LEISHMANIOSE?!?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda mar 07, 2005 12:23 pm

Olá,
Para não correr o risco de repetir o que já aqui foi escrito tantas vezes, aconselho ao autor do tópico a realização de uma pesquisa da palavra "Leishmaniose". Vai encontrar montes de tópicos com informação, e várias opiniões diferentes acerca de tratar ou não esta doença.

Boa sorte
Paulo C.
LindAlba
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda mar 07, 2005 12:32 pm

<p><strong>Abra&ccedil;o do </strong><strong>M&aacute;rio J Santos</strong></p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><strong>"...de Lind'Alba"</strong></p>
DeniseAytekin
Membro Veterano
Registado: quinta fev 10, 2005 12:52 am

segunda mar 07, 2005 12:53 pm

[quote=Guida__F]
[quote=ladyxzeus]
A doença pode ser controlada. Informe-se com o "seu" veterinário e vá á FMV.
Tenho um cão com essa doença (será eutanasiado pois tenho uma família mentecapta que se recusa a tratar o pagamento) e já outro me morreu com isso.
Maldito mosquito... :x
[/quote]

Se tem uma familia que se recusa a pagar os tratamentos médicos dos seus cães e se depende financeiramente da mesma, não seria o caso de ter pensado nisso antes de adquirir os animais :?
[/quote]

Realmente, os animais deveriam ser tratados, mas k culpa tem ela k a família ñ concorde ou ñ tenha condições?
Mesmo sem tratamentos, têm as minimas condições, papinha e banho... De certeza k estão melhor k na rua...
Acho k ela faz mt bem em ter os cães, se ninguém os ker e ela tbm ñ ficasse com eles, em vez do risco de apanharem doenças, morriam à fome e sede ou eram abatidos pelo canil...
california
Membro Júnior
Registado: sábado fev 19, 2005 4:49 pm

segunda mar 07, 2005 9:00 pm

ladyxzeus........... não ligue!!! Eu acho o máximo estas veias de proteção de animais..... admiro...... mas não sou assim. Antes de falar e gozar com os outros olho sempre primeiro para as minhas figuras e só depois critico os outros!!! Mas sem duvida que é bonito as pessoas pedirem ajuda neste site e receberem estas respostas..... " A dinheiro para a ração de marca mas não há para o vet......." :o :o :o
Grunfas
Membro
Registado: terça jun 10, 2003 1:49 pm

segunda mar 07, 2005 10:06 pm

Confronto-me pela primeira vez com esta doença. Foi diagnosticada à nossa cadela que está connosco há 6 meses. Apesar de o resultado das análises não ter sido conclusivo, pois o resultado foi "duvidoso", tem sintomas da dita doença: crescimento excessivo das unhas e dermatite alérgica. Quando a apanhámos da rua mal tinha pêlo e tinha feridas profundas por todo o corpo... a veterinária prescreveu-lhe um tratamento à base de comprimidos durante 4 meses e ela melhorou radicalmente: as feridas passaram e o pêlo cresceu.
Foi esta semana tirar sangue de novo para novas análises.
Mas a veterinária disse que caso seja realmente leishmaniose, que a medicação deverá impedir o desenvolvimento da doença para um estado mais grave, pelo que em princípio terá uma vida normal.
Mas como já aqui foi dito, há mais do que um tipo de leishmaniose: dérmica (geralmente menos grave) e a nível dos orgãos que será mais grave.
Espero que a veterinária tenha razão :|

Boa sorte para si e para o seu amigo!
CarlaVB
Membro
Registado: sexta abr 16, 2004 4:40 pm

terça mar 08, 2005 11:24 am

Tenho andado preocupada com o meu cão pois tem comido pouco e na semana passada teve 3 dias sem comer. Eu sei que existem varios factores que podem originar isso e desconfio de alguns.
No domingo estava a escova-lo quando notei 2 feridas numa das orelhas . Como ele tem tendencia a otites (apesar de fazer um tratamento de prevençao 2x por semana), as feridas podem ter sido provocadas por ele tentar coçar as orelhas.

Ontem ao ler este post começei a assustar-me. Recapitulando:
- comer pouco (confirmo)
- beber muita agua (confirmo, apesar que ele sempre bebeu muita)
- urinar bastante (bem, ele tem tendencia para estar constantemente a marcar)
- ele passa o dia no jardim, e como só chegamos por volta das 19.30 a casa, ele apanha o entardecer quando mosquito é mais activo.
- vivemos no campo
- tem uma das orelhas feridas
Mas:
- as fezes sao consistentes
- continua com muita energia
- existem bastantes cadelas ao redor e alguma pode estar com o cio, o que explicaria a mudança de comportamento.

Não entrar em pânico, afinal eu costumo ser bastante racional e nao deixar-me influenciar de qualquer maneira.....ok, entrei em pânico!
Telefono para a clinica para saber se o vet dele estava lá. Saio do trabalho vou "a correr" para casa pego no Athos vou para a clinica (um passeio de 160 Km).

Alívio! Em principio está tudo bem, o vet auscultou, apalpou (para ver se o baço estava bem). A otite é superficial e foi receitado uma pomada para as feridas (nada de grave).
Ficamos de ver qual o comportamento dele nesta semana e se continuar sem comer entao serao efectuadas analises.

Uma nota, fiquei a saber que a zona de setubal (eu vivo em Palmela) é propensa para a dirofilariose e que existem medicação de prevenção. Em principio vamos fazer essa prevenção ao Athos.

