sexta mar 14, 2003 9:46 pm
Olá a todos.
Este é o meu 1o post aqui na arca, sou médico-veterinário e gostava de deixar aqui a minha opiniao em relaçao a este polémico assunto.
Para resumir, digo já que sou completamente contra o corte de caudas bem como (e principalmente) o corte de orelhas.
Acho que está na altura de começarmos a pensar um bocadinho mais no que fazemos se queremos que este país evolua. Independentemente dos que os defensores desses procedimentos referem, só vejo UM motivo para se fazerem cortes de caudas e orelhas. Estética. Não tem mais nenhuma função.
Isso revela um egoísmo brutal da nossa parte em relação as animais.
Não vou discutir se é doloroso ou não é (para mim, é), isso dá pano para mangas...mas agradável não será concerteza. O problema é que muitos donos têm o seu cãozinho Boxer, Rottweiller ou outra coisa qq e acham muita graça a essas amputações, porque sempre foram habituados a vÊ-los assim. Não pensam como chegarão lá, interessa é o resultado final. É uma questão de educação. Não vêm os animais como animais, com a dignidade que merecem, mas como um instrumento lúdico. É bonito, corta-se. Muitos nem fazem por mal, apenas por hábito ou pro nem terem reflectido nisso. Outros nem se apercebem e muitos outros pensam que os animais já nascem assim.
Muitos criadores também se vêm pressionados a fazê-lo, pois doutro modo irao ter dificuldades na venda.
As pessoas não fazem ideia da pressão que é colocada nos veterinários para fazer essas amputações. Acreditem que é bem mais fácil fazê-lo que que recusá-lo. Se recusar, vão a outro veterinário, ou se não encontrarem que o faça, vão a algum criador ou vai mesmo à tesourada.
Resta referir que muitas associações veterinárias internacionais, como a WSAVA, a RSPCA e o Royal College inglês (só para citar algumas mais importantes) baniram completamente essas práticas. Muitos países também já baniram essa prática. No nosso velho Portugal continua-se a fazer.
O culto excessivo das raças também é culpado. Um rottweiller é um rottweiller, mas acima de tudo é um CÃO. Não é um boneco para ser amputado porque as pessoas acham que se não for não parece um rottweiller....
Em resumo...vamos começar a pensar PARA QUE é que queremos os animais, e que valor e dignidade lhes damos...e começar a refletir nessas questões que no fundo são tão simples...
Divagando um pouco, enfim, é como os tratamentos ao animais feitos pelos criadores, pelos freios da lingua arrancados por causa do bicho da esgana, por todas as crenças e mezinhas das quais os animais são vítimas neste país....em resumo, por 80% do que se faz em termos de maneio animal que é uma completa vergonha..."porque já o meu pai fazia assim e o meu avô também...vêm estes putos da faculdade com ideias malucas..."...Para quê ciência ou até recorrer ao veterinário em muitas situações? Só quando o caso está nas últimas...
Depois admiram-se dos nitrofuranos nas aves, da BSE, das hormonas, dos leite e produtos estrangeiros serem melhores e mais baratos...enfim, e doutras coisas k hão-de vir.
Desculpem o longo desabafo, mas queria dar a minha opiniao sobre o assunto, e divaguei um pouco. Mas penso que está na altura de reflectirmos um pouco sobre o que fazemos em relação aos animais.