Eu moro na periferia de Curitiba, Brasil. O pessoal da cidade tem o péssimo hábito de comprar animais de estimação (filhotes) mas como filhotes crescem eles perdem os animais perto de onde tenha uma casa onde já existam animais, ou onde eles aparentam ser bem cuidados.
Assim aconteceu com nosso gato bolão:

Surpresa foi que um veterinário disse que esse animal é um pelo curto inglês
legítimo, deve ter pertencido a alguma família que o adotou como filhote, o filhote ficou um gatão e eles resolveram se desfazer do animal que está conosco há vários anos e tem sérios problemas respiratórios.
Alguns anos após apareceu uma cadela, que nós chamamos de caína em homenagem à série de telivisão Taína, eu sempre me admirei com os dotes do animal, e foi surpresa quando no animal planet eu vi que este animal se parece muito com uma cadela pastor belga malinois, detalhe as cadelas malinois são menores que os machos, como a nossa caína, e ela tem máscara preta que não aparece bem claro na foto.

A pergunta que eu queria deixar, e aguardar a resposta de alguém que conheça a raça, não precisa ser veterinário, é só conhecer a raça. Seria nossa caína uma pastora belga mailnois?