Quem deve pagar pelo tratamento dos sem dono ?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Devem ser os veterinários a suportar todas as despesas de quem não pode pagar?

Sim, afinal, eles não gostam de animais ?
2
5%
Não, o Estado tem obrigação de fazer um serviço de saude para animais
29
74%
Os veterinarios só pensam em dinheiro,são uns c...
8
21%

Total de votos: 39
sentido
Membro
Registado: terça jun 04, 2002 1:33 pm
Localização: Juca(cão rottweiler) e partilho a lucy(da minha mãe) do lucas e do puto

terça out 15, 2002 6:05 pm

São questões... :roll:

É um abuso empurar para os veterinários os cuidados de saúde de animais sem dono. Se por gostarem de animais têm essa obrigação, então quem apanha os animais abandonados porque também não pensar em ir estudar para veterinários, já que gostam tanto dos animais.

O estado, as contas mais bem feitas o orçamento do estado chegava para tudo, mas...os jantares, viagens, futebol, universidades, em fim.

Sou mais pela via de que os "bons samaritanos" o sejam às suas custas.

Todo o veterinário que seja competente, é o que às vezes falha e poderei reclamar se for o caso, porém mais nada.

Registado: quinta set 26, 2002 11:22 pm

terça out 15, 2002 9:46 pm

Afinal quem não percebeu a Florinda fui eu. Pensei que estava a estranhar que a veterinária não tivesse qualquer animal em casa, mas afinal o que estranhava a estranhar era que a veterinária preferisse um animal de uma raça que ela preferia.

Eu diria que gostos não se discutem.

Se os animais abandonados tiverem de ser todos adoptados para que se possa adquirir um de raça então o pessoal aqui do fórum é todo criminoso não? Sendo assim eu não era, mas convenhemos, as pessoas não podem ter preferência por ter uma certa raça é?

Bernardo
gwenevere
Membro Veterano
Registado: quinta jun 06, 2002 1:21 am

quarta out 16, 2002 1:54 am

Acho que é óbvio que devia ser o estado mas sabemos que os vets da Camara só os eutanasiam e dão vacina da raiva.

Acaba-se por ter de fazer o choradinho ao vet o que não está certo mas também é impossivel pagar por todos os que se encontram sobretudo quando tal implica ortopedia.

Não acha que um animal seja um luxo e acho que as Camaras deviam ter um serviço para animais encontrados feridos assim como para esterelização de animais sem dono no caso dos gatos colónias errantes, ou cães e gatos abandonados.

Claro que não é fácil ver como diz o Vasco. Eu tenho cá uma gata com filhotes de 4 meses abandonada mas é claro que a limpei. coloquei remédio para pulgas etc não vai com aspecto de chegada da rua. Com as colónias é diferente porque para já muitos são bravos.

Felizmente está-se a começar a estabelecer protocolos com CAmaras vamos ver o que dá. O futuro dirá.

Nunca tive problemas com o recibo no meu vet eu é que geralmente não quero pois deixei expirar seguro e não o posso usar em nada. Se ganharem mais ainda bem mas creio que agora já não é assim pois tudo o que seja pago com multibanco tem de ter recibo e a mim dão-me sempre.

Por outro lado tenho encontrado é sim muitos vets de bom coração que ajudam com estes da rua. Mas não são obrigdos fazem-no porque querem e esta liberdade de escolha e que está está correcta. Há vets com despesas enormes devido a novos materiais, empregada etc.
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

quarta out 16, 2002 2:00 am

Olá, Bernardo

Parece que ainda não me percebeu bem. :)
O que eu estranhei foi o facto de a vet não ter nenhum animal em casa. Apenas referi a questão da raça na minha segunda mensagem porque foi argumentado que se calhar essa vet não tinha condições para ter um animal. Assim, parece que tinha, daí que continue a estranhar. O facto de preferir um gato da raça X é irrelevante para o caso, nem tenho nada contra animais de raça. Cada um tem os seus gostos. Eu gosto muito de gatos sagrados da Birmânia e de Maine Coons, no entanto não tenho nenhum. Por opção.

