Direitos do Comprador em caso de Doença hereditária.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
pera
Membro Júnior
Registado: terça out 22, 2002 1:14 pm

sábado mar 26, 2005 7:31 pm

Boas,

pedia a vossa opinião no seguinte, comprei uma cachorra de raça Pastor Alemão a um criador reconhecido, que infelizmente e depois de muitos exames feitos no hospital veterinário do Porto tem displasia considerada Hereditária, e o criador não me quer devolver o dinheiro, mas sim dar-me um novo cachorro.
Serei obrigada a aceitar o novo cachorro?
Há alguma lei que o obrigue a devolver-me o dinheiro?

Estou um pouco com medo e preferia receber o dinheiro de volta.
Espero pela vossa opinião,

cumprimentos para todos, boa Páscoa.
ludovina
Membro Veterano
Registado: segunda set 27, 2004 9:42 pm
Localização: Cão da Serra de Aires, Dobermann, Golden e Labrador Retriever
Contacto:

sábado mar 26, 2005 8:10 pm

Olá boa noite,

Eu sou criadora de labradores, nunca vendi nenhum cachorro que viesse a ter alguma doença, graças a Deus, mas sei de alguns criadores que quando isso acontece, nem dão o dinheiro nem cachorro nenhum. Outros um pouco melhores dão outro cachorro.
Lamento o que lhe aconteceu, eu se vendesse algum cachorro que depois viesse a ter algum problema, deixava ao critério da pessoa se queria o dinheiro ou outro cachorro mas infelizmente existe muita gente que não pensa assim, não sei se existe alguma lei que proteja os compradores.
Desejo uma Páscoa feliz e boa sorte

Ludovina Oliveira
Canil Monte Saloio
Ludovina Oliveira http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforu ... 6rfha5r9c5 Ajude a ajudar: www.osbonsamigos.com
Base Dados: Retrievers e Microchip: www.retrieversportugal.com
Gatujoba
Membro Veterano
Registado: sábado mai 08, 2004 1:54 pm

sábado mar 26, 2005 9:24 pm

o criador dá-lhe outro cachorro. E o que fazem à cadelinha que tem? Entrega-lhe a ele? Que idade tem a cadelita? Estas perguntas todas é só para eu perceber o que acontece. É que depois de termos um cachorro connosco vai ser dificil trocá-lo por outro, mesmo que seja por doença. Já existe uma relação afectiva, não?
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

domingo mar 27, 2005 1:05 pm

Quando estamos a comprar um cão, estamos a comprar um bem.

Não se aplicaria aqui a Garantia de dois anos, determinada pelas leis Portuguesas e Comunitárias?? :roll: :roll: :roll:

Já experimentou pedir a opinião à D.E.C.O.??
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

domingo mar 27, 2005 4:48 pm

pera Escreveu: Boas,

pedia a vossa opinião no seguinte, comprei uma cachorra de raça Pastor Alemão a um criador reconhecido, que infelizmente e depois de muitos exames feitos no hospital veterinário do Porto tem displasia considerada Hereditária, e o criador não me quer devolver o dinheiro, mas sim dar-me um novo cachorro.
Serei obrigada a aceitar o novo cachorro?
Há alguma lei que o obrigue a devolver-me o dinheiro?

Estou um pouco com medo e preferia receber o dinheiro de volta.
Espero pela vossa opinião,

cumprimentos para todos, boa Páscoa.
Boa tarde,

Primeiro convêm saber em que situação foi feita a compra.
O criador foi honeste consigo? Ou seja, alertou-a para o perigo? Disse que os progenitores estão controlados ?
Se o criador foi honesto, se abriu o jogo todo consigo não me parece etico exigir seja o que for.
Comprou porque quis e agora há que lidar com isso.

Isto vendo as coisas de uma forma fria e distante - às tantas a lei é assim ;)

No entanto, e felizmente, grande parte dos Criadores gosta de resolver estes problemas amigavelmente, até porque por mais cuidado que se tenha nunca estamos isentos de criar um cão assim.

Em geral o proposto é, ou a entrega de um novo cachorro, ficando o antigo na posse do dono (podendo ou não, este entregar o LOP ao criador, de forma a evitar que o cão crie) ou então o pagamento do valor do cão.

No seu caso, o que aconselhava mesmo, era dialogar com o criador, explicar-lhe as razões e com sorte tudo se resolve pelo melhor.

