cio

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

novata
Membro
Registado: sexta out 03, 2003 8:42 am
Localização: Golden Retriever (falecido) e cadela Rottweiler (falecida) actualmente: Golden Retriever:Gaspar

sexta abr 01, 2005 11:12 am

ssequeira Escreveu: Que eu saiba, o mínimo de tempo entre os cios é de 6 meses, independentemente da raça. Este tempo pode prolongar-se até um ano, o que acontece com maior frequência nas cadelas de maior porte. Por outro lado, as cadelas de raças pequenas tem os cios com menor intervalo, normalmente 6 meses. A minha PA tem os cios de 7 em 7 meses. Ela está neste momento com o cio mas não a cruzámos porque queríamos que ela recuperasse totalmente da última gravidez e parto. Também estou ansiosa que termine (ainda faltam mais 2 semanas)!

Eu também pensei que era asssim, mas no site que o membro Sonata indicou li o seguinte: " Passo a passo:

1. Identifique a sua chegada: A evidência mais comum é o sangramento. Além dele, a vulva da cadela fica inchada e ela passa a urinar mais vezes. Os machos começam a se sentirem atraídos pela fêmea quando ela está no cio.

2. Intervalo entre os cios: O intervalo entre os cios é geralmente de 6 meses, podendo variar de 4 (como nos Rottweilers) a até 12 meses (como no Basenji). "

Espero que sejam mesmo os 6 meses....

:|
<strong>Rosita</strong>
ssequeira
Membro Veterano
Registado: quinta jul 29, 2004 10:07 am

sexta abr 01, 2005 2:24 pm

Eu não fazia ideia, Novata. O que posso dizer é vá-se preparando ;)

Pastordagala, pelos vistos a monogamia também existe entre os cães. Que romântico! :) A cadela da minha mãe, uma rafeirita tipo caniche, ainda consegue ser mais extrema - não aceita nenhum! E não é por falta de pretendentes. Ela deixa-os aproximar, cheirar, até lamber, mas assim que tentam saltar-lhe para as costas, ela dá meia volta rápido e rosna ou morde, dependendo do atrevimento dele. Só visto, é de morte! :lol:
CarolinaGuerra
Membro
Registado: sábado fev 19, 2005 10:59 am

terça abr 05, 2005 7:30 pm

[quote=ssequeira]
A cadela da minha mãe, uma rafeirita tipo caniche, ainda consegue ser mais extrema - não aceita nenhum! E não é por falta de pretendentes. Ela deixa-os aproximar, cheirar, até lamber, mas assim que tentam saltar-lhe para as costas, ela dá meia volta rápido e rosna ou morde, dependendo do atrevimento dele. Só visto, é de morte! :lol:
[/quote]

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Sim, senhora, uma bichinha cheia de personalidade! Deve ser giro de se ver... ;)
novata
Membro
Localização: Golden Retriever (falecido) e cadela Rottweiler (falecida) actualmente: Golden Retriever:Gaspar

quarta abr 06, 2005 9:02 am

Bem....meus amigos, esta foi uma noite agitada.....são uns sacaninhas aqueles cães lá da rua.

Ás 4h da manhã houve "festa" andou um a rondar o canil, não aconteceu nada porque ele é pequenote mas fez algum alarido....

Esta noite estou a pensar em deixar a Pacha na cozinha.....
:roll:

O pior é que a doida não se faz rogada! :p

Agora a sério, estou preocupada pois ela só tem 10 mesess, é o seu 1º cio e não estou interessada em que ela engravide, já começei a pensar na esterilização......
<strong>Rosita</strong>
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

quarta abr 06, 2005 10:05 am

Se não está a considerar a hipótese de fazer criação, sem dúvida que a esterilização será a melhor forma de ficar descansada e evitar futuros "acidentes"...

Consulte o seu veterinário.
Fireman
Membro Júnior
Registado: segunda dez 06, 2004 12:08 pm
Localização: Rottweiler (Elfo) , Poodle Toy (Flica), Cuzada de rottweiler / Pastor belga (Luna), Gata (Fanny)

quinta abr 07, 2005 8:09 am

Eu tenho uma caniche toy que entrou na segunda fase do cio (o primeiro pois só tem 10 meses), e tenho um Rott com 13 meses, na primeira fase ele não lhe ligava muito continuando com as brincadeiras do costume e dada a diferença de tamanho 3Kg para 50 Kg, pensei que nunca iria ter problemas mas anteontem ela deve ter entrado na segunda fase pois o comportamento dele alterou-se 100% pois não a largava e tentava ajeita-la com a pata. Assim separei-os imediatamente e ele deixou de entrar em casa ficando sempre no canil e andando na rua comigo (até essa altura sempre tinha dormido em casa), mas deixou de comer anda sempre a chorar pelos cantos e passou a beber 4 a 5 vezes o que bebia, mesmo quando lhe estou a fazer festas não para de ganir baixinho.
Alguém sabe alem de os separar logo no inicio se há alguma coisa que possa fazer para lhe evitar este sofrimento.
Fireman
Membro Júnior
Registado: segunda dez 06, 2004 12:08 pm
Localização: Rottweiler (Elfo) , Poodle Toy (Flica), Cuzada de rottweiler / Pastor belga (Luna), Gata (Fanny)

