ESTALÃO??? GRANDE DÚVIDA??
Moderador: mcerqueira
Ando há algum tempo com uma dúvida que gostaria de ver esclarecida.
Quando alguma raça passa a ser reconhecida, que atribui o estalão a essa raça?
O criador ou alguma federação?
Se é o criador, como sabe ele qual o estalão ideal?
Mesmo que o saiba é porque tem um exemplar excelente pois baseia-se nele para atribuição de estalão e sendo assim nunca haverá progresso na raça ( acho eu... )
Se for uma federação, quem são eles para atribuir algum estalão se não sabem qual o objectivo da raça e se não têm exemplares para comparar ( compração entre diversos criadores )
Pode ser uma questão um pouco difícil de ser entendida pela escrita, mas durante a discussão pode ser que melhore...
Não estou com isto a querer mandar bocas a ninguem, mas sim a tentar perceber um pouco mais disto.....
Obrigado
Quando alguma raça passa a ser reconhecida, que atribui o estalão a essa raça?
O criador ou alguma federação?
Se é o criador, como sabe ele qual o estalão ideal?
Mesmo que o saiba é porque tem um exemplar excelente pois baseia-se nele para atribuição de estalão e sendo assim nunca haverá progresso na raça ( acho eu... )
Se for uma federação, quem são eles para atribuir algum estalão se não sabem qual o objectivo da raça e se não têm exemplares para comparar ( compração entre diversos criadores )
Pode ser uma questão um pouco difícil de ser entendida pela escrita, mas durante a discussão pode ser que melhore...
Não estou com isto a querer mandar bocas a ninguem, mas sim a tentar perceber um pouco mais disto.....
Obrigado
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta ago 26, 2004 7:48 am
- Localização: boxer (eddie), 11 ovelhas, 5 galinhas, 19 patos, 22 pombos, 3 porcos
só se reconhece uma raça quando já existe um número considerável de individuos com características muito semelhantes, e com uma regularidade que permite passar para o papel as caracteísticas principais desses individuos,dando-lhes um nome de raça e entrando com um pedido de reconhecimento, passando depois por um processo que imagino, seja longo e complicado...
...acho eu...
...acho eu...
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
- Contacto:
Olá,
Segundo julgo, e penso que não estou a deizer nenhuma barbarídade, mas se tiver, alguém que me corrija.
O reconhecimento oficial de uma determinada raça é em primeira instância feito pela entidade de canicultura do país de origem, que reúne vários entendidos sobre a raça em particular e a canicultura em geral para elaborarem um estalão provisório da mesma. Posteriormente, a raça é proposta à entidade internacional à qual pertence (no caso de Portugal, a FCI) que deliberará se reconhecerá a raça, ou não.
Caso isso aconteça o estalão originalmente concebido no país de origem da raça passará a definitivo com ou sem alterações caso sejam necessárias e passará a ser uma raça reconhecida por todos os membros pertencentes a essa entidade internacional.
Um bom exemplo, é o Cão de Gado Transmontano, que é provisóriamente reconhecida pelo CPC, mas que ainda não alcançou esse estatuto.
Resumindo, o estalão é elaborado por uma série de elementos relevantes nessa raça. Ao longo dos tempos, o estalão vai sempre sofrendo alterações, acompanhando o evoluir da própria raça.
Segundo julgo, e penso que não estou a deizer nenhuma barbarídade, mas se tiver, alguém que me corrija.
O reconhecimento oficial de uma determinada raça é em primeira instância feito pela entidade de canicultura do país de origem, que reúne vários entendidos sobre a raça em particular e a canicultura em geral para elaborarem um estalão provisório da mesma. Posteriormente, a raça é proposta à entidade internacional à qual pertence (no caso de Portugal, a FCI) que deliberará se reconhecerá a raça, ou não.
Caso isso aconteça o estalão originalmente concebido no país de origem da raça passará a definitivo com ou sem alterações caso sejam necessárias e passará a ser uma raça reconhecida por todos os membros pertencentes a essa entidade internacional.
Um bom exemplo, é o Cão de Gado Transmontano, que é provisóriamente reconhecida pelo CPC, mas que ainda não alcançou esse estatuto.
Resumindo, o estalão é elaborado por uma série de elementos relevantes nessa raça. Ao longo dos tempos, o estalão vai sempre sofrendo alterações, acompanhando o evoluir da própria raça.
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jul 29, 2004 10:07 am
O Cão Barbado da Ilha Terceira está numa situação semelhante. Porém, tinha ficado com a ideia de que a raça já está reconhecida e os exemplares é que têm registo provisório, sendo que depois de 5 gerações passam a ter registo definitivo. Não será assim?
Boa noite,ssequeira Escreveu: O Cão Barbado da Ilha Terceira está numa situação semelhante. Porém, tinha ficado com a ideia de que a raça já está reconhecida e os exemplares é que têm registo provisório, sendo que depois de 5 gerações passam a ter registo definitivo. Não será assim?
