gezzmo Escreveu: pelo que a veterinaria me disse qq amputaçao estetica é proibida, tanto erelhas como caudas, agora ate k ponto é verdade...
Pois, mas para a proxima vez que lá for, diga à sua veterinária para consultar melhor a lei
agora o corte do pesunho proibido?????? isso é riduculo, ja que a quinta unha so tras problemas aos caes, e so se faz bem em amputar logo a unha.
Ridiculo ? Tão ridiculo como as outras se assim for.
Só problemas para os cães? Atão diga lá porque ...
So as amputacões transcrevo para aqui o art 17 e 18 do DL n.º 315/2003 (não contemplas as especificações, se quiser posso transcreve-las para aqui tb):
Artigo 17.º
Intervenções cirúrgicas
As intervenções cirúrgicas destinadas ao corte de caudas nos canídeos têm de ser executadas por um médico veterinário.
Artigo 18.º
Amputações
1 - Os detentores de animais de companhia que os apresentem com quaisquer amputações que modifiquem a aparência dos animais ou com fins não curativos devem possuir documento comprovativo, passado pelo médico veterinário que a elas procedeu, da necessidade dessa amputação, nomeadamente discriminando que as mesmas foram feitas por razões médico-veterinárias ou no interesse particular do animal ou para impedir a reprodução.
2 - O documento referido no número anterior deve ter a forma de um atestado, do qual conste a identificação do médico veterinário, o número da cédula profissional e a sua assinatura.
3 - Os detentores de animais importados que apresentem quaisquer das amputações referidas no n.º 1 devem possuir documento comprovativo da necessidade dessa amputação, passada pelo médico veterinário que a ela procedeu, legalizado pela autoridade competente do respectivo país.
Nanci
Dogo Argentino - Corte de Orelha
Moderador: mcerqueira
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mai 08, 2004 1:54 pm
Dantes a necessidade do corte das orelhas, pelo que tenho lido aqui, era devido às necessidades da actividade que o cão exercia como guarda de vacas, etc. Mas agora, e sem ser essa razão (pois ainda há cães utilizados em trabalhos, penso eu) quais as razões que um vet alega como de utilidade ou bondade para o cão? Não estou a ver por isso agradecia a vossa explicação, se puder ser.
Boas,Gatujoba Escreveu: Dantes a necessidade do corte das orelhas, pelo que tenho lido aqui, era devido às necessidades da actividade que o cão exercia como guarda de vacas, etc. Mas agora, e sem ser essa razão (pois ainda há cães utilizados em trabalhos, penso eu) quais as razões que um vet alega como de utilidade ou bondade para o cão? Não estou a ver por isso agradecia a vossa explicação, se puder ser.
Só por curiosidade é contra as raças?
É que até certo ponto já não há necessidade de selecionar raças, pois não? Afinal já não trabalham ... pq as perpetuar?
Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
-
- Membro Veterano
Desculpe mas não percebi a sua resposta. Casadiscaes disse que se poderia cortar as orelhas com um atestado de bondade para o cão. Não fui eu que disse. Pelo menos foi o que depreendi e não estou a ver o que é considerado ser bom para o cão além do trabalho. Não estou a falar de ser normal na raça ou não. Até porque sobre este assunto ainda não tenho uma opinião pessoal bem fundamentada. Há raças que ficam mais bonitas de orelhas cortadas (ou pelo menos sempre nos habituamos a vê-las assim). O que eu não percebi é que doença ou problema pode ter o cão para se lhe cortar as orelhas e ser considerado um bem. Não percebi, ou melhor, não sei mesmo. Era isto que eu pedia explicação.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
Gatujoba, porque não diz de uma vez que quer cortar as orelhas do seu cão e procura a maneira de o fazer ?
