Corte de rabos e orelhas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta out 30, 2002 9:05 pm

Última edição por SeaLords em terça dez 09, 2008 3:22 pm, editado 1 vez no total.
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

quarta out 30, 2002 9:23 pm

SeaLords Escreveu: Ficam com um rabinho bom, em que apetece dar açoitezitos (não sei se têm a mesma tentação, quando vêem um bébé de fraldas ...).
Completamente! :lol: :lol:
SeaLords Escreveu: Só duas coisas. Os americanos gostam muito dos registos limitados (e não é só nos gatos). Ou seja, o criador, ao registar os animais, pode decidir logo à partida se são "pet quality" ou qualidade de exposição (leia-se: qualidade para reprodução). Acho que tem vantagens e desvantagens. É óbvio que, em termos de animais de raça, há indivíduos que são merecedores de procriar, dadas as suas qualidades, e outros, igualmente deliciosos companheiros, mas que têm defeitos em termos de estalão. Só que por vezes é difícil decidir se um cachorro/gatito é bom ou não com a idade de 2 meses.
Por acaso, sempre tive essa dúvida. Não é possível que um animal que não pareça muito promissor aos dois meses venha a revelar-se um bom exemplar quando adulto?
Percebo a lógica de só entregar os papéis do animal depois de ele ser castrado. Mas não duvido que alguém se esteja a borrifar para os papéis e embarque numa produção em massa. Há sempre gente disposta a pagar menos por um animal de raça. Há também gente (até em Portugal) a reproduzir gatos rafeiros de pêlo comprido e a vendê-los como gatos de raça (sem papéis, claro).
Sealords Escreveu: E já agora, porque recarga de águas ninguém neste país (bem como nos restantes países do sul, dominados pelo estereótipo do macho latino), pensa em esterilizar os cães (machos)?
Já tinha pensado nisso. Acho que isso não se verifica tanto nos gatos, curiosamente. Provavelmente, terá que ver com o facto de marcarem território dentro de casa.

Fique bem.

Florinda
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quarta out 30, 2002 9:48 pm

Olá Florinda,
Exemplo: se o doberman é um cão de guarda e o corte das orelhas era para o cão ficar mais imponente, por que lhe cortam a cauda? E se o Grand Danois é também um cão de guarda, por que lhe cortam as orelhas, mas não a cauda?
Sinceramente não sei, mas também no entanto sou uma leiga nessas duas raças. Estudando a origem, funcionalidade dessas duas raças, é bastante provavel que se encontre um razão. Agora, e por uma logica meia apressada, e comparando o dobermann com o boxer (ambas raças alemãs de cauda curta) com o Dogue Alemão (supostamente com a mesma funcionalidade q o boxer e dobermann, com origem na mesma terra = mesma cultura a nivel de canicultura), a ausencia de cauda nos dobers e boxers, e a presença desta no dogue alemão, poderá ser devido à maior estatura do dogue alemão. Sabemos que a cauda influencia até parte o movimento do cão, especialmente nas curvas, actuando como leme. A ausencia deste leme, nos dobers e boxers, nao faria diferença, ja que se tratam de raças de porte medio/grande, mas com extrema agilidade. Em contrapartida, o dogue, sendo muito mais pesado, com menos impulsao traseira, terá mais alguma dificuldade em se movimentar. De tal modo, era benefico para o cão, ter a cauda para o ajudar ....
Bom, mas talvez o Nokio ou o VascoV possam nos explicar, isto foi mm por uma "logica imediata" ;)

