Vou ter um cão pela primeira vez!! Algumas duvidas..

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Jaimeverissimo
Membro Júnior
Registado: quarta jan 19, 2005 6:50 pm

quarta jan 19, 2005 7:15 pm

Hello!!

À 23 anos(desde que nasci ;) ) que chateio os meus pais para ter um, e finalmente após tanto "massacre" cederam..
Optamos por comprar um Retrivier do Labrador, e apartir daqui nasceram 200 000 duvidas, visto á nossa inexperiencia, deixo por isso no "ar" algumas, na esperança de ficar um pouco mais clarificado.
Apartir de que idade se deve adquirir um Labrador??! Isto porque um criador que contactamos disse q tinha um para vender com 50 dias, mas eu acho muito pouco tempo.. Quais as melhores formas de não sermos aldrabados na compra de 1 cão de raça?? Tenho um bocado de receio de comprar gato por lebre??!

Desde ja agradeço
Coordiais saudações
Jaime Verissimo :D
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta jan 19, 2005 8:17 pm

Na minha opinião a melhor maneira é ir a um bom criador.
Estes,normalmente, são os criadores que vão a exposições.
Pode contactá-los numa expo qualquer que se dê perto de si.

Na raça labrador há muitos criadores sendo a maioria fracos na qualidade.
O melhor é pedir uma listagem - dizem que se fôr feito via "fax" a resposta é rápida - de criadores ao CPC e depois visitar os mais perto de si.

Não deixe de os visitar e, por favor, não compre se achar que as condições em que têm os cães não são as melhores.(Pe, em termos de limpeza, de tamanho dos canis, da área de brincadeira, etc).
Um criador faz dinheiro com os seus cães - tem obrigação de os tratar em condições.

Pode, também, ver este tópico do fórum dos labradores onde se falam de vários criadores

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=21489

Nunca compre um cão - em nenhuma raça - com menos de 2 meses.
Estes primeiros meses são importantes para o cão se relacionar com a sua espécie através da mãe e dos irmãos e ganhar defesas contra doenças, defesas essas que lhe chegam via leite.

Quando comprar exija o comprovativo de que ambos os pais são isentos de displasia e a garantia para os primeiros meses,que o pode salvar de grandes despesas ( para doenças como a parvovirose e outras doenças que podem apanhar no canil).

Neste momento é tudo do que me lembro.
Mas há tópicos no fórum dos lab sobre o assunto.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
I_Pereira
Membro Veterano
Registado: domingo jan 04, 2004 1:42 am

quarta jan 19, 2005 8:33 pm

Jaimeverissimo Escreveu:Optamos por comprar um Retrivier do Labrador, e apartir daqui nasceram 200 000 duvidas, visto á nossa inexperiencia, deixo por isso no "ar" algumas, na esperança de ficar um pouco mais clarificado.
Visite sites sobre a raça, vários criadores, cuidados a ter nas diferentes idades do cão.
Jaimeverissimo Escreveu:Apartir de que idade se deve adquirir um Labrador??! Isto porque um criador que contactamos disse q tinha um para vender com 50 dias, mas eu acho muito pouco tempo..
Um cachorro nunca deve ser separado da mãe antes das 8 semanas.
Jaimeverissimo Escreveu:Quais as melhores formas de não sermos aldrabados na compra de 1 cão de raça?? Tenho um bocado de receio de comprar gato por lebre??!
Se quiser mesmo um labrador, compre um cachorro com LOP. Mas só o LOP não garante que seja um bom cachorro. Daí ser conveniente visitar vários Criadores. Se lhe aparecerem cachorros à venda a preços baixos, lembre-se que o barato pode sair caro (mesmo que tenham LOP). O LOP (Livro de Origens Português) é um documento que garante a pureza do cachorro (apenas a pureza, não garante que seja um bom cachorro segundo o estalão), e que inclui alguma informação sobre a família do cachorro (Pais, Avós e Bisavós).
Sobre este assunto (papeladas e registos) o mais certo é talvez me ter esquecido de algumas coisas, mas haverá mais gente a responder para "tapar buracos e fazer remendos" 8)

