Que fariam nesta situação?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
anacmar
Registado: terça jul 02, 2002 10:43 am
Contacto:

segunda out 21, 2002 5:17 pm

:(
Gostaríamos de obter a vossa opinião para o seguinte caso relacionado com os nossos cães:
A nossa cadela Husky (que aliás já aqui foi referenciada várias vezes), é uma romântica "irrecuperável" e já nos deu duas ninhadas. Até aqui tudo bem e perfeito. Todos os cachorros espantosos, vivaços e saudáveis. Da primeira vez nada menos do que 7, da segunda já este ano, mais 4. Da primeira vez demos 4 e ficámos com 3, à segunda conseguimos donos para 3 deles e ficámos com um. O pior é que no total são 6 pois além da mãe Husky ainda temos uma "espécie" de perdigueiro que é um excelente companheiro.
Enfim o quadro é perfeito e tudo podia correr bem se não fosse o facto de que eles deixaram de poder usar um pátio que tínhamos e agora têm de estar confinados à casa o que, apesar de ser uma casa antiga com muitas divisões, não deixa de ser apertado. Ficámos pois com o seguinte dilema: gostamos muito deles, não queríamos "desfazer-nos" deles por nada deste mundo mas ao mesmo tempo pensamos que animais deste porte (médio/grande) necessitam de mais espaço, espaço que agora não têm.
Qualquer pessoa "mediática" daquelas que gozam de largo tempo de exposição na nossa televisão, a de "interesse" público e a outra, um qualquer arruaceiro ou pessoa sem escrúpulos resolveria o dilema da forma mais fácil, isto é largava-os em plena via pública se possível a alguns quilómetros de casa para que não pudessem voltar. Outras poderiam pura e simplesmente não dar importância ao facto de eles não terem espaço suficiente e continuar a mantê-los nas actuais condições.
E vocês o que fariam?
Nós gostamos muito deles, de todos os três e sabemos que vamos ter muitas saudades deles no caso de encontrarmos novos donos, mas o que fazer se estamos sempre muito tristes por sentirmos que eles cresceram
(têm já um ano) e agora (depois de terem ficado sem o pátio onde antes brincavam) mal se podem mover no espaço que têm. Bom, estamos a exagerar um pouco já que a casa têm um enorme corredor e eles fartam-se de brincar nele e pelas outras salas, comem conosco na cozinha ou na sala e andam por todo o lado sem limitações. Mas de facto nós pensamos na liberdade deles, no que seria se pudessem correr por um jardim ou por uma quinta e se houvesse crianças que pudessem brincar com eles.
Além disso são bons guardas pessoais e bons companheiros.
Se souberem de alguém que os possa receber comuniquem conosco. Entretanto mesmo que não nos possam ajudar nesse ponto, digam-nos a vossa opinião. Acham que estamos a agir bem? O que fariam na nossa situação?

Abraços
:cry:
_sugo_
Membro Veterano
Registado: domingo abr 07, 2002 8:40 pm

segunda out 21, 2002 7:06 pm

Compreendo a sua situação e não deixa de ser bastante complicada!
Porque não coloca anuncios na internet, nos jornais e assim? talvez arranje alguém com bom coração que tenha condiçoes para ficar com eles (o que não é o meu caso e o de muitos outros)!

Cumprimentos e vá dando noticias
anavaz
Membro Veterano
Registado: quarta mar 13, 2002 1:56 pm

segunda out 21, 2002 7:37 pm

Solução para o seu caso realmente não tenho sugiro tal como a anterior resposta que tente colocar anuncios nomeadamente no correio da manhã que agora diariamente tras historias sobre animais.
Tenho é a certeza que uma proxima ninhada será da sua inteira responsabilidade se não tomar medidas, já pensou em mandar esterelizar a sua cadela.Pense nisso por favor e nao contribua mais para que cães tenham de ser dados para adopção ou sabe-se lá para quê.
Ariana
Membro
Registado: sábado jan 19, 2002 11:01 pm