Fique bem

Florinda
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

quarta out 16, 2002 8:15 am

Olá
Considerando que os animais vadios são um problema para a Sociedade, esta deve eliminá-los e não tratá-los. E se concluíssemos de que os animais vadios são um cartão de visita de uma cidade evoluída, os departamentos esgotariam os recursos humanos e financeiros , não só não resolviam o problema, como perpétuavam a irresponsabilidade dos seus munícepes.
Quando as autoridades concluírem que este pode vir a ser um problema grave, admito que se faça um acordo com as clínicas veterinárias .
Um abraço
JAntunes
Membro Veterano
Registado: quarta jul 03, 2002 7:16 am

quarta out 16, 2002 8:33 am

as clínicas veterinárias .
[/quote]

Mas eliminar como, Gary?

Têm é de existir leis que punam e bem o abandono...

Senão elimina-se sem parar. Devem é esterilizar-se os animais todos abandonados ( os veterinarios municipais que não fazem pevide podem fazer não ?).

E evitar as tais parvoices como disseram acima das tias irem á Zoofila e LPDA tratar os seus bichinhos mais baratucho quando a ideia dessas associações é ajudar os mais esfavorecidos.

A mim parece-me o mesmo que uma gaja de vison ir comer á sopa dos pobres....
Will
Membro Veterano
Registado: terça ago 20, 2002 11:49 pm
Localização: 5 Cães (Nina, Xuxu, Alice, Matilde e Baltazar), 2 Gatos (Brad Pitt e Ninja) e alguns penduras.

quarta out 16, 2002 9:33 am

Olá a todos!

Gary:
Considerando que os animais vadios são um problema para a Sociedade, esta deve eliminá-los e não tratá-los.
O que são para si problemas para a Sociedade? Por essa lógica de ideias deve querer Eliminá-los! Porquê? Tratá-los implica um maior esforço e gasto de dinheiro, não é?

Não estou nada de acordo com essa opinião, acho que não são problemas PARA a Sociedade, mas sim criados PELA Sociedade!!! E se assim é, então esta tem o dever de os tratar!

Já pensou também que muitos animais "vadios" não são só os abandonados mas também há muitos que se perdem? E se um dia (espero que não) um dos seus se perder? Ao ser tomado na rua como possivelmente abandonado, pela sua lógica, o melhor é acabar com este "problema" de uma vez por todas!

Bem, mas o problema aqui é saber quem deve pagar as despesas com os animais? Em primeiro lugar são os donos, como é óbvio! Mas e se esses animais não têm dono? Muitas vezes assiste-se a um esforço conjunto de pessoas para tratar dos animais! Atitude nobre!
Se isso não acontece, pode-se sempre recorrer a uma associação de animais pois eles ajudam no que for preciso... E vai da filosofia (e condições) da associação, bem como da boa vontade do Vet.

E o Estado, nisto tudo? As responsabilidades não podem ser reportadas para as associações que se deparam com tantas dificuldades, muito menos para os Vets, que têm a sua profissão e não vivem do vento! O Estado devia ter muito mais acção do que tem! IRS, comparticipação dos medicamentos, veterinários do Estado, ou hospitais mais baratos e com serviço de urgências eficaz...

Mais, vai da consciência de cada pessoa! Se tiver rendimentos para quê levar o animal como se fosse abandonado só para ser mais barato! Ou usar visons e depois pedinchar um desconto! Mas a Sociedade está podre e estas pessoas existem! Então vamos eliminá-las e não tratá-las!

Beijinhos e esperança que muita coisa mude e seja tratada, a começar pela consciência da Sociedade!
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quarta out 16, 2002 1:33 pm

