Qual a v/opinião ?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
pmmp
Membro
Registado: quarta set 29, 2004 5:02 pm

segunda jan 03, 2005 10:22 am

Finalmente tenho o meu Bowie ( Dobermann ) :D
No passado já tinha tido dois exemplares desta raça cujo carácter era muito semelhante. Este é sem dúvida diferente e sui generis pois se por um lado reconheceu rapidamente a familia ( eu e a minha esposa ), inclusivé pede-nos com a pata traseira ( tremelicar ) para ir à rua fazer necessidades que recusa fazer em casa, reconhece quando é chamado à atenção sem perder a compostura pois senta-se estático para depois vir lamber e pedir desculpa ( contrariamente aos exemplos que tive no passado que inclusivé urinavam quando chamados à atenção ).
NO ENTANTO sempre que sai para os Jardins envolventes à casa ( manhã, meio dia, final da tarde e após jantar ) DEMONSTRA um sentido de vigilância e territorialidade muito grande pois se em condições normais acompanha me ou à minha esposa sempre, quando aparece alguem que não conhecemos ( os conhecidos é afável ) LADRA, chegando como aconteceu ontem a correr a ladrar para uma pessoa que entrava num prédio não respondendo ao meu chamamento sério e obrigando-me a correr atrás dele para o repreender veemente com uma palmada forte no lombo. Depois faz o mea culpa normal mas intriga-me como é que com 3 meses e meio e só cerca de uma semana em minha casa é tão vigilante... QUE PENSAM DESTAS REACÇÕES ?

Um feliz Ano 2005 para todos,

Pedro Pereira e Bowie[/u]
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda jan 03, 2005 10:50 am

Boas,

Para já muitos parabéns por ter escolhido uma raça tão nobre como o dobermann para seu animal de companhia! Como já deve ter percebido eu sou fã incondicional da raça...

Quanto à dominância "precoce" acho que essas palmadas na hora H são talvez a solução!

;)

Boa sorte com o "bebé"!

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
pedrobaleia
Membro Veterano
Registado: quinta ago 26, 2004 7:48 am
Localização: boxer (eddie), 11 ovelhas, 5 galinhas, 19 patos, 22 pombos, 3 porcos

segunda jan 03, 2005 10:53 am

chegando como aconteceu ontem a correr a ladrar para uma pessoa que entrava num prédio não respondendo ao meu chamamento sério e obrigando-me a correr atrás dele para o repreender veemente com uma palmada forte no lombo
seria talves de considerar, começar a passea-lo com uma trela!...
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

segunda jan 03, 2005 12:54 pm

Yup, para evitar coisas como um possivel atropelamento do canito ou uma bela dentadinha na perninha do vizinho. :lol: ;) :)
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

terça jan 04, 2005 8:53 pm

Ao dar uma palmada, só o conseguirá fazer na hora H se ele apanhar a pessoa, pois se a der quando ele desistiu da pessoa, já é tarde e ele já não vai associar.
De qualquer modo, e isto é a minha opinião que está relacionada com aquilo que eu quero de um cão, dar uma palmada num cão que nos está a proteger não é lá muito bom. Mais tarde podemos necessitar que o cão ladre ou rosne para assustar alguém e ele pode não o fazer por ter sido inibido anteriormente.
Um cão dominante é um óptimo cão. É preciso é que esteja controlado. Um cão não tem que ser simpático seja com quer for excepto com a familia e amigos. Mas não pode é mostrar a sua antipatia desse modo sem autorização do dono.

Para além da trela, que é obrigatório, era aconselhavel treinar o cão de modo a ter controlo nele. Também ajuda se o sociabilizar com pessoas estranhas. Continuava a não gostar delas, mas aceitava a sua presença desde que não se transformem em ameaças.
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

terça jan 04, 2005 9:15 pm

LADRA, chegando como aconteceu ontem a correr a ladrar para uma pessoa que entrava num prédio não respondendo ao meu chamamento sério e obrigando-me a correr atrás dele para o repreender veemente com uma palmada forte no lombo. Depois faz o mea culpa normal mas intriga-me como é que com 3 meses e meio e só cerca de uma semana em minha casa é tão vigilante... QUE PENSAM DESTAS REACÇÕES ?
que nunca devia andar sem trela. hoje, ladra, amanhã, pode morder. além disso, é muito mais fácil controlar e corrigir a atitude do cão. parece-me melhor dar um esticão na estranguladora que uma palmada. com o esticão, pode-se até "seleccionar" a quem o cão pode e não pode ladrar
anjjazul
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

terça jan 04, 2005 9:34 pm

Boa noite,

Eu fiquei com uma dúvida quando li a sua "estória": os jardins envolventes à sua casa são dentro da sua propriedade? E ontem, quando ocorrem o que relatou, o cão estava dentro do seu terreno ou na via pública?

Bom, mas àparte destas questões, aconselho-o a passear sempre, em TODAS as situações o seu cão preso por trela. Além de obrigatório por lei, para qualquer raça, é uma demonstração de civismo da sua parte.
Quanto às atitudes que o "canito" demonstra, parece-me a mim que tal terá a ver mais, neste momento em que está ainda há pouco tempo na sua casa, com o seu caractér que poderá ser dominante.
Concordo com o KROZ (milhentas vezes mais experiente na matéria que eu) que um cão dominante não é, forçosamente, um "potencial problema". Aliás poderá muito bem tornar-se um excelente cão. Aconselho-o a procurar auxílio sobre o comportamento do cão junto do criador a quem o adquiriu - decerto que, se for um criador conscencioso disponibilizar-se-á de imediato para o ajudar - e uma boa ideia seria inscrever (a si e ao cão) numa escola de treino e obediência canina. Será o ideal para que, mais tarde, possa ter o seu cão controlado em todas as situações e, ao mesmo tempo, manter as suas características inatas de dominância.

Boa sorte para si e para o amigo quadrúpede
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
pmmp
Membro
Registado: quarta set 29, 2004 5:02 pm

quarta jan 05, 2005 9:33 am

Prezado Bullie :

Os Jardins onde o Bowie se passeia fazem parte de um condomínio onde está inserida a minha casa. Quanto à situação ocorrida e anteriormente descrita, aconteceu nesse local ( território ? ).
O comportamento dele para comigo e a minha esposa é muito positivo pois rapidamente demonstrou reconhecer e aceitar o local destinado para a sua casa ( em andar inferior ), necessidades no exterior ou num único local próximo do jornal, não cobiça a comida que não é dele e que recebe em horários definidos, exceptuando quando algo chama a sua atenção responde a ambos quer pelo nome quer pelo n/assobio e quando repreendido ( voz ou palmada ) recorre/proteje-se nas pernas do outro ( que não lhe dá atenção naquele momento ) senta-se próximo de nós ou procura desculpar-se com beijos e lambidelas.
Será que é um cachorro dominante ou submisso aos donos e vigilante face a estes ?

Muito Obrigado a todos pela v/opinião experimentada,

Pedro Pereira e Bowie
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

quarta jan 05, 2005 9:41 am

Olá,

Obviamente é muito dificil para quem está de fora ajuizar se o cachorro é ou não dominante. Contudo, penso que a hipótese de o inscrever numa escola de treino será a melhor solução que, mais tarde verá, lhe trará muita satisfação.
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quarta jan 05, 2005 4:06 pm

Um cão por muito dominante que possa ser, tem que saber quem é o chefe em casa. Não é por se submeter ao dono que é mais ou menos dominante. Aceitou-o como lider simplesmente.
Responder

Voltar para “Cães”