O meu cao faz 3 anos pro mes que vem e já lhe noto os dentes muito manchados quase a originar caries, gostava de saber se existe limpeza aos dentes como se faz nos humanos.
Em que valores anda essa operação e aonde o devo levar a fazer pois não acho que qq medico veterianario o faça.
E é claro queria saber a vossa opiniao se o deva ou nao fazer.
Limpeza aos dentes
Moderador: mcerqueira
Por acaso ontem quando fui ao hospital veterinário do porto com o meu cão, verifiquei no consultório umas chamadas de atenção para a escovagem de dentes dos cães. Esta deve ser feita (segundo o que lá estava escrito) pelo menos 3 vezes por semana.
Por acaso não reparei qual o produto, mas não deve ser o mesmo que o nosso, pois eles não cospem e não é saudavel engolir o dentifrico.
Quando cheguei a casa pensei nisso e lembrei-me que os dentifricos que se usam para as crianças não são perigosos se engolir e evitam as caries nas crianças (a minha menina de 2 anos usa) e tem um sabor agradável. Que tal se experimentar?
Sinceramente não sei como ajudar, mas enquanto não tem conselhos de profissionais pode ter a certeza que o dentifricos das crianças não irão fazer mal ao seu cão, mas o resultado pode não ser o esperado.
Por acaso não reparei qual o produto, mas não deve ser o mesmo que o nosso, pois eles não cospem e não é saudavel engolir o dentifrico.
Quando cheguei a casa pensei nisso e lembrei-me que os dentifricos que se usam para as crianças não são perigosos se engolir e evitam as caries nas crianças (a minha menina de 2 anos usa) e tem um sabor agradável. Que tal se experimentar?

Sinceramente não sei como ajudar, mas enquanto não tem conselhos de profissionais pode ter a certeza que o dentifricos das crianças não irão fazer mal ao seu cão, mas o resultado pode não ser o esperado.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jul 05, 2004 8:11 am
Simples:
- Osso da tibia de vaca com rótula (sem carne), coze-se muito bem, deixa-se arrefecer e já está, além de lhes dar o prazer de estarem a roer um osso faz-lhes bem aos dentes
P.s.- se o vosso cão for muito intusiasta a roer ossos, depois de cozido coloquem no forno à temperatura máxima durante 10min, o osso fica tipo betão e aí já dura mais algum tempo.
NUNCA DEIXEM O OSSO POR CONTA DO CÃO, devem dar-lhe 1 horita e depois retirar, sempre que lhe derem o osso estejam em alerta, não vá ele engasgar-se com qq coisa e haver problemas, isto qd o osso for pequeno claro
Cumps
- Osso da tibia de vaca com rótula (sem carne), coze-se muito bem, deixa-se arrefecer e já está, além de lhes dar o prazer de estarem a roer um osso faz-lhes bem aos dentes

P.s.- se o vosso cão for muito intusiasta a roer ossos, depois de cozido coloquem no forno à temperatura máxima durante 10min, o osso fica tipo betão e aí já dura mais algum tempo.
NUNCA DEIXEM O OSSO POR CONTA DO CÃO, devem dar-lhe 1 horita e depois retirar, sempre que lhe derem o osso estejam em alerta, não vá ele engasgar-se com qq coisa e haver problemas, isto qd o osso for pequeno claro

Cumps
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jul 29, 2004 10:07 am
Existe pasta de dentes própria para os animais que pode adquirir no vet e em algumas lojas de animais. A conselho do meu vet, comprei para a minha gata que estava com uma gengivite. O que comprei aplica-se nos dentes e depois esfrega-se por fora, o que é mais prático do que utilizar uma escova. Nunca se deve usar pasta dentífrica para os humanos. Existem outros produtos comerciais que favorecem uma boa higiene oral que tanto podem ser biscoitos como pastas que se acrescentam à comida. É questão de perguntar numa boa loja de animais o que têm. Quanto a uma limpeza mais profunda, sei que noutros países os cães são submetidos a anestesia geral para remoção do tártaro acumulado. Desconheço se esta intervenção se faz por cá.
Eis a resposta!!!ssequeira Escreveu: Existe pasta de dentes própria para os animais que pode adquirir no vet e em algumas lojas de animais. A conselho do meu vet, comprei para a minha gata que estava com uma gengivite. O que comprei aplica-se nos dentes e depois esfrega-se por fora, o que é mais prático do que utilizar uma escova. Nunca se deve usar pasta dentífrica para os humanos. Existem outros produtos comerciais que favorecem uma boa higiene oral que tanto podem ser biscoitos como pastas que se acrescentam à comida. É questão de perguntar numa boa loja de animais o que têm.

Já mandei fazer uma limpeza geral aos dentes de dois cães e um gato. O resultado foi óptimo, os dentes ficaram limpos e sem qualquer tártaro. Uma das minhas cadelas estava com alguns dentes quase cobertos pela gengiva, e com alguma inflamação. Após a limpeza o problema ficou resolvido e fiquei muito satisfeita. Recomendo vivamente.....
Não sei em que zona vive o Vaso, mas se quiser eu posso indicar um óptimo veterinário que faz a limpeza dos dentes na zona do estoril.
Não sei em que zona vive o Vaso, mas se quiser eu posso indicar um óptimo veterinário que faz a limpeza dos dentes na zona do estoril.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm
Oh Vaso vais ao melhor vet que há no barreiro e fazes uma destartarização
deve andar pelos 40/50 euros mas precisa de anestesia. Depois então começas a prevenção com as dicas que te deram por aqui. Também podes tentar primeiro as dicas, e depois o vet :p