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
[quote=CindelP]
[/quote]
simples, como a quinta unha n esta em contacto c o chao, logo n é gasta como as outras, crescendo naturalmente e enrolando-se começa a perfurar a carne, se n for constantemente cortada, para alem de ser uma unha k normalmente esta bastante pendurada, podendo ser arrancada mt facilmente se o cao prender a pata em algum lugar, e isso traduz-se por mts infecçoes, e eu entendo isso como problemas, se n é da mm opiniao....
mm assim as amputaçoes meramente esteticas continuam a ser proibidas, so deixam de ser se um vet pouco integro passar o atestado a mentir dizendo que a amputaçao tem alguma razao medica, mm n tendo.
eu n sou contra amputaçoes, por exemplo n consigo ver um doberman com cauda e orelhas, mas sendo proibido, axo que devemos respeitar a lei, mas se ha maneiras de a contornar, porque n ???? as leis sao «feitas para se quebrarem
hehehehe
[/quote]
simples, como a quinta unha n esta em contacto c o chao, logo n é gasta como as outras, crescendo naturalmente e enrolando-se começa a perfurar a carne, se n for constantemente cortada, para alem de ser uma unha k normalmente esta bastante pendurada, podendo ser arrancada mt facilmente se o cao prender a pata em algum lugar, e isso traduz-se por mts infecçoes, e eu entendo isso como problemas, se n é da mm opiniao....
mm assim as amputaçoes meramente esteticas continuam a ser proibidas, so deixam de ser se um vet pouco integro passar o atestado a mentir dizendo que a amputaçao tem alguma razao medica, mm n tendo.
eu n sou contra amputaçoes, por exemplo n consigo ver um doberman com cauda e orelhas, mas sendo proibido, axo que devemos respeitar a lei, mas se ha maneiras de a contornar, porque n ???? as leis sao «feitas para se quebrarem

-
- Membro Veterano
Bom dia Casadeanaval , e aos outros, desculpem. Acertou, era ao Basset que eu queria cortar as orelhas mas tenho medo que depois não as consiga manter em pé. Tudo bem, já devia ter percebido que estava a querer saber uma coisa de profissionais e eu não o sou e isto é um sitio público. A minha intenção era só perceber, mais nada.
gezzmo Escreveu:
Já pensou como é que as raças de pastoreio e não só conseguem trepar paredes e rochas quase a pique

O Presunho tem uma função

Última edição por Guida__F em domingo mar 13, 2005 7:41 pm, editado 1 vez no total.
Bom dia,Gatujoba Escreveu: Desculpe mas não percebi a sua resposta.
A minha resposta deriva desta sua afirmação:
Dantes a necessidade do corte das orelhas, pelo que tenho lido aqui, era devido às necessidades da actividade que o cão exercia como guarda de vacas, etc. Mas agora, e sem ser essa razão
Façamos uma analogia com as raças. Foram criadas para um certo tipo de trabalho. A sua motfologia está de acordo com esse tipo de trabalho, certo?
Se os cães já não trabalham, não precisam de ser amputados (ja que as amputações deriva tb do trabalho original). Mas se já não trabalham também já não precisam de manter a morfologia original (porque razão manter os galgos fininhos ou os serras grandes?). Assim, caso seja contra as amputações suponho que também seja contra as raças. Afinal, estas (algumas) tb já não têm razao de existir.
Pois meu caro, mas novamente o empirismo nem sempre resulta.gezzmo Escreveu:simples, como a quinta unha n esta em contacto c o chao, logo n é gasta como as outras, crescendo naturalmente e enrolando-se começa a perfurar a carne, se n for constantemente cortada, para alem de ser uma unha k normalmente esta bastante pendurada, podendo ser arrancada mt facilmente se o cao prender a pata em algum lugar, e isso traduz-se por mts infecçoes, e eu entendo isso como problemas, se n é da mm opiniao....
Confesso-lhe que tenho cães com presunhos duplos e nunca tive qualquer problemas com eles.
O unico problema eventual que poderia aparecer era mesmo rasgar dos presunhos quando o cão passaria por vegetação mais densa. No entanto, poucos foram os casos de que tive conhecimento.
Já agora, não sei se sabe mas a 5ª unha pode não ser assim tão desnecessaria .. sabe porque razão os cães de montanha em geral têm presunhos duplos?
Pois é, às tantas tem uma razão ...
Bom, de qualquer das formas não sou contra o corte dos presunhos. Cada um faz o que lhe parecer melhor. So queria mostrar que muitos de nós às tantas andamos a infrigir tanto a lei (com os presunhos) como quem anda a cortar orelhas.
