cães para defender de lobos!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

quarta dez 29, 2004 12:56 am

Mas mais um não só mas tambem ... é isso?
Olá Tiago
Confesso que não percebi muito bem a pergunta, mas vou explecar o meu "veneno" para com os Shows.
Eu não tenho nada contra as exposições caninas, embora seja algo critico em relação a alguns aspetos, sou é contra a criação de cães tendo apenas como objectivo as exposições de beleza. Para mim seleccionar uma raça é seleccionar a funcionalidade, a morfologia e o caracter. o mais importante é a funcionalidade, pois esta é a razão de existir de qualquer raça, depois a morfologia e o caracter que devem ser sempre seleccionados en função da funcionalidade da raça.
Há para aí muitos criadores que têm canis famosos que ganham tudo e mais alguma coisa (campeões do mundo inteiro e arredores) e pedem balurdios pelos cães, eu não os cria, nem dados!
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

quarta dez 29, 2004 1:14 am

FBC Escreveu:
Mas mais um não só mas tambem ... é isso?
Olá Tiago
Confesso que não percebi muito bem a pergunta, mas vou explicar o meu "veneno" para com os Shows.
Eu não tenho nada contra as exposições caninas, embora seja algo critico em relação a alguns aspetos, sou é contra a criação de cães tendo apenas como objectivo as exposições de beleza. Para mim seleccionar uma raça é seleccionar a funcionalidade, a morfologia e o caracter. o mais importante é a funcionalidade, pois esta é a razão de existir de qualquer raça, depois a morfologia e o caracter que devem ser sempre seleccionados en função da funcionalidade da raça.
Há para aí muitos criadores que têm canis famosos que ganham tudo e mais alguma coisa (campeões do mundo inteiro e arredores) e pedem balurdios pelos cães, eu não os cria, nem dados!
Eu não consigo hierarquizar... Função, Morfologia e Caracter têm para mim peso igual na equação.

Quanto ao resto do seu post, totalmente de acordo;)

Tiago
A forma é a imagem plástica da função
CTR
Membro
Registado: quinta ago 14, 2003 4:26 pm

quarta dez 29, 2004 1:32 am

Epa a mim custa-me um bocado a acreditar que um cão consiga dar a volta a um lobo... :lol: Os lobos matam para comer e é uma questão de sobrevivencia..a natureza deles e diferente de um cão..eu digo isto e tenho um cão supostamente "duro" um English Bull Terrier.
Mas isto é so a minha opinião. ;)
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

quarta dez 29, 2004 3:04 am

Um lobo não passa de um cão - um cão selvagem.
Por norma os lobos não entram em lutas com os cães de guarda de gado porque o lobo evita sempre os conflitos. O lobo só quer comer e portanto procura sempre as presas mais faceis e ovelhas guardadas por um cão grande não são presas fáceis. Em caso de uma luta corpo a corpo, normalmente um bom cão de gado consegue derrotar um lobo, por varias razões, entre as quais o cão é maior e mais pesado ( um lobo, em portugal, raramente passa dos 35 quilos, no maximo 40), o cão está feito fisicamente e psicológicamente para a luta: o cão luta até à morte se for necessário.
Mas os lobos quando atuam em alcateia são muito eficientes a matar e neste caso por vezes matam o cão e as ovelhas. Também acontece por vezes um lobo deixar-se perseguir pelo cão até junto de outros lobos, depois os lobos, todos juntos, matam o cão, por esta e por outras razões um bom cão de gado nunca abandona o rebanho para perseguir os lobos e tambem nunca deve ser apenas um cão a guardar o rebanho.

Tiago
para mim a funcionalidade é o mais importante pela simples razão que vem em primeiro lugar na selecção das raças, isto é, uma raça foi seleccionada, ao longo dos tempos, tendo em vista a sua função. A morfologia e o caracter foram procurados de forma a satisfazer a funcionalidade (e por vezes outros factores, como clima, etc).
Com isto não quero dizer que se deve dar pouca importancia ao caracter e morfologia, penso que se deve ser o mais rigoroso possível na selecção do caracter e morfologia.
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

quarta dez 29, 2004 8:35 am

Bullie Escreveu: Perdoai-me a ignorância... mas o que é LGD? oops
Santa ignorância!!! :roll: Livestock Guardian Dog! *

* ...só sei de há umas semanas para cá, porque houve um tópico onde se falou disso... ;)
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta dez 29, 2004 9:38 am

MDogster Escreveu:
Santa ignorância!!! :roll: Livestock Guardian Dog! *

* ...só sei de há umas semanas para cá, porque houve um tópico onde se falou disso... ;)

AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

Eu também não sabia o que era... :oops: :p
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quarta dez 29, 2004 11:31 am

CTR Escreveu: Epa a mim custa-me um bocado a acreditar que um cão consiga dar a volta a um lobo... lol Os lobos matam para comer e é uma questão de sobrevivencia..a natureza deles e diferente de um cão..eu digo isto e tenho um cão supostamente "duro" um English Bull Terrier.
Mas isto é so a minha opinião. ;)
Pode comparar um lobo a um pastor alemão. Agora imagine se não há varios cães que chegam para um pastor alemão?
Os lobos trabalham em alcateia para muita coisa, mas para ataca um cão ainda não ouvi relatos de tal por isso só um cão de guarda chega para afastar os lobos.
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta dez 29, 2004 11:59 am

Boas,

Livestock Guardian Dog ;) - Cão de Guarda a Rebanhos, nomeadamente quase todos os molossos de montanha: Serra da Estrela, Castro, Montanha dos Pirineus ....

Saudações
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
CTR
Membro
Registado: quinta ago 14, 2003 4:26 pm

quarta dez 29, 2004 3:47 pm

Mesmo assim é dificl de acreditar..o lobo deve ser mais esperto e mata para poder comer acho que é algo genetico :o
Responder

Voltar para “Cães”