverem à solta. Outra opção que poderá tomar é dar a(s) cadela(s) a alguém que não tenha cães. Sei que é difícil arranjar casas para cães adultos, principalmente rafeiros mas seria o ideal. O que não deve fazer é desprezá-las pois isso só irá aumentar a agressividade. Consultar um treinador de cães é uma boa ideia. Presumo que possam esclarecê-la um pouco sobre o comportamento dos cães.
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quinta dez 16, 2004 9:05 pm

provavelmente já eram cadelas problemáticas, quer dizer traumatizadas. agora com a mudança, podem ter entrado em stress. sabe-se lá porquê.
eu tb. mudei de casa há uns 3 meses. de início, o max estava muito bem. depois, voltei a mudar. sua exª começou a fazer porcaria em casa. ainda pensei que fosse da ração. nada melhorava. voltei a dar-lhe o ansiolítico. acabou-se a porcaria. se estiver muito aflito... mesmo assim :roll:
tb. nunca tinha essas cadelas juntas.
anjjazul
Responder

Voltar para “Cães”