Também dentro dos cães de caça (desta vez não os incluiu, mas já tinha explicado numa outra ocasião em que se discutiu este assunto), há cães aos quais cortam as orelhas, outros a que cortam a cauda, outros a que não cortam nem uma coisa nem outra. São estes pormenores que me levam a pensar que a motivação é apenas estética.
Pois, desta vez escapou-me, desculpe lá. É que para me lembrar de tudo, ja vai sendo complicado :)
Bom, é assim, corta-se as caudas a certos cães de parar, pois estes ao passarem pela vegetação, com a excitaçao da caçada, abanam a cauda, batendo nos arbustos e ervas, afastando a caça toda. Igualmente, ao baterem com a cauda pelo mato a fora, fazem muitas feridas.
Esta é a ração de se cortar a cauda a certos cães de parar.
Porquê só se corta a uns e nao a outros ? Tudo, como ja me fartei de afirmar, deriva do seu local de origem e da sua função original. Ou seja, há locais onde não a vegetação era rasteira e não se ponha este problema ( vejamos os cães de parar ingleses - Setters , pointers), e outros onde era um must cortar (como exemplo os de parar continentais). É como digo, para compreender o corte das orelhas/caudas é preciso compreender a raça do cão q estamos a falar.
Sobre o corte de orelhas, se não me engano, corta-se apenas aos de caça grossa, especialmente aos de caça ao javali. Neste caso, por exemplo o dogue argentino (raça q orelhas inteiras sao enormes), corta-se para proteger o cão das dentadas e ataques do javali. Para quem acompanha este tipo de caça, sabe muito bem o grau de agressividade de um javali qd luta pela vida, especialmente os da america do sul. Quem diz o dogue argentino, diz outros de caça grossa. Usa-se o podengo grande em portugal em montarias ao javali, no entanto esta raça ja tem orelhas pequenas e os javalis europeus nao se comparam com os da america do sul.
São estes pormenores que me levam a pensar que a motivação é apenas estética
O que sinceramente, nestes debates, é que muito pessoal fala sem conhecer as razoes, e depois recusam-se em aprender. Não digo isto para a Florinda, já que já se mostrou uma pessoa mt acima de outras que frequentam este forum. E essas pessoas, tal como grande parte da população, vao criando leis pateticas e arruinando as raças, como afirmava o post do Nokio
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Florinda
Membro Veterano

quarta out 30, 2002 10:06 pm

CindelP Escreveu: ... a ausencia de cauda nos dobers e boxers, e a presença desta no dogue alemão, poderá ser devido à maior estatura do dogue alemão. Sabemos que a cauda influencia até parte o movimento do cão, especialmente nas curvas, actuando como leme. A ausencia deste leme, nos dobers e boxers, nao faria diferença, ja que se tratam de raças de porte medio/grande, mas com extrema agilidade. Em contrapartida, o dogue, sendo muito mais pesado, com menos impulsao traseira, terá mais alguma dificuldade em se movimentar. De tal modo, era benefico para o cão, ter a cauda para o ajudar ....
Não faz muito sentido. É verdade que a cauda é usada como leme, principalmente nas curvas, mas isso quando o animal está em corrida. Quanto maior a velocidade atingida, maior a necessidade do "leme". Ora se o Dogue Alemão é maior que o Doberman e que o Boxer, presumo que estes últimos atinjam velocidades bem superiores à do primeiro. Logo, pela lógica, precisariam mais da cauda do que o Dogue Alemão! Alguém tem uma explicação melhor? :lol:

Fiquem bem

Florinda
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quarta out 30, 2002 10:17 pm

Não faz muito sentido. É verdade que a cauda é usada como leme, principalmente nas curvas, mas isso quando o animal está em corrida. Quanto maior a velocidade atingida, maior a necessidade do "leme". Ora se o Dogue Alemão é maior que o Doberman e que o Boxer, presumo que estes últimos atinjam velocidades bem superiores à do primeiro. Logo, pela lógica, precisariam mais da cauda do que o Dogue Alemão! Alguém tem uma explicação melhor?
Florinda, acho que nao me expliquei bem, o que queria exprimir, ao escrever :
Em contrapartida, o dogue, sendo muito mais pesado, com menos impulsao traseira, terá mais alguma dificuldade em se movimentar
É que o boxer e dobers, sendo cães mais atleticos,^com mt maior impulsao traseiro, melhor dizendo, com imensa impulsao em todo o corpo, cheios de "força", não precisavam de cauda para ajudar o movimento. Tinham a impulsao propria, tinham um corpo atletico e forte, corpo esse que dava e chegava para a funçao que desempenhavam, de tal modo que nao necessitavam da cauda para os ajudar a se movimentarem. O dogue, sendo mais pesado, mais "atrapalhado" necessitava da cauda, para lhe dar mais harmonia ao movimento ( e consequeentemente um melhor movimento). Os outros, como o proprio corpo ja lhes dava harmonia e "força", a cauda nao interferia.

Igualmente, o dogue alemão era tb usado na caça ao javali, tendo portanto que ter um excelente movimento. Coisa que o tamanho impedia um pouco, portanto retirar a cauda, iria retirar ainda mais movimento.

