Açaimo...sim? ou não?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Blue_moon
Membro Júnior
Registado: sexta mar 04, 2005 6:33 pm

terça mar 29, 2005 9:54 am

Boa tarde!

O meu rott tem um açaime de nylon e aquilo não me parece muito confortável.

No sabado passado (foi a primeira vez que ele o usou) fui passear com ele ao parque das nações, ele ainda é um cachorro com 5 meses e só quer é brincadeira, mas eu para evitar problemas perfiro ter o cachorro com tudo o que ele deve ter, então lá comprei o açaime e ele levou-o, o que me custa imenso ver o cão com aquilo :(

A verdade é que passeámos á vontade e as pessoas afastavam-se de nós e havia comentários em relação a ele ter o açaime, como deveria ser mau aquele cão!!

A verdade é que se não usamos a porcaria do açaime é porque não estamos a cumprir a lei, se usamos é porque o cão é muito mau e já deve ter mordido centenas de pessoas... Acho mal!!!

Eu vou continuar a usar, só mesmo para não implicarem, e apesar de saber que ele é meigo até hoje, nunca se sabe como ele pode reagir amanha numa outra situação, e como ainda não está treinado, eu pelo menos não quero arriscar, mas é uma coisa que me custa muito é vê-lo com aquilo posto, porque de facto não dá muito para ele respirar quando cansado, e este foi o único que encontrei!
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça mar 29, 2005 11:03 am

Olá
só uma dica em relação ao açaime.
Há que ter cuidado com a escolha do açaime que se compra. Há açaimes que não deixam o cão respirar pela boca, esses não são os mais indicados, pelo menos no verão quando os cães sofrem com o calor e têm a respiração mais ofegante. Há uns açaimes em inox, com os quais os cães podem abrir a boca e respirar bem.
Procurem os mais indicados.
Achei por bem repetir aqui esta mensagem, porque me parece muito importante. Existem açaimos que fecham completamente a boca do animal não lhes permitindo sequer fazer a respiração ofegante que permite aos cães transpirar e arrefecer. Muito Cuidado!
Dois donos de rotts à trela... um leva o cão com açaimo...outro leva o cão sem açaimo....a pergunta que se faz aqui é:

Qual dos cães a seu ver parece ser perigoso? [//quote]

Oi Arcanjo,
Isto que acabas de dizer é uma verdade e a resposta é óbvia, o que parece mais perigoso é o açaimado. Mas eu reformulo a pergunta: Não conhecendo nenhum dos cães, para ti qual É o mais perigoso?
Pois é....o açaimado pode parecer o mais perigoso, mas na verdade o açaimo retira-lhe bastantes hipoteses de causar danos e isso torna-o eventualmente menos perigoso. Já o que não tem açaimo pode ser o mais dócil do mundo, mas para quem não o conhece aquela boca 'solta' é uma fonte de preocupação. Concerteza que não conhecendo nenhum dos dois circulas muito mais à vontade e com um maior sentimento de segurança ao pé do açaimado do que ao pé do sem açaimo.
Essa argumentação pode levar como resposta que a preocupação do legislador ao obrigar ao uso de açaimo não foi "parecer" menos perigoso, mas sim o "Ser" menos perigoso. Acho que não é por aí ;)
Nenhum cão conduzido à trela deveria ser obrigado a usar açaimo apenas por ser da raça X ou Y. Um cão deve ser conduzido por forma a que não possa causar danos a pessoas animais ou bens. Se para isso basta uma trela, optimo. Se para isso é preciso uma trela, um açaimo, correntes nos pés e o diabo que o leve, que seja! Se certos cães nem deviam, sair á rua, proibam-se de circular!
Bastava comprovar o que é preciso para cada cão individualmente? Consigo lembrar-me de vários testes que poderiam ser feitos a cães e donos....vocês não?

Bem...lá estou eu a divagar do tema do tópico...hehehe!

Abraços
Paulo C.
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

terça mar 29, 2005 11:22 am

quando vêm o max de açaime, há quem diga - ah! este é mau. tem de andar com isto. mas tb. há quem diga que ele é mau porque tem as orelhas assim, o focinho assado , etc.
embora, não me agrade, sempre é melhor isto que um dia destes ser abatido. embora não lhe veja nada demais, tb. não confio nele a 100%. nem na doce carlota, que já ia ferrando um que me estava a mudar um pneu :roll:
em certas situações e com certa gente, vale mais prevenir. assim, quando vir alguma coisa que não me agrade e por estas bandas são milhentas, já posso reclamar
anjjazul
Responder

Voltar para “Cães”