Corte de rabos e orelhas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sexta nov 01, 2002 10:27 am

sfg Escreveu:
Como devem calcular fi-lo pq não gosto de ver o Staff com orelhas compridas, mas o facto de o ter feito não quer dizer que não goste do meu cão tanto como quem não o faz, tanto que me assegurei em o fazer da melhor maneira e poderia ter optado por outras vias muito mais baratas.
E que vias muito mais baratas são essas que não o recurso a um veterinário ?

Tesoura ?
:o
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sexta nov 01, 2002 10:33 am

sfg Escreveu:
Como devem calcular fi-lo pq não gosto de ver o Staff com orelhas compridas, mas o facto de o ter feito não quer dizer que não goste do meu cão tanto como quem não o faz, tanto que me assegurei em o fazer da melhor maneira e poderia ter optado por outras vias muito mais baratas.
E que vias muito mais baratas são essas que não o recurso a um veterinário ?

Tesoura ?
:o
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta nov 01, 2002 12:18 pm

Última edição por SeaLords em terça nov 18, 2008 8:44 pm, editado 1 vez no total.
sfg
Membro Júnior
Registado: quarta ago 21, 2002 11:56 am

sexta nov 01, 2002 5:17 pm

Caro VascoV,

Como deve calcular nem toda a gente que quer cortar as orelhas aos cães se dirige a um vet.

Muitas cortam com "criadores" ou com alguém que diz que sabe fazer, em relação ao preço pelo que percebi levavam cerca de 15 contos, como deve calcular o corte de orelhas do Bóris ficou-me em bem mais que o dobro desse valor.

Espero que o tenha esclarecido.
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sexta nov 01, 2002 5:22 pm

pois, pois... por isso é que o max apareceu num lindo estado e durante meses não deixou que lhe tocassem nas orelhas... e pela conversa que ouvi ontem, a cadela nem deixou que o "expert" se aproximasse nunca mais, depois do corte de orelhas .

anjaazul
Amitraz
Membro
Registado: sexta mar 14, 2003 9:26 pm

sexta mar 14, 2003 9:46 pm

Olá a todos.

Este é o meu 1o post aqui na arca, sou médico-veterinário e gostava de deixar aqui a minha opiniao em relaçao a este polémico assunto.

Para resumir, digo já que sou completamente contra o corte de caudas bem como (e principalmente) o corte de orelhas.

Acho que está na altura de começarmos a pensar um bocadinho mais no que fazemos se queremos que este país evolua. Independentemente dos que os defensores desses procedimentos referem, só vejo UM motivo para se fazerem cortes de caudas e orelhas. Estética. Não tem mais nenhuma função.

Isso revela um egoísmo brutal da nossa parte em relação as animais.
Não vou discutir se é doloroso ou não é (para mim, é), isso dá pano para mangas...mas agradável não será concerteza. O problema é que muitos donos têm o seu cãozinho Boxer, Rottweiller ou outra coisa qq e acham muita graça a essas amputações, porque sempre foram habituados a vÊ-los assim. Não pensam como chegarão lá, interessa é o resultado final. É uma questão de educação. Não vêm os animais como animais, com a dignidade que merecem, mas como um instrumento lúdico. É bonito, corta-se. Muitos nem fazem por mal, apenas por hábito ou pro nem terem reflectido nisso. Outros nem se apercebem e muitos outros pensam que os animais já nascem assim.

Muitos criadores também se vêm pressionados a fazê-lo, pois doutro modo irao ter dificuldades na venda.

As pessoas não fazem ideia da pressão que é colocada nos veterinários para fazer essas amputações. Acreditem que é bem mais fácil fazê-lo que que recusá-lo. Se recusar, vão a outro veterinário, ou se não encontrarem que o faça, vão a algum criador ou vai mesmo à tesourada.

Resta referir que muitas associações veterinárias internacionais, como a WSAVA, a RSPCA e o Royal College inglês (só para citar algumas mais importantes) baniram completamente essas práticas. Muitos países também já baniram essa prática. No nosso velho Portugal continua-se a fazer.

O culto excessivo das raças também é culpado. Um rottweiller é um rottweiller, mas acima de tudo é um CÃO. Não é um boneco para ser amputado porque as pessoas acham que se não for não parece um rottweiller....

Em resumo...vamos começar a pensar PARA QUE é que queremos os animais, e que valor e dignidade lhes damos...e começar a refletir nessas questões que no fundo são tão simples...

Divagando um pouco, enfim, é como os tratamentos ao animais feitos pelos criadores, pelos freios da lingua arrancados por causa do bicho da esgana, por todas as crenças e mezinhas das quais os animais são vítimas neste país....em resumo, por 80% do que se faz em termos de maneio animal que é uma completa vergonha..."porque já o meu pai fazia assim e o meu avô também...vêm estes putos da faculdade com ideias malucas..."...Para quê ciência ou até recorrer ao veterinário em muitas situações? Só quando o caso está nas últimas...

Depois admiram-se dos nitrofuranos nas aves, da BSE, das hormonas, dos leite e produtos estrangeiros serem melhores e mais baratos...enfim, e doutras coisas k hão-de vir.

