Desabafo

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

floquinho
Membro Veterano
Registado: quinta abr 03, 2003 11:48 pm

terça mar 22, 2005 5:45 pm

Boa tarde!

Queria aproveitar para desabafar com voçês à cerca do estado de saúde da minha cadelinha e gostaria que pudessem também falar, de situações semelhantes que possam eventualmente ter passado com os vossos animais.
Fez Março um ano que adoptei a minha cadela kika. Quando a encontrei, ela teria tido uma ninhada à muito poucos dias. Levei-a ao vet para proceder à administração das vacinas. Durante a consulta a vet reparou que a Kika tinha quistos mamários e apenas me avisou que só me deveria alarmar se por acaso os quistos se tornassem muito duros.
A verdade é que nunca fiquei muito descançada à cerca deste assunto e achei por bem falar com a vet para retirar os quistos mamários.
No entretanto a vet que assistiu a kika foi embora da clínica e felizmente que a vet actual é muito mais responsável.
Na ultima consulta que a kika foi (na semana passada) a vet reparou que a ela tinha novamente leite e que os quistos mamários estavam um pouco maiores do que deveriam estar.
Decidimos então que a kika deveria retirar de imediato o tumor mamário e aproveitar também para a esterelizar.
Na sexta-feira ela foi internada e ao fim do dia a vet ligou-me a dizer que a cirurgia correu bem,mas que tinha sido bastante complicada.
Tiraram-lhe toda a cadeia mamária do lado direito e aproveitaram tb para retirar o tumor ao lado esquerdo. O problema é que quando estavam a terminar a cirurgia, a Kika teve uma hemorrogia muito grande por falta de coagulação.
O que neste momento nos falta determinar é se a má coagulação é foi motivada pelo tumor (por este ser muito irrigado)ou se simplesmente a kika é que tem esse problema. Perante a Biópsia que foi feita é que poderemos determinar o problema e saber se o tumor deixou ramificações.
Esqueci-me de mencionar, que durante a consulta achamos por bem fazer análises ao sangue e radiografias. Ambos os resultados foram positivos. A vet achou os valores do sangue um pouco baixos, mas disse que isso não deveria ter relevância.
Ontem, fui buscá-la à vet. Fiquei muito impressionada com a enorme cicatriz que ela tem. A cicatriz atravessa quase o corpo todo! :(
agora só precisamos de ter muito cuidado com ela, uma vez que ela não pode fazer nenhum tipo de esforço!
A kika vai ter de descançar 12 dias e ao fim de quase 2 meses vai ter de ser submetida a uma nova cirurgia mas do outro lado.
Infelizmente é um processo lento, e é simultâneamente uma situação delicada tanto para mim como para ela.
Desculpem-me este longo desabafo, mas é que fiquei bastante triste com toda esta situação.

P.S espero resultados da Biopsia ainda esta semana.
iog
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2004 9:07 am

terça mar 22, 2005 5:51 pm

lamento e espero que ela melhore, cadelinha sortuda ter uma dona assim. ;)
PJFS
Membro Veterano
Registado: segunda jul 05, 2004 8:11 am

terça mar 22, 2005 5:52 pm

Boa sorte para vocês e que tudo corra da melhor maneira.
Cumps
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

terça mar 22, 2005 5:54 pm

Floquinho tenha calma, vai ver que corre tudo bem! ;)

Está a fazer o que tem de ser feito, e o que é melhor para a sua cadelinha.
Agora tem que lhe transmitir força, porque tudo isto deve estar a ser muito doloroso para ela.

Tenha calma, pensamento positivo, e vá dando notícias. ;)

Maria José
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
Ghoul
Membro
Registado: domingo ago 22, 2004 11:57 pm
Contacto:

terça mar 22, 2005 6:02 pm

As melhoras para a sua cadelinha.

Fique bem!!!
Amiguinhos
Membro Veterano
Registado: segunda ago 16, 2004 10:12 am
Localização: Rottweiler/Pug\'s/Sharpei/Petauros/Papagaio/Coelho Anão/Tartaruga/
Contacto:

terça mar 22, 2005 6:45 pm

Floquinho, vai ver que tudo vai correr bem ;)
nokyta
Membro Veterano
Registado: terça mar 01, 2005 6:24 pm

terça mar 22, 2005 8:56 pm

olá

Percebo perfeitamente o que está a passar. Também eu apanhei um susto com a minha cadela. Apareceu-lhe um sinal na zona mamária que cresceu muito num mês, fiquei assustada e fui ao vet. A vet marcou logo uma sirurgia para o dia seguinte, retirou tudo e mandou para a análise. Felizmente deu negativo, não era cancro maligno, mas foi um susto enorme.
Espero que a sua cadelinha recupere, que tudo corra bem e que daqui a um tempo também diga que foi só um susto que apanhou.
nicenice
Membro Veterano
Registado: segunda fev 21, 2005 2:32 pm
Contacto:

quarta mar 23, 2005 9:26 am

Tive uma vez uma cadela com o mesmo problema. Também foi operada e correu tudo bem, mas o tumor era enorme e o problema depois foi mantê-la sossegada. Tivemos que voltar o veterinário porque ela rebentou os pontos com os dentes.

Compreendo a sua angústia, porque é muito difícil para nós ver os nossos animais a sofrer assim, mas temos que os ajudar e dar-lhes força porque eles percebem se não estamos bem.

