Pergunta básica, porém inprescindível.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
ana262
Membro Júnior
Registado: quarta nov 06, 2002 10:12 am

quarta mar 23, 2005 3:33 pm

Olá!
A minha irmã adoptou um acadelinha bébé, giríssima. Uma fofura. Quando está gente em casa, chora perto da porta e acaba por ir aliviar-se lá para fora. Mas durante a noite ou se a minha irmã sai, é no chão mesmo. Eu, como é mais gatos, disse-lhe para tentar um tabuleiro com areia. Nunca se sabe... será que pode resultar? a minha pergunta é: Como é que vamos ensinar a bichinha a ser limpa? Isto com o tempo estabiliza?
Cumprimentos
ersl
Membro Veterano
Registado: sexta fev 18, 2005 3:31 pm

quarta mar 23, 2005 3:57 pm

olá...

Bom n sei q idade tem a cadelinha...mas caso ainda n tenha 4 meses (ou seja, se ainda n tiver a programa de vacinação completo) n pode ir à rua...logo 1 maniera bastante utlizada é colocar jornais na zona da casa em que querem q ela faça as suas necessidades...

Claro, que ela n vai logo lá a correr...mas com o tp...Convém ralhar com ela com os valentes "Não" qd ela fizer noutro sitio que não nos jornais e elogia-la qd fizer em cima deles...Assim ela vai começar a assumir as 2 coisas....

Qd ela já poder ir à rua o processo é semelhante...Não passa a fazer tudo na rua de 1 dia para o outro....mas com o tp e os estimulos correctos (ralhar com ela qd faz em casa e elogia-la qd faz na rua) ela acabará por compreender!!!

Por agora é 1 questão de paciência...
Boa sorte :p :D :p
ssequeira
Membro Veterano
Registado: quinta jul 29, 2004 10:07 am

quarta mar 23, 2005 4:12 pm

Pois é, paciência e muita!

Existem muitos tópicos sobre este assunto. Tente fazer uma pesquisa e vai encontrar muitos bons conselhos. O que posso adiantar sem entrar muito em pormenores é que devem pôr a cadelinha a fazer as necessidades sempre quando acordar a depois de comer ou beber.

Quanto à questão dos jornais, pode também comprar numa loja de animais folhas absorventes próprias para o efeito que não deixam espalhar tanto a urina.

Boa sorte!
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

quarta mar 23, 2005 6:21 pm

Dentro de casa pode experimentar os jornais, mas sinceramente não vejo problema de maior de a sua cadela ir à rua antes do plano de vacinação estar completo... :roll: O meu sempre foi...

Desde que ela não tenha muito contacto com outros cães, não vejo problema de maior em ela ir à rua fazer as necessidades, e voltar para casa... E sem falar que quanto mais tarde a quiser habituar, pior é...

Mas a decisão é sua, e de qualquer das formas é preciso paciência. ;)
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
BiaPinho
Membro
Registado: quinta fev 24, 2005 10:42 am

quarta mar 23, 2005 6:46 pm

Bem, posso dizer-lhe como fiz com o meu husky... ele aprendeu rápido ;)
Então foi assim:
Espalhei jornais na marquise onde também estava a agua e a ração para os primeiros mesinhos.
Quando o vi a preparar-se para fazer o primeiro xixizinho no chão, peguei nele ao colo e levei-o até aos jornais (claro que foi fazendo pelo caminho) e isto aconteceu no máximo 3 vezes. Aprendeu rápido.
A partir daí, sempre procurou os jornais para fazer as suas necessidades, foi crescendo e apenas se preocupava em colocar as patas da frente no jornal... o resto do corpo ficava fora (e o xixi tbm :lol: )....
Bem, o pior foi depois... no pátio era preciso colocar jornais pois ele não fazia xixi nem no jardim e quando o levava a passear ele corria desesperado ao ver um plástico no chão para fazer as suas necessidades ;)
Ao longo do tempo tornou-se um cão super limpinho, não faz nem no pátio nem no jardim, muito menos dentro de casa. Espera que lhe abram o portão para o terreno que nos pertence e fica ao lado de casa.

PS: Também aconselho a não levar a cadelinha à rua enquanto a vacinação não estiver completa, pois nos primeiros meses existem várias doenças fatais. Muito menos no mês de Março, com a descida das lagartas dos pinheiros, é muito perigoso.
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quinta mar 24, 2005 1:23 pm

Gostava que me indicassem estatisticas de cães afectados com doenças por terem ido à rua antes da vacinação completa...

Ando constantemente rodeado de cães novos e até hoje nenhum teve qualquer problema.

Habituem é os cães a fazer desde cedo na rua se querem que deixe de fazer em casa. Não se esqueçam que muitos dos que usam jornais ficam de tal forma habituados que passa a ser natural fazer em casa e não na rua. Nunca percebi a lógica de ensinar um cão que fazer isso em casa é bom... e depois ralham com ele porque devia fazer na rua e não no jornal.
ersl
Membro Veterano
Registado: sexta fev 18, 2005 3:31 pm

quinta mar 24, 2005 1:47 pm

Kroz escreveu...

Gostava que me indicassem estatisticas de cães afectados com doenças por terem ido à rua antes da vacinação completa...

Olhe, qq veterinário lhe poderá dar números mais q alarmantes de caes q foram à rua antes de o prog de vacinação estar completo e terem, por isso, sofrido graves consequencias....

Eu aprendi isto à minha custa...já q tb pensava q n era assim tão mau, até o meu cachorro apanhar "parvovirose".... Nessa altura sofreu o meu cão e eu...e mt...

Assim se podermos evitar isto melhor para todos, n acha?????!!!!!!
:roll:
nokyta
Membro Veterano
Registado: terça mar 01, 2005 6:24 pm

quinta mar 24, 2005 2:14 pm

Boa tarde,
é natural que a cadelinha faça xixi durante a noite, ainda é pequenina a bexiga dela não aguenta. Até ela conseguir aguentar a noite toda têm que ter paciencia.
Já é um começo ela pedir para ir à rua durante o dia. O melhor é experimentar a estratégia dos jornais, costuma funcionar bem, até ela ter mais idade e ter os horários certos para ir à rua.
Até lá, têm que ter muita paciência.
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quinta mar 24, 2005 2:19 pm

o melhor, é arranjar horários fixos para a levar à rua e faze-lo com muita frequência. aí, incentivá-la e elogiá-la quando fizer as necessidades. embora tivesse quintal, o max passava grande parte do tempo em casa. mandava-o com frequência para o quintal. depois, elogiava-o. parecia uma maluquinha :p mas ele aprendeu muiito depressa. tb. cão mais giro e esperto :D é o que lhe digo sempre que se porta bem :D
anjjazul
Responder

Voltar para “Cães”