Castração - um mal necessário?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
_AnnE_
Registado: quinta fev 03, 2005 2:05 am

quinta fev 03, 2005 3:00 am

Boa noite!

Pois bem a castração é apoiada por uns e horrorizada por outros! Todos temos as nossas opiniões! Eu prefiro casos concretos que comprovem se realmente beneficia a saúde dos nossos animais ou não! E se for o caso de beneficiar concordo!

Hoje tive uma notícia infeliz de uma amiga, ela tem uma cadela de raça pequena que tem gravidezes psicológicas e que por vezes tem comportamentos estranhos, mas o inesperado foi quando há um mês atrás a cadela se atirou à minha amiga e lhe mordeu o rosto (bochecha e queixo) ela teve que ir ao hospital e levar pontos e no futuro irá ter que recorrer a cirurgias, hoje tem marcas que espera que com os anos passem, mas para quem tem 17 anos, uma fase de alegrias, pode ficar com um futuro marcado! Agora vão castrar a cadela e isto dá que pensar.. Porquê não ter agido antes? Comportamento típico dos portugueses.. Tal como o provérbio “Casa roubada, trancas à porta”… tive a pensar e provavelmente irei fazer o mesmo ao meu cão, porque há mais de 4 anos que sofro por comportamentos estranhos do meu cão, não obedece ninguém e se o contradizem morde, na rua então cada vez k vê um cão só quer morde-los! Mas como o prendo com a trela ele vinga-se nas minhas pernas e morde, chegando mesmo a deitar sangue! E atenção estou-me a referir a um cruzamento de um Pequeno A com um já cruzado! Aparentemente indefeso! :/ tenho 23 anos e um futuro pela frente e mais vale prevenir do que remediar, normalmente também aprendemos com os erros dos outros!

Afinal a castração será um mal? E necessário??

Gostaria de saber as vossas opiniões, comentários, soluções, casos concretos!

Cumprimentos,

Ana Trigoso
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta fev 03, 2005 8:42 am

Olá,
Eu se tivesse cães com "comportamentos estranhos" que incluissem morder-me, só o faziam uma vez! Acredito que a causa desses comportamentos estranhos possa ter sido uma 'má educação', e nesse caso poder-se-iam ter evitado, ou até corrigido. A não ser o caso, a solução era mesmo a eutanásia.
Quanto ao caso da sua amiga, fica mais uma vez demostrado que não são só as "raças poetencialmente perigosas" que podem causar danos graves. Cada caso é um caso, e é cada animal por si e não a raça que deve ser julgado. Seja Culpa do dono, ou culpa de problemas genéticos do cão, CADA CASO É UM CASO.
Por falar em raças, acho de devo dizer-lhe que não existe nenhum "pequeno A", "médio B" ou mesmo "grande C". O nome da raça a que penso que se refere é o pequinês (que em francês soa a algo parecido com o que escreveu ;)... pequenois).
pedrobaleia
Membro Veterano
Registado: quinta ago 26, 2004 7:48 am
Localização: boxer (eddie), 11 ovelhas, 5 galinhas, 19 patos, 22 pombos, 3 porcos

quinta fev 03, 2005 9:29 am

...brincando...
Eu se tivesse cães com "comportamentos estranhos" que incluissem morder-me, só o faziam uma vez!
8) ...era uma mordidela fatal... ;)
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta fev 03, 2005 11:40 am

O problema do costume.
Mais uma vez, é um problema de hierárquia.

É assim - os cachorros são muito pequeninos e muito queridos, a gente adora-os.
A gente deixa-os fazer o que querem - são tão pequeninos e têm tanta graça - mas os malandros crescem...tornam-se cães (mesmo os de raça pequenina) e começam a querer mandar.

Isto é perfeitamente normal e é humano deixarmo-nos levar pela gracinha deles...
Mas está errado.

Os donos chegam à conclusão que têm um problema de comportamento nas mãos...

Há inúmeros tópicos na arca sobre este assunto.
Aconselho uma pesquisa das palavras "dominância", "agressividade", "educação" e outras.(pesquisa em ciam a seguir a FAQ)

Acho que, sendo o cão jovem, ainda vai a tempo de tentar corrigir.
Pode ver, pe - isto é para não andar sempre a repetir-me -

