projecto brasileiro que devíamos copiar!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo fev 20, 2005 8:32 pm

algumas teorias são como a da batata. então, a finalidade dos cães é a procruiação e os donos mostram responsabilidade, impedindo que isso aconteça? :o bom, castrados e esterelizadas, acabam logo com tal necessidade.
anjjazul
anafil
Membro Veterano
Registado: segunda jun 09, 2003 5:17 pm

segunda fev 21, 2005 11:59 am

já muito se disse sobre o assunto, e eu penso que a ipedemia de gatos vadios, que se reproduzem com muita rapidez, é prejudicial à saúde e não vejo motivo nenhum para que continuemos a olhar para o lado e permitir que as vizinhas velhotas continuem a comprar latas de comida e lhes dêm na rua. é uma atitude muito linda sim sr, dou-lhes comida mas não os quero lá em casa, nem me responsabilizo pelos filhotes e pela saúde dos gatos, apenas alimento esta praga!!

quanto aos cães a situação não é menos dramática, e enquanto em alguns países as pessoas começam a agir para travar os problemas, aqui romantiza-se a relação cão-dono e espera-se que o povinho caia em si e veja que tem de ser responsável, que não pode deixar a cadelinha solta quando esta está saída, que não está certo ter ninhadas todos os anos e andar a distribuir os infelizes pela vizinhança, que não é correcto abandonar o cãozinho só porque ninguém conseguiu ensiná-lo a fazer xixi cócó no local correcto, que tem que gastar dinheiro em vets, que não pode deixar o cãozinho amarrado a um bidon toda a vida, já nem falando na alimentação do cão...etc, etc, etc....

a esterilização é urgente, quanto mais não seja nos cães que não têm dono, nos que aparecem abandonados.

a eutanásia em série que se partica nos canis é de longe mais hedionda e desumana que a esterilização dos animais. se lhes perguntassem se queriam morrer ou ser esterilizados, se calhar a resposta era óbvia, não?
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

segunda fev 21, 2005 12:09 pm

anafil Escreveu:a eutanásia em série que se partica nos canis é de longe mais hedionda e desumana que a esterilização dos animais. se lhes perguntassem se queriam morrer ou ser esterilizados, se calhar a resposta era óbvia, não?
Era... exactamente aquela que não pensa... e falamos nós da humanização dos cães... ninguém gosta de matar animais saudáveis, mas a verdade é que a solução do problema passa por ai... e não é a ir buscar cães e ninhadas que estão para abater que vão mitigar o problema, só o vão piorar.
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
anafil
Membro Veterano

segunda fev 21, 2005 2:34 pm

mas a solução que lhe parece ser a mais certa e que diz que resolve os problemas é praticada há vários anos e não tem resultado, pelo contrário!

as pessoas que alimentam estes animais sem dono vêm-nos ir na carroça da câmara, vão buscá-los ao canil e continuam a pseudo adoptar esses animais, dão-lhes comida mas não os deixam entrar em casa nem se responsabilizam mais que isso.

há quantos anos se matam cães e gatos dos canis? há quantos anos o problema não se tem resolvido?

a esterilização dos cães que entram no canil é uma solução, pelo menos os que voltam para a rua pelas mãos das pessoas "amigas dos animais", ou os que são adoptados já não se reproduzem e fazem nascer mais infelizes.

a questão aqui não pode ser centrada nem vista como uma maneira cómoda para nós de vivermos com os animais, eu tenho uma cadela e não a esterilizei porque tenho responsabilidade por ela e não a deixo engravidar, mas grande parte das pessoas encara a esterilização como uma mais valia para não ter de andar com a esfregona na mão durante 15 dias.
a questão não é essa, é muito mais abrangente, já que é uma medida com resultados a longo prazo. a longo prazo desaparecem as ninhadas que nascem nas traseiras de um prédio e que todos os vizinhos alimentam, mas não levam ao vet! os cães rafeiros que bébés são "tão fofinhos", mas que depois crescem e já são apenas rafeiros, com ar de rafeiros e sem poder de sedução, logo abandonados e para além de rafeiros, vadios!
ninguém fará mal aos bébés, mas e quando estes crescerem? acabou a beleza e a boa vontade também! é disto que nós nos esquecemos porque felizmente isto não acontece em todos os prédios ou em todas as ruas.
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

segunda fev 21, 2005 4:12 pm

anafil Escreveu:as pessoas que alimentam estes animais sem dono vêm-nos ir na carroça da câmara, vão buscá-los ao canil e continuam a pseudo adoptar esses animais, dão-lhes comida mas não os deixam entrar em casa nem se responsabilizam mais que isso.
Pois... eu no primeiro post afirmei que os canis só deveriam entregar cães efectivamente perdidos, ou seja cujos donos tenham tudo direito (licensas e vacinas)... acho que isso responde...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda fev 21, 2005 4:29 pm

Não ponham tudo no mesmo saco...durante anos alimentei uma colónia de gatos de rua diariamente, e consegui esterilizar as gatas todas com grande esforço.
Antes de as esterilizar dava a pilula e depois comecei lentamente a esterilizar.
Mas é realmente um esforço inglório, pois mal chegou o Verão abandonaram para cima de 20 gatos de casa, inteiros, na minha colónia ... isso deitou por terre o meu esforço.