quinta abr 07, 2005 8:11 am

Eu tenho uma caniche toy que entrou na segunda fase do cio (o primeiro pois só tem 10 meses), e tenho um Rott com 13 meses, na primeira fase ele não lhe ligava muito continuando com as brincadeiras do costume e dada a diferença de tamanho 3Kg para 50 Kg, pensei que nunca iria ter problemas mas anteontem ela deve ter entrado na segunda fase pois o comportamento dele alterou-se 100% pois não a largava e tentava ajeita-la com a pata. Assim separei-os imediatamente e ele deixou de entrar em casa ficando sempre no canil e andando na rua comigo (até essa altura sempre tinha dormido em casa), mas deixou de comer anda sempre a chorar pelos cantos e passou a beber 4 a 5 vezes o que bebia, mesmo quando lhe estou a fazer festas não para de ganir baixinho.
Alguém sabe alem de os separar logo no inicio se há alguma coisa que possa fazer para lhe evitar este sofrimento.
novata
Membro

quinta abr 07, 2005 8:22 am

Assim separei-os imediatamente e ele deixou de entrar em casa ficando sempre no canil e andando na rua comigo (até essa altura sempre tinha dormido em casa), mas deixou de comer anda sempre a chorar pelos cantos e passou a beber 4 a 5 vezes o que bebia, mesmo quando lhe estou a fazer festas não para de ganir baixinho.
[/quote]

Coitadinho!!! :( :(

Deve estar mesmo a sofrer.....foi uma mudança um bocadinho brusca pra ele :cry: .

Sinceramente não o sei aconselhar, talvez alguém aqui já te tido um caso semelhante....

Eu tenho andado a pensar em adquirir mais um pequenote (a minha grande paixão o Golden Retriever!) mas vou ter de ponderar bem se vai menino ou menina.....por causa dos problemas que daí possam advir.....ou esterilizo a cadela ou tenho de comprar outra cadela.....ou então também vou ter problemas na altura do cio.....

Espero que resolva o problema dos seus pequenotes pois o Rott está mesmo a sofrer.....
:(
<strong>Rosita</strong>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta abr 07, 2005 8:54 am

Fireman,

tenha muito cuidado em não deixar que haja cruzamento.

Em primeiro lugar porque a penetração - dada a diferença de tamanhos - é muito dolorosa para a cadela.
Em segundo lugar porque, a ela engravidar, os cachorros podem ser grandes demais, não saírem e pode, inclusive, matá-la.

O sofrimento já passa.
É apenas instinto - o cheiro do cio enlouquece os machos - mas pode disfarçar este cheiro, pe, usando um perfume rasca combinado com o spray das cadelas (à venda nas pet shops), ou qualquer outro cheiro forte.
(os meus vizinhos usam, nas portas, vinagre para afastarem os cães).
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Koral
Membro Veterano
Registado: segunda fev 28, 2005 2:23 am

quinta abr 07, 2005 8:07 pm

Já que tocaram neste tema, gostaria de pedir opinião sobre isto.

Tenho uma cachorra de 2 meses (labradora) , qualquer dia ela tambem irá passar pelo cio, vivo num apartamento, e o que eu queria saber é qual e melhor forma de combater o periodo mestrual.

Ou seja, que medidas devo tomar para evitar a sujidade e esse tipo de coisas.

Cumprimentos

Koral
blackout
Membro
Registado: quarta mar 02, 2005 9:33 pm

quinta abr 07, 2005 8:41 pm

Ola!!!

Eu nunca tive esse tipo d problemas. Tenho duas cadelas (uma Pointer, a uma rafeirita), k costumam ter o cio em alturas diferentes. E quando a pointer ta com o cio, se algum macho mais agil conseguir entrar ela não lh liga nenhuma so quer brincadeira. E se tentarem monta la era simplesment da-lhs uma patada e continua a saltar pa cima dle. As vezs com aquelas patorras ate os aleija. E quando é a rafeirita que ta com o cio a pointer faz o msm e não os deixa descansados. Mesmo assim eu tenho o maximo cuidado quando elas estao nesta fase, não va a pointer cansar se da brincadeira e...havr festa :D :D . Ate agora so conseguiram entrar 2, e como eram os 2 pequenotes, mal a pointer começou a brincar com eles fugiram logo :oops: :oops: !!!
persiana
Membro
Registado: quinta fev 24, 2005 9:36 am
Contacto:

sexta abr 08, 2005 8:36 am

Koral Escreveu:Ou seja, que medidas devo tomar para evitar a sujidade e esse tipo de coisas.
Koral, é provavel que o cio só chegue daqui a alguns meses!
A minha Labrador de 10 meses está com o 1º cio!