Gary escreveu
Olá
Considerando que os animais vadios são um problema para a Sociedade, esta deve eliminá-los e não tratá-los. E se concluíssemos de que os animais vadios são um cartão de visita de uma cidade evoluída, os departamentos esgotariam os recursos humanos e financeiros , não só não resolviam o problema, como perpétuavam a irresponsabilidade dos seus munícepes.
eu acho que para além dos animais serem um mau cartão de visita para um país evoluído, também o são os sem abrigo, os desempregados, os negros, os ciganos, os sidosos, os aleijadinhos, enfim, toda a corja que não teve a sorte de nascer num berço de ouro.
agora até se lembraram do rendimento minímino para alimentar esses parasitas à nossa custa. portanto, acho que estes todos deviam ser igualmente eliminados. para dar bom aspecto, talvez fosse bom melhorar a raça e quem sabe, ficarem apenas os louros de olhos azuis.
anjaazul
Clowdia
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 10:07 pm

quarta out 16, 2002 2:52 pm

You have a point there.....
anjaazul Escreveu: Gary escreveu
Olá
eu acho que para além dos animais serem um mau cartão de visita para um país evoluído, também o são os sem abrigo, os desempregados, os negros, os ciganos, os sidosos, os aleijadinhos, enfim, toda a corja que não teve a sorte de nascer num berço de ouro.
agora até se lembraram do rendimento minímino para alimentar esses parasitas à nossa custa. portanto, acho que estes todos deviam ser igualmente eliminados. para dar bom aspecto, talvez fosse bom melhorar a raça e quem sabe, ficarem apenas os louros de olhos azuis.
anjaazul
A forma como tratamos os animais define-nos enquanto seres humanos.
gary
Membro Veterano

quarta out 16, 2002 9:05 pm

olá

"Mas eliminar como, Gary?"

JAntunes , abatendo-os meu caro. A questão é esta, se os alimentamos, tratamos enfim se cuidamos deles a tendência é para que a população de cães vadios aumente e sem controlo vira epidemia e as epidemias combatem-se pela raíz.

"Devem é esterilizar-se os animais todos abandonados"

Estou de acordo como principio, mas tem de reconhecer que era uma demanda condenada ao fracasso, Neste momento as C.M estão na sua esmagadora maioria falidas. decerto já analisou o novo Orçamento e constatou que as camaras não conseguem assumir os pagamentos das despesas feitas quanto mais...

"( os veterinarios municipais que não fazem pevide podem fazer não ?)."

As tarefas dos Vets M. vão muito além das campanha de vacinação é do trabalho deles que parte o controlo da qualidade dos produtos que comemos.

"Têm é de existir leis que punam e bem o abandono..."

A lei existe. Em Portugal é proíbido abandonar animais, acontece que somos Portugas, quando já estão fartos ou por outros motivos não podem continuar com os animais, dão uma volta no calhambeque e abandonam-o em qualquer sitio. Os anormais não sabem que basta levarem-no ao canil municipal e o problema fica resolvido GRATUITAMENTE, isto para o Portuga é importante. Mas, o abandono de animais é um falso problema, embora não haja estatísticas estou convicto que o grosso da população de animais errantes já nasceram em liberdade.

"Não estou nada de acordo com essa opinião, acho que não são problemas PARA a Sociedade, mas sim criados PELA Sociedade!!! E se assim é, então esta tem o dever de os tratar!"

estou de acordo divergimos é no modo de resolver o problema

"E se um dia (espero que não) um dos seus se perder? Ao ser tomado na rua como possivelmente abandonado, pela sua lógica, o melhor é acabar com este "problema" de uma vez por todas! "

Os meus cão não têm hipotese de se perderem, roubado já me aconteceu, perder é impossível mas se o impossível se desse há um prazo legal mais do que suficiente para o reclamar.

"E o Estado, nisto tudo? As responsabilidades não podem ser reportadas para as associações que se deparam com tantas dificuldades, muito menos para os Vets, que têm a sua profissão e não vivem do vento! O Estado devia ter muito mais acção do que tem! IRS, comparticipação dos medicamentos, veterinários do Estado, ou hospitais mais baratos e com serviço de urgências eficaz..."

Vamos lá parar para pensar!!! Se este Governo não consegue assegurar, em condições dignas, esses cuidados para os humanos não acha demágogico reivindicar tal coisa para os bichos :?:

"Beijinhos e esperança que muita coisa mude e seja tratada, a começar pela consciência da Sociedade!"

Também estou nessa.