Presunho Guida, presunho ...Guida__F Escreveu:O tresunho tem uma função
Nanci
-
- Membro Veterano
Obrigado. Este é para mim um assunto um pouco desconhecido. Só há pouco tempo soube que a razão das amputações era o serviço a que cada raça estava destinada. Não sabia o porquê mas também nunca tinha sido para mim importante. Sou a favor da manutenção das raças pois a biodiversidade é sempre uma mais valia, mesmo que existam raças que deixaram de ter o seu objectivo (não sei se há). A perda de uma espécie é sempre uma perda da natureza. Quanto às amputações ainda não tenho opinião definida embora não concorde mesmo com certos argumentos baseados unicamente na estética ao olho de quem compra. Se falarmos na estética da raça, da manutenção das características... mas isso levanta outras questões.
Eu sei que estou em profundo desacordo consigo em questões de caça mas não estou a misturar as coisas. A minha pergunta não tinha 2º sentido. Era mesmo para saber mais.
Eu sei que estou em profundo desacordo consigo em questões de caça mas não estou a misturar as coisas. A minha pergunta não tinha 2º sentido. Era mesmo para saber mais.
[quote=CindelP]
Bom, de qualquer das formas não sou contra o corte dos presunhos. Cada um faz o que lhe parecer melhor. So queria mostrar que muitos de nós às tantas andamos a infrigir tanto a lei (com os presunhos) como quem anda a cortar orelhas.
[/quote]
concordo plenamente, por acaso n sabia k o corte do presunho era proibido. é logico que o presunho tem funçao, senao ja tinha desaparecido com ajuda da selecçao natural (apesar de parecer um orgao vestigial), mas hj em dia ter um cao em casa, k tenha presunho, o dito presunho pode trazer mais prejuizos k benificios, ele n anda a pastar nem a subir montanhas, mas pode perfeitamente arranca-lo sem kerer e criar infecçoes, ou ter outro problema, por isso n sou contra a amputaçao do presunho. tal como n sou contra outra amputaçao kk, dd que n crie desconforto, ou se maltrate o animal, ou k se faça algo prejudicial ao cao....
como ja disse doberman para mim tem k ter rabo e orelhas cortadas, se tivesse um ia ter k arranjar maneira de cortar, n é k deixe de gostar do cao por n ter os cortes, mas pessoalmente fica mt mais bonito c os cortes feitos.
bem resumindo e concluindo, façam as amputaçoes k kiseres, dd k n prejudiquem os nossos melhores amigos, podem ser por motivos de saude, ou puramente estetica, dd k n os maltratem, estejam a vontade, mas ha mt gente a fazer essas amputçoes que é um pouco duvidoso, akilo nem se devia xamar pq cirurgia, era mais parecido com pekena mutilaçao feita por um carpinteiro. tenham atençao onde e kem faz a amputaçao...
fikem bem
[/quote]
concordo plenamente, por acaso n sabia k o corte do presunho era proibido. é logico que o presunho tem funçao, senao ja tinha desaparecido com ajuda da selecçao natural (apesar de parecer um orgao vestigial), mas hj em dia ter um cao em casa, k tenha presunho, o dito presunho pode trazer mais prejuizos k benificios, ele n anda a pastar nem a subir montanhas, mas pode perfeitamente arranca-lo sem kerer e criar infecçoes, ou ter outro problema, por isso n sou contra a amputaçao do presunho. tal como n sou contra outra amputaçao kk, dd que n crie desconforto, ou se maltrate o animal, ou k se faça algo prejudicial ao cao....
como ja disse doberman para mim tem k ter rabo e orelhas cortadas, se tivesse um ia ter k arranjar maneira de cortar, n é k deixe de gostar do cao por n ter os cortes, mas pessoalmente fica mt mais bonito c os cortes feitos.
bem resumindo e concluindo, façam as amputaçoes k kiseres, dd k n prejudiquem os nossos melhores amigos, podem ser por motivos de saude, ou puramente estetica, dd k n os maltratem, estejam a vontade, mas ha mt gente a fazer essas amputçoes que é um pouco duvidoso, akilo nem se devia xamar pq cirurgia, era mais parecido com pekena mutilaçao feita por um carpinteiro. tenham atençao onde e kem faz a amputaçao...
fikem bem