Açaime: Sim ou Não?!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Rochezoire
Membro
Registado: quarta out 06, 2004 6:45 pm

quinta dez 23, 2004 1:01 pm

Bom dia,
Eu tenho um cão, o Ruan, de raça Dogo Argentino (aqueles que pertencem à categoria dos montruosos assassinos...) e no outro dia um Sr. Agente da autoridade abordou-me na rua e disse-me (eu ia com o Ruan preso) que o animal tinha de estar "atrelado e açaimado" e se eu não fosse imediatamente colocá-lo em casa que era autoada. Para além disso o Sr. Agente nem conhecia a raça, pois apelidou o meu cão de "esses, os pit bulls"...já por duas ou três vezes polícias (eu moro ao pé duma escola e por isso cruzo-me quase todos os dias com os polícias da "escola segura") se dirigiram a mim mas apenas para perguntar se eu sabia que havia legislação própria para estes cães etc etc mas nunca me disseram nada do Ruan não ter açaime.

Eu recuso-me a usar açaime no meu cão por várias razões: as pessoas por aqui andam sempre com os cães soltos e nem sempre são cães mansos, logo se o meu cão estiver preso e açaimado e vier outro bobi com más intenções como é que é?(isto já aconteceu, um pastor alemão atirou-se a mim e ao Ruan mas como não o tinha açaimado pegaram-se uns segundos e depois o outro cão afastou-se, não foi bonito mas não houve estragos);

Outra razão é que se as pessoas já se afastam dele e olham com má cara e pensam que ele é mau, imagino se ele fosse com açaime! é logo: "ai que cão mau, até tem que andar açaimado para não comer as criancinhas!"

Por último, eu sou uma pessoa responsável e reconheço que o meu cão não é muito sociável com outros cães e por isso NUNCA ando com ele solto portanto não acho necessário usar açaime e porque o bem estar do meu cão está primeiro, oponho-me à utilização desse acessório, a não ser em situações especiais, por exemplo, a minha vizinha tem um cão rafeiro (bem grande) e que não pode ver outros machos à frente (ele e o Ruan não se podem nem cheirar) e como ela tem um bébé que não pode estar sozinho em casa, vão à rua os três juntos e o cão vai solto (o que não concordo) mas leva açaime...

Queria só expressar a minha opinião em relação a esta lei. Eu penso que estou a agir bem porque só quero o bem estar do meu cão,mas estou a ser correcta? Penso que este tema não foi abordado aqui no fórum por isso gostava de saber algumas opiniões
:)
Obrigada, muitos cumprimentos
Patrícia
Bom Natal!! :D
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

quinta dez 23, 2004 2:02 pm

Eu faria o mesmo, trela sempre, açaime nunca, pois assim o canito no caso de ser atacado não se pode defender, o que é bastante mau.

Quanto à legislação, bem, eu acho que neste posto era algo âmbigua, mas acho que outros foristas estraram muito mais habilitados para lhe responder do que eu.

Um Bom Natal :)
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

quinta dez 23, 2004 2:02 pm

Leve o açaime na mão (juntamente com as papeladas caninas, para o caso de alguma abstunta mais zelosa lhe pedir) e quando vierem falar consigo ponha o açaime ao cão. ;)
Isto seria o que eu faria.

(os meus cães, quando vão á rua os dois vão sempre açaimados, para não se pegarem um com o outro. Se vão sozinhos só de trela, ficam mágicamente mansos)
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta dez 23, 2004 2:35 pm

Rochezoire Escreveu: Penso que este tema não foi abordado aqui no fórum por isso gostava de saber algumas opiniões
Boas,
este assunto foi aqui abordado por mim em 19/12... ;)
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=20928

Mas a dúvida persiste :(

Bom Natal

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

quinta dez 23, 2004 2:40 pm

Eu bem que tinha a ideia de que não teria ficado bem esclarecido este ponto. Só não procurei porque com esta minha net a velocidade de caracol, népia
:)
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta dez 23, 2004 3:13 pm

Eu também não gosto de açaimo, e não o usei nunca nos meus cães. No entanto é de Lei que os cães pertencentes à famigerada Lista o usem. Por isso, se o agente quiser "embirrar" e autoar, o facto é que pode fazê-lo.
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

quinta dez 23, 2004 3:50 pm

Boas,

Como o PauloC disse e bem, é de facto obrigatório para as raças incluídas na famigerada lista publicada pelo governo, usar açaime e trela em simultâneo. Obviamente que não concordo nem com a lista, nem com esta obrigatoriedade.