Cumprs,
Carla
CarlaVB
Membro

terça mar 08, 2005 11:31 am

repetida
mosquito01
Membro Veterano
Registado: segunda set 06, 2004 9:14 pm

terça mar 08, 2005 4:41 pm

Cara Carla;

Além de dirofilaria ( uma lombriga que percorre a corrente sanguínea e que pode causar a morte, mas que é tratável em parte dos casos) que é transmitida aos cães por um mosquito (que nada tem a ver com o que transmite a Leishmania), também aparecem muitos cães com Leishmaniose na sua zona. Por isso, todo o cuidado é pouco.

Existem certas medidas que poderão prevenir ou totalmente, ou pelo menos em alguma coisa, o aparecimento destas doenças, como:

~Tentar não se exporem os cães ao flébotomo (mosquito que transmite a Leishmania) principalmente às horas mais propícias à sua alimentação (amanhecer e escurecer), coleiras da marca que já foi dita anteriormente (e não qq. uma), bem como pulvex spot on que parece, para já ainda prevenir alguma coisa.

Quanto à dirofilária, o mosquito que a transmite, alimenta-se a qq. hora do dia. Existem no mercado produtos que a podem evitar aparecer (dirofilariose), que os vets saberão informar.~

Saudações. :)
CarlaVB
Membro

terça mar 08, 2005 5:45 pm

mosquito01 Escreveu: Cara Carla;

Além de dirofilaria ( uma lombriga que percorre a corrente sanguínea e que pode causar a morte, mas que é tratável em parte dos casos) que é transmitida aos cães por um mosquito (que nada tem a ver com o que transmite a Leishmania), também aparecem muitos cães com Leishmaniose na sua zona. Por isso, todo o cuidado é pouco.

Existem certas medidas que poderão prevenir ou totalmente, ou pelo menos em alguma coisa, o aparecimento destas doenças, como:

~Tentar não se exporem os cães ao flébotomo (mosquito que transmite a Leishmania) principalmente às horas mais propícias à sua alimentação (amanhecer e escurecer), coleiras da marca que já foi dita anteriormente (e não qq. uma), bem como pulvex spot on que parece, para já ainda prevenir alguma coisa.

Quanto à dirofilária, o mosquito que a transmite, alimenta-se a qq. hora do dia. Existem no mercado produtos que a podem evitar aparecer (dirofilariose), que os vets saberão informar.~

Saudações. :)

Olá mosquito02,
Para a Leishmaniose (e nao só) estou a pôr frontline combo, que o vet aconselhou por ser recente e bastante eficaz e alem disso tem a coleira scalibor. O evitar as horas proprícias, é que é a minha maior preocupação, pois o mais cedo que consigo chegar a casa é as +/-19h30 o que agora é o anoitecer. Posso decidir deixá-lo dentro de casa em vez de no jardim, mas isso é castigá-lo pois ele adora estar no jardim. Apesar de mal nós chegarmos ele vai para dentro de casa, só saindo para uns passeios.
Em relação á dirofilariose já falei com o vet, vai fazer um teste ao sangue para saber se está tudo bem e depois (se tudo estiver bem) vai tomar uma injecção para prevenção.

Mas é uma dor de cabeça, saber se depois de isto tudo ele está devidamente protegido.

Obrigada pela informação. :)
Tuga_e_Quina
Registado: sábado jan 29, 2005 1:44 am

sexta mar 11, 2005 11:13 pm

PauloC:

Sou frequentador de varios forums e conheço os procedimentos antes
de iniciar um novo post, mas eu cada vez que faço uma pesquisa neste
forum o resultado é sempre nulo!?!

Bem, com muito desgosto meu, o meu cão foi abatido ontem :( :( :(
(a doença já estava num estado muito avançado)

Obrigado a todos pelas vossas informações!
mcbb
Membro Veterano
Registado: quinta dez 09, 2004 12:47 pm
Contacto:

sexta mar 11, 2005 11:16 pm

:(
Tuga_e_Quina
Registado: sábado jan 29, 2005 1:44 am

sexta mar 11, 2005 11:20 pm

PauloC:

Sou frequentador de varios forums e conheço os procedimentos antes
de iniciar um novo post, mas eu cada vez que faço uma pesquisa neste
forum o resultado é sempre nulo!?!

Bem, com muito desgosto meu, o meu cão foi abatido ontem :( :( :(
(a doença já estava num estado muito avançado)

Obrigado a todos pelas vossas informações!
Grunfas
Membro
Registado: terça jun 10, 2003 1:49 pm

sábado mar 12, 2005 1:05 am

Lamento :cry:
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

sábado mar 12, 2005 4:28 pm

Grunfas: por vezes é o melhor. Lamentamos.

Para pesquisar use o botão pequenino que fica entre "FAQ" e "Lista de Membros" ;)
california
Membro Júnior
Registado: sábado fev 19, 2005 4:49 pm

quarta mar 16, 2005 12:50 am

Lamento a mõrte do seu cão mas deixa-los vivos para quê? A minha teve uma vida de sofrimento...... e depois a morte. Até acho que foi egoismo da minha parte deixa-la a sofrer tanto tempo. Mas olhe o canil está cheio deles!!! va buscar mais um amiguinho :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
.... Mas isto dá que pensar. Afinal parece que esta doença está a ser comum. Todos têm uma história dela. Pessoal é melhor precaverem-se!!!!! É que manda-los abater é um desgosto que só eu sei..............
Responder

Voltar para “Cães”