Durante o sangramento as cadelas lambem-se e limpam-se, no entanto há sempre algumas pinguinhas q chegam ao chão.

Existem nas lojas de animais umas "cuecas" próprias para cadelas nas quais colocas um material absorvente (eu utilizei os meus pensinhos diários!) e que mudas com regularidade...

Quando a levares à rua tiras a cueca! eu tb a deixava sem cueca quando ela ficava em casa sozinha, na cozinha (q é facil de limpar).

Para andar no resto da casa, conosco, andou sp de cueca...

Qd pára o sangramento, o cio ainda não terminou, mas já não há "sujidade".

Na rua tens de ter cuidado com a possível aproximação de cães! é que algumas cadelas ficam ofericidas e deixam-se montar...
mas de trela, e com um bocadinho de atenção, não há perigo!
;)
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta abr 08, 2005 8:44 am

Para lidar com o cio :

Há sempre a hipótese de esterilizar a cadela...segundo me diz quem tem muitas cadelas, não altera em nada a maneira de ser delas, nem o seu comportamento.

Nós não quisémos optar pela esterilização.

Há também a hipótese da cuequinha (vendem-se em petshops).
Põe-se um pensinho e prontos, não há sujidade.
Há quem use umas cuecas velhas com um buraco para a cauda...

Devo dizer que o 1º cio da minha cadela foi bastante sujo...pingas de sangue por todo o lado e a quantidade era grandinha.
Mas, a partir daí, ela aprendeu a limpar-se (lambe-se), mesmo o sangue é muito menos a julgar pela caminha (ela dorme em cima de toalhas de turco ou mantas).
Os meus vizinhos - lá na minha àrea há muitas cadelas - dizem que não se deve usar a fralda porque impede as cadelas de se limparem.

Actualmente de vez em quando lá aparece uma pinguita no chão da cozinha, wc ou corredor - durante o cio, está impedida de ir para o resto da casa.
Não é nada demais.
Pior, pior é lidar com os "namorados" que aparecem de todo o lado...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
novata
Membro

sexta abr 08, 2005 10:00 am

É verdade! pior mesmo são os chatos dos "namorados"..... :x

O sangue não é o pior, limpa-se com facilidade, temos é de ter a esfregona sempre à mão, mas também é só um pinguito aqui outro acolá ocasionalmente, pois elas aprendem rapidamente a limpar-se.
E eu às vezes dou-lhe uma ajudita com os dodot's
:lol:

Parece que a pacha está no final do cio, pelo menos já não a vejo tão entusiasmada com os namorados, já quer só é brincar, afinal são só 10 meses....inda é uma cachorra embora os seus 32Kgs imponham algum respeito. ;)
<strong>Rosita</strong>
canipalma
Membro
Registado: quinta jan 13, 2005 11:49 pm
Contacto:

sexta abr 08, 2005 12:24 pm

Olá a todos,

O Cio das cadelas dura 21 dias, podendo pingar sangue o tempo todo, no inicio mais e no final menos. O período fertil é entre o 8 e o 15 dia (há algumas excepções). Cadelas que estão em casa poderão usar as cuecas higiénicas e quando vêm à rua, têm de vir de trela e usar o spray próprio para afastar os machos.

Fireman
Eu tenho machos e femeas e cada vez que uma entra em cio os machos deixam de comer e choram por tudo e por nada. Não podemos fazer nada. Eles depois recuperam. De qualquer maneira, qd uma entra em cio é logo afastada.

Pastordagala
Eu também tenho macho e femeas e as minhas cadelas não cruzam com os de casa porque são irmãos ou meio irmãos. Se levar a cadela ao cão no 9º e 11º dia de cio, elas aceitam os cães. Este é o período mais fertil da cadela, apesar de poder aceitar mais tarde. Nunca deixe a cadela sózinha com o cão pois poderão sair os dois magoados.

Penso que respondi mais ou menos a algumas duvidas que aqui se puseram.

Maria João
<p>Maria Jo&atilde;o Miranda</p>
<p>Boxers de Canipalma</p>
<p><a href="http://www.canipalma.com">www.canipalma.com</a></p>
Responder

Voltar para “Cães”