segunda out 21, 2002 8:29 pm

Tem disponibilidade de os levar à rua?
Se os levar à rua pelo menos 2 vezes ao dia, +/- 1 hora, penso que n haverá problema em fikar c eles! Porque eles fazem o seu exercicio e depois quando estão em casa querem é descansar! Eu conheço uma pessoa que tem um cão num apartamento e trá-lo sempre 2 vezes ao dia à rua e por isso n há qualquer problema c ele!
Eu por acaso tenho a sorte de ter jardim mas isso n faz c que eu n leve o Niko à rua!
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

segunda out 21, 2002 10:05 pm

anacmar escreveu
Mas de facto nós pensamos na liberdade deles, no que seria se pudessem correr por um jardim ou por uma quinta e se houvesse crianças que pudessem brincar com eles.
isto tudo é importante, mas será o mais importante na vida de um cão. há sempre a possibilidade de os levarem a correr na praia, parque ou noutro espaço amplo. já pensaram nisso?
anjaazul
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça out 22, 2002 11:38 am

Olá,
Eu não faço ideia do que faria na sua situação, pelo simples facto de eu não teria agido como você agiu. De facto, fazer duas ninhadas sem ter nenhum destino assegurado para os cachorros é um erro com o qual concerteza já aprendeu. Sugiro por isso que esterilize a sua cadela rapidamente, ou em breve terá mais problemas destes para resolver.

Mas voltando às verdadeiras vitimas desta situação, sugiro que coloque anúncios em todos os classificados de foruns de animais que conhecer, bem como em jornais. Pode também por a circular na net um mail com o seu 'pedido de ajuda'.

Boa sorte para os cães
Paulo C.

P.S. - Por favor vá a http://www.rottpt.net e no tópico Artigos de opinião procure o artigo "Quer criar o seu cão/cadela, porquê?"
anacmar
Contacto:

quarta out 23, 2002 11:57 am

[quote=PauloC]
Olá,
Eu não faço ideia do que faria na sua situação, pelo simples facto de eu não teria agido como você agiu. De facto, fazer duas ninhadas sem ter nenhum destino assegurado para os cachorros é um erro com o qual concerteza já aprendeu. Sugiro por isso que esterilize a sua cadela rapidamente, ou em breve terá mais problemas destes para resolver.

-----------

No seu caso parece-me que ajuda é nenhuma pois a sua resposta traz mais do que azedume e alguma indelicadeza. Terminar a sua mensagem com um "Boa sorte para os cães" não é demasiado forte? Será daqueles que apara estimar os animais necesita assim tanto de desvalorizar os homens?
Eu não vou ao ponto de apenas desejar boa sorte para os seus animais porque tenho respeito por si e não lhe responderia com igual indelicadeza.
Passando adiante e para lhe responder abrevidamente:
Não acha demasiado deselegante estar a criticar-me pelo facto da nossa Husky ter dado à luz tantos cachorros? Acha que a única solução para as cadelas é serem esterilizadas? Não lhe passa pela cabeça que isso também constitua uma preocupação para alguns "donos" que preferem que as cadelas, ao menos uma vez, possam ter filhos? Eu conheci já várias pessoas que gostam tanto delas que ficam realmente preocupados com isso. É o meu caso. Por outro lado a nossa Husky "escapa-se" para esse tipo de fugas românticas e só nos aparece dois ou tres dias depois, já grávida. Eu sei que a solução seria esterilzar mas também não é uma solução que me agrade como não me agrada nada que os chineses esterilizem as mulheres, por vezes forçadamente! Sei muito bem (não necessita de me avisar sobre isso( que a esterização é uma das soluções mas a reprodução é um facto de vida importante, tanto na mulher como nos animais. Porquê adoptar sempre a solução "radical" que é a esterização? Porque não dar a oportunidade das cadelas serem mães?
Creio que a minha mensagem lhe deu a entender algo que não pretendíamos: nós não estamos desesperadamente à procura de alguém para os acolher. Nada disso! apenas estamos "preocupados" com a questão do espaço. Eles estão muito bem conosco! Se calhar até preferem estar nas condições que têm (apesar de tudo temos muitos quartos e um enorme corredor) do que em condições de espaço melhores mas com menos atenção e cuidados.
A esterilização é uma alternativa mas custou-nos muito fazer isso da primeira vez. Da segunda foi completmanete inesperado, mal tinha tido a primeira ninhada saiu a correr com um dos cães com quem estava a brincar e só regressou ao fim do dia, resultado mais uma ninhada! Foi um "acidente" e os acidentes por vezes são inevitáveis, nem tudo resulta da nossa negligência como a sua mensagem de "apoio" parece fazer crer.
A sua mensagem soa pois mais a uma espécie de "condenação" do que ajuda na resolução deste "problema".
De qualquer forma agradecemos na mesma. Vamos cuidar da esterização (sempre encarámos isso mas...) e tentar evitar que esta situação se repita.
Com os cumprimentos

