Cães com rabos e orelhas cortadas....

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta dez 30, 2004 5:24 pm

Guida__F Escreveu: Vamos ser lógicos:

- Existem raças verdadeiras de acordo com o seu estalão, isto é, as suas caracteristicas correspondem à real aparência, sem que sejam necessárias intervenções cirurgicas estéticas de forma a alterar a sua aparência ou utilidade.

- Existem raças falsas de acordo com o seu estalão, isto é, as caracteristicas descritas no estalão não correspondem à sua real aparência, sem que sejam necessárias intervenções cirurgicas estéticas de forma a alterar a sua aparência ou utilidade.
Assim o estalão dessa raça é criado artificialmete, já que não corresponde à caracteristicas reais da raça. Se os animais não forem mutilados a raça continua a existir, já que o que é falso é estalão, não as caracteriscas naturais da raça.
Guida,

O que é um cão de raça? O que é uma raça?
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Boazinha
Membro Júnior
Registado: terça dez 28, 2004 11:18 am

quinta dez 30, 2004 5:38 pm

CindelP Escreveu:
Boazinha Escreveu:
Um enorme bem haja a quem entende que não, não é correcto alterar as características físicas de um animal para torná-lo mais agradável (?) à vista humana.
Portanto, é contra as raças certo?

Não Cindel. Sou a favor dos cães.

Não vejo raças. Já percebi que aqui os critérios são diferentes dos meus na defesa da vida animal e, se até posso fazer um esforço por aceitá-los, é-me humanamente impossível compreendê-los. É acima de tudo o bem estar e a integridade física do animal que me movem, não é o seu aspecto que me leva a ter-lhes mais ou menos consideração - nenhum dos meus cães teve uma única otite com as suas orelhas que mantive, mantenho e manterei sempre intactas, a menos que alguma doença me force a cortá-las. O mesmo se aplica ao rabo. O forense mfcff acha mesmo que porque podemos pisar o rabo de um cão, é mais práctico cortá-lo? Nem acredito no que leio. O senhor que mora em Lisboa e ao fim de semana vai caçar com o seu cão para passar o tempo poderia, por exemplo, aprender a jogar xadrez, dedicar-se a um desporto radical, etc, etc,etc, mas enfim, suponho que aqui neste fórum também a caça desportiva é encarada como uma coisa perfeitamente normal.

Achar que um cão que não tenha orelhas e rabo cortados fica inferiorizado perante os seus semelhantes, é coisa que só poderia mesmo passar na cabeça do Homem. As prioridades de um cão são, desconfio, um nada diferentes das nossas e a estética, neste sentido, é uma coisa muito nossa.
É como ser vegetariano e obrigar o cão a sê-lo também. Não é natural, de maneira nenhuma.

Se o corte é feito em benefício do cão, serei a primeira a aplaudir. Se for feito em benefício do dono, seja para levá-lo a exposições ou para pavoneá-lo na rua, é condenável, é cruel e é desnecessário. Guardem os argumentos históricos, se os tiverem, há não tanto tempo assim a Inquisição também queimava bruxas e isso hoje em dia escandaliza-nos a todos.

Bom ano.
Nebulosa
Membro Veterano
Registado: terça set 14, 2004 12:01 am

O rabo dependendo do cachorro pode ser uma poderosa arma de destruição de lares.
Minha tia tem um rott que nao tem rabo cortado, ele fica em casa, quando aquele rabo abana voa enfeites cadeiras e etc pelos ares, sem contar que uma rabada daquelas na perna doi pacas.
Sobre as orelhas, já vi uma coisa um tanto triste com um dogo que tinha orelhas , um ladrão entrou na casa "montou" no cachorro prendendo ele entre as pernas e segurou a cabeça dele pelas orelhas para que o outro amigo dele desse um tiro na cabeça do cão, por isso sou a favor de amputar as orelhas, se ele tivesse amputado as orelhas provavelmente se sairia dessa sem muitos problemas.
No caso das raças que o corte só serve para deixar em pé como no caso do boxer, doberman beauceron eu sou contra, pois isso não vai mudar em nada a vida do animal, acredito...
no caso do doberman que eu vi pela foto que o cabo se enrrola e não é muito comprido eu também sou contra o corte, agora, o rottweiler é um baita rabão e grosso, eu assino em baixo quando dizem que querem cortar, mesmo que eu acho que rottweiler com rabo é bem mais bonito, só deve ter rabo caso o animal não va ficar dentro de casa, caso contrario é um caos :o
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

