A minha cadela estará prenha?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Júnior
- Registado: sábado ago 07, 2004 6:06 pm
Tenho uma cadela podenga, 1 ano e meio de idade (em anos humanos, não de cães), que ficou um dia inteiro com um macho também podengo no seu canil.... Como podemos saber se ela está prenha?
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta nov 13, 2003 3:29 pm
[quote]Tenho uma cadela podenga, 1 ano e meio de idade (em anos humanos, não de cães), que ficou um dia inteiro com um macho também podengo no seu canil.... Como podemos saber se ela está prenha?[/quote]
Bem, isso é uma pergunta dificil de responder...
Tal como disse a Lucitea, primeiro tem de saber se a cadela estava com o cio. Normalmente começam a ciclar a partir dos 6 meses de idade, podendo ocorrer em até 1 ano.
Sabe-se que o cio (período reprodutivo) chega quando a vulva incha e sangra, além da cadela buscar contato físico. Tais alterações são de fácil percepção e por isso é fácil identificar o período reprodutivo.
Quando o cio chegar, deverá observar o animal e tomar algumas medidas:
A duração do sangramento não deverá ultrapassar 11 dias.
Quando o sangramento estiver no fim a cadela já está a ovular, entre 9º e 14º dia, e passa a aceitar o macho. É a partir daí que deve estar atento a fugas e cruzamentos.
A ovulação tem um período máximo de 48 horas e este período só pode ser indicado por exames veterinários, através da raspagem de células da vulva. É importante notar que os gâmetas macho sobrevivem no organismo da fêmea por 48 horas e mesmo que o acasalamento ocorra fora do período de ovulação, os gâmetas macho podem sobreviver até a fase fértil.
Espero ter ajudado, mas aconselho a ir ao VET, porque ele saberá responder a todas as suas dúvidas.
Boa Sorte!
Se realmente tiver prenha, diga qualquer coisa, sff 
Bem, isso é uma pergunta dificil de responder...
Tal como disse a Lucitea, primeiro tem de saber se a cadela estava com o cio. Normalmente começam a ciclar a partir dos 6 meses de idade, podendo ocorrer em até 1 ano.
Sabe-se que o cio (período reprodutivo) chega quando a vulva incha e sangra, além da cadela buscar contato físico. Tais alterações são de fácil percepção e por isso é fácil identificar o período reprodutivo.
Quando o cio chegar, deverá observar o animal e tomar algumas medidas:
A duração do sangramento não deverá ultrapassar 11 dias.
Quando o sangramento estiver no fim a cadela já está a ovular, entre 9º e 14º dia, e passa a aceitar o macho. É a partir daí que deve estar atento a fugas e cruzamentos.
A ovulação tem um período máximo de 48 horas e este período só pode ser indicado por exames veterinários, através da raspagem de células da vulva. É importante notar que os gâmetas macho sobrevivem no organismo da fêmea por 48 horas e mesmo que o acasalamento ocorra fora do período de ovulação, os gâmetas macho podem sobreviver até a fase fértil.
Espero ter ajudado, mas aconselho a ir ao VET, porque ele saberá responder a todas as suas dúvidas.
Boa Sorte!

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
A pergunta da Lucitea é absolutamente essencial.
As cadelas só podem emprenhar se estiverem no cio.
Isto acontece duas vezes por ano, durante 3 semanas.
Sabe-se que a cadela está no cio porque larga sangue, como as mulheres no periodo.
No resto do tempo não há problema.
As cadelas só podem emprenhar se estiverem no cio.
Isto acontece duas vezes por ano, durante 3 semanas.
Sabe-se que a cadela está no cio porque larga sangue, como as mulheres no periodo.
No resto do tempo não há problema.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Desculpe a pergunta, mas a ideia era mesmo acasalar???
É que se era, devia saber se estava ou não no cio, e caso estivesse...o mais certo é estar prenha.
Se a ideia não era acasalar...duhhh....só mesmo se não estivesse no cio....
É que se era, devia saber se estava ou não no cio, e caso estivesse...o mais certo é estar prenha.
Se a ideia não era acasalar...duhhh....só mesmo se não estivesse no cio....
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 09, 2003 5:17 pm
...se daqui a três meses começarem a sair dela cachorros!!!!
dahhhh
já ouviu falar em veterinários? são médicos de animais que se encontram espalhados pelo país em consultórios, alguns em clínicas e que têm métodos de verificar isso!!!
dahhhh
já ouviu falar em veterinários? são médicos de animais que se encontram espalhados pelo país em consultórios, alguns em clínicas e que têm métodos de verificar isso!!!
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm
A cadela tem quantos meses em anos de CAES?? Sim, que isso é que interessa.sparkling_star Escreveu: Tenho uma cadela podenga, 1 ano e meio de idade (em anos humanos, não de cães), que ficou um dia inteiro com um macho também podengo no seu canil.... Como podemos saber se ela está prenha?
Tava no cio? Inicio, meio, fim?
Veterinário para aprender como se processa a reprodução canina e verificar o estado da cadela não?
PS: de acordo com o meu boletim de vacinas, vendo a tabela de equivalencia de idades do cão para o homem, aos 6 meses de vida a cachorra teria 18 anos humanos. Pegando na tradicional relação de 1 ano canino para 7 humanos, a cadela deve ter 3 meses de vida....... se não me enganei nas contas.....
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
<p>Ana</p>
-
- Membro Júnior
- Registado: sábado ago 07, 2004 6:06 pm
Desculpem, esqueci-me de referir que ela estava no cio! Não pensem que sou assim tão ignorante, sou apenas muito cabeça-no-ar...
-
- Membro Veterano
Desculpem, esqueci-me de referir que ela estava no cio! Não pensem que sou assim tão ignorante, sou apenas muito cabeça-no-ar...
Pois... notou-se

Então leve-a ao VET! Ele melhor que ninguém saberá responder-lhe a todas as questões e mais algumas!

Já agora...
Se a cadela tiver realmente prenha, avise!

-
- Membro Veterano
Pois... notou-se

Então leve-a ao VET! Ele melhor que ninguém saberá responder-lhe a todas as questões e mais algumas!

Já agora...
Se a cadela tiver realmente prenha, avise!

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
e.... o vet disse ?
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>