--------------------------------
Mas voltando às verdadeiras vitimas desta situação, sugiro que coloque anúncios em todos os classificados de foruns de animais que conhecer, bem como em jornais. Pode também por a circular na net um mail com o seu 'pedido de ajuda'.

Obrigado, mas nós também somos vítimas!!! Já agora não se esqueça disso.
-----------------------------------------------

Boa sorte para os cães
Paulo C.

P.S. - Por favor vá a http://www.rottpt.net e no tópico [b]Artigos de opinião [/b]procure o artigo "Quer criar o seu cão/cadela, porquê?"
[/quote]
anacmar
Contacto:

quarta out 23, 2002 12:05 pm

Embora algumas mensagens, ou pelo menos uma delas, tivesse sido mais de condenação do que tentativa de ajuda, agradeço a todos pelas opiniões manifestadas.
Tal como alguns expressaram nós sabemos que o "problema" de espaço não é tudo para os cães. Há mais coisas na vida de um cão do que ter o espaço ideal. Felizmente nós estamos conscientes disso. A nossa única proeocupação é pois muito relativa. Não estamos assim tão "desesperados". No entanto optámos por colocar os anúncios porque por vezes há também pessoas que estão interessadas neste tipo de cães para companhia e guarda e até os procuram. Pensámos por isso que uma solução seria colocar aqui a questão e ver as reacções.

Mais uma vez obrigados a todos...
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quarta out 23, 2002 12:37 pm

Não lhe passa pela cabeça que isso também constitua uma preocupação para alguns "donos" que preferem que as cadelas, ao menos uma vez, possam ter filhos? Eu conheci já várias pessoas que gostam tanto delas que ficam realmente preocupados com isso. É o meu caso.

Por outro lado a nossa Husky "escapa-se" para esse tipo de fugas românticas e só nos aparece dois ou tres dias depois, já grávida.
Os donos que se preocupam em deixar que as suas cadelas tenham uma ninhada, deviam preocupar-se muito mais com os problemas fisicos para as cadelas que a gravidez pode representar.
Eu ficava realmente preocupado era se uma cadela minha ficasse prenha. Isso sim era preocupante.

Mais preocupante são as escapadelas. Um cão na rua tem de andar de trela. Já nem digo com o dono. Preocupam-se com o que não devem, mas preocuparem-se com o facto de estar uma cadela desaparecida durante dois dias a fazer o que lhe apetecer isso já não é preocupante. A cadela ser apanhada para servir de isco para lutas de cães, isso não interessa, o importante é ela ser mãe e no futuro poder ficar prejudicada por isso. Ainda melhor é ser mãe de rafeiros que são faceis de oferecer.
Uma vez, eu compreendo, mais do que uma... por favor. Muita sorte teve em conseguir dar os outros.

E tal como disse o Paulo, boa sorte para os cães. São eles que precisam dela que eu saiba. Não é o dono que anda numa mesa de ping pong a ver onde caí a bola.

Desculpe, mas ao invés de criticar o Paulo, veja bem a causa de tudo isso. Não acho normal deixar uma cadela fugir para acasalar com qualquer um. Mas quem sou eu para achar qualquer coisa...

