CAÇADORES E CÃES DE CAÇA

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

testio
Membro
Registado: sexta out 29, 2004 10:20 pm

quinta mar 10, 2005 9:23 am

caçar? caçar o que? so se forem as tainadas que os caçadores levam de casa, ou as presas que trazem no caminho de casa do continente ou outro hipermercado, com as ditas presas ja esfoladas ou depenadas prontas a cozinhar... dizendo que os animais estavam a mudar de roupa quando foram mortos
e fazer tiro ao alvo de tudo o que se mexe na mata...
mcbb
Membro Veterano
Registado: quinta dez 09, 2004 12:47 pm
Contacto:

quinta mar 10, 2005 11:15 am

testio Escreveu: caçar? caçar o que? so se forem as tainadas que os caçadores levam de casa, ou as presas que trazem no caminho de casa do continente ou outro hipermercado, com as ditas presas ja esfoladas ou depenadas prontas a cozinhar... dizendo que os animais estavam a mudar de roupa quando foram mortos
e fazer tiro ao alvo de tudo o que se mexe na mata...
Como?

Eu estava a falar em caça a Perdizes, Lebres, coelhos, javalis etc... não em pesca de tainhas ou idas ao supermercado, para isso não é necessário cão.
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

quinta mar 10, 2005 11:35 am

casadiscaes Escreveu:
cgtorres Escreveu: Só uma curiosidade...caça por necessidade ou desporto?
Eu caço no prato mas é por preguiça...

E que saiba, em Portugal ninguém caça por necessidade... é um desporto, ou hobby... e uma das coisas bonitas que há é ver um cão de caça a bater o campo... ou um agarre por bons cães de presa...
Nada contra o uso de cães na caça...não era por ai a minha pergunta
ssequeira
Membro Veterano
Registado: quinta jul 29, 2004 10:07 am

quinta mar 10, 2005 12:21 pm

Não sou caçadora mas o meu marido é, assim como o meu pai, o meu cunhado e muitos amigos, enfim, convivo com muitos caçadores. Cá nos Açores não existem javalis nem me parece que haja falcões mas posso estar enganada. Caçam sobretudo coelhos, codornizes, patos, perdizes, pombos e outras aves do género. Normalmente, junta-se um grupo de 4 ou 5 e levam os Bracos para as aves (nós temos uma cadela e o irmão dela pertence a um amigo) e os Podengos (um amigo nosso tem 9) para os coelhos.

Ora bem, os podengos não levaram nenhum tipo de treino especial. Para além do instinto com que nascem, aprendem uns com os outros e, como são muitos, a competição também ajuda. Claro que uns caçam melhor do que outros mas quase todos compreendem os comandos do dono e ficam todos contentes quando vêem a transportadora.

Os Bracos, tanto a nossa com o irmão dela, passaram três meses numa escola de treino. Nunca assisti aos treinos, portanto, não sei como foram treinados mas antes de ir para a escola, o meu marido escondia peças de caça para ela encontrar e ensinou-a a parar e a respeitar o levante com uma ave morta e uma cana de pesca: amarrava a ave ao fio de pesca e deixava o cadela aproximar-se dela. Se ela tentasse pegar na ave, ele puxava a cana. O treinador depois disse-lhe que, embora ela tenha aprendido algumas coisas, não era boa ideia pois se não fosse ensinada direitinha, podia adoptar vícios difíceis de "desensinar".

Já que estamos no tópico, gostaria de saber se têm conhecimento de alguns cuidados que os donos devem ter com os seus cães de caça. Por exemplo, por cá dizem que não devem ser lavados porque afecta o faro do cão. Outro é dar o mínimo de comida possível (para não dizer nenhuma) uns dias antes da caça. Ainda outro é que a única função deles deve ser caçar, o que significa nada de passear ou brincadeiras com os donos ou mimos fora do contexto de caça. Eu pessoalmente, acho isto tudo uma treta e a minha Braco já foi lavada, não passa fome (embora esteja a precisar de uma dieta) e é mimada, pelo menos até agora foi - o meu marido acha que está a tornar-se preguiçosa e já há algumas semanas que só sai para ir para os campos. Continua a sair todos os dias mas já não brincamos com ela no quintal.

Outra curiosidade minha é sobre as atitudes dos donos para com os seus cães de caça. Pelo que vejo, a maioria dos caçadores daqui não consideram os cães companhia. Só vêem os donos quando é para caçar e para comer. De resto, não há mais nenhum tipo de contacto. É um dó! Em minha casa, jamais permitiria haver um cão nestas condições.