É um grupo de cães com caracteristicas semelhantes resultado de uma apuração genética continuada.
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quinta dez 30, 2004 6:15 pm

Guida__F Escreveu: É um grupo de cães com caracteristicas semelhantes resultado de uma apuração genética continuada.
Really??

Boazinha Escreveu:Se o corte é feito em benefício do cão, serei a primeira a aplaudir. Se for feito em benefício do dono, seja para levá-lo a exposições ou para pavoneá-lo na rua, é condenável, é cruel e é desnecessário. Guardem os argumentos históricos, se os tiverem, há não tanto tempo assim a Inquisição também queimava bruxas e isso hoje em dia escandaliza-nos a todos.
E verifica-se o mesmo ... um desconhecimento total das razões para o corte.

Não sei se sabe, mas o corte nada tem de estetico. Tem a sua origem na função.
Sabe porque razão se corte?

Como já disseram aos cães de caça corta-se a cauda porque batem com ela no mato acabando por se ferir - por exemplo, nos países onde se baniu esta pratica estão a pensar em voltar a autorizar por esta razão: demasiados cães vão parar ao veterinario, tendo a cauda amputada aos 3 e 4 anos.
Corta-se a cauda (e orelhas, depende da raça) a caes de caça maior pois são anexos onde a presa facilmente se agarrada e fere o cão. E de certeza que sabe que as orelhas são zonas sensiveis e altamente irrigadas.
Corta-se a orelhas e caudas a certos cães de defesa e guarda pois estes ganham um aspecto muito mais dissuador - evitando assim que entrem em conflito com o intruso, e portanto, evitando qualquer perigo directo para o cão. E sim, acreditem que um ladrão entra muito mais facilmente numa casa que tenha um labrador do que numa casa que tenha um dober.

Como pode ver, tudo tem origem funcional!

E mais, muitos destes cães ainda desempenham as suas funções. Os cães de caça ainda caçam, os cães de guarda ainda guardam...

Sobre o sofrimento, confesso-lhe que há muito que convivo com cães que foram sujeitos a essas operações e nenhum deles possui nenhum trauma! (inclusive, o corte das caudas é feito nos primeiros dias de vida, sendo indolor para o cao).

Convido-a a vir ver os meus cães e como poderá comprovar nenhum deles é mal-tratado nem muito menos possui algum trauma. Pudera muitos dos cães que por aí andam serem mal-tratados como os meus ...

Partilho da sua opinião acerca das operações por conviniencia e comodismo do dono, e aí, incluo as esterelizações (salvo em raras excepções).

Bom ano novo,
Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

quinta dez 30, 2004 6:20 pm

Nesse caso as raças que precisam de de cortes foram um erro por parte de quem apurou as raças e que na incapacidade de criar cães sem rabo e de orelhas curtas resolveu o problema artificialmente.
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quinta dez 30, 2004 6:27 pm

