Queria aproveitar para desabafar com voçês à cerca do estado de saúde da minha cadelinha e gostaria que pudessem também falar, de situações semelhantes que possam eventualmente ter passado com os vossos animais.
Fez Março um ano que adoptei a minha cadela kika. Quando a encontrei, ela teria tido uma ninhada à muito poucos dias. Levei-a ao vet para proceder à administração das vacinas. Durante a consulta a vet reparou que a Kika tinha quistos mamários e apenas me avisou que só me deveria alarmar se por acaso os quistos se tornassem muito duros.
A verdade é que nunca fiquei muito descançada à cerca deste assunto e achei por bem falar com a vet para retirar os quistos mamários.
No entretanto a vet que assistiu a kika foi embora da clínica e felizmente que a vet actual é muito mais responsável.
Na ultima consulta que a kika foi (na semana passada) a vet reparou que a ela tinha novamente leite e que os quistos mamários estavam um pouco maiores do que deveriam estar.
Decidimos então que a kika deveria retirar de imediato o tumor mamário e aproveitar também para a esterelizar.
Na sexta-feira ela foi internada e ao fim do dia a vet ligou-me a dizer que a cirurgia correu bem,mas que tinha sido bastante complicada.
Tiraram-lhe toda a cadeia mamária do lado direito e aproveitaram tb para retirar o tumor ao lado esquerdo. O problema é que quando estavam a terminar a cirurgia, a Kika teve uma hemorrogia muito grande por falta de coagulação.
O que neste momento nos falta determinar é se a má coagulação é foi motivada pelo tumor (por este ser muito irrigado)ou se simplesmente a kika é que tem esse problema. Perante a Biópsia que foi feita é que poderemos determinar o problema e saber se o tumor deixou ramificações.
Esqueci-me de mencionar, que durante a consulta achamos por bem fazer análises ao sangue e radiografias. Ambos os resultados foram positivos. A vet achou os valores do sangue um pouco baixos, mas disse que isso não deveria ter relevância.
Ontem, fui buscá-la à vet. Fiquei muito impressionada com a enorme cicatriz que ela tem. A cicatriz atravessa quase o corpo todo!

agora só precisamos de ter muito cuidado com ela, uma vez que ela não pode fazer nenhum tipo de esforço!
A kika vai ter de descançar 12 dias e ao fim de quase 2 meses vai ter de ser submetida a uma nova cirurgia mas do outro lado.
Infelizmente é um processo lento, e é simultâneamente uma situação delicada tanto para mim como para ela.
Desculpem-me este longo desabafo, mas é que fiquei bastante triste com toda esta situação.
P.S espero resultados da Biopsia ainda esta semana.