Olá Florinda,
Exemplo: se o doberman é um cão de guarda e o corte das orelhas era para o cão ficar mais imponente, por que lhe cortam a cauda? E se o Grand Danois é também um cão de guarda, por que lhe cortam as orelhas, mas não a cauda?
Sinceramente não sei, mas também no entanto sou uma leiga nessas duas raças. Estudando a origem, funcionalidade dessas duas raças, é bastante provavel que se encontre um razão. Agora, e por uma logica meia apressada, e comparando o dobermann com o boxer (ambas raças alemãs de cauda curta) com o Dogue Alemão (supostamente com a mesma funcionalidade q o boxer e dobermann, com origem na mesma terra = mesma cultura a nivel de canicultura), a ausencia de cauda nos dobers e boxers, e a presença desta no dogue alemão, poderá ser devido à maior estatura do dogue alemão. Sabemos que a cauda influencia até parte o movimento do cão, especialmente nas curvas, actuando como leme. A ausencia deste leme, nos dobers e boxers, nao faria diferença, ja que se tratam de raças de porte medio/grande, mas com extrema agilidade. Em contrapartida, o dogue, sendo muito mais pesado, com menos impulsao traseira, terá mais alguma dificuldade em se movimentar. De tal modo, era benefico para o cão, ter a cauda para o ajudar ....
Bom, mas talvez o Nokio ou o VascoV possam nos explicar, isto foi mm por uma "logica imediata"
Também dentro dos cães de caça (desta vez não os incluiu, mas já tinha explicado numa outra ocasião em que se discutiu este assunto), há cães aos quais cortam as orelhas, outros a que cortam a cauda, outros a que não cortam nem uma coisa nem outra. São estes pormenores que me levam a pensar que a motivação é apenas estética.
Pois, desta vez escapou-me, desculpe lá. É que para me lembrar de tudo, ja vai sendo complicado
Bom, é assim, corta-se as caudas a certos cães de parar, pois estes ao passarem pela vegetação, com a excitaçao da caçada, abanam a cauda, batendo nos arbustos e ervas, afastando a caça toda. Igualmente, ao baterem com a cauda pelo mato a fora, fazem muitas feridas.
Esta é a ração de se cortar a cauda a certos cães de parar.
Porquê só se corta a uns e nao a outros ? Tudo, como ja me fartei de afirmar, deriva do seu local de origem e da sua função original. Ou seja, há locais onde não a vegetação era rasteira e não se ponha este problema ( vejamos os cães de parar ingleses - Setters , pointers), e outros onde era um must cortar (como exemplo os de parar continentais). É como digo, para compreender o corte das orelhas/caudas é preciso compreender a raça do cão q estamos a falar.
Sobre o corte de orelhas, se não me engano, corta-se apenas aos de caça grossa, especialmente aos de caça ao javali. Neste caso, por exemplo o dogue argentino (raça q orelhas inteiras sao enormes), corta-se para proteger o cão das dentadas e ataques do javali. Para quem acompanha este tipo de caça, sabe muito bem o grau de agressividade de um javali qd luta pela vida, especialmente os da america do sul. Quem diz o dogue argentino, diz outros de caça grossa. Usa-se o podengo grande em portugal em montarias ao javali, no entanto esta raça ja tem orelhas pequenas e os javalis europeus nao se comparam com os da america do sul.
São estes pormenores que me levam a pensar que a motivação é apenas estética
O que sinceramente, nestes debates, é que muito pessoal fala sem conhecer as razoes, e depois recusam-se em aprender. Não digo isto para a Florinda, já que já se mostrou uma pessoa mt acima de outras que frequentam este forum. E essas pessoas, tal como grande parte da população, vao criando leis pateticas e arruinando as raças, como afirmava o post do Nokio
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!