No passado fim de semana o meu Bowie ( dobermann com 4 meses ), quando tentava mordiscar um tapete e perante a visualização da minha mão aberta e respectiva vocalização de não, rosnou-me pela 1ª vez. Fiquei fulo e dei-lhe de imediato 3 senhoras palmadas no lombo pois a bem tem todo o amor mas a mal é necessário na altura mostrar quem manda. A sua reacção foi a de manter distância de mim e minutos depois quando o chamei com voz afável não se aproximou, sendo necessário ir de encontro a ele (tentou timidamente fugir) para lhe fazer uma festa cuja resposta foi timida ( sem a natural lambidela ).
Pouco depois foi para o meu colo mas sempre envergonhado.
Que pensam desta reacção ? Tentou desafiar-me ? Ficou chateado comigo ou envergonhado por ter feito asneira ?
Saudações,
Pedro Pereira & Bowie
Rosnar...
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm
Sr Pedro Pereira, o comportamento do seu canito foi normal, sendo os cães descendentes de lobos, numa alcateia, quando um lobo alfa investe contra um dos membros por alguma razão, entre o lobo alfa e este ultimo estabelece-se como uma distancia nem que seja por instantes.pmmp Escreveu: No passado fim de semana o meu Bowie ( dobermann com 4 meses ), quando tentava mordiscar um tapete e perante a visualização da minha mão aberta e respectiva vocalização de não, rosnou-me pela 1ª vez. Fiquei fulo e dei-lhe de imediato 3 senhoras palmadas no lombo pois a bem tem todo o amor mas a mal é necessário na altura mostrar quem manda. A sua reacção foi a de manter distância de mim e minutos depois quando o chamei com voz afável não se aproximou, sendo necessário ir de encontro a ele (tentou timidamente fugir) para lhe fazer uma festa cuja resposta foi timida ( sem a natural lambidela ).
Pouco depois foi para o meu colo mas sempre envergonhado.
Que pensam desta reacção ? Tentou desafiar-me ? Ficou chateado comigo ou envergonhado por ter feito asneira ?
Saudações,
Pedro Pereira & Bowie
Pode observar isso nos documentarios que passam na TV.
O meu boxer tem esse comportamento mas assim que eu o chamo com uma voz mais doce ele salta logo para o meu colo e enche-me de lambidelas, mas quando o chamo atenção, nunca me rosnou, mas assim que ouve um NâO afasta-se de mim e vai-se deitar a olhar para mim de relance e com ar de mauzão (quem o conhece sabe que nao faz mal a um mosquito) que nao intimida ninguem, assim que ouve o chamamente desata a correr ao nosso encontro.
Espero te-lo ajudado mas deixo para os + entendidos uma resposta mais sábia.
Boa sorte com o seu canito.
- Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
Se a memória não me falha, esse seu Bowie já não é a primeira vez que mostra alguma dominância em relação a si... Já houve um post anterior relativo também a uma atitude mais possessiva do seu Dober...
Eu se fosse a si tentava uma escola para o sociabilizar e educar, acho que um Dober de 4 meses não se deve mostrar tão dominante com o dono como o seu faz
Não por ser Dober, não tem nada a ver com a raça, mas sim com o comprotamento.
Quanto ao sentimento de arrrependimento, vergonha, etc, isso não invalida a atitude inicial dele, isso são reacções normais num cão que foi repreendido. Bem sei que também depende do cão, mas este ainda é bebé...
Boa sorte e vá dando notícias
Xuga
Eu se fosse a si tentava uma escola para o sociabilizar e educar, acho que um Dober de 4 meses não se deve mostrar tão dominante com o dono como o seu faz

Quanto ao sentimento de arrrependimento, vergonha, etc, isso não invalida a atitude inicial dele, isso são reacções normais num cão que foi repreendido. Bem sei que também depende do cão, mas este ainda é bebé...

Boa sorte e vá dando notícias

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Prezada Texuga :
As situações que se refere dizem respeito ao Bowie ladrar e por vezes dirigir-se a algumas pessoas, sendo necessário que o siga e repreenda. De acordo com o post em que referi tal situação acabei por seguir o bom e racional conselho dado pelos colegas do Fórum - utilização frequente da trela.
Inscrevi-o numa escola de treino mas só inicia as suas aulas no mínimo quando completar 5 meses ( de acordo com o director da escola ).
Até lá vou fazendo o meu melhor no que diz respeito a disciplina, contando para o efeito com as excelentes dicas que tenho vindo a obter de todos aqueles que compõem este fórum.
Para todos um muito obrigado,
Pedro Pereira & Bowie
As situações que se refere dizem respeito ao Bowie ladrar e por vezes dirigir-se a algumas pessoas, sendo necessário que o siga e repreenda. De acordo com o post em que referi tal situação acabei por seguir o bom e racional conselho dado pelos colegas do Fórum - utilização frequente da trela.
Inscrevi-o numa escola de treino mas só inicia as suas aulas no mínimo quando completar 5 meses ( de acordo com o director da escola ).
Até lá vou fazendo o meu melhor no que diz respeito a disciplina, contando para o efeito com as excelentes dicas que tenho vindo a obter de todos aqueles que compõem este fórum.
Pedro Pereira & Bowie
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta ago 26, 2004 7:48 am
- Localização: boxer (eddie), 11 ovelhas, 5 galinhas, 19 patos, 22 pombos, 3 porcos
sou leigo...
mas penso que não deve abusar das palmadas!
penso pelo que tenho aprendido, que a melhor forma de "castigar" o seu cão é pegar-lhe no lombo, abanando-o e com um tom de voz bem "duro" de preferência olhando-o nos olhos!
mas espere por opiniões mais credibilizadas!!
mas penso que não deve abusar das palmadas!
penso pelo que tenho aprendido, que a melhor forma de "castigar" o seu cão é pegar-lhe no lombo, abanando-o e com um tom de voz bem "duro" de preferência olhando-o nos olhos!
mas espere por opiniões mais credibilizadas!!
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
pmmp Escreveu: Prezada Texuga
Pedro Pereira & Bowie

Peço desculpa mas na realidade não fui reler o seu anterior post antes de lhe responder

Mas acho que fez muito bem em inscrevê-lo numa escola de treino

Não leve a mal as minhas opiniões, afinal eu tb tenho um Dober

Bjs
Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>