Desculpem o longo desabafo, mas queria dar a minha opiniao sobre o assunto, e divaguei um pouco. Mas penso que está na altura de reflectirmos um pouco sobre o que fazemos em relação aos animais.
Amitraz
Membro

sexta mar 14, 2003 9:47 pm

...
Última edição por Amitraz em sexta mar 14, 2003 10:14 pm, editado 2 vezes no total.
Amitraz
Membro

sexta mar 14, 2003 9:47 pm

...
Última edição por Amitraz em sexta mar 14, 2003 10:12 pm, editado 5 vezes no total.
Amitraz
Membro

sexta mar 14, 2003 9:58 pm

Desculpem lá a repetição de mensagens...:|

Esta net...:p
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

sábado mar 15, 2003 1:54 am

Exmo Sr Veterinário

Não fale do que não sabe.
Que conhecimento tem a nivel de raças? NENHUM!

Vá lá leia mais uns livrinhos e apareça... de exemplos falhados tou eu farto.

Tiago
A forma é a imagem plástica da função
MiguelS
Membro Júnior
Registado: segunda fev 17, 2003 2:19 pm
Contacto:

sábado mar 15, 2003 1:58 am

Realmente é verdade, já levei vários cachorros a vários vets de diferenbtes raças q quase nenhum mas quase nenhum sabe identificar raças, ou quel é a sua origem, história etc, lá de doenças percebem eles mas de raças mais vale estarem calados... até pq a maioria tem exactamente os mesmos preconceitos dos leigos sobre as raças, vários vets afirmara-me que os pit bull são maus que os doberman são agressivos, que os labradore são exelentes, bem este tipo de estupides...
Amitraz
Membro

sábado mar 15, 2003 4:06 pm

Exmo Sr. Tiago (Fabarm)

antes de mais nada, calma e educação nunca ficaram mal a ninguém. Vá lá ler uns livrinhos sobre isso e depois diga qualquer coisa. Até lá, esta vai ser a minha primeira e última resposta aos seus posts.

Em relação ao seu comentário, gostaria de lhe perguntar o que é que lhe dá tanta credibilidade para se considerar um expert em raças de cães...só se for a experiencia. A tal que tanto critico. Mas enfim.

Seguidamente, gostaria que me apontasse em que aspecto é que eu terei demonstrado falta de conhecimento duma raça canina qualquer...só se for por eu defender Rottweillers e Dobermanns de cauda comprida...e já agora Dobermanns e Great Danes de orelha naturais também. Se isso revela "falta de conhecimento de raças" então assumo-me orgulhosamente um inculto.

Em relação ao comentário do Sr. MiguelS, basta ler bem as minhas afirmações para perceber que não partilho desses estereótipos das raças..um cão é um cão, seja qual for a raça e independentemente do que os "amantes" das raças queiram fazer crer.

Parece que realmente os veterinários devem ser as pessoas que menos percebem de cães neste planeta. Os 5 anos na faculdade mais o estágio são só para aquecer. Sim, porque as V/ exas que aqui falam é que dominam de facto completamente tudo em relação aos animais...deve ser o saber de experiência feito. (experiencia de cortar caudas, orelhas, arrancar os bichos da esgana, dar banho com Sonasol e afins que tanto se vê por este país fora...)

Se o Sr. Tiago quiser responder com calma e educação terei muito gosto em discutir consigo estes assuntos. Se não, o melhor é estar mesmo calado. (E ler uns livrinhos também).
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

sábado mar 15, 2003 4:15 pm

Este tópico é sobre um assunto muito difícil e complicado, já se falou imenso sobre estas questões. Por isso, apelo à calma e ao respeito mútuo. Mesmo com opiniões diferentes, podemos discutir saudavelmente! ;)

:roll:
Amitraz
Membro

sábado mar 15, 2003 4:20 pm

Precisamente. ;)
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

sábado mar 15, 2003 5:02 pm

Ola Amitraz!

E como a Monica disse... Esse assunto ja se discutiu aqui diversas vezes... Mas nunca se vai esgotar...

Aqui vao os meus dois tostoes:

Acredito que o corte de orelhas e caudas se faca nos dias de hoje mais por uma questao de CONSERVADORISMO do que ESTETICA. Se formos olhar para a historia das racas, vemos que havia sempre um motivante funcional para o corte. Nos nossos dias, esse motivante ja desapareceu, mas a imagem da raca com a cauda e/ou orelhas cortadas prevaleceu.

Em muitos paises onde ha muito nao se fazem esses cortes, a imagem que as pessoas fazem de determinadas racas ja foi modificada. Eu, pessoalmente vivo na Holanda e quando vou a Portugal arrepio-me quando vejo animais com as orelhas cortadas porque estou condicionada a ver so animais com as orelhas inteiras. Antes de vir para aqui morar nem sequer me passava pela cabeca que um Dobermann pudesse ter orelhas caidas... No fundo, e uma questao de habito, mas confesso que nunca mais vou poder voltar a achar que o animal das orelhas cortadas e que e o bonito. Para mim esse sera sempre um animal a quem cortaram um bocado... Mas essa e para mim uma opiniao muito pessoal, tal como a de nao gostar de acucar no cafe. Se eu fosse veterinaria e tivesse o poder de dizer NAO a um cliente que me viesse com uma ninhada, nem sei o que faria.

Agora quanto as caudas... Se a funcao do corte das orelhas era o de evitar certo tipo de infeccoes ou que as orelhas se rasgassem em funcao de lutas e actividades defensivas, o corte de caudas tinha como funcao prevenir que certas racas de trabalho partissem a cauda no cumprimento das suas funcoes (ex. caes de caca). O que se tem revelado nos paises nordicos em que a proibicao do corte de caudas entrou em exercicio ha mais anos, e que se esta a reconsiderar para certas racas de trabalho voltar a cortar a cauda dos cachorros, de modo a evitar a amputacao (muito dolorosa) do cao ja adulto.
Responder

Voltar para “Cães”