Bom, mas isto continua a ser uma daquelas logicas ....
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Florinda
Membro Veterano

quarta out 30, 2002 10:28 pm

Olá, Cindel

Eu percebi o que quis dizer. Mas acho que é precisamente por ser mais pesadão que a cauda faz menos falta ao Dogue Alemão que aos outros (não estou a sugerir que se corte a cauda aos Dogues, está bem? ;) ), porque não será capaz de atingir velocidades tão grandes como os Boxers e o os Doberman. Não conheço bem a anatomia destas raças, mas, pensando em termos de felinos, as chitas têm uma cauda bem mais comprida (além de uma coluna mais flexível) que, por exemplo, um leão ou um tigre, precisamente porque, em corrida, atingem velocidades superiores, e faz-lhe falta o "leme". Se pensar bem, quando é que tem mais probabilidades de se despistar ao fazer uma curva? A alta velocidade, ou a baixa velocidade? Onde é que faz mais falta o "contrapeso"?

Fique bem

Florinda
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

quarta out 30, 2002 11:49 pm

Olá

Vocês estavam a chegar lá mas estavam a ser bloqueadas pela aparência do Dogue alemão actual que tem grandes diferenças do Dogue Alemão " de trabalho" que existia até à definição da raça no sec XIX.

Até ao aperfeiçoamento da raça efectuado pelos nossos amigos anglo-saxonicos o GD era um cão mais baixo do que é actualmente e não tão harmonioso.Muito forte e com orelhas cortadas em bico muito mais curtas que os cortes artisticos actuais, nada bonitas mas eficazes para se afastar das presas. Nâo se tratava de um cão de guarda, mas de caça pura.

Como caçava em matilha a chamada caça grossa com o uso da lança necessitava de ser muito ágil e efectuar mudanças de direcção rápidamente,apesar de necessitar de algum tempo para desenvolver a sua velocidade máxima, daí a manutenção da cauda como foi correctamente dito.

O comportamento era muiiiiiiiiiiito diiferente do actual.Posso dizer que não deixaria uma criança ao pé de um mesmo que eu estivesse ao lado. Animais extremamente agressivos e desconfiados segundo os relatos da época.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta out 31, 2002 9:20 am

Olá

Eu basicamente sou contra o corte de rabos e orelhas. Quando digo basicamente, é porque me considero um ignorante nesta matéria. Com estas mensagens já fiquei muito mais esclarecido. É muito provável que nunca venha a defender os cortes mas, de qualquer modo, é importante que as pessoas se documentem e encontrem fundamentos para as suas posições. Pela minha parte, tenho-me enriquecido bastante neste forum e este tipo de mensagens contribui bastante para isso.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
yakov
Membro Veterano

quinta out 31, 2002 9:56 am

Nel

Na sua raça também se realiza muito frequentemente um "corte" que é proibido e que nunca é falado, por dar menos nas vistas. É o caso dos dedos e unhas suplementares, ou presunhos. Muito provavelmente aos seus cães foi realizado essa "cirurgia" e nem você se apercebeu. Essa operação é realizada para facilitar os moviemntos do animal e para impedir que ele se vá ferir mais tarde, mas os Fundamentalistas legislativos proibiram o seu corte, sem saberem o porquê...
ordepram
Registado: quarta out 30, 2002 4:05 pm

quinta out 31, 2002 10:08 am

Em relação ao corte de orelhas e caudas, no meu entender não vejo nenhum problema, desde que feito por bons profissionais, e devidamente acompanhados depois da operação. Já tive um Dobermann e fiz este tipo de intervenção, e sem dúvida que este cão fica muito mais elegante do que se não fossem cortadas as orelhas e a cauda e não é por isso que o cão se torna mais agressivo, mas dá mais o seu ar de beleza e desde sempre que este cão foi assim conhecido. A operação que foi feita ao meu cão, foi realizada em Espanha pelo facto de a operação ser mais barata. Paguei por ela 11.000 escudos, incluindo a operação e toda a assitência, no que diz respeito a mudança de pensos e todo o acompanhamento necessário e foi sem dúvida um trabalho excessional. Gostaria de saber... porque é que em Portugal uma operação deste género e todo o tratamento pós operação possa ir até cerca de 50.000 escudos... é um abuso sem dúvida... e não é por acaso que muitas pessoas não tratam melhor os seus cães devido ás consultas num veterinário terem taxas tão elevadas... quase tão altas como as de uma consulta para uma pessoa.... :x
ordepram
Registado: quarta out 30, 2002 4:05 pm