Contudo aconselho-a a cumprir a lei. Bem sei que nem sempre é possível evitar os confrontos com outros cães quando estes andam soltos, mas tente ao máximo possível evitando por exemplo ir com o seu para locais onde habitualmente se passeiam cães soltos.

Já tive experiências semelhantes, de passear o Gaspar (sempre preso, pois também não é lá muito amigo de outros cães cuja a estatura seja maior à dele) e este ser atacado por outros cães que estavam com os donos mas soltos. Mas como as raças em questão (Boxer e Akita Inu) não estão incluídas na lei... para as pessoas todos os cães dessas raças são "santinhos" e uma "paz de alma"... (Akitas "paz de alma"... tem graça que ainda não vi nenhum... o que não quer dizer que não os haja!)
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
CTR
Membro
Registado: quinta ago 14, 2003 4:26 pm

quinta dez 23, 2004 3:51 pm

Açaime nunca..os meus andam sempre soltos..e a voz obedecem..a menos que esteja num sitio em que os tenho de prender,mas açaime nunca :D
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta dez 23, 2004 4:22 pm

O meu conselho é - não use.
Aqui, na minha zona, cão com açaime é perigoso, cão com trela é para não fugir e cão à solta é pacífico.

É assim que as pessoas pensam e não ligam grande coisa à raça embora se encolham e evitem os rotts (acho que nem reconhecem os pits).

Se eu fosse a si tinha o açaime à mão para estas ocasiões mas continuava a praticar a desobediência civil.

Isto porque as pessoas que não gostam de cães têm de embirrar com qualquer coisa.
Ainda hoje uma vizinha minha que têm 2 caniches pequeninos se queixava de uma outra que embirra com eles.Porquê ? Porque sim.
Eu conheço os cães eles são meigos, nem ladram, nem chateiam ninguém.
Mas quem têm de embirrar, embirra.

Era o que faltava se o mundo era para ser feito à imagem dos chatos.Pleeease...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

quinta dez 23, 2004 4:26 pm

[quote]Açaime nunca..os meus andam sempre soltos..e a voz obedecem..a menos que esteja num sitio em que os tenho de prender,mas açaime nunca [/quote]

Olá,

Desculpe-me a minha franqueza mas, e por favor não entenda isto como algo dirigido a si especificamente mas sim para o geral de quem passeia os cães soltos, acho que se a lei é para uns tem, forçosamente de o ser para todos. Todos os cães, independentemente da sua raça, têm de estar presos a uma trela para passearam na via pública.

Não colocado em questão se de facto os seus cães lhe obedecem 100% das vezes às suas ordens, um facto é que esse argumento é muitíssimas vezes utilizado pelas "n" pessoas que também passeiam os seus cães nas mesmas condições, isto é, soltos. E todos sabemos que muitas das vezes, os cães não obedecem sempre aos seus donos.

Por isso pergunto-lhe como é que eu, enquanto dono de um Bull Terrier macho, adulto, extremamente dominante com os outros cães, especialmente de maior porte que ele, e por isso, porque sei o cão que tenho, nunca, em situação alguma, o solto, devo fazer quando ocorrem situações como as que acima descrevi?

Tento afastar o meu cão preso pela trela arriscando a que ele seja atacado e não se possa defender precisamente por está de trela?

Solto-o perante a eminência ou a consumação de um ataque por parte de outro cão solto e depois, se o meu esfrangalhar o outro... paciência?

Ou dou uma trancada no cão e outra no dono, e depois eu é que sou o "mau-da-fita" porque tenho um cão conotado com lutas e, consequentemente, eu, como dono também o sou (aos olhos das outras pessoas)?

Por isso considero que é uma falta de respeito de parte de quem anda com os seus cães soltos por mais bem treinados que alegue que eles estão, para com quem cumpre a lei passeando os seus cães presos.
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
Budgerigar
Membro Veterano
Registado: sábado set 11, 2004 1:47 pm

quinta dez 23, 2004 4:31 pm

A minha opinião, um pouco independente do que diz a lei ácerca das "raças potencialmente perigosas", é a seguinte:

Independentemente da raça:

Se tiver alguma dúvida das reações do seu cão, use açaime.