Guida__F Escreveu: Nesse caso as raças que precisam de de cortes foram um erro por parte de quem apurou as raças e que na incapacidade de criar cães sem rabo e de orelhas curtas resolveu o problema artificialmente.
E ? Há algum problema?
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

quinta dez 30, 2004 8:59 pm

É ocasião para perguntar o que é preferível: um cão cujas orelhas e cauda não foram amputados e que, à conta disso, ficou gravemente ferido no exercício da sua função, ou um cão que tenho sofrido amputações e que possa realizar tudo sem se magoar?
Note-se que a amputação das caudas é feita nos primeiros dias de vida e é quase indolor. O corte de orelhas também não leva a grande problemas, quando feito na altura correcta e quando acompanhado por um veterinário competente.
Nebulosa
Membro Veterano
Registado: terça set 14, 2004 12:01 am

quinta dez 30, 2004 11:09 pm

ladyxzeus Escreveu: É ocasião para perguntar o que é preferível: um cão cujas orelhas e cauda não foram amputados e que, à conta disso, ficou gravemente ferido no exercício da sua função, ou um cão que tenho sofrido amputações e que possa realizar tudo sem se magoar?
Note-se que a amputação das caudas é feita nos primeiros dias de vida e é quase indolor. O corte de orelhas também não leva a grande problemas, quando feito na altura correcta e quando acompanhado por um veterinário competente.
vi um veterinario cortando as caudas de uns filhotes da raça cocker, sen anestesia nem nada, teve uns filhotes que nem choraram, acho que eu senti mais que os caes pois estava quase esmurrando o vet quando vi que ele não anesteziava para cortar as colas (isso ou a 4 anos atraz):cry:
ladyxzeus
Membro Veterano
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

sexta dez 31, 2004 9:27 am

O corte das caudas é praticamente indolor, feito com poucos dias de vida. quem sofre mais é o dono, porque os bebés não tão nem aí.
ladyxzeus
Membro Veterano

sexta dez 31, 2004 9:28 am

O corte das caudas é praticamente indolor, feito com poucos dias de vida. quem sofre mais é o dono, porque os bebés não tão nem aí.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sexta dez 31, 2004 9:33 am

CindelP Escreveu:
Guida__F Escreveu: Nesse caso as raças que precisam de de cortes foram um erro por parte de quem apurou as raças e que na incapacidade de criar cães sem rabo e de orelhas curtas resolveu o problema artificialmente.
E ? Há algum problema?
Além de uma criança com acesso à internet e problemas de interpretação de escrita pensar que sabe mais que milhares de anos de trabalho do homem em conjunto com o cão ?
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Boazinha
Membro Júnior
Registado: terça dez 28, 2004 11:18 am

sexta dez 31, 2004 10:17 am

[quote=CindelP]
[quote=Guida__F]
É um grupo de cães com caracteristicas semelhantes resultado de uma apuração genética continuada.
[/quote]

Really??

[quote=Boazinha]Se o corte é feito em benefício do cão, serei a primeira a aplaudir. Se for feito em benefício do dono, seja para levá-lo a exposições ou para pavoneá-lo na rua, é condenável, é cruel e é desnecessário. Guardem os argumentos históricos, se os tiverem, há não tanto tempo assim a Inquisição também queimava bruxas e isso hoje em dia escandaliza-nos a todos. [/quote]

E verifica-se o mesmo ... um desconhecimento total das razões para o corte.

Não sei se sabe, mas o corte nada tem de estetico. Tem a sua origem na função.
Sabe porque razão se corte?

Como já disseram aos cães de caça corta-se a cauda porque batem com ela no mato acabando por se ferir - por exemplo, nos países onde se baniu esta pratica estão a pensar em voltar a autorizar por esta razão: demasiados cães vão parar ao veterinario, tendo a cauda amputada aos 3 e 4 anos.
Corta-se a cauda (e orelhas, depende da raça) a caes de caça maior pois são anexos onde a presa facilmente se agarrada e fere o cão. E de certeza que sabe que as orelhas são zonas sensiveis e altamente irrigadas.
Corta-se a orelhas e caudas a certos cães de defesa e guarda pois estes ganham um aspecto muito mais dissuador - evitando assim que entrem em conflito com o intruso, e portanto, evitando qualquer perigo directo para o cão. E sim, acreditem que um ladrão entra muito mais facilmente numa casa que tenha um labrador do que numa casa que tenha um dober.