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=19547

mas há muitos outros que pode procurar...
De certeza que lá estão bons conselhos que pode utilizar para tentar modificar a sua relação com o cão.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
_AnnE_
Registado: quinta fev 03, 2005 2:05 am

quinta fev 03, 2005 4:20 pm

É provável que o meu cão n tenha tido a educação certa, a disponibilidade também era pouca e n pensei muito nisso quando com 3 mesinhos o acolhi em minha casa, o problema de muitas pessoas que depois acabam por os abandonar durante as férias! O “abandonar” n é o meu caso! Há 4 anos k vem comigo para o Algarve! Mas a faculdade ocupa muito tempo e quem normalmente fica com ele o dia todo e inclusive o leva 3 vezes à rua é a minha mãe! Não me agrada estar a dar trabalho aos outros, sendo k o cão é responsabilidade minha, mas sentia-me menos preocupada se o cão fosse meigo e menos líder e fosse obediente! E que não mordesse! Também tenho amigos com cães k afirmam k se estes o mordessem só era a uma vez, eu inicialmente também castigava o meu, fechava-o na varanda, mas ele ficava a ladra durante as 4 horas e num apartamento com vizinhos k n são propriamente a favor de cães é complicado e aparece sempre alguém a perguntar “porquê que ele ladra tanto?” :/ Problemas k também n foram pensados no momento em k veio cá para casa!

Mas afinal será uma boa opção castrar o animal?

Cumprimentos

Ana
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta fev 03, 2005 4:34 pm

Uma boa opção seria educá-lo, o que não passa certamente por fechá-lo na varanda! Experimente por começar com obediência básica, procurando uma escola para o efeito.
Quando ele morde, uma repreensão fisica na hora certa (com peso e medida) costuma fazer milagres. E se ele ganir, ficar tristinho ou chorar não se sinta a "pior dona do mundo" porque não está a sê-lo. Está sim a educar o seu cão e a evitar que ele caia em exageros que mais tarde podem custar-lhe vida quando fizer alguma coisa mais grave e tiver de mandar eutanasiá-lo.
Recompense o seu cão sempre que se portar bem, e penalize-o se se portar mal. Eu já não acredito APENAS em canalizar a acção do cão para o que é certo e compensá-lo sempre que faz bem ( não efectuando repreensões). Acho que, tal como na natureza, o Alfa tem de mostrar quando não está satisfeito com algo e não quer que se repita. E já que não podemos mordê-los, temos de lhes fazer sentir fisicamente a 'dentada' por outras formas ao nosso alcance.

Boa sorte
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta fev 03, 2005 4:48 pm

Se quer que lhe diga, os casos que conheço de castração de machos não resolveram nada.

Talvez porque o problema não é os cães serem agressivos mas, simplesmente, mal-educados ou temerosos.

Resumindo, experimente o seguinte :
1.Ponha uma bolacha em cima da comida do cão e coma-a de forma a que ele pense que é a comida dele.
2.Quando chegar a casa não lhe ligue.
Deixe passar uns 10 mns antes de lhe fazer festinhas e só se , entretanto, ele acalmar.
3.Não lhe dê festas quando ele vêm ter consigo a pedir.
Chame-o e, se ele vier, então dê-lhe festas.
4.Não consinta que ele defina o passeio.
Se ele puxar para um lado, obrigue-o a sentar, deixe-o acalmar-se e, depois, siga para outro lado.

Explique estas regras à sua mãe e restante família.
É necessário que todos sejam "cúmplices" na sua aplicação.
Se, de início o cão se mostrar agressivo - rosnar ou saltar para cima das pessoas, tentando chamar a atenção e obter o que ele (cão) deseja, isole-o na varanda ou num quarto até ele se acalmar...

Estas atitudes não podem mudar.
Durante algum tempo têm de ser assim, até terem a certeza de que ele mudou o feitio.

Com sinceridade : estes pequenos truques têm funcionado quando os donos as aplicam com rigor e durante algum tempo.
Uma das pessoas com quem funcionou disse até que "parecia um milagre".

Mas cada cão é um cão.
Nem todos serão iguais.
E, sobretudo, nem todos os donos são rigorosos na aplicação das regras.
E estas não podem variar...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

quinta fev 03, 2005 7:08 pm

Concordo com o que aqui foi dito, o problema é a educação e não a castração.

Na minha opinião as cadelas que não serão utilizadas para reproduzir deverão ser esterilizadas por vários motivos, mas nunca por falta de educação.

Acho que neste caso a sua amiga deve preocupar-se em reeducá-la, e se não o conseguir resolver sozinha que recorra a um profissional.
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta fev 03, 2005 7:36 pm

Sobre educação a um animal, está só na força de vontade do dono e não própriamente na ideia que se tem de dispender muito tempo.

Dou um exemplo :

A minha filha adoptou há já 1 Ano, dois cães velhos cheios de má educação e vícios.

A cadela cada vez que é solta no quintal ladra a tudo o que se mova... é uma autêntica cadela a " pilhas ".

Ora bem, já disse vezes sem conta à minha filha de que a cadela ainda pode ser educada...tudo depende da força de vontade da dona... ela ( a minha filha ), insiste em dizer-me que já não tem cura... que se farta de a mandar calar e que ela se cala por uns segundos e logo volta ao mesmo...