"eu acho que para além dos animais serem um mau cartão de visita para um país evoluído, também o são os sem abrigo, os desempregados, os negros, os ciganos, os sidosos, os aleijadinhos, enfim, toda a corja que não teve a sorte de nascer num berço de ouro.
agora até se lembraram do rendimento minímino para alimentar esses parasitas à nossa custa. portanto, acho que estes todos deviam ser igualmente eliminados. para dar bom aspecto, talvez fosse bom melhorar a raça e quem sabe, ficarem apenas os louros de olhos azuis. "

Creio que não compreendeu o que escrevi, mas compreendo onde quer chegar , recuso-me a comparar animais com humanos.
Um abraço
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta out 17, 2002 8:21 am

Gary,

se alguma vez um dos seus cães for roubado ou se perder, eu pago do meu bolso a sua eutanásia.
Você não merece ter cães.Adopte esses seres humanos de quem tanto gosta (os ciganos, os drogados, os parasitas) e sinta-se realizado.
E depois onde é que vive ?
Deve ser na província.
Eu assisto todos os inícios do verão às criaturas de quem voce tanto gosta (humanas) a largarem os desgraçados dos presentes de Natal dos filhinhos na rua.
Com coleiras e bem tratados.
E no fim da época de caça, passeie no Alentejo e veja os caçadores a largarem na estrada (deve ser na esperança que sejam atropelados) os canitos) - não quer adoptar estes humanos ? verdadeiros exemplos de moral e sentimentos nobres ?
Você e o Wasserluff são da mesma natureza.Só se preocupam com o que lhes diz respeito.
Não venha fingir que é solidários com os seres humanos.
O seu género é solidário consigo mesmo e o resto é imagem.
Clowdia
Membro Veterano

quinta out 17, 2002 9:01 am

gary Escreveu:
Creio que não compreendeu o que escrevi, mas compreendo onde quer chegar , recuso-me a comparar animais com humanos.
Ora bem..disse tudo Gary.... a partir do momento que se considera enquanto humano superior às restantes espécies que habitam o nosso ecossistema ao ponto de se considerar apto para decidir sobre o seu direito à vida.... nem vale a pena continuar a discussão.. é precisamente esta mentalidade tão 'humana' que leva a que haja animais abandonados e maltratados. A mim chateiam-me muito menos os cães e gatos abandonados na rua do que os vadios humanos cancros da sociedade que vivem à custa do trabalho dos outros....porque estes ao contrário dos animais têm a maldade dentro de si e vivem revoltados e com sede de vingança contra quem tem possibilidades de ter uma vida digna.... daqui nascem os roubos, violações, homicidios, torturas, maus tratos.... olhe que friamente falando fazer com estes 'humanos' o que você sugere fazer com os animais abandonados fazia um bem muito maior à sociedade....mas ninguém sequer ousa sugerir que se poderiam esterelizar as mulheres e homens que comprovadamente não têm condições para ter e educar crianças e que geram estas coisas que muitas vezes andam por ai.... são humanos? E depois? Onde está escrito que por o serem têm mais direitos que os outros animais? Por terem capacidade de racíocinio? Isso sería justo se essa capacidade de racíocinio lhes permitisse tratar com responsabilidade e justiça todos os outros animais que por sua própria vontade (humana) lhe ficaram subjugados...isso não acontece porque o homem é egoista e egocêntrico e acha-se acima de todas as outras formas de vida do planeta... a ponto de destruir algumas delas.... ainda não percebeu que fazemos parte de um todo mas não somos esse todo... e enquanto não aprendermos a respeitar o nosso lugar nesse todo e o lugar de todos os outros.... estamos condenados à auto-extinção...mais tarde ou mais cedo..esperem para ver.... por isto tudo para mim, e questões afectivas à parte, uma vida humana e uma vida animal têm exactamente a mesma importância no ecossistema global em que vivemos..... são dois individuos de duas espécies diferentes cada uma com o seu papel ambos importantes e como tal não me reservo o direito de decidir sobre o seu direito à vida...
gary
Membro Veterano

