A minha cadela estará prenha?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

sparkling_star
Membro Júnior
Registado: sábado ago 07, 2004 6:06 pm

domingo jan 30, 2005 5:04 pm

Tenho uma cadela podenga, 1 ano e meio de idade (em anos humanos, não de cães), que ficou um dia inteiro com um macho também podengo no seu canil.... Como podemos saber se ela está prenha?
Lucitea
Membro
Registado: quinta nov 18, 2004 11:21 pm

domingo jan 30, 2005 5:11 pm

Mas a cadela estava com o cio??
Ana_Bela
Membro Veterano
Registado: quinta nov 13, 2003 3:29 pm

domingo jan 30, 2005 6:22 pm

[quote]Tenho uma cadela podenga, 1 ano e meio de idade (em anos humanos, não de cães), que ficou um dia inteiro com um macho também podengo no seu canil.... Como podemos saber se ela está prenha?[/quote]

Bem, isso é uma pergunta dificil de responder...
Tal como disse a Lucitea, primeiro tem de saber se a cadela estava com o cio. Normalmente começam a ciclar a partir dos 6 meses de idade, podendo ocorrer em até 1 ano.
Sabe-se que o cio (período reprodutivo) chega quando a vulva incha e sangra, além da cadela buscar contato físico. Tais alterações são de fácil percepção e por isso é fácil identificar o período reprodutivo.

Quando o cio chegar, deverá observar o animal e tomar algumas medidas:

A duração do sangramento não deverá ultrapassar 11 dias.

Quando o sangramento estiver no fim a cadela já está a ovular, entre 9º e 14º dia, e passa a aceitar o macho. É a partir daí que deve estar atento a fugas e cruzamentos.
A ovulação tem um período máximo de 48 horas e este período só pode ser indicado por exames veterinários, através da raspagem de células da vulva. É importante notar que os gâmetas macho sobrevivem no organismo da fêmea por 48 horas e mesmo que o acasalamento ocorra fora do período de ovulação, os gâmetas macho podem sobreviver até a fase fértil.

Espero ter ajudado, mas aconselho a ir ao VET, porque ele saberá responder a todas as suas dúvidas.

Boa Sorte! ;) ;) Se realmente tiver prenha, diga qualquer coisa, sff 8)
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo jan 30, 2005 6:25 pm

A pergunta da Lucitea é absolutamente essencial.
As cadelas só podem emprenhar se estiverem no cio.
Isto acontece duas vezes por ano, durante 3 semanas.
Sabe-se que a cadela está no cio porque larga sangue, como as mulheres no periodo.
No resto do tempo não há problema.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
DuartePC
Membro
Registado: quarta ago 04, 2004 11:29 am

segunda jan 31, 2005 12:14 am

Desculpe a pergunta, mas a ideia era mesmo acasalar???

É que se era, devia saber se estava ou não no cio, e caso estivesse...o mais certo é estar prenha.

Se a ideia não era acasalar...duhhh....só mesmo se não estivesse no cio....
MMPA
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 11:00 pm

segunda jan 31, 2005 10:06 am

Quem faz uma pergunta destas dificilmente saberá o que é uma vulva, gâmeta, período fértil, etc... :roll:
anafil
Membro Veterano
Registado: segunda jun 09, 2003 5:17 pm

segunda jan 31, 2005 2:24 pm

...se daqui a três meses começarem a sair dela cachorros!!!!

dahhhh

já ouviu falar em veterinários? são médicos de animais que se encontram espalhados pelo país em consultórios, alguns em clínicas e que têm métodos de verificar isso!!!
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

segunda jan 31, 2005 2:34 pm

sparkling_star Escreveu: Tenho uma cadela podenga, 1 ano e meio de idade (em anos humanos, não de cães), que ficou um dia inteiro com um macho também podengo no seu canil.... Como podemos saber se ela está prenha?
A cadela tem quantos meses em anos de CAES?? Sim, que isso é que interessa.

Tava no cio? Inicio, meio, fim?

Veterinário para aprender como se processa a reprodução canina e verificar o estado da cadela não?

PS: de acordo com o meu boletim de vacinas, vendo a tabela de equivalencia de idades do cão para o homem, aos 6 meses de vida a cachorra teria 18 anos humanos. Pegando na tradicional relação de 1 ano canino para 7 humanos, a cadela deve ter 3 meses de vida....... se não me enganei nas contas.....
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
sparkling_star
Membro Júnior
Registado: sábado ago 07, 2004 6:06 pm

quinta fev 03, 2005 6:18 pm

Desculpem, esqueci-me de referir que ela estava no cio! Não pensem que sou assim tão ignorante, sou apenas muito cabeça-no-ar...
Ana_Bela
Membro Veterano

sexta fev 04, 2005 12:33 am

Desculpem, esqueci-me de referir que ela estava no cio! Não pensem que sou assim tão ignorante, sou apenas muito cabeça-no-ar...

Pois... notou-se :lol: :oops:

Então leve-a ao VET! Ele melhor que ninguém saberá responder-lhe a todas as questões e mais algumas! ;)

Já agora...

Se a cadela tiver realmente prenha, avise! :roll: 8)
Ana_Bela
Membro Veterano

sexta fev 04, 2005 12:34 am

Pois... notou-se :lol: :oops:

Então leve-a ao VET! Ele melhor que ninguém saberá responder-lhe a todas as questões e mais algumas! ;)

Já agora...

Se a cadela tiver realmente prenha, avise! :roll: 8)
anafil
Membro Veterano

sexta fev 04, 2005 10:58 am

então o podengo ficou um dia inteiro fechado num canil com uma podenga com o cio???

desgraçado do cão.... ainda tinha forças para andar no final do dia???
salma
Membro
Registado: sexta fev 04, 2005 2:47 pm

sábado fev 05, 2005 4:19 pm

bem se a cadelita tava com o cio...
o mais certo deve ser vir filhotes por ai.
seja como for,
boa sorte
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

segunda fev 07, 2005 10:32 am

e.... o vet disse ?
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
anafil
Membro Veterano

segunda fev 07, 2005 11:31 am

:o vet? o que é isso? :o :o
Responder

Voltar para “Cães”