Só para dizer mais uma coisita sobre o cachorro. Esteja preparado para aturar muita asneira própria de cachorro, necessidades feitas fora do sitio e por aí fora :p
Para acabar, um site (não é sobre labradores), mas muitos dos conselhos poderão ser aplicados no geral dos cachorros ;)

http://whippet.no.sapo.pt/o_cachorro.htm

Espero ter sido útil.
<p>Ivo Pereira</p>
<p><a href="http://fibus12.blogspot.com">http://fibus12.blogspot.com</a></p>
Mbarroso
Membro
Registado: terça abr 22, 2003 10:46 am
Contacto:

quinta jan 20, 2005 12:24 am

Filhotes de raça de pequeno porte não devem ser adquiridos com idade inferior a 60 dias. O prazo para animais de grande porte é um pouco maior, 90 dias. Nessa idade os animais já desenvolveram as defesas imunológicas do organismo, já que tomaram as vacinas.
Procure no cachorro sinais de boa saúde, os seus olhos devem estar brilhantes e vivos, livres de corrimentos e secreção, sem sinais de congestão.O nariz deve estar húmido, mas sem secreção mucosa.
Os canais auriculares devem ser róseos e estar limpos.
Ao fazer a escolha tente ver a ninhada a brincar, se possível, evite escolher o solitário, o tímido ou o menor de todos. Escolha o filhote expansivo, com espírito alegre, mais activo.
biboquinhas
Membro Veterano
Registado: segunda dez 15, 2003 10:07 am

quinta jan 20, 2005 10:39 am

vá ao forum da raça Labrador lá poderá tb encontrar respostas para as suas duvidas bem como nomes de criadores de renome em Portugal. Cuidado com a displasia da Anca muitos cachorros são vendidos sem a minima preocupação com essa doença e depois de afectados nao há volta a dar!
<p>Bibi eTeddy</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mcbb
Membro Veterano
Registado: quinta dez 09, 2004 12:47 pm
Contacto:

quinta jan 20, 2005 10:54 am

olá
tenho uma cachorra com 4 meses e meio, não é a primeira e por isso sabia o que esperava.
Tenho que dizer que há alturas em que desespero… por exemplo e típico, vir da rua e logo de seguida ter um presente no chão… a esfregona tem que estar sempre activa…
Os primeiros dias em termos de ruído são os piores, os cachorros sentem a falta da ninhada e da mãe e choram uns mais outros menos… mas se formos firmes só por uns dias. No caso da minha apenas dois dias mas atenção, já tinha 3 meses, quando são muito pequenos sentem mais.
Na verdade em minha casa deixou de haver descanso… pelo menos por agora.

Mas isto não são razões para não se ter os cães a questão é que é necessário estar-se preparado para muito trabalho.

Boa sorte
:)
ludovina
Membro Veterano
Registado: segunda set 27, 2004 9:42 pm
Localização: Cão da Serra de Aires, Dobermann, Golden e Labrador Retriever
Contacto:

quinta jan 20, 2005 11:03 am

Eu sou criadora, os meus "conselhos " são sempre os mesmos, Nunca comprar um cachorro com menos de 8 semanas, sempre com Lop, ver a descendência dele, ir visitar vários canis, ver as condições em que são criados.
O criador tem que garantir e seguir o crescimento do seu cachorro, ir dando instruções e tirar todas as dúvidas que fôr tendo. Acima de tudo está o bem estar do seu bébé, ele tem que crescer bem fisicamente mas tem que ser FELIZ, e para isso o criador não pode vender o cachorro e acabar o seu trabalho, é um trabalho que vai durar enquanto o seu cachorro viver.
Os dois meses iniciais de vida num cachorro são os mais importantes, o contacto com os irmãos, o leite materno são como o ar que ele respira, o calor da mãe, é isso que lhe vai dar o equilibrio emocional.
Os meus parabéns pela escolha da raça. E boa sorte

Ludovina Oliveira
Ludovina Oliveira http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforu ... 6rfha5r9c5 Ajude a ajudar: www.osbonsamigos.com
Base Dados: Retrievers e Microchip: www.retrieversportugal.com
zack10
Registado: quinta jan 06, 2005 2:55 pm

quinta jan 20, 2005 2:35 pm

boas...

Bem vindo ao clube!!

Tal como vc..tb sou novato e ja tou com o Zack, um golden retriever vai fazer duas semanas...

Aquilo que posso te dizer é que é uma alegria ter um membro novo na familia....Mas vc deve saber que da mto trabalho e tem que estar mesmo disponivel para cuidar do cachorro...

Nao basta acharmos lindos, é preciso dedicar tempo e abdicar de outras coisinhas...

Por exemplo no meu caso, levanto-me sempre cedo para poder limpar as besteirinhas" do Zack, dar de comida, brincar etc..etc...

Posso te dizer que vivemos agora em funcao tambem deste novo ser que depende mto de nós...

Sobre criadores..existe bastantes...como ja foi dito, faz uma procura exaustiva, tem mta coisa sobre a raca e seus respectivos criadores....

Como antes de ter o zack procurei mto, posso te dar algumas dicas...se quiser diz qual a zona que vc mora e tento ver...

Abraço e felicidades...
Responder

Voltar para “Cães”