As escolas de treino em Portugal

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
fpinho29
Membro Júnior
Registado: terça ago 31, 2004 8:09 pm

sexta fev 18, 2005 11:47 am

Olá!
Última edição por fpinho29 em terça fev 22, 2005 2:42 pm, editado 2 vezes no total.
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

sexta fev 18, 2005 4:42 pm

Em Portugal não há formação profissional na área.

E não vejo qual o problema de haver escolas bem diferentes. Eu só vejo vantagens. Cada uma elege um método e aplica-o. Cabe ao dono escolher o melhor para si.
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

sábado fev 19, 2005 12:00 am

Porque é que tanta gente pensa que a diversidade é má? Se fosse tudo igual, se todos os c~ºaes fossem treinados da mesma maneira é que não tinha graça nenhuma.
Eu acho que é bom cada escola fazer como quer. A unificação do "treino para cães" não me parece necessária, nem nunca fui capaz de a conceber. ;)
cinoalves
Membro
Registado: quarta dez 01, 2004 6:55 pm

domingo fev 20, 2005 12:28 am

Olá

se voce procurar bem verá que em Portugal também se aplicam regulamentos para o treino de cães.

Agora será que os donos têm tempo para andar com o cão a treinar até que esse objectivo seja atingido.

Os treinadores conceituados nem sempre estão em escolas de treino.!!

E a idade pra começar a treinar um cachorro é sempre variável, se eu fosse dono de uma escola de treino dizia-lhe quanto mais cedo melhor
(os cifrões contam muito)

um cachorro deve aprender a socializar-se com o meio ambiente de forma alegre e divertida para isso à que deixa-lo crescer.
:) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :) :)
hany
Membro Júnior
Registado: sábado jun 19, 2004 10:29 pm

domingo fev 20, 2005 11:10 am

Bom Dia!

Eu também tenho uma São Bernardo!

Também a treinei (na Academia Canina [b]Nortdog [/b]cá em Braga)!

No primeiro dia, entrei lá a ser puxada por ela, mas saiu de lá, nesse mesmo dia a acompanhar-me e sem fazer força nenhuma!! É realmente espantoso!
:D :D :D
Dá muito mais gozo levá-la à rua!!

Sempre que vamos de férias a minha Doddy (nome dela) fica lá na Academia, e fica muito bem até porque já conhece o treinador e os funcionários da época do treino.
Adora o treinador!!
Fica tão contente quando o vê! Chego até a sentir ciúmes!!!hehehe
E ele é 5*!

Beijinhos
***Ania***
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo fev 20, 2005 11:35 am

Não vejo problemas em existirem metodolgias diferentes.

Quanto aos preços, vivemos numa economia de mercado. :)
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
xaloha
Registado: terça out 12, 2004 11:09 am

domingo fev 20, 2005 12:32 pm

[quote]No primeiro dia, entrei lá a ser puxada por ela, mas saiu de lá, nesse mesmo dia a acompanhar-me e sem fazer força nenhuma!! É realmente espantoso!
[/quote]

Também andei nesse escola com a minha cadela e nos adoramos. Sao todos super simpaticos e com certeza que se tivesse outro cao repetia!
No fim recebi um documento ( nao sei se é oficial ou nao) e uma medalhazinha.
:)
hany
Membro Júnior

domingo fev 20, 2005 12:40 pm

Olá
Xaloha
É verdade são mesmo muito simpáticos!! Ainda mantenho contacto com o treinador!
E os resultados nos nossos pequenos (grande no meu caso) são visíveis!!

Como agora adquiri um Shar-Pei estou a pensar levá-lo lá para treinar, mas com o que aprendi na Nortdog, já o ensinei a sentar, a deitar e ele só tem 5 meses!!Portou-se muito bem!
:D
Beijinhos
***Ania***
-firmuga-
Membro
Registado: sábado ago 14, 2004 5:19 pm
Localização: 1 cão - Golden Retriever; 2 tartarugas de faces rosadas
Contacto:

domingo fev 20, 2005 12:49 pm

[quote=hany]
Bom Dia!

No primeiro dia, entrei lá a ser puxada por ela, mas saiu de lá, nesse mesmo dia a acompanhar-me e sem fazer força nenhuma!! É realmente espantoso!
D D D

Sempre que vamos de férias a minha Doddy (nome dela) fica lá na Academia, e fica muito bem até porque já conhece o treinador e os funcionários da época do treino.
Adora o treinador!!
E ele é 5*!

Beijinhos
***Ania***
[/quote]

O Grifo também andou lá na NortDog... E também costuma ficar lá nas férias... Se calhar a sua Doddy e ele "ficam juntos" nas férias... Lolol... Ele também gosta de lá ficar... que remédio... e é muito bem tratado... quando o Grifo foi operado à Displasia passados uns tempos fui de férias e ele ainda precisava de cuidados especiais e aceitaram que ele ficasse lá, se fosse noutro sitio às tantas ainda recusavam...
-firmuga-
Membro
Registado: sábado ago 14, 2004 5:19 pm
Localização: 1 cão - Golden Retriever; 2 tartarugas de faces rosadas
Contacto:

domingo fev 20, 2005 12:49 pm

[quote=hany]
Bom Dia!