quinta out 31, 2002 10:09 am

Em relação ao corte de orelhas e caudas, no meu entender não vejo nenhum problema, desde que feito por bons profissionais, e devidamente acompanhados depois da operação. Já tive um Dobermann e fiz este tipo de intervenção, e sem dúvida que este cão fica muito mais elegante do que se não fossem cortadas as orelhas e a cauda e não é por isso que o cão se torna mais agressivo, mas dá mais o seu ar de beleza e desde sempre que este cão foi assim conhecido. A operação que foi feita ao meu cão, foi realizada em Espanha pelo facto de a operação ser mais barata. Paguei por ela 11.000 escudos, incluindo a operação e toda a assitência, no que diz respeito a mudança de pensos e todo o acompanhamento necessário e foi sem dúvida um trabalho excessional. Gostaria de saber... porque é que em Portugal uma operação deste género e todo o tratamento pós operação possa ir até cerca de 50.000 escudos... é um abuso sem dúvida... e não é por acaso que muitas pessoas não tratam melhor os seus cães devido ás consultas num veterinário terem taxas tão elevadas... quase tão altas como as de uma consulta para uma pessoa.... :x
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta out 31, 2002 11:45 am

Olá Yacov

Os meus mantêm os presunhos. Já me tinham dado essa explicação. Mas só muito raramente os meus cães andam em locais onde os presunhos possam constituir problema.
Há uma zona aqui relativamente perto de onde moro que tem uns estrados de madeira feitos de réguas separadas, que são confortáveis para as pessoas, mas perigosas para os cães, porque nessas aberturas cabe a pata de um cão (do tamanho dos meus). Um dia fui para lá passear com os meus e desisti logo, exactamente porque eles magoavam-se.
Aqui está um caso em que a amputação desses apêndices é perfeitamente justificável.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
sfg
Membro Júnior
Registado: quarta ago 21, 2002 11:56 am

quinta out 31, 2002 12:58 pm

Boa Tarde!

Eu cortei as orelhas ao meu cão qd ele tinha 3 meses fi-lo num veterinário e tive o cuidado de o fazer numa Sexta-feira (visto que trabalho) para poder estar com ele 3 dias seguidos.

A intervenção foi feita com anestesia durou pouquíssimo tempo, ainda o trouxe para casa a dormir, tomou antibiótico para não infectar, usou colar e.t.c . Na semana seguinte fui 2 vezes ao vet, uma retirar o penso e alguns pontos e na outra os pontos q sobraram.

Como devem calcular fi-lo pq não gosto de ver o Staff com orelhas compridas, mas o facto de o ter feito não quer dizer que não goste do meu cão tanto como quem não o faz, tanto que me assegurei em o fazer da melhor maneira e poderia ter optado por outras vias muito mais baratas.
sfg
Membro Júnior
Registado: quarta ago 21, 2002 11:56 am

quinta out 31, 2002 12:59 pm

Boa Tarde!

Eu cortei as orelhas ao meu cão qd ele tinha 3 meses fi-lo num veterinário e tive o cuidado de o fazer numa Sexta-feira (visto que trabalho) para poder estar com ele 3 dias seguidos.

A intervenção foi feita com anestesia durou pouquíssimo tempo, ainda o trouxe para casa a dormir, tomou antibiótico para não infectar, usou colar e.t.c . Na semana seguinte fui 2 vezes ao vet, uma retirar o penso e alguns pontos e na outra os pontos q sobraram.

Como devem calcular fi-lo pq não gosto de ver o Staff com orelhas compridas, mas o facto de o ter feito não quer dizer que não goste do meu cão tanto como quem não o faz, tanto que me assegurei em o fazer da melhor maneira e poderia ter optado por outras vias muito mais baratas.
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sexta nov 01, 2002 1:19 am

hoje, ouvi nova barbaridade. um chico esperto a gabarolar-se de ter cortado as orelhas a uma cadela (se calhar com a tesoura de podar) que nunca mais o pode ver até à hora da morte (a bichana, claro). pudera!!! nem perguntei nem quis saber a razão para acto tão heróico.
viu-o a olhar tanto para o max que ainda pensei ser ele o artista pelo seu corte de orelhas, mas como o cão não reagiu, deve ter sido rebate falso.
anjaazul
Responder

Voltar para “Cães”