O que já me apercebi é que o comando dado não é com a convicção desejada e a cadela não assimila...portanto não obedece...!

Quando lá vou, é só eu a mandar calar com a convicção certa e com autoridade de vóz necessária...e ela fica caladinha todo o tempo que eu lá esteja....portanto em qualquer idade do animal e em qualquer altura ele aprende ;) . Ser firme, persistente se o tiver de ser e nunca quebrar... ;) .

O cão mordia os calcanhares de qualquer pessoa que lá entrasse.

Fui lá algumas vezes, quando sabia que a minha filha teria visitas e punha-me a ver... bem... eu preparada com um jornal enrolado...vem a pessoa e o cão prepara-se, por detrás para ferrar o dentinho...levou com o jornal, várias vezes, naquele lombo e foi remédio santo até hoje!

A esterilização por vezes ajuda, outras não.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quinta fev 03, 2005 7:46 pm

Vou assinar por baixo dos textos do Paulo pois está tudo dito. A solução é a educação e não a castração.

E mais uma vez... não sou lá muito a favor de educações "à encantadora de cães..." Há coisas desnecessárias... educar um cão não é o mesmo que seguir a lista de compras.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta fev 03, 2005 8:17 pm

Ah Anne, esqueci-me de mencionar que tive 2 Dobermans em que a educação deles dependeu só de mim ;) e foram uns cães exemplares. Nunca tive problemas e eram extremamente obedientes sem nunca terem de levar castigos físicos ;) :D

Foram educados na base do respeito mútuo e bom senso... ;) :D

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Gatujoba
Membro Veterano
Registado: sábado mai 08, 2004 1:54 pm

quinta fev 03, 2005 8:52 pm

Aisd, há casos em que a castração faz a diferença e eu tenho um desses em casa. O meu boxer tinha uma dominância e um sentido de defesa do território extremo que até se atirava aos vizinhos do mesmo andar, no hall de entrada, que por sinal até gostam dele e o desculparam sempre até ser castrado. E foi treinado, penso que bem. Agora está a noite do dia e com a mesma alegria, não lhe noto mudança de personalidade a não ser no ataque a pessoas e cães.
E o meu basset anda a fazer 10 xixis em casa por dia, desde há 6 ou 7 meses para cá, em tudo o que é perna de cama e mesa ou é limpo e lavado. Até faz em cima da minha cama, se a apanha depois de ser feita de lavado sem eu lá estar. E a opinião da vet é também a castração. Logo 2, será culpa minha? Eu acho que não, que acontece quando temos os cães em ambientes mais humanizados. Se estivessem no jardim já não haveria problema. Mas eu não os posso pôr na rua, nem varandas tenho.
Mas concordo que este caso me parece de má educação do cãozito.
Moody_Blue
Membro
Registado: segunda out 18, 2004 11:22 pm

sábado fev 05, 2005 12:18 pm

Cara Ana,

A minha cadela foi esterilizada precisamente por fazer gravidezes imaginadas e já não conseguirmos suportar a aflição do animal à procura de crias de 6 em 6 meses. Havia também um problema de morder (essencialmente pessoas de sexo masculino de 14+ anos), e que era fruto de algum mau trato quando era bebé, que ficou atenuado. E, claro, ficou resolvida a preocupação por algum deslize na época do cio, o que de resto devia ter sido o motivo nº 1 para esterilizar a cadela. Mas aquela que penso ser a razão nº 1 para as cadelas morderem os donos (ciúmes) ficou como estava.

O meu cão era vadio. Apanhei-o na rua. Tinha mais de um ano. "Agarrei" nos conselhos da AISD (iguais aos que ela lhe faz acima) e juntei o dobro da paciência que ela recomendou. Cheguei a pensar que não conseguia domá-lo, pensei em castrá-lo e até eutanasiá-lo. Estou a falar de um cão que, no 1º mês de casa, mandou com 3 pessoas para o Hospital para serem cosidas. Quase desesperei quando fui a uma escola para o educar e me disseram que se o cão até a mim rosnava era porque tinha aprendido que tal me fazia medo, e que o passo seguinte seria morder-me. O Vet chegou a dizer que a castração era a única hipótese de o acalmar, mas que o resultado não era garantido.

Passei a ser severo no "ralhar" enunca maiso deixei pisar o risco, fosse por que motivo fosse. Inclusivé por "roubar comida" do caixote ou de cima de alguma mesa. Só parava quando ele se submetia. Remédio santo. Nem precisei de lhe bater muito (ao todo 2x em 3 meses, e para ele perceber quem era o "chefe"). Aos poucos o resto da família viu que tal funcionava e passou a agir da mesma forma. Hoje o canito é 100% submisso aos donos, tenho ainda que "trabalhar" o comportamento fora de casa, mas o essencial já está.
Responder

Voltar para “Cães”