Ruptura de Ligamentos-A Ruca já foi operada

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quinta mar 10, 2005 9:17 pm

o max, há dias deu um valente golpe numa pata. nem sei como. um dia depois, vejo a carlota a coxear. ia-me passando. felizmente, que se ficaram por aqui. mas estou sempre com medo. descobri um sítio para eles correrem. mas os doidos andam por "montes e vales", saltam, pulam, andam por sítios íngremes. estão felizes e contentes. estou só à espera que aconteça alguma. nock, nock, nock ;)

as melhoras pra pequenada :D
anjjazul
Bazita
Registado: quarta jan 26, 2005 6:58 pm

sexta mar 11, 2005 8:56 pm

:D ola
Tive um mastim napolitano que foi operado a uma roptura na pata esquerda dois meses depois , ao correr atrás de um gato, fez outra no joelho esquerdo. Tinha um ano..a recuperação foi fácil bastando o repouso e também tomava o artidual diariamente.
A operação foi feita no hospital vet. de lisboa pelo Dr António Ferreira.
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

sexta mar 11, 2005 11:05 pm

Boas,

A Ruca já está em casa, fui buscá-la hoje ao fim do dia.
Estive a ver os rx do pós-operatório, dava para ver onde o osso foi cortado e também a placa, e correu tudo muito bem. Agora é repouso, tenho de a ter "aprisionada" num espaço minusculo, porque nem parece que fez a operação que fez, apoia-se na pata e se eu deixasse não parava quieta. É muito complicado.
AndLemos
Membro Veterano

segunda mar 14, 2005 5:03 pm

up
Bugita
Membro Veterano
Registado: quinta ago 21, 2003 2:25 pm

segunda mar 14, 2005 5:13 pm

Olá Andreia,

Ainda bem que tudo correu bem com a sua Ruca ;) , boa sorte para a recuperação dela, que também irá correr bem se Deus quiser ;)

Beijinhos
Susana
Oxala
Membro
Registado: segunda dez 02, 2002 8:43 pm

terça mar 15, 2005 6:17 pm

Gostava de saber como é que a Ruca chegou do hospital, se se queixava muito. E como está a ser a recuperação...
Esou preocupadissima, pois o meu cão tb irá ser operado na próxima semana, e com uma cadelinha bebe em casa, não sei como vou conseguir manter a ordem por forma a que ele recupere da melhor forma. A Ruca anda bem com as 3 patinhas, ou continua muito queixosa. E recomendaram-lhe alguma terapia pós-operatória, comprimidos para ajudar a recuperar , etc?
As melhoras da Ruquinha...
AndLemos
Membro Veterano

terça mar 15, 2005 9:29 pm

Oxala Escreveu: Gostava de saber como é que a Ruca chegou do hospital, se se queixava muito. E como está a ser a recuperação...
Esou preocupadissima, pois o meu cão tb irá ser operado na próxima semana, e com uma cadelinha bebe em casa, não sei como vou conseguir manter a ordem por forma a que ele recupere da melhor forma. A Ruca anda bem com as 3 patinhas, ou continua muito queixosa. E recomendaram-lhe alguma terapia pós-operatória, comprimidos para ajudar a recuperar , etc?
As melhoras da Ruquinha...
A Ruca não se queixava nada, claudicava, e para o fazer é porque lhe causava dor apoiar na totalidade a pata.

Não sei de que raça é o seu cão nem o peso dele, mas se já falou com o vet ele já lhe deve ter falado sobre o processo de recuperação.
Há várias técnicas que podem ser aplicadas, no caso de raças grandes, pesadas, o que me foi aconselhado, não foi a substituição do ligamento, mas sim a TPLO (Osteotomia de Nivelamento da Meseta Tibial).
Agora uma das coisas que vai ter de proporcionar ao seu cão é de certeza repouso, para que permita a cicatrização óssea.

Como referi a Ruca nunca se queixou, inclusivamente apoia as quatro patas no chão, ao membro que foi operado, não o apoia na totalidade.
Quanto aos medicamentos administrados são o anti-inflamatório e antibiótico, e repouso, muito repouso para que o osso cicatrize.
AndLemos
Membro Veterano

terça mar 15, 2005 9:34 pm

Para esclarecimento sobre a TPLO:

http://www.hospvetporto.pt/artigos/detalhe/42

E notícias do Xangô, não há?
Oxala
Membro

terça mar 15, 2005 9:51 pm

O Xangô será operado na próxima terça feira, pelo Prof. António Ferreira. Estou com o coração muito apertadinho. Da ultima vez que teve de ficar internado, ainda era novinho, amuou quando o fui buscar, e não me ligou nenhuma durante 2 dias. Aliás isso já é caracteristico dele para comigo, pois parece sentir que eu o abandono. Mas não reage assim com o dono e eu fico danada e desconsolada...
Vamos ver como irá correr...
AndLemos
Membro Veterano