Peço desculpa pelo testamento, entusiasmei-me com o tópico :oops:
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

quinta mar 10, 2005 2:33 pm

Olá

Confesso que estou parvo e nem quero acreditar no que estou a ler neste tópico.
Será que estão a falar de caça? daquela actividade que um animal caça/mata outro?
Estou espantado que se fale na caça e sobretudo nos cães de caça de uma forma tão civilizada!
Então "tias e tios" deste fórum ficaram sem argumentos?
pomham láoa dose de sal nesta troca de ideias e comecem com os insultos da praxe.
Um abraço
anavaz
Membro Veterano
Registado: quarta mar 13, 2002 1:56 pm

quinta mar 10, 2005 2:55 pm

Confesso que estou parvo e nem quero acreditar no que estou a ler neste tópico.
Será que estão a falar de caça? daquela actividade que um animal caça/mata outro?
Estou espantado que se fale na caça e sobretudo nos cães de caça de uma forma tão civilizada!
Então "tias e tios" deste fórum ficaram sem argumentos?
pomham láoa dose de sal nesta troca de ideias e comecem com os insultos da praxe.

Mais um bocadinho e até podemos falar civilizadamente de touradas :lol:
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta mar 10, 2005 3:00 pm

ssequeira Escreveu: Não sou caçadora mas o meu marido é, assim como o meu pai, o meu cunhado e muitos amigos, enfim, convivo com muitos caçadores. Cá nos Açores não existem javalis nem me parece que haja falcões mas posso estar enganada. Caçam sobretudo coelhos, codornizes, patos, perdizes, pombos e outras aves do género. Normalmente, junta-se um grupo de 4 ou 5 e levam os Bracos para as aves (nós temos uma cadela e o irmão dela pertence a um amigo) e os Podengos (um amigo nosso tem 9) para os coelhos.
De que ilha se trata, se me permite a indescrição :oops:
ssequeira Escreveu: mas antes de ir para a escola, o meu marido escondia peças de caça para ela encontrar e ensinou-a a parar e a respeitar o levante com uma ave morta e uma cana de pesca: amarrava a ave ao fio de pesca e deixava o cadela aproximar-se dela. Se ela tentasse pegar na ave, ele puxava a cana.
Este método na minha optica é apenas de diagnostico e não deve ser utilizado com muita frequencia, pois o cão aprende a parar à vista e isso não queremos que aconteça.
Serve então e sobretudo nos cachorros para determinar se o instinto já se revela e com que intensidade.
Contudo o facto de um cachorro não parar à cana, não será sinónimo de que será um excelente cão de parar ;)

ssequeira Escreveu:O treinador depois disse-lhe que, embora ela tenha aprendido algumas coisas, não era boa ideia pois se não fosse ensinada direitinha, podia adoptar vícios difíceis de "desensinar".
E com razão. O cão não aprende e desenvolve, uma vez que há vários aspectos desse treino que contrariam a sua natureza. Desta forma é preciso sempre muita atenção precisamente e como bem refere para que ele não "desaprenda"
ssequeira Escreveu:Já que estamos no tópico, gostaria de saber se têm conhecimento de alguns cuidados que os donos devem ter com os seus cães de caça. Por exemplo, por cá dizem que não devem ser lavados porque afecta o faro do cão. Outro é dar o mínimo de comida possível (para não dizer nenhuma) uns dias antes da caça.
Isto são tudo mitos, que ainda refletem a atitude de alguns caçadores sem nenhum fundamento e que só prejudicam os seus animais.

ssequeira Escreveu: Outra curiosidade minha é sobre as atitudes dos donos para com os seus cães de caça. Pelo que vejo, a maioria dos caçadores daqui não consideram os cães companhia. Só vêem os donos quando é para caçar e para comer. De resto, não há mais nenhum tipo de contacto. É um dó! Em minha casa, jamais permitiria haver um cão nestas condições.
Acontece, mas não apenas com os cães de alguns caçadores :cry:

Tiago
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
baiha
Membro Veterano
Registado: sexta jun 06, 2003 12:25 am
Contacto:

quinta mar 10, 2005 4:41 pm

mcbb Escreveu: Seguindo o tópico relativo ao Pointer encontrado em Almada, sendo eu caçadora e tendo um cão de caça que ainda não caçou, mas lá chegará na próxima época, gostaria de saber que outros foristas tem cães de caça e caçam, ou não caçam e têm cães de caça, ou apenas se interessam por caça ou pelos respectivos cães.

Na verdade gostaria de ter dicas e/ou comentários relativos ao comportamento de cães de caça e tipo de ensino que se lhes deve proporcionar... etc.
Oi mccb,

Entre outras coisas tem de ter o cão bem ligado a si, de maneira a que consiga ter controlo sobre o cão, depois comandos básicos, senta deita, quieto, de seguida mostrar umas quantas peças de caça viva, deixar o cão pesquisar o terreno á pricura delas e até apanhá-las se conseguir, duas ou três vezes nisto depois é levá-lo para o campo e caçar , a caça prática é sempre melhor a usar peças de caça em treino, que poderão não ser as melhores.

Saudações,

Daniel
akira
Membro Veterano
Registado: segunda jul 15, 2002 10:55 am

quinta mar 10, 2005 6:01 pm

CAÇADORES E CÃES DE CAÇA SÃO TODOS DA MESMA RAÇA!
mcbb
Membro Veterano
Contacto:

quinta mar 10, 2005 6:13 pm

akira Escreveu: CAÇADORES E CÃES DE CAÇA SÃO TODOS DA MESMA RAÇA!

