Sarna

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Ines2002
Membro
Mensagens: 146
Registado: quinta abr 25, 2002 8:05 pm
Localização: 1 castro laboreiro

quarta abr 20, 2005 8:33 pm

Olá a todos!

Realmente as duas sarnas aqui faladas são muito frequentes no nosso país e tratam-se de maneira diferente pois os ácaros que as causam são também diferentes.

O "Acaril Bial" que eu saiba, é usado para a sarna sarcóptica, mas há também outros produtos (O Stronghold, por ex, especifico para animais), esta sarna quando diagnosticada (e por vezes é dificil apanhar os ácaros nas raspagens) é fácil de tratar. O meu cão teve esta sarna durante 6 meses porque ñ apanharam ácaros e como tal excluiram a hipótese, acontece que o animal não aguentava a comichão (andava com um colar o tempo todo, pobrezito), foi ficando pior porque só levava com medicamentos para outras coisas, caiu-lhe o pêlo todo e tinha um cheiro nauseabundo até que começaram a aparecer-nos (donos)umas bolhinhas na barriga e indo ao dermatologista veio a surpresa....sarna!! A vet ia morrendo de alívio, ela dizia que mais uma semana e ficávamos sem cão. Mal começou o tratamento, foi milagre, em poucos dias o cão recuperou totalmente!! Por causa de uma simples sarna sarcóptica, num cão de casa , super bem tratado!

Já a demodécica é mais complicada, porque sendo um comensal da pele, o animal está sempre sujeito a ficar com demodecose, por várias razões ( outra doença, animais novos com menos defesas) que possam debilitar o sistema imunitário. Esta é mesmo a sarna mais frequente nos cães, e pode ir de casos simples até casos muito complicados dificeis de tratar.

A tinha (dermatofitose) tb aqui falada é causada por um fungo e ñ por ácaros, como tal os tratamentos são completamente diferentes.

Cumprimentos
Inês C
Responder

Voltar para “Cães”