E acho que também já é tempo se as pessoas se habituarem a que isto não é um fórum de ajuda. É um fórum de conversação. Como tal, ao abrirem um tópico seja por que motivo for, têm que estar preparados para ouvir opiniões de outros. Quer sejam positivas ou negativas. Mesmo que só respondesse a dizer mal seja do que for, desde que de uma maneira educada, estou no meu livre direito de o fazer. Um fórum de discussão é para isso mesmo. Discutir!
nokio
Membro Veterano
Registado: segunda mar 04, 2002 3:26 pm
Contacto:

quarta out 23, 2002 2:39 pm

Olá a todos,

De novo a esta sensação de "deja vu"... já é a segunda hoje!

Olhe anacmar, conheço um casal que tem 3 dobermanns em um apartamento, a única coisa que têm de se preocupar é com as ídas à rua pelo menos 2x ao dia, por isso não creio que os seus cães sejam mais difíceis.

Nem vou comentar a história dos chineses, das oportunidades que as cadelas devem ter de ser mães, etc..., porque senão corro o risco de ser indelicado e azêdo como o PauloC... (mas vontade não me falta).

Agora uma coisa é certa... o facto de se querer «livrar»... ops, desculpe... desfazer dos cães, parece-me mais não querer encarar a situação, e não querer ter trabalhos adicionais no que diz respeito a ter ficado sem o pátio.
Por ex. saia só com 2 cães de cada vêz, para um parque ou algum sítio onde os possa levar a passear á vontade, nem que tenha de ir de carro... eu faço isso com os meus. Sei lá... invente! Mas não se defaça deles, se fosse ao contrário voçê não ia gostar, nem eles o fariam.

Por último,
Boa sorte... para si e para os seus cães,
Nokio.
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta out 23, 2002 6:19 pm

Cara amiga,
Creio que o artigo que lhe indiquei será mais do que suficiente para justificar a minha posição e atitude, mas pela sua resposta só posso crer que não se deu trabalho de o ler! ( se tivesse lido, tinha até vergonha de escrever algumas coisas que escreveu)!!
A esterilização não é a única solução! Eu tenho um cão e uma cadela em casa e nenhum deles é esterelizado ou castrado. Têm respectivamente 5 e 4 anos, e olhe que nunca tive nenhum "acidente"!! Porquê? Porque tenho o cuidado de separá-los quando a cadela está com o cio, e porque nem me passa pela cabeça andar na rua com a minha cadela solta durante o cio! ( mesmo sem o cio, só anda sem trela em situações e locais muito controlados. Andar de trela é de Lei, sabe?)
Os argumentos que você usa das cadelas terem filhos pelo menos uma vez, das "escapadelas" e das mulheres da china:o são tão absurdos que nem me vou dar ao trabalho de comentá-los em pormenor! ( que é para não achar que eu sou ainda mais arrogante!). A sua pergunta "Porque não dar a oportunidade das cadelas serem mães?"... essa não vou adjectivá-la, porque senão é que eu ia ser mesmo arrogante e, provavelmente, a mensagem até seria apagada pelos moderadores! A resposta a essa pergunta é, entre muitas outras coisas, encontrada facilmente em situações como a sua! Mas eu dou-lhe mais algumas: Demasiados cães abandonados, cães para abater em canis, pessoas 'aflitas' para se desfazerem dos cachorros em excesso, cadelas com problemas decorrentes de partos mal assistidos, etc. Isto diz-lhe alguma coisa?

Volto a dizer: Boa sorte para os cães, que esses não têm culpa de nada. A Culpa é toda sua. Você não é a vitima, você é a causa do problema.
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sexta out 25, 2002 9:54 pm

Bem. a sua atitude foi de uma certa irresponsabilidade. Devia ter-se preocupado com as condições que teriam os animais no futuro. Também sinto pena dos animais e espero que se resolva a situação.

E se achar que também sou caustico azar, tenho pena é dos cães e não dos donos irresponsáveis
Responder

Voltar para “Cães”