quarta mar 16, 2005 11:14 am

Oxala Escreveu: O Xangô será operado na próxima terça feira, pelo Prof. António Ferreira. Estou com o coração muito apertadinho. Da ultima vez que teve de ficar internado, ainda era novinho, amuou quando o fui buscar, e não me ligou nenhuma durante 2 dias. Aliás isso já é caracteristico dele para comigo, pois parece sentir que eu o abandono. Mas não reage assim com o dono e eu fico danada e desconsolada...
Vamos ver como irá correr...
Olá Paula, fique tranquila, eu sei que é sempre difícil, a Ruca é mt ligada a mim, detesta separações, quando a levaram para o internamento tive de disfarçar, porque comecei a ficar com os olhos cheios de lágrimas, ela aqui já conhece a clínica, o vet, mas agora estava a deixá-la num sítio desconhecido, e só de imaginar que ela podia pensar que a tinha abandonado também fiquei com o "coração apertadinho". Se calhar o Xangô amua consigo porque certamente é de quem sente mais falta:D:D.
A operação da Ruca correu hiper bem, até à data, obvio, e por vontade dela já andava a correr por todo o lado, o que me está a custar neste momento é tê-la fechada quase 24 horas por dia, só pequenos passeios para os xixis e cocós, porque ela está mesmo saturada de estar fechada, coitadinha.

Qualquer coisa que precisem disponham, e vão dando notícias, tá?
Oxala
Membro

quarta mar 16, 2005 7:21 pm

Fico satisfeita por a Ruca estar a recuperar tão bem. Eu acho que qd deixar o Xangô vou mesmo chorar... sou uma maria chorona, no que toca aos meus meninos, e já perdi a vergonha - diz-me que com a idade isso sucede- o perder-se a vergonha :)
Talvez o Xangô possa estar mais ligado a mim, pois passo mais tempo com ele e acabo dando mais miminhos. Mas ás vezes acho que tb há uma pontinha de interesse pois sabe que cmg consegue mais do que com o dono. Leva-me à certa. Já com o dono não adianta amuar pois com ele não faz farinha... Mas eu gosto tanto de o mimar! Tadinho, só tem tamanho! E agora coxinho!
AndLemos
Membro Veterano

quarta mar 16, 2005 9:06 pm

Oi Paula, então nisso também são iguais,a Ruca é uma mimada de primeira, até a costumo gozar dizendo que só tem tamanho:D.
Oxala
Membro

quinta mar 17, 2005 6:07 pm

não fossem eles maninhos! ;)
AndLemos
Membro Veterano

terça mar 22, 2005 9:36 am

Não se esqueçam de me dar novidades do Xangô ;)
A Ruca parece-me que tem recuperado bem, já apoia mais a pata, mas continua em repouso dentro de casa.
Hoje vai tirar os pontos.
Estou ansiosa pelo dia 11 de Abril que é quando ela vai fazer o rx de control, e aí saberei como tem corrido a cicatrização do osso.
Tomi
Membro Veterano
Registado: quinta mar 13, 2003 3:15 pm

sexta out 07, 2005 1:26 pm

Olá,

Andreia então como correu com o seu cão?

Tambem eu agora ando com os nervos em franja, o meu cão foi operado na terça, no hospital veterinário de trás-os-montes, e claro repouso com fartura(o que é muito complicado), e passeios só mesmo para uns xixis. O problema é que o meu cão age como se aquela pata (a operada) não fosse dele. anda como se não fosse nada com ele.

:evil: :evil: :evil: :evil: este cão dá cabo de mim. O primeiro dia em casa foi horrivel, fartou-se de ganir com dores, tive que passar a noite ao lado dele, porque assim calava-se mais,mas os gemidos de dor continuavam mas mais baixinho. Agora as noites já são melhores, mas como ele gosta de me dar prendinhas, ontem cheguei a casa e fiquei "maluca" quando olhei para a pata dele e vi que tinha tipo um bolsinha com liquido. Toca a ir com ele a "correr" para o vet, para ver o que era aquilo, disse que era normal (eu não sabia :| ) e fazer um penço comprenssado (não assim que chama mas agora não me lembro), por causa do liquido e do inchaço. anda com ele um dia e tira no sab.
Mas como aquilo ficou maior que a pata dele, ele não sabe andar com aquilo e parece que nem na pata boa anda bem, tive que andar agarrada a barriga dele para ele lá fazer uma mijita.
Hoje já muito melhor, pelos vistos durante a noite aprendeu a andar de "tacão" o hoje já anda muito melhor.

Mas enfim, ando mesmo com os nervos em franja com medo que ele estrague o que foi feito na operação. Foi operado ao joelho, teve que aprofundar o sitito onde a rótula encaixa (ela saltava fora) e cortar um bocadinho da tibia para a alinhar com outro osso da pata,(que não sei o nome) e este bocadinho ficou fixo com dois ferrinhos.

O vet queria operar a outra pata já daqui a um mês, mas eu até lá dou em tolinha e ele vai ter que esperar que eu "recupere" do tratamento que vou ter que fazer.

enfim, só coisas boas.

Susana

(desculpem o testamento, estou inspirada) :|
Responder

Voltar para “Cães”