D D D

Adora o treinador!!
E ele é 5*!

Beijinhos
***Ania***
[/quote]

O Grifo também andou lá na NortDog... E também costuma ficar lá nas férias... Se calhar a sua Doddy e ele "ficam juntos" nas férias... Lolol... Ele também gosta de lá ficar... que remédio... e é muito bem tratado... quando o Grifo foi operado à Displasia passados uns tempos fui de férias e ele ainda precisava de cuidados especiais e aceitaram que ele ficasse lá, se fosse noutro sitio às tantas ainda recusavam...
hany
Membro Júnior

domingo fev 20, 2005 12:56 pm

Pois é!

Como tivemos obras em casa, e fizemos um novo canil para a Doddy e para o Charlie (Shar-Pei), tivemos que a levar para lá durante uns dias.
Nessa altura ela tinha uma feridinha numa pata e era necessário pôr uma pomada, eles foram 5*, não se importaram nada de tratar da patinha da Doddy!!
Confio muito neles! :) :)

Beijinhos
***Ania***
xaloha
Registado: terça out 12, 2004 11:09 am

domingo fev 20, 2005 5:40 pm

A minha nunca ficou la, tenho a minha avo que toma conta dela quando vou de férias :D
Eu também ainda estou em contacto com eles, ainda no domingo passado fui la e o treinador disse que podia voltar quando quisesse.É muito bom ir la de vez em quando para a minha cadelinha poder brincar com os outros caes, ate porque ela so tem 11 mesitos e é muuuito brincalhona.
Beijinhos
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo fev 20, 2005 6:14 pm

Fantástico.

Voces não querem particpar no novo concurso XAU :) ?
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
bobicas
Membro Júnior
Registado: sábado mai 15, 2004 11:03 pm

segunda fev 21, 2005 2:51 am

Caro amigo vou tentar dentro das minhas possibilidades tentar responder ás questões que coloca.

Em Portugal neste momento não existe certificação oficial para treinadores de cães.
O CPC não tem autoridade para controlar ou certificar os “treinadores” existentes sómente o governo através da DGV (Direcção Geral de Veterinária) o poderá fazer mas neste momento não existe nada regulamentado.
O preço deverá ser proporcional (dentro do razoável) á qualidade do serviço prestado, deverá ser quem paga a avaliar se o preço é justo em função das condições de treino e dos resultados obtidos.

Sobre o treino de cães listo alguns pontos (segundo a minha perspectiva) que deverá ter em conta ao escolher a escola/treinador para o seu cão

1º Idade para inicio do treino de obediência básica;

Dos 3 aos 6 meses (período variável em casos específicos), nesta fase os objectivos principais deverão ser;

- Sociabilização com outros cachorros e pessoas estranhas (objectivo principal e fundamental).
- Estimular a criação de uma boa relação contacto condutor/cão.
- Iniciar os andamentos com trela e as posições junto ao condutor.
- Iniciar a busca de um objecto na forma de um jogo.
- Habituação a barulhos e situações estranhas ou “anormais”
- Nesta fase os cães devem passar a maior parte do tempo sem trela a sociabilizar com os outros.

2º Tipo de treino interno ou externo;

- Se bem entendi a pergunta refere-se ao cão ficar a canil para ser treinado.

- Quem treina o cão deve ser o condutor não o treinador.

3º Metodologia

- O treinador deve ensinar o condutor a treinar o seu cão.
- O treinador deve usar métodos (não apenas um) fáceis de aprender pelo condutor.
- Os cães devem gostar do treino e não mostrar medo.
- Não há violência sobre o cão.
- O treinador deve recomendar “trabalho para casa” pois o treino não é feito só na escola.
- O treinador é gentil com os condutores e com os cães.
- Deve haver comunicação fácil entre o treinador e o condutor.
- A coleira estranguladora não deve ser usada exclusivamente.
- O treino deve ser progressivo começar do simples para o complicado.
- O treino deverá ser feito em função do carácter do cão, para perceber como deve ser tratado (com firmeza ou calma).
- Evitar o uso de punições (podem desencorajar tornar o cão imune á punição).

E agora algumas regras para treino canino

- Cães normais aprendem em qualquer idade embora a aprendizagem seja mais intensa no período juvenil.
- Paciência e recompensas imediatas
- Recompensas Intermitentes
- Recompensas apropriadas ao comportamento desejado.
- Diversão
- Cães cansados não aprendem, a actividade mental é mais cansativa que a física.
- Ambiente calmo.
. Devem ser usadas ordens básicas que todo o cão deve saber.
- O nome do cão só deve servir para chamar a atenção.
- Todas as pessoas da família devem treinar o cão.

Muito mais havia a dizer sobre o assunto mas espero que com estas dicas ter ajudado.
Responder

Voltar para “Cães”