Tenham muito cuidado nesta altura!!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
eqsandra
Registado: segunda abr 07, 2003 9:19 pm

sexta fev 18, 2005 2:25 pm

O motivo que me trás aqui hoje não é o mais feliz, mas achei muito importante partilhar convosco!
Tenho uma cadelinha labrador com apenas 3 meses e quem conhece esta raça já deve saber como são traquinas! Mete tudo à boca e não pára um minuto!
o problema é que nesta altura do ano os pinheiros enchem-se daquelas pequenas lagartas que andam em fila pelo chão e que nos causam alergias! mas para os nossos amiguinhos cães é muito pior! a minha cadela, a cuca, achou-lhes piada e comeu-as! A pobrezinha vomitou e ficou com a boca toda necrosada! Disse o veterinário que podia ter morrido devido á quantidade que ingeriu, mas felizmente ela recuperou.
A maior parte dos casos não têm um final feliz como o da cuca! os cães chegam a perder a língua e até os lábios superiores!
Por isso, se vivem perto de algum pinheiro tenham atenção a isso!

Beijinhos para todos e para os vossos amiguinhos! ;)
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sexta fev 18, 2005 2:31 pm

http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
mcbb
Membro Veterano
Registado: quinta dez 09, 2004 12:47 pm
Contacto:

sexta fev 18, 2005 3:18 pm

Sabem se também afectam os pinheiros bravos? alguem tem conhecimento se esta lagarta existe no pinhal de Leiria?

Eu já conheço a largarta, via este fim de semana no Alentejo, aos montes... mas tb costumo ir para a zona do pinhal de Leiria e ai nunca vi nenhuma... fico na dúvida se será só no pinheiro manso!!
eqsandra

sexta fev 18, 2005 3:23 pm

o pinheiro que está perto de minha casa não é um pinheiro manso e está carregado delas! dá pra ver os ninhos nos pinheiros: são umas nuvens brancas, parecem teias de aranha! como estamos a passar um inverno muito seco elas caem à procura de água...por isso há muitas no chão
mcbb
Membro Veterano
Registado: quinta dez 09, 2004 12:47 pm
Contacto:

sexta fev 18, 2005 3:28 pm

isto é que é complicado... não há solucção pois não? o melhor é deixar a cadela em casa... pelo menos no quintal não há pinheiros, nem mansos nem bravos... é só nos pinheiros?
eqsandra

sexta fev 18, 2005 3:31 pm

só conheço estas lagartas nos pinheiros, nas se alguém souber de outra árvore...por favor avisem!
mosquito01
Membro Veterano
Registado: segunda set 06, 2004 9:14 pm

sexta fev 18, 2005 3:36 pm

Olá:

Eu penso que a lagarta a que se referem é a chamada "processionária dos pinheiros". Trata-se de uma praga dos pinheiros ( e pelos vistos também para os câes).

Penso que só "habitam" pinheiros.

Se forem ao fórum da arca de noé, e ao tema " fotos de animais" encontram uma foto ( na 2ª Página).

Saudações. :)
marciamachado
Membro Veterano
Registado: quarta mai 26, 2004 10:17 am
Localização: 2 cadelas-Farrusca (Labrador) Pantufa (Pastor Alemão), pássaros, peixes

sexta fev 18, 2005 4:26 pm

Atenção a esta lagarta! Liberta substâncias tóxicas tanto para pessoas como para animais. Por isso deve-se evitar o contacto com esta lagarta. Respirar as substâncias tóxicas que a lagarta liberta nos seus pêlos urticantes, pode mesmo provocar a morte em humanos. É preciso muito cuidado. A lagarta do pinheiro ataca tanto o pinheiro bravo como o manso, levando à morte da árvore rapidamente. Tem-se difundido rapidamente no nosso país.
Se tiverem pinheiros onde detectem esta praga, cortem os ramos que contém os ninhos e queimem-nos. Utilizem luvas e máscara e tenham muito cuidado.
marciamachado
Membro Veterano
Registado: quarta mai 26, 2004 10:17 am
Localização: 2 cadelas-Farrusca (Labrador) Pantufa (Pastor Alemão), pássaros, peixes

sexta fev 18, 2005 4:28 pm

Atenção a esta lagarta! Liberta substâncias tóxicas tanto para pessoas como para animais. Por isso deve-se evitar o contacto com esta lagarta. Respirar as substâncias tóxicas que a lagarta liberta nos seus pêlos urticantes, pode mesmo provocar a morte em humanos. É preciso muito cuidado. A lagarta do pinheiro ataca tanto o pinheiro bravo como o manso, levando à morte da árvore rapidamente. Tem-se difundido rapidamente no nosso país.
Se tiverem pinheiros onde detectem esta praga, cortem os ramos que contém os ninhos e queimem-nos. Utilizem luvas e máscara e tenham muito cuidado.
Gatujoba
Membro Veterano
Registado: sábado mai 08, 2004 1:54 pm

sexta fev 18, 2005 9:27 pm

No pinhal de leiria há montes de lagartas dessas. Pelo menos na zona da nazaré, alpedriz, pataias, casal d'areia por isso acho que deve haver em todo ele. Até num sítio que não têm pinheiros, apenas estão a uns 700m, perto do casal d'areia eu as vi.
Responder

Voltar para “Cães”