Coragem, tudo passa...vai ver que corre tudo bem. Vá dando notícias da sua menina.
dougat
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 10:12 am

quarta mar 23, 2005 9:54 am

Uma das minhas cdelas tambem teve o mesmo problema. Retirou todos os quistos de um lado do canal mamário e como diz, a costura faz imensa impressão porque foi do pescoço à virilha. Sofreu tanto que decidimos não operar o outro lado.

Mantemo-la vigiada mas como a biopsia não deu celulas cancerígenas, optá-mos por não fazer segunda operação.

Com muito amor elas superam tudo...ou não fossem mulheres!!!!

isabel
Martasa
Membro
Registado: quarta abr 07, 2004 2:04 pm

quarta mar 23, 2005 11:13 am

força floquinho!
vai ver que corre tudo bem!
agora tem que transmitir energia positiva e muita, muita força á sua amiguinha , pois ela bem precisa.
vá dando noticias.
floquinho
Membro Veterano

quarta mar 23, 2005 5:25 pm

[quote=nokyta]
olá

Percebo perfeitamente o que está a passar. Também eu apanhei um susto com a minha cadela. Apareceu-lhe um sinal na zona mamária que cresceu muito num mês, fiquei assustada e fui ao vet. A vet marcou logo uma sirurgia para o dia seguinte, retirou tudo e mandou para a análise. Felizmente deu negativo, não era cancro maligno, mas foi um susto enorme.
Espero que a sua cadelinha recupere, que tudo corra bem e que daqui a um tempo também diga que foi só um susto que apanhou.
[/quote]

De facto é uma cirurgia bastante dolorosa. Ela é uma cadela muito sossegada, mas no entanto como a operação foi na sexta feira, os pêlos estão a começar a crescer e por isso ela anda com uma comichão desgraçada!
Tenho tido muitos cuidados com ela para não se coçar. Nem tenho dormido bem as noites! quando a ouço tentar coçar dou logo um berro!
:lol: fico com medo que ela tire os pontos ,mas é um pouco dificil chegar lá...

Também tenho desinfectado toda a zona com Betadine, mas o problema é que quando passo lá com o algodão ela estremece! Aquilo está mesmo muito sensível! Tenho tentado por Trombocide para as zonas que estão negras, mas como disse é complicado..
BiaPinho
Membro
Registado: quinta fev 24, 2005 10:42 am

quarta mar 23, 2005 6:26 pm

Floquinho, tem que ter força por si e por ela, ela não entende porque lhe fizeram aquilo, por isso tem que ter muito carinho e a cicatriz tem que ser tratada muito cuidadosamente e evitar ao máximo que ela chegue lá com a boca.
Desinfecte de 2 a 3 vezes por dia com Betadine mas não com algodão. O algodão acaba por a magoar, pois como disse a zona está sensível, além disso não toca directamente na cicatriz com objectos que não estão esterelizados.
Apenas aponte a "bisnaga" ao longo da cicatriz, deixando cair o betadine directamente e deixe-a ficar de barriga pra cima algum tempo para secar um pouco (seca rápido), faça-lhe alguns mimindos para a aguentar de barriga pra cima.

Ela vai bem, tenha calma.
Beijocas para as duas e boa sorte.

PS: Eu disse 2 a 3 vezes por dia por causa da sua disponibilidade, é importante que seja mesmo assim, se conseguir mais vezes era óptimo.
É importante que as feridas estejam sempre desinfectadas para uma rápida recuperação.
floquinho
Membro Veterano

quarta mar 23, 2005 6:47 pm

[quote=BiaPinho]
Floquinho, tem que ter força por si e por ela, ela não entende porque lhe fizeram aquilo, por isso tem que ter muito carinho e a cicatriz tem que ser tratada muito cuidadosamente e evitar ao máximo que ela chegue lá com a boca.
Desinfecte de 2 a 3 vezes por dia com Betadine mas não com algodão. O algodão acaba por a magoar, pois como disse a zona está sensível, além disso não toca directamente na cicatriz com objectos que não estão esterelizados.
Apenas aponte a "bisnaga" ao longo da cicatriz, deixando cair o betadine directamente e deixe-a ficar de barriga pra cima algum tempo para secar um pouco (seca rápido), faça-lhe alguns mimindos para a aguentar de barriga pra cima.

Eu desinfecto a cicatriz com algodão pq a vet disse que devia põr o Betadine diluído. Pois de facto devia usar uma gaze...
De resto tento fazer isso enquanto ela está de pé, é que deitada ela não se sente muito confortável. Quanto aos mimos, ui então isso nem se fala!!! :D :D :D
BiaPinho
Membro
Registado: quinta fev 24, 2005 10:42 am

quarta mar 23, 2005 6:55 pm

Pois, o facto dela não se deitar, dificulta e muito.
Floquinho, se apanhar deitada, não hesite e faça como lhe disse. O betadine directamente na cicatriz só faz bem.
Foi assim que tratei a cicatriz dos meus cães quando foram operados e é assim que trato os meus doentes ;)
floquinho
Membro Veterano

quarta mar 23, 2005 7:36 pm

Só se lhe puser o Betadine quando ela estiver de lado... assim ainda vai dando. ;) de facto fiquei com a ideia que o Betadine puro faz com que seque mais os pontos e simultâneamente crie mais comichão. Como não tenho gaze em casa, hoje vou tentar fazer como disse.

Desculpe ter posto esta dúvida, não é estar a duvidar, mas é que a vet da kika relembrou várias vezes que devia ser diluído.. mas pelo que falou presumo que também será vet...

Obrigado pelos conselhos que tem dado!
;)
Responder

Voltar para “Cães”