Viva,
Em relação a este artigo, obviamente só posso lamentar a ignorância e obsessão do jornalista em causa, principalmente no que diz respeito ao seu conhecimento sobre as raças de cães que refere.
No que diz respeito ao comportamento das pessoas ao soltarem os seus cães em determinados locais, sejam de que raça for, estou totalmente de acordo.
No fundo os que mais se insurgem contra este tipo de comentários, são os que mais para eles contribuem. Há que saber respeitar quem não gosta de cães ou que mesmo gostando não quer ser incomodado em determinados momentos de lazer.
Com já ia sendo atacado (não, não era por nenhum cão considerado erradamente perigoso) enquanto andava de bicicleta, como já fui urinado na cara por um cão enquanto estava deitado na praia, como invariavelmente sou incomodado quando passeio os meus cães à trela na rua por outros cães soltos (a quem os donos chamam de filhos e afins), porque tenho frequentemente à porta de minha casa, fezes dos cães dos vizinhos, os quais se limitam a abrir a porta de casa para os deixar sair, penso que está na altura acharmos que se queremos ser respeitados, temos que respeitar.
No fundo, o estigma do qual achamos que somos vitimas, podemos estar a contribuir para ele, ao desrespeitar o mínimo exigível para com a privacidade de terceiros.
Todos os anos, dezenas de cães ficam debaixo de automóveis (provocando em alguns casos a morte dos condutores), todos os anos, dezenas de cães ficam diminuídos fisicamente devido a lutas ocasionais (por estarem soltos) com outros cães, todos os anos, dezenas de cães se perdem dos seus donos (contribuindo para o aumento de animais errantes, com as consequências inerentes), todos os anos se compram ou se dão cães de cruzamentos duvidosos, contribuindo para o descrédito das raças (principalmente em questões comportamentais), etc, etc. Será que a culpa é dos média?...
Quanto à perigosidade dos Rottweilers, recordo que todas as historias tem dois lados:
http://www.amigodorottweiler.com/bo/con ... pag_num=21