... O busilis da questão é bem mais complexo...
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
anafil
Membro Veterano

segunda fev 21, 2005 4:33 pm

pois...

e não havia canis para tanto cão, nem injecções suficientes!

quantas pessoas não conhece que têm cães de maneira irresponsável?

se o canil os matar já lá está outra cadelita na rua a parir mais uns que precisam de dono, por isso, para quê ter tudo legal?
cão é cão e nascem por aí aos pontapés! ainda os iam chatear quando os cães deles mordem alguém, ou provocam acidentes na estrada, mais vale estar quieto.

até parece que o casadiscaes não vive em portugal, mas sim num país qualquer de gente educada e responsável!!!
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

segunda fev 21, 2005 4:36 pm

anafil Escreveu: pois...

e não havia canis para tanto cão, nem injecções suficientes!

quantas pessoas não conhece que têm cães de maneira irresponsável?

se o canil os matar já lá está outra cadelita na rua a parir mais uns que precisam de dono, por isso, para quê ter tudo legal?
cão é cão e nascem por aí aos pontapés! ainda os iam chatear quando os cães deles mordem alguém, ou provocam acidentes na estrada, mais vale estar quieto.

até parece que o casadiscaes não vive em portugal, mas sim num país qualquer de gente educada e responsável!!!
Está enganada... há canis e injecções suficientes... basta que não os vão lá buscar....
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
anafil
Membro Veterano

segunda fev 21, 2005 4:43 pm

tente imaginar a quantidade de cadelitas que estão neste momento prenhas ou a parir, não acha que devem ser em nº suficiente para cobrir os cães que estão a ser abatidos?

já alguma vez teve um estoiro de carro por causa de um cão desorientado?

eu já e digo-lhe que não é bonito! numa via rápida, era eu ou o cão!

ou então tentar passear a cadela com o cio e ter que fugir para não ser mordida por uma matilha, todos filhos e pais uns dos outros...

isto tem que acabar, e não passa só por dar a injecção final aos cães que ninguém reclama, é esterilizando os que sobram!
anafil
Membro Veterano

segunda fev 21, 2005 4:49 pm

Imagem

parece-me que esta não é a solução, e a história da humanidade tem dado grandes exemplos de como a mortandade em massas, seja ela contra que tipo de raça for, nunca é solução de nada, é apenas crime!
nós matamos os cães em massa porque eles estão a mais, então porque não mudamos a técnica? porque é que não nos impressionamos com o que se passa nos canis e ficamos todos revoltados quando se fala em medidas contraceptivas definitivas??
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

segunda fev 21, 2005 5:01 pm

anafil Escreveu: tente imaginar a quantidade de cadelitas que estão neste momento prenhas ou a parir, não acha que devem ser em nº suficiente para cobrir os cães que estão a ser abatidos?

já alguma vez teve um estoiro de carro por causa de um cão desorientado?

eu já e digo-lhe que não é bonito! numa via rápida, era eu ou o cão!

ou então tentar passear a cadela com o cio e ter que fugir para não ser mordida por uma matilha, todos filhos e pais uns dos outros...

isto tem que acabar, e não passa só por dar a injecção final aos cães que ninguém reclama, é esterilizando os que sobram!
Não só ja tive por causa de cães, mas também de gatos...e já tive esse problema das matilhas e resolvi-o chamando o canil municipal (caso não exista chamem a polícia que terá de tomar medidas quer para a recolha ou o abate no local)... e os que sobram se forem recolhidos pelo canil... está o problema resolvido.
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
anafil
Membro Veterano

segunda fev 21, 2005 5:07 pm

afinal o que significa o que está no seu rodapé?

o que é isso de PETA??

é que na primeira olhadela dá a ideia de que se preocupa muito com os animais e o uso abusivo que a nossa raça faz deles, mas então os cães não são animais?

ou só os de raça que são "monumentos" têm direito a viver? o resto que está a mais abate-se.
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

segunda fev 21, 2005 5:08 pm

anafil Escreveu: porque é que não nos impressionamos com o que se passa nos canis e ficamos todos revoltados quando se fala em medidas contraceptivas definitivas??
Porque estas são efectivamente cruéis... é mais "humano" eliminar o excesso... do que fazer uma alteração que vai mexer com o que o animal é...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

segunda fev 21, 2005 5:17 pm

anafil Escreveu: afinal o que significa o que está no seu rodapé?

o que é isso de PETA??

é que na primeira olhadela dá a ideia de que se preocupa muito com os animais e o uso abusivo que a nossa raça faz deles, mas então os cães não são animais?

ou só os de raça que são "monumentos" têm direito a viver? o resto que está a mais abate-se.
Significa que não acredito nos direitos dos animais e que sou contra a PETA, não significa que seja cruel com animais... e sim a castração é cruel, so devendo ser feita nos animais que se destinam a funções sociais específicas (animais de companhia de idosos ou cães-guia por exemplo) ou quando há risco real para a saude do animal, o resto é mera desresponsabilização dos donos.

E também defendo o abate dos de raça abandonados, e nuca me ouvio a defender o extermínio dos rafeiros... viu-me a ser contra a castração/esterilização e a favor do abate dos abandonados que proliferam...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
anafil
Membro Veterano

segunda fev 21, 2005 5:27 pm

as mulheres também tomam contraceptivos, isso quer dizer que deixamos de ser mulheres?

eu até entendo a sua teoria, mas tem que convir que não passa disso!

era muito bom que tudo pudesse ser natural e todos fossem respeitados e bem tratados, mas a vida não é assim, muito menos para os animais que na maioria dos casos dependem dos humanos.

a contracepção definitiva não iria aniquilar todos os cães do mundo, mas sim controlar o nascimento desregrado. é essa a lógica de quando falamos no planeamento familiar, no caso dos humanos! vai tudo dar ao mesmo, mas só os cães têm direito a ter os filhos que quiserem, mesmo que estes morram atropelados ou de fome ou de doenças, ou simplesmente os agarrem e lhes dêm uma injecção.
Responder

Voltar para “Cães”