quinta out 17, 2002 12:39 pm

[code]A mim chateiam-me muito menos os cães e gatos abandonados na rua do que os vadios humanos cancros da sociedade que vivem à custa do trabalho dos outros....porque estes ao contrário dos animais têm a maldade dentro de si e vivem revoltados e com sede de vingança contra quem tem possibilidades de ter uma vida digna.... daqui nascem os roubos, violações, homicidios, torturas, maus tratos.... olhe que friamente falando fazer com estes 'humanos' o que você sugere fazer com os animais abandonados fazia um bem muito maior à sociedade....mas ninguém sequer ousa sugerir que se poderiam esterelizar as mulheres e homens que comprovadamente não têm condições para ter e educar crianças e que geram estas coisas que muitas vezes andam por ai.... são humanos? E depois? Onde está escrito que por o serem têm mais direitos que os outros animais? Por terem capacidade de racíocinio? Isso sería justo se essa capacidade de racíocinio lhes permitisse tratar com responsabilidade e justiça todos os outros animais que por sua própria vontade (humana) lhe ficaram subjugados...isso não acontece porque o homem é egoista e egocêntrico e acha-se acima de todas as outras formas de vida do planeta... a ponto de destruir algumas delas.... ainda não percebeu que fazemos parte de um todo mas não somos esse todo... e enquanto não aprendermos a respeitar o nosso lugar nesse todo e o lugar de todos os outros...[/code]

No tempo em que o Homem vivia da caça e da pesca havia um homenzinho com um bigode ridiculo que também pensava assim . Não afinal não foi á tanto tempo foi ontem :!: :!: :!:

"são dois individuos de duas espécies diferentes cada uma com o seu papel ambos importantes e como tal não me reservo o direito de decidir sobre o seu direito à vida..."

Iguais :?: :?: :?: Individuos :?: :?: :?:

ÓH Clawdia desculpe lá , mas você está a fazer uma grande confusão e se não tem cautela acaba com uma grnde depressão. NÓS COMEMOS ESSES ANIMAIS :!: :!: :!:
Um abraço
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quinta out 17, 2002 3:40 pm

gary
Creio que não compreendeu o que escrevi, mas compreendo onde quer chegar , recuso-me a comparar animais com humanos
eu sinto-me no direito de recusar essas distinções. prefiro pensar que vivo na natureza :?: :?: :?: rodeada por vários tipos de animais dos quais o homem é uma espécie. como tal, todos têem direito à vida e dignidade, seja lá o que isso queira dizer. e não vale a pena deitar areia para os olhos dos outros a dizer que comemos animais. do que se trata aqui, é dos abandonados. que eu saiba ainda não estamos na china, coreia... se calhar é um bom destino. sempre têem alguma utilidade:p :p :p :p
quanto a questões de compreensão... acho que já estamos entendidos há muito.
anjaazul
Clowdia
Membro Veterano

quinta out 17, 2002 5:26 pm

gary Escreveu:
Iguais ? ? ? Individuos ? ? ?

ÓH Clawdia desculpe lá , mas você está a fazer uma grande confusão e se não tem cautela acaba com uma grnde depressão. NÓS COMEMOS
ESSES ANIMAIS ! ! !
Sim Gary... individuos de espécies diferentes.... ou você acha que individuos são só os humanos? Em biologia ensinaram que não ... e além disso qual é o espanto de eu considerar que no ecossistema terrestre tanto tem importância a sua vida como a vida do seu cão.... é mentira? A sua vale mais? Quem define isso? Você? Olhe que quando a mãe natureza manda umas catastrofes para nos lembrar que não somos nós que mandamos.... não temos tratamento preferencial relativamente aos outros animais....

Quanto à questão da alimentação... o leão também come a gazela e não é melhor nem mais importante que ela..... é a lei do mais forte e da sobrevivência da espécie.... o seu cão também come outros animais e isso não o torna superior a eles....

Eu sei que causa quase sensação de ultraje ousar dizer que o humano não vale mais que as outras especies....mas de facto assim é e chegamos facilmente a essa conclusão se descermos do pedestal em que nos pusemos por sermos 'inteligentes'.

Quanto à depressão não se preocupe que a minha saúde mental e psicológica está muito bem e recomenda-se.

Já agora uma pergunta que deixo ao forum...se virem um cão e uma pessoa a serem atropelados quem ajudam primeiro e porquê?
Responder

Voltar para “Cães”