Muito boa pascoa para si,
Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
pera
Membro Júnior
Registado: terça out 22, 2002 1:14 pm

domingo mar 27, 2005 6:18 pm

Boas,

obrigado por responderem.
Eu não queria falar de tudo, porque era abrir uma ferida que ainda não fechou.
O que se passou foi o seguinte: a cachorra por volta dos 4 meses começou a queixar-se quando a limpava e lhe abria as pernitas, a veterinária descobriu-lhe também uns pontinhos nos olhos, mas disse-me que ela ainda era muito nova e tinhamos de ver a evolução das coisas. Fui falar com o criador e disse-lhe o se passava e que ela se queixava das pernitas, ele disse-me que não via nada de anormal. Andei nisto até ela fazer 6 meses para poder fazer o exame da displasia.
Aos 6 meses a veterinária fez-lhe o raix, e detectou displasia, mandou-me logo para o Hospital Veterinário do Porto, para se ter bem a certeza e para lhe verem os olhitos.
Saí de lá destroçada, tinha displasia de grau E e cataratas Hereditárias, os próprios veterinários disseram-me que não havia nada a fazer :cry: ,
tive de tomar a pior decisão da minha vida, mas sabia que era o melhor para ela, pois ela ia sofrer muito, mesmo se fosse operada.
Tinha o criador como uma pessoa amiga, pois já lhe tinha comprado um cão mas de outra raça, depois de lhe contar o sucedido parece que tudo mudou, até a maneira de falar comigo, mas disse-me que ou me dava um novo cachorro ou o dinheiro. Depois de muito pensar e sei que nunca iria substituir a outra cachorra, resolvi aceitar uma nova cachorra.
Esperei algum tempo, pois ele tinha uma ninhada para nascer, mas teve um acidente, disse-me que tinha previsto outra ninhada para breve, esperei mais um tempo, e infelizmente só nasceu uma cachorra e que ainda não sabia se era ele que iria ficar com ela, mas mesmo se não fosse eu tinha de pagar mais alguma coisa por ela, disse-me que tinha outra ninhada também prevista para breve mas que também tinha de pagar mais alguma coisa. Disse-lhe que não pagava mais nada e pedi-lhe o dinheiro porque ele estava a complicar muito as coisas, respondeu-me que não me devolvia o dinheiro e que nunca foi a intenção dele faze-lo.

Agora resolvi esperar para ver, e porque não quero ficar a mal com ele.

Cumprimentos,
Pera
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo mar 27, 2005 6:34 pm

O meu conselho é que consulte um advogado.

Se ele não tem outra cachorra para lhe dar então tem de devolver o dinheiro (com actualização aos preços actuais).
Trata-se de venda de produto defeituoso.

Eu não comprava mais nada a esse criador.
De credenciado só tem a fama que lhe deu.
Mas que grande vigarista...

Suponho - pelo que disse - que mandou abater a cadela.
Mas se a pagou (espero que tenha comprovativos de compra) continua a ter direitos.

Vá a um advogado.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Oxala
Membro
Registado: segunda dez 02, 2002 8:43 pm

domingo mar 27, 2005 8:23 pm

Lamento muito a situação em que se vê envolvida. É triste analisar a falta de valores que impera. Já não existe consideração pelos outros. Impera a era do Ego, com o egoismo subjacente. Não desista no entanto do dialogo com o criador, e de facto, se ele não resolver ser compreensivo para com os seus direitos, acho que se devia queixar à DECO, e se possível consultar um advogado para se inteirar dos seus direitos. Desejo-lhe toda a sorte do mundo.
sonja
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 1 pastora catalã (whispper) 1 cão da serra de aires (Marlon)

segunda mar 28, 2005 2:57 pm

Olá pera,

realmente deve de ser horrivél passar por uma situação como a sua , mas infelizmente alguns criadores sem escrupulos estão-se a lixar para os animais , só vêem dinheiro na frente.
Se fosse a si não aceitava cachorro nenhum , que pode muito bem vir com o mesmo problema .
Aconselho-a a consultar a Deco e sobretudo a não desistir , não só para receber o seu dinheiro , como para evitar que esse vigarista volte a enganar outras pessoa .
Coragem e boa sorte .
ludovina
Membro Veterano
Contacto:

terça mar 29, 2005 10:49 am

Olá bom dia,

Esse criador, devia dizer o nome dele, para outras pessoas não serem enganadas como você foi, devia ser denunciado ao C.P.C., não está correcto o que ele fez, e é uma vergonha para todos os outros criadores.
Lamento tudo aquilo que teve de passar porque aos 6 meses já existe uma relação muito forte entre cão e dono.
Mas não fique calada, a denuncia é o caminho certo seja o CPC, seja a Deco.
Força e não desista

Ludovina Oliveira
Canil Monte saloio
Ludovina Oliveira http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforu ... 6rfha5r9c5 Ajude a ajudar: www.osbonsamigos.com
ludovina
Membro Veterano
Contacto:

terça mar 29, 2005 10:49 am

Olá bom dia,

Esse criador, devia dizer o nome dele, para outras pessoas não serem enganadas como você foi, devia ser denunciado ao C.P.C., não está correcto o que ele fez, e é uma vergonha para todos os outros criadores.
Lamento tudo aquilo que teve de passar porque aos 6 meses já existe uma relação muito forte entre cão e dono.
Mas não fique calada, a denuncia é o caminho certo seja o CPC, seja a Deco.
Força e não desista

Ludovina Oliveira
Canil Monte saloio
Responder

Voltar para “Cães”