Cães abandonados: preciso de ajuda e conselhos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Grunfas
Membro
Registado: terça jun 10, 2003 1:49 pm

segunda mar 07, 2005 10:23 pm

Olá!

Venho pedir-vos que me ajudem a arranjar solução para um caso de qual tomei conhecimento.
Perto de S.Domingos de Rana - Cascais houve umas obras a cargo da Câmara Municipal de Cascais e, para segurança da obra e materiais, os trabalhadores tiveram a brilhante ideia de levar para lá uma cadela para fazer a guarda da dita obra :x . O problema é que as obras acabaram e lá ficou a cadela. Já há uns tempos ocorreu uma situação semelhante mas felizmente arranjou-se dono para o cão.
Há pouco tempo também lá foi abandonado um cão, do qual a cadela teve uma ninhada.No sábado fui lá e vi, pela primeira vez, o suposto único cão dessa ninhada, que aparenta ter uns 3 meses.
Soube que há um senhor que lhes leva comida todos os dias e eles estão, de facto, bem tratados, mas não é uma situação desejável para aqueles animais, até porque o sítio onde eles se encontram é perto de uma estrada bastante movimentada. Eu não tenho possibilidades de acolher os adultos por falta de espaço, mas poderia acolher o pequenino e tentar arranjar-lhe um dono. Ele parece estar coxo, poderá já ter levado uma pancada de um carro... é urgente tirá-lo dali pois pode começar a aventurar-se a sair dali e ser atropelado.
O que me aconselham a fazer em relação aos adultos? Coloco anúncios?
E em relação ao pequenito/a não o consigo apanhar. Eu não tenho experiência em "resgate" de cães, só estou acostumada a lidar com gatos nessas situações, pelo que tenho um pouco de medo de me aproximar da cria com a mãe por perto. Será que alguém que tenha experiência no assunto me poderia ajudar a resgatá-lo? Tenho ido lá todos os dias mas sem sucesso. É que ainda por cima o cão tem medo das pessoas e esconde-se debaixo de umas rochas que há lá.

Muito obrigada, qualquer ajuda e conselho será bem-vindo!

E cá vão eles:

O/a bebé:
Imagem

A mãe:
Imagem

O pai:
Imagem
Fatima_St
Membro
Registado: domingo fev 20, 2005 11:28 pm

segunda mar 07, 2005 11:36 pm

Olá...no que poder ajudar...estarei disponivel....
Quanto aos anúncios...existem sites especificos no que se refere á adopção de animais...infelizmente não lhe sei dar essa mesma informação...mas no fórum existem pessoas que conhecem estes sites...aguarde...Certamente será-lhe fornecida a informação dos mesmos...Boa sorte
Gatujoba
Membro Veterano
Registado: sábado mai 08, 2004 1:54 pm

terça mar 08, 2005 12:09 am

Se o pequenino está coxo e, se puder, o melhor é levá-lo ao vet. Pode ter sido atropelado (como diz) e sarar fora do sítio. Às vezes uma ligadura faz a diferença. Eles parecem bem tratados. Há aqui foristas que têm feito milagres na defesa dos animais abandonados e que a poderão ajudar e dar-lhe conselhos sobre o que deve fazer.
nicenice
Membro Veterano
Registado: segunda fev 21, 2005 2:32 pm
Contacto:

terça mar 08, 2005 9:27 am

Os animais são lindos. Não deve ser difícil arranjar-lhes donos.
Se a cadela for meiga de certeza que não há perigo em aproximar-se da cria. Ela só deverá reagir se detectar perigo.

Infelizmente acho que também não lhe posso ser de grande ajuda, pois não tenho experiência em resgate de animais abandonados. Mas já pensou em fotocopiar as fotografias deles e distribuir pelos cafés e outros espaços públicos, pode ser que alguém fique interessado...

E que tal procurar perto de si associações que trabalhem com animais abandonados e que a possam ajudar? Boa sorte e não desista.
Binada
Membro Veterano
Registado: quinta jun 19, 2003 10:21 pm

terça mar 08, 2005 11:25 am

onde fica o sitio...nao conheço o sitio que falou....
eu sou do Porto e se houver condiçoes para tal... posso ir ajuda la a apanhar o menino...

costuma ser facil... :) pelo menos ja apanhei muitos assim e com as mãmãs por la... portanto nao deve haver problema aparentemente..:)

espero é que nao seja longe...porque nao tenho pópó....

espero resposta...

beijinhos

Ana
Binada
Membro Veterano
Registado: quinta jun 19, 2003 10:21 pm

terça mar 08, 2005 11:29 am

ops...ja li com mais atenção...Cascais...que mal...:(

vou tentar divulgar para arranjar ajuda para esses lados... tenho alguns contactos de pessoas habituadas a apanha los da rua...depois dou noticias

que pena nao poder ajudar mesmo..:(
Grunfas
Membro

terça mar 08, 2005 1:34 pm

Olá a todos!

Binada, obrigada pela boa vontade ;)

Quero informar-vos que o pequenino já foi apanhado e está são e salvo :D

A tristeza agora é ver a mãe e pai (!) à procura do filhote, dá cá um aperto... :cry:

Com sorte, pode ser que todos arranjem um bom dono, pelo menos vou fazer todos os esforços possíveis!

Hoje de tarde vou ver o que se passa com a patita do pequenino.

Continuarei a dar notícias.

Obrigada.
Grunfas
Membro

quarta mar 09, 2005 9:47 pm

Boa noite!

Venho dar-vos notícias do pequenino, que entretanto foi apelidado de "Patudo" (vá-se lá saber porquê :lol: )

Hoje foi ao veterinário e felizmente tenho boas notícias: o "coxear" dele deve-se apenas ao facto de ele estar subnutrido e demasiado magro, pelo que as articulações dele não estarão em grande forma :? Mas a veterinária disse que com vitaminas e uma boa ração para cachorro que logo logo ele melhora... e uma coisa é verdade, já se nota diferença de ontem para hoje.
Afinal o pai dele não deve ser aquele... é só adoptivo ;) A vet disse-me que ele tem muitas características de Serra da Estrela e realmente costuma andar um Serra solto ao pé do sítio onde a cadela está...
E, tal como eu pensava, não tem mais de 3 meses, deve ter umas 10 semanas.

Quanto aos papás vou colocar anúncios nos sites e vou fazer uns folhetos... nunca se sabe!
Responder

Voltar para “Cães”