Quanto aos Rott e por causa da "abortóide" a situação é um poco diferente.

Já o disse e repito, não concordo com o uso de açaime por diversas razões, no entanto, tenho a obrigação e responsabilidade de zelar pelos meu cães, como tal, de modo a evitar problemas, existem determinadas situações em que eles usam açaime.
<strong>Paulo Santos</strong><strong> </strong>
Bloodberry
Membro Veterano
Registado: segunda abr 15, 2002 12:08 am

quinta dez 23, 2004 5:26 pm

o meu rott nunca é passeado com açaime... mas levo-o sempre comigo no caso de... já agora e sei que ñ tem a ver com o assunto, será que me pode alguém esclarecer? como sabem tenho dois caes, um srd e um rott. o rott é muito bem educado e o srd, bem, é um rebelde :lol: nunca me obedece, sem ser em casa. acontece que se tenho de ir com os dois ao mesmo tempo para algum sítio é uma verdadeira barafunda... portam-se os dois muito mal e o rott desobedece-me por completo :o
alguém me pode dizer se isto é normal? e desculpem lá a mudança de assunto :oops:
São precisos muitos animais para se fazer um casaco de peles, mas só um para o usar...
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta dez 23, 2004 5:54 pm

Bloodberry Escreveu: acontece que se tenho de ir com os dois ao mesmo tempo para algum sítio é uma verdadeira barafunda... portam-se os dois muito mal e o rott desobedece-me por completo :o
alguém me pode dizer se isto é normal? e desculpem lá a mudança de assunto :oops:
Solidariedade :lol: :lol: :lol: :lol:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
CTR
Membro
Registado: quinta ago 14, 2003 4:26 pm

quinta dez 23, 2004 6:21 pm

[quote=Bullie]
[quote]Açaime nunca..os meus andam sempre soltos..e a voz obedecem..a menos que esteja num sitio em que os tenho de prender,mas açaime nunca [/quote]

Olá,

Desculpe-me a minha franqueza mas, e por favor não entenda isto como algo dirigido a si especificamente mas sim para o geral de quem passeia os cães soltos, acho que se a lei é para uns tem, forçosamente de o ser para todos. Todos os cães, independentemente da sua raça, têm de estar presos a uma trela para passearam na via pública.

Não colocado em questão se de facto os seus cães lhe obedecem 100% das vezes às suas ordens, um facto é que esse argumento é muitíssimas vezes utilizado pelas "n" pessoas que também passeiam os seus cães nas mesmas condições, isto é, soltos. E todos sabemos que muitas das vezes, os cães não obedecem sempre aos seus donos.

Por isso pergunto-lhe como é que eu, enquanto dono de um Bull Terrier macho, adulto, extremamente dominante com os outros cães, especialmente de maior porte que ele, e por isso, porque sei o cão que tenho, nunca, em situação alguma, o solto, devo fazer quando ocorrem situações como as que acima descrevi?

Tento afastar o meu cão preso pela trela arriscando a que ele seja atacado e não se possa defender precisamente por está de trela?

Solto-o perante a eminência ou a consumação de um ataque por parte de outro cão solto e depois, se o meu esfrangalhar o outro... paciência?

Ou dou uma trancada no cão e outra no dono, e depois eu é que sou o "mau-da-fita" porque tenho um cão conotado com lutas e, consequentemente, eu, como dono também o sou (aos olhos das outras pessoas)?

Por isso considero que é uma falta de respeito de parte de quem anda com os seus cães soltos por mais bem treinados que alegue que eles estão, para com quem cumpre a lei passeando os seus cães presos.
[/quote]

Sim é verdade..eu compreendo perfeitamente a sua parte e sei que é complicado,ha cães mais complicados do que outros no entanto tem a sua razão,no meu caso solto-os sempre para que socializem o Maximo se tiver de os prender..prendo.

Abracos :D
Bloodberry
Membro Veterano
Registado: segunda abr 15, 2002 12:08 am

quinta dez 23, 2004 9:16 pm

texuga Escreveu: Solidariedade :lol: :lol: :lol: :lol:
:?: :?: :?: :?: :?:
São precisos muitos animais para se fazer um casaco de peles, mas só um para o usar...
Responder

Voltar para “Cães”