Proteger hoje a Biodiversidade, para garantir o futuro de TODOS NÓS
São? e qual?
zezere
Membro
Registado: sexta jan 28, 2005 6:03 pm
Propriedade Partilhada: Lolly - Epagneul Breton
Laika -

quinta mar 10, 2005 6:27 pm

Amigo(a) Akira,

Tem direito à sua opinião, mas já agora ouça a minha:

- existem caçadores, gente responsável e existem "matadores de animais", gente sem princípios, como muitos outros sem este hábito.
- milhares de espécies estão a desaparecer, sim senhora, porque a raça humana está a colonizar tudo, porque transforma em pastagens para o seu gado áreas selvagens, porque as doenças dos animais domésticos passam para os selvagens, porque contaminamos tudo, a poluição cresce desmesuradamente, porque derrubamos florestas, porque matamos os animais que consomem os nossos recursos ou competem pelos mesmos com os nossos animais, porque se constroem estradas e auto-estradas sem levar em consideração os animais selvagens, porque as pessoas têm fome (nos países pobres e não tão pobres) e entre a extinção de animais selvagens e a deles próprios não devem pensar muitas vezes, porque, porque, porque....... :x
- como deve ter percebido, os responsáveis por tudo isto somos todos nós, de uma maneira ou outra, e não me consta que sejamos todos caçadores. Eu não sou, mas não me repugna.
- se aquilo que defende - extinção da caça - se concretizar pelo menos uma raça de animais corre perigo - os cães de caça. Se quisesse ser mázinha diria que as espécies caçadas também não deveriam ter muitas hipóteses. Sem as benesses oferecidas pela caça muitos donos de terrenos simplesmente exterminariam coelhos, perdizes, raposas, milhafres, etc porque não lhes davam lucro e causavam muitos prejuizos.

Portanto, pense bem em que país é que está e conheça do que fala. Dá jeito quando se emite opiniões.
Helena
vald
Membro Veterano
Registado: quinta out 23, 2003 7:15 pm

quinta mar 10, 2005 9:41 pm

Os caçadores não sei, mas os cães de caça podem ser podengos, rafeiros, pointers, bracos, setteres, etc, :lol: :lol:
mcbb
Membro Veterano
Contacto:

quinta mar 10, 2005 11:19 pm

vald Escreveu:
Os caçadores não sei, mas os cães de caça podem ser podengos, rafeiros, pointers, bracos, setteres, etc, :lol: :lol:
Tem toda a razão...

Akira, como pode um Perdigueiro ser da mesma raça dum setter? ou um labrador dum Podengo?

Ou ainda... uma só raça de humanos pode caçar?
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

sexta mar 11, 2005 1:44 am

Voltando ao assunto inicial:

Enquanto que há raças de cães que aprendem uns com os outros (como os podenguitos), há outros que precisam de ser mesmo treinados. Este treino pode ser fetio por alguém que não seja caçador?
Isto é: imaginemos que eu (que como já informei não acerto nem com uma pistola de água) tenho um cão de caça e que quero pô-lo a caçar, para ser útil na vida. Posso treiná-lo e, sei lá, emprestá-lo? Ou isso é mau? (falta aqui o bonequinho a coçar a cabeça cheio de dúvidas...)
mcbb
Membro Veterano
Contacto:

sexta mar 11, 2005 12:55 pm

ladyxzeus Escreveu: Voltando ao assunto inicial:

Enquanto que há raças de cães que aprendem uns com os outros (como os podenguitos), há outros que precisam de ser mesmo treinados. Este treino pode ser fetio por alguém que não seja caçador?
Isto é: imaginemos que eu (que como já informei não acerto nem com uma pistola de água) tenho um cão de caça e que quero pô-lo a caçar, para ser útil na vida. Posso treiná-lo e, sei lá, emprestá-lo? Ou isso é mau? (falta aqui o bonequinho a coçar a cabeça cheio de dúvidas...)
emprestar, porque não? conheço caçadores que levam cães emprestados de amigos e eles (os cães) ficam contentissimos com os passeios.

Aproveito para agradecer toda a informação que estão a disponibilizar.

Quanto a separação cão de caça meio familiar não concordo minimamente por isso mesmo que não consiga um bom cão para caçar continuarei a ter um cão de " casa " amigo...

E ainda porque não devem comer antes de caçar? não faz sentido nenhum, um cão com fome ainda come é a caça.

Relativamente aos "testes" de paragens já os fiz com a cachorra e resultou muito bem, ela para mesmo. Resta agora aprender ( eu e ela ) um pouco mais sobre cão / ensino para caçar.

Quanto aos caçadores e sua raça parece-me que não são assim tão rafeiros... a coisa corre muito bem lá para os lados onde vou.

continuem a enviar informações

catarina
Responder

Voltar para “Cães”