Eu tenho um cão, o Ruan, de raça Dogo Argentino (aqueles que pertencem à categoria dos montruosos assassinos...) e no outro dia um Sr. Agente da autoridade abordou-me na rua e disse-me (eu ia com o Ruan preso) que o animal tinha de estar "atrelado e açaimado" e se eu não fosse imediatamente colocá-lo em casa que era autoada. Para além disso o Sr. Agente nem conhecia a raça, pois apelidou o meu cão de "esses, os pit bulls"...já por duas ou três vezes polícias (eu moro ao pé duma escola e por isso cruzo-me quase todos os dias com os polícias da "escola segura") se dirigiram a mim mas apenas para perguntar se eu sabia que havia legislação própria para estes cães etc etc mas nunca me disseram nada do Ruan não ter açaime.
Eu recuso-me a usar açaime no meu cão por várias razões: as pessoas por aqui andam sempre com os cães soltos e nem sempre são cães mansos, logo se o meu cão estiver preso e açaimado e vier outro bobi com más intenções como é que é?(isto já aconteceu, um pastor alemão atirou-se a mim e ao Ruan mas como não o tinha açaimado pegaram-se uns segundos e depois o outro cão afastou-se, não foi bonito mas não houve estragos);
Outra razão é que se as pessoas já se afastam dele e olham com má cara e pensam que ele é mau, imagino se ele fosse com açaime! é logo: "ai que cão mau, até tem que andar açaimado para não comer as criancinhas!"
Por último, eu sou uma pessoa responsável e reconheço que o meu cão não é muito sociável com outros cães e por isso NUNCA ando com ele solto portanto não acho necessário usar açaime e porque o bem estar do meu cão está primeiro, oponho-me à utilização desse acessório, a não ser em situações especiais, por exemplo, a minha vizinha tem um cão rafeiro (bem grande) e que não pode ver outros machos à frente (ele e o Ruan não se podem nem cheirar) e como ela tem um bébé que não pode estar sozinho em casa, vão à rua os três juntos e o cão vai solto (o que não concordo) mas leva açaime...
Queria só expressar a minha opinião em relação a esta lei. Eu penso que estou a agir bem porque só quero o bem estar do meu cão,mas estou a ser correcta? Penso que este tema não foi abordado aqui no fórum por isso gostava de saber algumas opiniões

Obrigada, muitos cumprimentos
Patrícia
Bom Natal!!