Se eu não estou em erro para uma raça ser reconhecida é necessaria 8 linhas de sangue totalmente separadas (em 3 gerações). Só quando tal apresentado é que a FCI aprova a raça, pois é considerada estavel o suficiente.
Já agora uma questão pertinente:
Os estalões das raças portuguesas são revistos primeiro pelo clube de raça, depois submetidos ao CPC , que os aprova ou não e depois por sua vez os remete à FCI.
Ora bem, será logico termos em Portugal um estalão aprovado em 2004 e na FCI um estalão de 1962?
A que se deve esta discrepancia? Há "não aprovação~" da FCI?
Nanci
A forma é a imagem plástica da função
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
- Contacto:
[quote=FAbarm]Ora bem, será logico termos em Portugal um estalão aprovado em 2004 e na FCI um estalão de 1962?
Nanci
[/quote]
Aparentemente, não há. Caso contrário, não vejo razão para o FCI manter um estalão 38 anos mais antigo que o que é válido em Portugal...
...a não ser que alguém se tenha esquecido de remeter a nova versão do estalão para o FCI... não aconteceu uma coisa parecida há uns anos com um filme português nos Óscares?!
Nanci
[/quote]

...a não ser que alguém se tenha esquecido de remeter a nova versão do estalão para o FCI... não aconteceu uma coisa parecida há uns anos com um filme português nos Óscares?!

<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
Das duas uma:Bullie Escreveu: ? Aparentemente, não há. Caso contrário, não vejo razão para o FCI manter um estalão 38 anos mais antigo que o que é válido em Portugal...
...a não ser que alguém se tenha esquecido de remeter a nova versão do estalão para o FCI... não aconteceu uma coisa parecida há uns anos com um filme português nos Óscares?!![]()
ou há alguma razão que ignoro para a FCI não aceitar a nova versão do estalão ou realmente ninguém fez seguir a nova versão para a FCI ..
Vendo bem até tem uma certa logica haver primeiro testar o estalão no país de origem ... o que de qualquer das formas não deixa de ser muito estranho o acima referido
nanci
A forma é a imagem plástica da função
Posso então alegar que se meu canito estiver fora do estalão, não é um rafeiro, mas sim mais evoluído que o estalão????Bullie Escreveu: Resumindo, o estalão é elaborado por uma série de elementos relevantes nessa raça. Ao longo dos tempos, o estalão vai sempre sofrendo alterações, acompanhando o evoluir da própria raça.
eheheeh
Agora mais a sério:
As referidas pessoas que avaliam as caracteristicas desses canitos serão em principios os que lidam com ela, certo????
Quem são os restantes avaliadores???
Membros da referida entidade???
Há vets nessa avaliação???
BoasBullie Escreveu: Resumindo, o estalão é elaborado por uma série de elementos relevantes nessa raça. Ao longo dos tempos, o estalão vai sempre sofrendo alterações, acompanhando o evoluir da própria raça.
Falta é saber se essas alterações são para o bem da raça ou dos criadores ... já que muitas das alterações são para adaptarem o estalão aos cães qd deveria ser ao contrario (os cães é q deviam se adaptar ao estalão).
Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Nem mais.....daí a minha pergunta sobre quem forma o tal grupo que avalia a evolução do estalão....CindelP Escreveu: Falta é saber se essas alterações são para o bem da raça ou dos criadores ... já que muitas das alterações são para adaptarem o estalão aos cães qd deveria ser ao contrario (os cães é q deviam se adaptar ao estalão).
Nanci
é que essa mesma evolução´pode ser feita...apenas por interesse de certos criadores e não propriamente em prol da raça....
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
Uma situação dessas não é vulgar como quiseram dizer e só surgiria num caso em que a raça esteja ou excessivamente fragilizada e haja necessidade de uma adaptação. Ou então quando se estabelece o fundamento de uma nova raça.DuartePC Escreveu:Nem mais.....daí a minha pergunta sobre quem forma o tal grupo que avalia a evolução do estalão....CindelP Escreveu: Falta é saber se essas alterações são para o bem da raça ou dos criadores ... já que muitas das alterações são para adaptarem o estalão aos cães qd deveria ser ao contrario (os cães é q deviam se adaptar ao estalão).
Nanci
é que essa mesma evolução´pode ser feita...apenas por interesse de certos criadores e não propriamente em prol da raça....
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
- Contacto:
Já aconteceu no passado... conheço pelo menos uma raça francesa e uma portuguesa que seguiram numa direcção porque o que os criadores de beleza tinham só apontava para essa direcção, descartando todas as outras cores (no caso da raça portuguesa)... no caso da francesa a versão dos cães do presidente do clube francês eram todos de uma de duas linhas e curiosamente essa é que prevaleceu (isto de acordo com as más linguas)...DuartePC Escreveu:Nem mais.....daí a minha pergunta sobre quem forma o tal grupo que avalia a evolução do estalão....
Quanto à raça portuguesa... posso dizer que as variedades/cores que ficaram de fora se preparam para serem oficializadas como uma raça espanhola...
<p>Gonçalo</p>
<p>
</p>
<p>