Como pode ver, tudo tem origem funcional!

E mais, muitos destes cães ainda desempenham as suas funções. Os cães de caça ainda caçam, os cães de guarda ainda guardam...

Sobre o sofrimento, confesso-lhe que há muito que convivo com cães que foram sujeitos a essas operações e nenhum deles possui nenhum trauma! (inclusive, o corte das caudas é feito nos primeiros dias de vida, sendo indolor para o cao).

Convido-a a vir ver os meus cães e como poderá comprovar nenhum deles é mal-tratado nem muito menos possui algum trauma. Pudera muitos dos cães que por aí andam serem mal-tratados como os meus ...

Partilho da sua opinião acerca das operações por conviniencia e comodismo do dono, e aí, incluo as esterelizações (salvo em raras excepções).

Bom ano novo,
Nanci
[/quote]

Nanci, vejo que algures, já percebeu o meu ponto de vista, mas por outro lado vejo que insiste no facto de eu ter um hipotético desconhecimento total das razões de corte e amputação de orelhas e caudas dos animais.
Se ler bem o que escrevi (e parece-me que leu), entenderá que estou ciente de que existem cães que de facto cumprem ainda as funções para as quais os donos os adquirem à partida, não vivo numa redoma e tenho noção de contextos diferentes ao urbano, que é ao que me refiro constantemente. Só no bairro onde vivo, são às dezenas os cães cujas orelhas e rabos foram cortados por vaidade dos donos, apenas e só, sem qualquer tipo de razão funcional. Dezenas e dezenas.
Fiz uma longa viagem sozinha com a minha cadela há uns anos, na altura ela teria talvez um ano e meio, dois anos. Posso garantir-lhe, agora que olho para trás, que se não a tivesse comigo, tendo eu a idade e a inexperiência que tinha, o mais certo era não estar sequer aqui a falar consigo. Salvou-me a vida mais que uma vez, e não é sem emoção que digo isto porque aquela cadela, mais que qualquer outro cão que tenha ou venha a ter, é o grande amor da minha vida, e nunca lhe cortei as orelhas. Os meus quase-agressores, que infelizmente nestas viagens são sempre no plural, nunca chegaram sequer perto de a imobilizar dessa forma. Ela continua a ser o melhor alarme que tenho em casa, com cauda e orelhas intactas.

Nanci, desejo-lhe a si e aos seus cães (que não duvido que estrague com mimo) um ano novo próspero e com muita saúde.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta dez 31, 2004 3:33 pm

Ora ainda bem que a Cindelp resumiu com clareza a razão de ser de certos cortes de orelhas e caudas.

Penso que aqui o problema é o estalão.
Devido à pressão de certos defensores dos animais, países como a Alemanha alteraram o estalão para não admitirem qualquer espécie de corte.
Curiosamente, são estes mesmos defensores dos animais que acham que os cães se devem tornar vegetarianos...é de partir o côco...
Como o mundo não se resume às cidades e os cães não se resumem a animais de companhia a maioria destes países nórdicos abriram excepções a esta lei que proíbe o corte, para os cães de caça.
Aparentemente há algumas pessoas com sensatez suficiente para não apreciarem que o seu cão andasse sempre dolorosamente ferido.

Agora quanto ao estalão :
muitos de nós defendem que um cão de raça não é apenas, nem principalmente, um cão de exposições.
Para ser verdadeiramente conforme à raça deve praticar a função para a qual foi concebido.
Pe, um lab ou um cocker devem caçar,um serra deve guardar gado,etc.
Ora se um criador quer realmente desenvolver uma raça de acordo com as suas funções - como deveria fazer, na minha opinião - então o estalão deve corresponder a essas mesmas funções.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Responder

Voltar para “Cães”